Guiões de pesquisa
ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBUFEIRA
Prémios de realização Jack Petchey
Estão já disponíveis na BE Guiões de pesquisa para te ajudar nas pesquisas e nos trabalhos.
Fevereiro N.º 13/ 2009
NESA CARLOS “ PACMAN” NOBRE - NA ESA
Nuno Lobo Antunes
“Demonstra excepcionais qualidades de liderança, identifica e resolve conflitos com eficácia” Mês de Janeiro Débora Luís 11º H
Porque vem aí o Dia dos Namorados Não te esqueças de dizer à tua “cara metade” que … Alemão - Ich liebe dich Chinês - Ngo oiy ney a Croata - Volim te Espanhol - Te quiero / Te amo Francês - Je t'aime, Je t'adore Holandês - Ik hou van jou Irlandês - Taim i' ngra leat Italiano - Ti amo Japonês – Aishiteru Nepalês - Ma Timilai Maya Garchhu Romeno - Te ubesc Russo - Ya tebya liubliu Inglês - I love you Ucraniano - Ya tebe kahayu Português – Amo-te
"Dia Internacional da Língua Materna " 21 de Fevereiro A Língua que falas e escreves é uma árvore de sons que tem nos ramos as letras, nas folhas os acentos e nos frutos o sentido de cada coisa que dizes. (…) Esta é a árvore de tudo o que se diz em português por não precisar de ser dito em alemão ou em inglês, pois temos orgulho bastante para fazermos da nossa língua, que já foi peregrina e navegante, a pedra mais preciosa seja em verso seja em prosa. E o orgulho que temos nesta Língua Portuguesa, irá do berço para a escola e da escola para a rua, pondo em cada palavra uma pepita de ouro e uma centelha de lua, pois afinal esta língua será sempre minha e tua. José Jorge Letria, Esta Língua Portuguesa
Ficha Técnica - Autores: Gabriel Batista, Manuela Lino, Palmira Garcia. Produzido na Biblioteca da Escola Secundária de Albufeira.
Contacto:
[email protected]
Escola Secundária de Albufeira
Nasceu em Lisboa a 10 de Maio 1954. Em 1977, licenciou-se em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Lisboa. É actualmente Director Médico e Coordenador das áreas de Neurodesenvolvimento e Neurologia do CADIn, Consultor de Neuropediatria do Serviço de Pediatria Hospital Fernando da Fonseca e Consultor de Neurologia Pediátrica do IPO, em Lisboa. Membro da American Academy of Neurology, da Child Neurology Society, da Children Cancer Group Tri-State Pediatric Neurology Society, da Society for Neurooncology, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, da Sociedade Portuguesa de Neurologia e da Academia IberoAmericana de Neurologia Pediátrica. O neuropediatra reuniu em volume um notável conjunto de ensaios sobre as suas experiências profissionais, grande parte dos quais teve primeira publicação numa revista generalista onde assinava uma coluna de divulgação médica. Obra: “Sinto Muito”
Carlos "PAC" Nobre visitou a BE! e apresentou o seu livro " Um outro amor - Diário de uma vida singular” O que mais transparece das palavras e da imagem do Carlos é a serenidade. Serenidade que consegue transmitir a quem o ouve. Falando de livros e de leituras dizia "não é preciso ler muito, mas pelo menos ler alguma coisa!" Relatou episódios da sua juventude, das suas experiências e das pessoas com quem aprendeu. O auditório sempre atento não parou de questionar o autor sobre as suas crónicas.
A POESIA ESTÁ NA ESCOLA “A Poesia está na Escola ...e em toda a parte” Recital de poesia apresentado por Afonso Dias, desde a invenção do mundo pelos navegadores portugueses e a sementeira de cultura portuguesa pelo mundo desvendado. O recital devidamente ajustado aos interesses dos alunos e dos programas foi desde a sedução da poesia ao encanto das cantigas.
Escritora na Escola – Lídia Jorge Dia 16 de Fevereiro 2009
Blogue: www.esateca.blogspot.com
Patrocinado pela Fundação Jack Petchey
PATROCINADO PELA FUNDAÇÃO JACK PETCHEY
Página 2
Charles Darwin
Que a não-violência comece em nós.
Dia Escolar da Não-violência
"A violência destrói o que ela pretende defender: a dignidade da vida, a liberdade do ser humano." (Papa João Paulo II)
“Charles Darwin formula a doutrina evolucionista, segundo a qual as espécies procedem umas das outras por evolução. Em virtude da selecção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptadas. Estas ideias revolucionam as concepções biológicas da sua época. A esta obra segue-se A Origem do Homem, em que aprofunda a sua teoria sobre a
30 de Janeiro
descendência do homem e do macaco de um antepassado comum. Por formular estas ideias vê-se violentamente combatido pelas mais diversas correntes religio-
EDITORIAL Dia 30 de Janeiro foi o “Dia Escolar da não-
sas, que vêm no homem a imagem de Deus. Consequentemente, em redor do pensamento de Darwin cristalizam as polémicas vitorianas sobre a natureza social, metafísica e fisiológica do homem.
violência” daí achar que
O impacto desta obra é imediato e sensacional. O público culto já está introduzido
falar deste tema nunca é
na concepção da evolução, mas o facto de um cientista respeitado contribuir com
demais. O “Bullying” ou
tal quantidade de evidências para provar esta ideia revolucionária convence um
seja “Intimidação”, é uma
grande número de cientistas importantes, de modo que, por muitos oponentes que
forma de violência que
tenha, a opinião geral torna-se favorável.
normalmente se faz sentir fora da nossa presença, no entanto ela acaba por mento. Cabe-nos estar atentos e
mente com os nossos alunos, de modo a que essas situações não se façam sentir na nossa escola. O Coordenador da Biblio-
"A única revolução possível é dentro de nós.” Gandhi
Discussão na comunidade escolar sobre o tema;
Criação e distribuição de Panfleto sobre “ Bullying o que a Escola deve saber.”
CONCURSO NACIONAL DE LEITURA Tendo decorrido a primeira fase do concurso nacional de leitura, foram apurados para a segunda fase os alunos :Ana Marques e Melissa dos Santos do 12º F e Gonçalo Parelho do 12º E. Para esta fase são de leitura obrigatória as obras de Camilo Castelo Branco, Amor de Perdição, de José Saramago, As Intermitências da Morte e de Nicholas Spark, O Momento Inesquecível.
teca: Gabriel Batista
Galeria de Arte Pintor Samora Barros 8 a 31 de Janeiro das 10:30 às 16:30
“Auto da Índia” Teatro Lethes
Na BE a data foi assinalada com:
Construção e colocação de cartazes;
“Combateremos a Sombra” conta a história dum psicanalista que numa noite de Inverno é visitado por um antigo paciente que lhe traz uma mensagem, cujo sentido Osvaldo Campos nunca conseguirá decifrar. Uma história que conduz o leitor a um lugar de observação único, pela mão de uma escritora que nos habituou a mostrar que nada é mais real do que o onírico, e nada de mais fantástico existe do que o real.
Exposição de Pintura “A Viagem”
13 de Fevereiro de 2009 às 21h30
XIX e contribui involuntariamente para o advento do naturalismo literário.”
LIVRO DO MÊS
EXPOSIÇÃO
TEATRO
O mês de Janeiro encerrou com o Dia da NãoViolência, comemorado no dia 30 de Janeiro. Há uma razão histórica e espiritual para a escolha dessa data. Em 1948, no dia 30, Mahatma Gandhi, líder indiano fundador do movimento de não-violência, foi brutalmente assassinado aos 78 anos.
Distribuição de autocolantes elaborados na BE;
sensibilizados para este facto e discuti-lo aberta-
"A violência faz-se passar sempre por uma contraviolência, quer dizer, por uma resposta à violência alheia." (Jean-Paul Sartre)
Darwin tem uma influência decisiva sobre a literatura da segunda metade do século
chegar ao nosso conheci-
Página 3
"Dia Escolar da Não-Violência e da Paz"
Jorge, Lídia, “Combateremos a Sombra” "A não-violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos.” (Mahatma Gandhi)
O FILME
“A Troca” Título original:” De: Clint Eastwood Com: Angelina Jolie Género: Drama Duração: 103 min
Baseado numa história verídica passada em Los Angeles no ano de 1920, o filme retrata a história de Christine Collin; uma mãe que o seu filho é raptado e luta desesperadamente para encontrá-lo.