0,50€
JB agora também dispon vel
em http://www.smallr.net/jornaldabiblioteca
15 a 18 Dez
Bloco C
Editorial Pois é, cá estamos nós (Equipa e amigos da BE) novamente às voltas com a redacção de um jornal do Agrupamento, apesar de termos reconhecido anteriormente o amadorismo dos 4 números que saíram do JB, no ano lectivo anterior! No final sugerimos a criação de um corpo redactorial alargado que garantisse maior qualidade e um jornal mais qualificado! Como tal não foi ainda possível e temos sido motivados por promotores de iniciativas que merecem ser divulgadas, por membros da comunidade educativa que gostavam de ler o JB e também pela disponibilidade manifestada por alguns colaboradores do ano anterior, aqui vai o 5º JB em tempo de Natal. Boas Festas! Professora Ana Prata
Notícias da Biblioteca Já nas “Bancas”
INFOBIB Boletim Informativo da Biblioteca do Agrupamento Vertical de Escolas de Almodôvar
Desde o passado mês de Novembro que começou a chegar às caixas de correio pessoais e institucionais, via “e-mail”, o INFOBIB. Para isso procedeu-se à recolha dos “e-mails” pelas turmas (2º e 3º ciclos e secundário), funcionários e professores. Se houver alguém que se tenha inscrito e não esteja a receber deve contactar com o professor Rogério Prata ou com a senhora D. Augusta, na Biblioteca. Claro que também se aceitam inscrições novas. O INFOBIB destina-se à divulgação das iniciativas da Biblioteca; das efemérides mais importantes, especialmente as que forem comemoradas por iniciativa da Biblioteca; os títulos novos (quando existam) ou os que forem sendo catalogados. Não é um veículo noticioso do Agrupamento. Pretende-se que seja uma única “folha”, com informação reduzida, para não dispersar a atenção do receptor. Aposta-se, sobretudo, na imagem.
O Mês da BE
A partir deste ano o Dia Internacional da Biblioteca Escolar passa a ser o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, que será comemorado durante o mês de Outubro de cada ano. A nossa Biblioteca, como de costume, também se juntou à festa e afixou cartazes por toda a escola, para que todos se recordem deste momento único.
(Professor Rogério Prata) (Vitor Gregório 11ºB)
http://be-eb23salmodovar.blogspot.com É no endereço acima indicado que podes encontrar, desde o passado ano lectivo, informação disponível para quem quiser saber mais sobre a BE, ler algumas coisas e até participar com actualizações/opiniões pertinentes ou nos passatempos lançados. É um espaço livre, onde qualquer aluno, professor ou funcionário da Escola se pode dirigir mesmo a partir de sua casa.
Árvore de Natal da nossa Biblioteca
Até logo… Ficamos à espera da sua visita!
No passado dia 12 do corrente mês, foi inaugurada a Árvore de Natal da Biblioteca. A imagem acima ilustra o momento da inauguração, o qual contou com a colaboração de três jovens alunos desta casa. (Professora Ana Cristina Duarte)
2
(Professor Rogério Prata)
Biblioteca dos Pequeninos Biblioteca Escolar /Centro de Recursos Educativos 1º CEB e Pré- Escolar
Datas Especiais:
No dia 16 de Outubro comemorámos o Dia Mundial da Alimentação. Distribuímos desdobráveis relacionados com a efeméride e na Biblioteca da nossa Escola lemos a história:” A galinha Ruiva”. A partir da história fizemos professora Fátima Vasco .
pãezinhos com a turma da
Comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar No âmbito desta comemoração lemos a história “Um Lobo Culto”, de Pascal Biet (ilustrador), Editora Âmbar: Um lobo esfomeado esquece a fome e dedica-se a aprender a ler, de modo a ser aceite num pequeno círculo de animais–leitores. Vai em primeiro lugar à escola, depois à biblioteca e finalmente à livraria. Só depois de ler fluentemente os outros animais o aceitam. Alguém no grupo se lembra então que o caminho a seguir será tornarem-se contadores de histórias. ******** Este lobo transformou a sua fome carnívora noutro tipo de fome – a fome da leitura. Um belo conto!
Este foi o puzzle muito bonito e colorido que os meninos da Educadora Luci construiram a partir da história.
(Educadora Lucília Baroa)
3
Actividades no Agrupamento Comemoração do S. Martinho
Área de Projecto Qu mica 12º ano
Como já vendo sendo hábito, comemorámos o S. Martinho no passado dia 11 de Novembro. Organizadas pelos professores do Departamento de Expressões e com a preciosa colaboração dos Cavaleiros da Vila Negra, decorreram diversas actividades: jogos tradicionais, baptismo de novos cavaleiros, castanha assada e batata-doce, debate sobre Hipoterapia, entrega de medalhas aos vencedores do Corta-Mato, almoço-convívio do 2º ciclo, exposição de plantas dos alunos do Curso de Jardinagem… Para todos os alunos, professores e outros que viabilizaram este evento, aqui fica o nosso agradecimento por nos terem proporcionado um dia diferente, com experiências novas e boa disposição.
No âmbito da disciplina de área de projecto química do 12º ano, os alunos Afonso Murta, Luísa Fialho, Rafael Pinto e Sara Sousa decidiram investigar os efeitos das drogas no ritmo cardíaco. Para tal, foi utilizado como modelo biológico a dáfnia. A dáfnia é um microcrustáceo típico de água doce, também conhecida por “pulga-de-água”. Estes organismos apresentam a particularidade de terem exoesqueleto e um organelo parecido com o coração dos animais. A escolha da dáfnia prende-se com o facto de a mesma ser um organismo invertebrado, ou seja, é menos sensível à dor. Estudos nacionais comprovam que a grande maioria dos jovens não sabe que a nicotina, o álcool e a cafeína constituem drogas. O mesmo se verificou com os alunos do 9º ao 12º ano inquiridos na nossa escola. Nos dias de hoje, estas substâncias psicoactivas começam a ser consumidas desde muito cedo pelos mais novos de forma natural e social que desconhecem, porém, as suas consequências e efeitos a curto e longo prazo. (Os Alunos do 12ºA - Química)
Teatro no Último Dia De Aulas
(Professora Ana Prata)
O Dia da Alimentação No dia 16 de Outubro de 2008 comemorámos o “Dia Mundial da Alimentação”. A nossa turma participou na elaboração da salada gigante. Fomos à escola EB1 de Almodôvar comer uma grande salada de fruta com os meninos de todas as turmas. A salada tinha os seguintes frutos: maçã, pêra, banana, kiwi, romã, ananás, uvas… Nós gostámos muito desse dia, porque é importante para a nossa saúde comer alimentos saudáveis.
4
(EB1 de Almodôvar – 4º ano – Turma G)
O final do 1º período aproxima-se e todos temos razões para celebrar. Assim, para comemorar a festa do Natal e a chegada do ano novo, os alunos do 8º A decidiram preparar uma pequena festa para os seus colegas e para a comunidade. Assim, no último dia de aulas, no dia 18 de Dezembro, durante o período da manhã, dirige-te ao polivalente da escola para assistires à peça A Menina e o Ano Novo, cuja encenação ficou a cargo dos professores de Línguas da turma: a professora Paula Lagarto, a professora Maria Augusta Silva e o professor Manuel Estraga, uma iniciativa conjunta e um exemplo de interdisciplinaridade que todos podemos seguir. Aparece e diverte-te! (Professora Paula Lagarto)
Sorrisos de Natal. Uma Atitude Radical!
No dia 16 de Dezembro, pelas 10 horas e trinta minutos, a turma C do 11º ano, do Curso Tecnológico de Acção Social, entrou em acção com a operação Sorrisos de Natal. Esta foi uma actividade planeada em parceria com as disciplinas de TEC, PRAS e com o Gabinete de Acção Social da CMA. A actividade dividiu-se em duas vertentes: a lúdica e a solidária. A primeira dirigiu-se aos alunos do 4º ano e tinha como finalidade “agarrar” o maior número de sorrisos, que se encontravam espalhados pela escola, animada, ainda, por algumas figuras do imaginário natalício que as acompanharam na sua busca. No final, todos receberam uma pequena lembrança. Finda a correria dos mais pequenos, o Pai Natal, com o seu séquito de digníssimas companheiras, duendes e árvores radiosas, distribuiu bons natais e votos prósperos pela comunidade escolar. A segunda vertente relaciona-se com o projecto Ecoponto Solidário, que consiste na recolha de bens materiais na escola, que serão, posteriormente, distribuídos por famílias carenciadas do concelho. Desde já aproveitamos para lembrar que podem deixar o vosso contributo (alimentos, vestuário, livros, cobertores…) na BE/CRE. A RECOLHA PROLONGA-SE ATÉ AO MÊS DE ABRIL.
Atelier de sombras chinesas No dia 23 de Setembro de 2008 fomos assistir a um atelier de sombras chinesas onde a actriz nos contou a seguinte história: “A princesa e a ervilha”. “A princesa e a ervilha” Era uma vez um rei e uma rainha que tinham um filho. Certo dia a rainha disse ao filho: - Meu filho, tens de encontrar uma princesa para casar. Então o príncipe foi viajar para encontrar uma princesa para casar, mas voltou sem uma princesa e ficou muito triste. Numa noite de tempestade ouviu-se bater à porta e a rainha foi abrir, era uma linda jovem, que estava encharcada, que lhe pediu: - Posso cá ficar? -Claro que sim – respondeu a rainha. A rainha mandou fazer a cama para a jovem, mas não era uma cama normal, tinha vinte colchões, vinte cobertores e uma almofada e por baixo uma pequena ervilha. No dia seguinte, a rainha perguntou à jovem: - Como dormiste esta noite? - Muito mal, estava lá qualquer coisa que me fez andar às voltas na cama. - Filho, anda ver esta linda jovem, é realmente uma princesa. A princesa e o príncipe casaram e viveram felizes para sempre. Depois de ouvirmos a história, construímos as nossas próprias sombras chinesas com cartolina preta e papel. Gostámos muito de ir a esta actividade.
LEMBRE-SE… SORRIA E FAÇA SORRIR… (Beatriz Floriano e Lúcia Lourenço 4º ano Turma G) (Fernanda Monteiro)
Europa A Europa é um lindo e colorido continente. Este continente situa-se no hemisfério norte do planeta Terra e é formado por cinquenta e um países, alguns deles são Luxemburgo, França, Portugal, Espanha, Rússia, Inglaterra, Itália, Alemanha, Grécia e Escócia. No mapa da Europa podemos observar que o relevo é principalmente plano mas também existem terrenos montanhosos, tais como: Pirenéus, Cárpatos , Apeninos e Balcãs. Os animais mais comuns da Europa são os seguintes: faisões, urso pardo, javali, lince, rena, raposa, lebre e lontra. Os tipos de flora predominantes são as estepes e a tundra. Entre as penínsulas que existem na Europa, para nós as mais importantes são a Ibérica, a Itálica, a Jutlandia, a Escandinava e a Balcânica. Os principais rios são Reno, Douro, Tibre, Sena, Tejo, Volga, Tamisa, Danúbio e Pó e Ebro. Nos vários países que existem na Europa há costumes e tradições diferentes, tais como Halloween, Natal, Páscoa, Ano Novo, Lendas e Danças.
(Trabalho realizado pelos alunos do 3ºano- turma D - EB1 de Almodôvar, no âmbito do PNEP em articulação com a Área de Projecto “Europa mais”)
Exposição de marcadores Tal como no ano passado, os alunos do 2º ciclo foram motivados, pelas respectivas professoras de LP, a fazer o seu marcador. Para evitar a competição e tendo em conta que a qualidade dos marcadores é grande, foi decidido que seria feita uma exposição, não havendo concurso. O que pretendemos é que os nossos alunos leiam, que sintam prazer em folhear um livro e descobrir nele o que as suas páginas têm para lhes oferecer. Surgiu esta ideia de fazer marcadores, pela importância do livro, como objecto lúdico e de aprendizagem, que deve ser tratado com o maior respeito e carinho. A nossa vontade é, sobretudo, que se crie, nos nossos alunos, essa relação de respeito pelos livros, tratando-os com o maior cuidado, para que não se estraguem, não lhes dobrando as folhas nos momentos de pausa na leitura. E porque ler é tão importante, os marcadores do 5º ano deveriam ter uma frase, com a definição do que é LER e os do 6º ano, a definição do que é POESIA. Alguns alunos conseguiram fazê-lo com muita criatividade, não só nas palavras, mas também no marcador, que lhes será útil ao longo do(s) ano(s).
5
(Professora Solange Sousa)
CORTA-MATO ESCOLAR 2008/2009 No passado dia 5 de Novembro teve lugar o já habitual Corta-Mato Escolar da Escola EB 2,3/S Dr. João de Brito Camacho, organizado pelo grupo de Educação Física e pelos alunos do curso tecnológico de Desporto. Distribuídos por 5 escalões (femininos e masculinos), participaram 114 alunos, do 5º ao 12º ano de escolaridade. A actividade teve lugar, mais uma vez, no espaço da feira e, apesar de não terem participado tantos alunos como em anos anteriores, o balanço foi bastante positivo tendo os alunos do curso tecnológico de Desporto dado uma ajuda preciosa aos professores de Educação Física. Salienta-se a boa participação dos nossos “atletas”, assim como a colaboração da GNR, na segurança do evento, dos Bombeiros de Almodôvar, na assistência médica, e ainda de algumas funcionárias da escola, na preparação dos lanches. Um agradecimento especial a todos os professores que puderam acompanhar as turmas e que facilitaram a participação dos alunos na actividade. Os 6 primeiros classificados de cada escalão estão apurados para o Corta-mato Distrital a realizar em local a definir. Os resultados dos 3 primeiros, em cada categoria, foram:
Infantis A Femininos
Juvenis Femininos
Infantis A Masculinos
1º Daniela Mariano nº 8 10º C
1º Mara Guerreiro nº 13 5º B
1º José Afonso nº 10 5º A
2º Tatiana Lança nº 18 5º C
2º Diogo Guerreiro nº 6 5º C
3º Denise Carvalho nº 1 5º D
3º Miguel Paulo nº 18 5º B
Infantis B Femininos
Infantis B Masculinos
Juvenis Masculinos
1º Rosa Rodrigues nº 9 5º D
1º Fábio Venâncio nº5 7ºB
1º Ruben Ramos nº12 9ºE
2º Joana Paulino nº 9 6º A
2º Ricardo Monteiro nº18 6ºB
2º Pedro Cristina nº16 10ºC
3º Laura Messias nº 10 6º D
3º Artur Guerreiro nº3 5ºC
3º Joel Reis nº14 10ºC
Iniciados Femininos 1º Justine Jacques nº 18 8º A 2º Ana Gil nº 2 9º C 3º Tatiana nº 17 6º A
2º Solange Branco nº 14 9º A 3º Soraia Passarinho nº 15 10º B
Iniciados Masculinos
Juniores Masculinos
1º João Candeias nº 7 9º C
1º Fábio Eugénio nº 9 12º B
2º André Pereira nº 2 8º B
2º João Sousa nº 9 9º A
3º Cristian Costa nº 5 9º B
3º Humberto Venâncio nº 5 12º C
(Professora Cristina Teixeira e alunos do Curso Tecnológico de Desporto)
6
Natal Poemas de Natal: A todos um Bom Natal A todos um Bom Natal A todos um Bom Natal Que seja um Bom Natal, para todos vós. No Natal pela manhã Ouvem-se os sinos tocar E há uma grande alegria, no ar. Nesta manhã de Natal Há em todos os países Muitos milhões de meninos, Felizes. Vão aos saltos pela casa Descalças ou com chinelas Procurar suas prendas, Tão belas Depois há danças de roda As crianças dão as mãos No Natal todos se sentem, Irmãos Se isto fosse verdade Para todos os Meninos Era bom ouvir os sinos Tocar. Entrai Pastores Entrai, pastores entrai Por este portal sagrado Vinde adorar o menino Numas palhinhas deitado. Alegra os céus e a terra, Cantemos com alegria Já nasceu Deus Menino Filho da Virgem Maria. Eu hei-de dar ao Menino Eu hei-de dar ao Menino Uma fitinha pró chapéu E ele também me há-de dar Um lugarzinho no céu. Olhei para o céu, Estava estrelado Vi o Deus Menino Em palhas deitado, Em palhas deitado, Em palhas estendido, Filho duma rosa, Dum cravo nascido! No seio da Virgem Maria Encarnou divina graça. Entrou e saiu por ela Como o sol pela vidraça. Arre, burriquito, Vamos a Belém, Ver o Deus Menino Que a Senhora tem. Que a Senhora tem, Que a Senhora adora, Arre burriquito Vamos lá embora.
Toca o sino pequenino
Quadrinhas ao Menino Jesus
Toca o sino pequenino Sino de Belém, Já nasceu o Deus Menino Que a Senhora tem. É Natal, é Natal, Vamos sem demora, Já nasceu o Deus Menino Que a Senhora adora. É Natal, nasceu um bebé
Menino Jesus Diz-me onde estás Lembra-te que o Mundo Precisa de PAZ! Menino Jesus, olhos bonitinhos Dá sol e amor Para os mais velhinhos Menino Jesus chegou o Natal Sabes onde eu moro? Diz ao Pai Natal! Diz ao Pai Natal A minha morada Esperarei por ele De noite acordada. Quero ver as prendinhas Que ele me vai dar Eu portei-me bem! Podes perguntar…
Não é só pela chaminé Com o Pai Natal ao pé Nem pinheiro, nem estrelinhas Natal é uma adivinha Sabem o que é? Sabem o que é? É Natal, nasceu um bebé. Ontem, hoje e amanhã E tu nem sequer sabias Que não é só em Dezembro Natal é todos os dias. Cantigas dos Reis
(Recolha feita por Carolina Palminha)
Planta, símbolo do Natal
Santos reis, santos coroados Vinde ver quem vos coroou, Foi a Virgem Mãe sagrada Quando por aqui passou. O caminho era torto Uma estrela vos guiou Em cima de uma cabana Essa estrela se poisou. A cabana era pequena Não cabiam todos três Adoraram Deus Menino Cada um por sua vez. Pinheirinho
Esta planta, vinda da América Central, mais especificamente da região de Taxco del Alarcon, era denominada pelos aztecas de "cuetlaxochitl". A planta era utilizada por este povo para a produção de tintas usadas na cosmética e para tingir tecidos, além de usarem a sua seiva na produção de medicamentos contra a febre. Uma lenda mexicana tenta explicar a associaPinheirinho, pinheirinho ção feita entre esta planta e o Natal. De ramos verdinhos Uma menina, de nome Pepita, não sabia o que P’ra enfeitar, p’ra enfeitar oferecer ao menino Jesus por ocasião da missa de Bolas, bonequinhos. Natal. Não podendo adquirir uma oferta digna da Uma bola aqui,uma acolá sua vontade, expõe o seu problema ao seu primo Estrelinhas que luzem Pedro, que a acompanhava a caminho da igreja. Que lindo que está. Este consola-a e diz-lhe que é o amor com que se Olha o Pai Natal dá uma oferta que valoriza a mesma, especialmenDe barbas branquinhas te aos olhos de Deus. Pepita deixa-se convencer e Trás o saco cheio de lindas vai recolhendo plantas vulgares das margens do prendinhas. caminho por onde passa. Quando chega à igreja, Truz, truz, truz dá-se conta da pobreza da sua oferta e chora de tristeza. Tenta, no entanto, oferecer os pálidos Truz, truz, truz ramos com todo o amor da sua alma. Então, frente Quem é que vem aí? a toda a congregação, reunida no templo, as folhas É o grupo de pastores dos ramos ficam tingidos de uma cor brilhante e Que chegou agora aqui. vermelha. O povo reunido para a eucaristia fica Ó meu Menino Jesus espantado e declara o acontecimento como um Da lapa do coração milagre. Dai-me vós alguma coisa Segundo outra versão desta lenda, as flores-doQue está pobre o meu surrão… natal irrompem do chão, molhado pelas lágrimas da Ó meu Menino Jesus criança. Descalcinho pelo chão Metei os vossos pezinhos (Retirado de Revista Guia de Natal, Casa Dois Dentro do meu coração Editora pela professora Solange Sousa)
7
Cantinho da História Origem e Significado do Natal O Natal é a data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na Antiguidade, o Natal foi comemorado em várias alturas diferentes, pois não se sabia com exactidão quando tinha ocorrido. É na Idade Média que o Papa Júlio I fixa em 25 de Dezembro o nascimento de Cristo como forma de atrair o interesse das populações que, desde o tempo dos romanos, já costumavam festejar nessa data o início do Inverno em homenagem ao deus Mitra. A adoração a Mitra, divindade persa que, segundo a mitologia, se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império. Pouco a pouco a festa cristã do Natal substituiu o tradicional culto pagão. Conta a Bíblia que um anjo anunciou a Maria que ela daria à luz, Jesus o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal. Como não encontraram lugar para dormir, tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado numa manjedoura. Pastores que estavam próximos com os seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebé. Três reis magos que viajavam há dias seguindo uma estrela, também encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus. As antigas comemorações do Natal costumavam durar 12 dias, pois teria sido este o tempo que levaram os três reis Magos a chegar até à cidade de Belém onde entregaram os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Actualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalícias no começo de Dezembro e desmontá-las no dia de Reis (6 de Janeiro). No entanto, permanecem dúvidas sobre a altura do ano em que Cristo terá nascido, porque a Bíblia (Lucas 2:8) diz: "Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos, durante as vigílias da noite.” Dezembro é tempo de Inverno; costuma chover e nevar na região da Palestina. Consequentemente, os pastores não poderiam permanecer ao ar livre nos campos durante as vigílias da noite… A data exata do nascimento de Jesus é inteiramente desconhecida. O mais plausível é que tenha sido no começo do Outono. Apesar das dúvidas, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História. Significado do Natal: Universal, abrangente, calorosa, assim é a festa de Natal, que envolve todos. Uma das mais coloridas celebrações da humanidade, é a maior festa da cristandade, da civilização surgida do cristianismo no Ocidente. Não há quem consiga ignorar a data, por mais que conteste os simbolismos: neve, Pai Natal vestido com roupa de lã e botas, castanhas, trenós, renas… Até as pessoas de pouco espírito natalício acabam cedendo: um presentinho aqui, outro ali; uma estrelinha de Belém na porta de casa, luzinhas, um mimo para marcar a celebração da vida, que é o autêntico sentido da festa. Independentemente do consumismo, tão marcante, o Natal mantém símbolos sagrados do amor, do mistério e da solidariedade.
8
Origem do Pai Natal Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C.. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas junto às chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres a ele atribuídos. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu pela 1ª vez na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Nöel e em Portugal de Pai Natal. Até o final do século XIX o Pai Natal era representado com uma roupa de Inverno de cor castanha. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de Inverno, mas nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um gorro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez tal sucesso que a nova imagem do Pai Natal se espalhou rapidamente pelo mundo.
S mbolos do Natal Árvore - Representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido pelas suas folhas sempre verdes, cheias de vida. Essa tradição surgiu na Alemanha, no século 16. As famílias germânicas enfeitavam as suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século 19, com a vinda de emigrantes alemães para a América, é que o costume se espalhou pelo mundo. Presentes - Simbolizam as ofertas dos três reis magos. Este hábito é anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebravam a Saturnália em 17 de Dezembro com troca de presentes. O Ano Novo romano tinha distribuição de mimos para as crianças pobres. Velas - Representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores eram hospitaleiros. Estrela - No topo do pinheiro, representa a esperança dos reis magos em encontrar o filho de Deus. Terá sido uma estrela que os orientou até ao estábulo onde nasceu Jesus… Cartões - Surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que ofereceu um ao seu amigo Henry Cole; este sugeriu a criação de cartas rápidas para felicitar conjuntamente os membros de toda uma família. Presépio - Reproduz o nascimento de Jesus; ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. As ordens religiosas incumbiram-se de divulgar o presépio, a aristocracia investiu em montagens grandiosas e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual.
(Recolha feita na internet pela professora Ana Prata)
Cantinho da Natureza Planta Considerada Extinta em Portugal foi Descoberta nas Caldas da Rainha Investigadores do Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa descobriram no centro das Caldas da Rainha, mais propriamente na Quinta da Boneca, uma espécie de uma planta Fissidens exilis Hedw considerada extinta em Portugal. O investigador César Garcia do Museu Nacional de História Natural detectou na Ribeira da Quinta da Boneca a presença de Fissidens exilis Hedw., uma pequena planta que se considerava extinta no nosso país, devido ao facto de não ter sido encontrada há várias décadas. Uma confirmação posterior com vários elementos da equipa da investigadora, Cecília Sérgio do Jardim Botânico certificou a determinação, observando espécimes de herbário.
Curiosidades da Geologia 1. Na Islândia, as diferenças de temperatura entre as massas geladas e o calor dos vulcões criam diversos fenómenos naturais. As rochas exalam vapores vulcânicos que esculpem cavernas ou transformam águas geladas em ilhas de água morna no meio do gelo.
A
B
C A- Localização Geográfica da Islândia B- Vista de satélite do relvo da ilha C- vulcanismo secundário na Islândia
Fissidens exilis é uma pequena planta que vive em taludes geralmente calcários, húmidos e sombrios, não formando geralmente populações de elevada dimensão. A população agora descoberta nas Caldas da Rainha é importante porque ocupa uma área considerável.
2. Nos fundos oceânicos existem zonas de intensa actividade vulcânica. Existem as chamadas "fontes quentes", que estão permanentemente a expelir lava e gases. No entanto não são zonas desabitadas, pois existem milhares de camarões em seu redor, alimentando-se de bactérias que crescem próximo destas nascentes de água quente. Pode ter sido em locais como estes que começou a vida na Terra.
São necessárias medidas urgentes de gestão por parte das autoridades, com o objectivo de preservar este espaço tão distinto e tão ameaçado por estar nas proximidades de um grande aglomerado populacional.
A
B
A e B – fontes hidrotermais ao largo dos Açores (Adaptado de www.naturlink.pt pela professora Ana Cristina Duarte)
(Professora Ana Cristina Duarte)
9
Filmes Título: A Última Legião Realizador: Doug Lefler Ano: 2007 País: EUA Género: Aventura/Acção Classificação: M/12 Duração: 97 minutos Sinopse: “Roma, 476 d.C. O poderoso Império Romano ameaça ruir. No dia da coroação do jovem Rómulo Augusto, com apenas 12 anos, Ambrosinus (Ben Kingsley), mentor e tutor de Rómulo, pres- sente o perigo e Aurélio (Colin Firth), da quarta legião, é ordenado guarda pessoal de Rómulo. Nessa noite, o general bárbaro Odoacro e o seu exército invadem Roma e uma batalha brutal devasta a cidade. Rómulo e Ambrosinus são capturados e feitos prisioneiros na ilha de Capri. Mas nem todos os legionários romanos estão mortos. Aurélio está vivo e reúne um grupo de homens para tentar libertar o jovem Rómulo Augusto. São eles a única réstia de esperança… Com um elenco notável no qual se destacam os nomes de Colin Firth, Ben Kingsley e Aishwarya Rai e produção dos veteranos Dino de Laurentiis e Tarak Bem Ammar, A ÚLTIMA LEGIÃO inspira-se no livro de Valerio Manfredi sobre um poderosíssimo império prestes a desabar.”
Estreias em Janeiro: 1 de Janeiro 2009
15 de Janeiro 2009
29 de Janeiro 2009
- A Valsa com Bashir - Como Perder Amigos e Alienar Outros - RocknRolla - A Quadrilha - Smother - Traitor
- A Corte do Norte - Appaloosa - Deception - Marley e Eu - O Rei da Califórnia - Warlords
- A Duquesa - My Mom's New Boyfriend - O Rapaz Do Pijama às Riscas - Revolutionary Road - Um Amor de Perdição
8 de Janeiro 2009
22 de Janeiro 2009
- A Troca - Die Welle - I Know Who Killed Me - Sete Vidas - Transporter 3 - Veneno Cura
- Fireflies in the Garden - Frost/Nixon - O Estranho Caso de Benjamin Button - Punisher: War Zone - Suburban Girl - Vicky Cristina Barcelona
Nota: As informações disponibilizadas nesta página são susceptíveis de alteração, se as distribuidoras assim o decidirem. (Lista de estreias retirada de: http://cinema.sapo.pt/Xw7/)
Música Título: Good Girl Gone Bad Cantora: Rihanna Ano: 2007 Género: Pop/R&B/Rock Duração: 46:02 Descrição: Good Girl Gone Bad é o terceiro álbum de estúdio da cantora Rihanna. Este álbum bateu recordes como um dos mais populares de uma mulher em toda história da Indústria musical, com TODOS os seus singles ficando no Top 40 da Billboard. Outro Recorde desde álbum foi que ele foi o quarto album na história da musica de uma mulher a ter 2 singles no top 5 da billboard. Take a Bow e Disturbia, respectivamente. Algo feito antes somente por Madonna, Mariah Carey e Ashanti. Este álbum inclui êxitos como Umbrella, primeiro single do álbum, com a participação do rapper Jay-Z, canção que ficou em primeiro lugar durante 8 semanas na Billboard e conquistando o primeiro lugar em cerca de 15 paradas internacionais.
10
Livros Para os Mais Novos: Título: Amarguinha Tem Um Irmão Autor: Tiago Rebelo Editora: Editorial Presença Género: Infantil Sinopse: "Quando, no dia em que fez nove anos, Amarguinha recebeu dos pais uma linda bicicleta amarela, com campainha e tudo, pensou que aquele era o melhor presente que alguma vez podia receber. Mas os pais tinham-lhe reservado uma surpresa ainda maior – a notícia extraordinária que ia ter um irmãozinho! Amarguinha nem queria acreditar, sentia-se a menina mais feliz do planeta e foi a correr contar a novidade à Branca e ao Martinho, os seus melhores amigos. Ia ter um irmão com quem partilhar todas as suas alegrias e brincadeiras… E quando finalmente chegou o dia em que o Miguelinho nasceu, Amarguinha sentiu bem dentro de si que a partir de aquele momento tudo ia ficar mais bonito e o mundo passaria a ser um lugar ainda mais colorido e maravilhoso! Uma obra de grande sensibilidade pedagógica, maravilhosamente ilustrada por Danuta Wojciechowska."
Título: Para Além dos Bosques Profundos Autores: Paul Stewart e Chris Riddell Editora: Porto Editora Género: Fantasia Sinopse: “O jovem Twing habita nos Bosques Profundos, com os trolls, mas não é um deles. Numa tentativa ousada de descobrir o seu lugar no mundo, Twing perde-se no misterioso e assustador mundo para além dos Bosques Profundos. Pelo caminho, encontra uma variedade de estranhas personagens, como os carniceiros, os gnomos gulosos e os piratas celestes. Evitando sempre cruzar o caminho do temível gloamglozer, cuja presença assombra os pensamentos de todos os habitantes do mundo do Abismo, Twing continua a sua demanda, até descobrir as suas raízes, não entre as árvores, mas nos céus…
Para os Mais Velhos: Título: Predadores Autor: Pepetela Editora: Dom Quixote Género: Romance Sinopse: "Caposso não abriu a boca de assombro, mas admirado ficou. Muitos portugueses e angolanos tinham começado a abandonar o país desde o ano passado, quando reconheceram a inevitabilidade da independência. Achavam que o país era deles, se babavam todos com as riquezas reais ou supostas de Angola, a terra do futuro, se fossem eles a mandar, não com negros no poder. E a guerra que estoirou entre os movimentos de libertação aumentou o pânico e as filas de embarque. O aeroporto de Luanda tinha virado um hotel de três estrelas negativas, centenas de pessoas dormindo pelo chão dias a fio, à espera dos aviões da ponte aérea, o lixo se acumulando e as paredes enegrecendo de sujo. A terra estava de facto a ferro e fogo".
Título: Mr. Pip Autor: Lloyd Jones Editora: Editorial Estampa Género: Romance Sinopse: Na aldeia de uma ilha tropical, num país em guerra civil, apenas um branco, Mr. Watts, decidiu ficar. As crianças ficam sem professores e Mr. Watts assume essa responsabilidade, lendo à turma um velho exemplar de "Grandes Esperanças" de Charles Dickens. Decide, também, que todas as mães, todos os pais, tios e tias, irmãos e irmãs mais velhas poderiam ir partilhar com a turma o que sabiam do mundo. Punha-se de lado enquanto a visita contava a história, anedota ou teoria. Este é um livro muito especial, por vezes terno, por vezes duro, mas encantador. Neste livro estão todas as cores, todos os sentimentos, grandes esperanças e grandes aprendizagens. (Professora Solange Sousa) Podes ler um excerto deste livro no site do JB
11
Cantinho Verde A água A declaração da Comissão das Nações Unidas sobre Direitos Económicos, Sociais e Culturais de que a água é um direito indispensável para uma vida digna e condição prévia para o respeito dos outros direitos humanos, é um reconhecimento aberto da situação preocupante deste recurso natural. No ano de 2000, 17% da população mundial não tinha acesso a uma fonte segura de abastecimento de água e 40% não dispunha de serviços de saneamento de água adequados. De acordo com o World Water Council, no ano de 2015, cerca de 3.500 milhões de pessoas viverão em lugares onde a água será escassa. Nessa altura, pelo menos 40% dos africanos terá um acesso inadequado à água, enquanto a percentagem na América Latina será de 20%.
A água, escassa e mal distribuída Os países mais industrializados (América do Norte, Europa Ocidental e Japão) são os responsáveis pela maior parte das emissões de gases de efeito de estufa e, todavia, os países em vias de desenvolvimento são os que mais sofrerão os efeitos das alterações climáticas e, mais concretamente, a não disponibilidade da água. Com o objectivo de remediar essa situação é imprescindível que a população mundial realize investimentos avultados, e que poderiam ser o dobro dos realizados até agora em infra-estruturas hidráulicas, ligadas ao saneamento doméstico, ao tratamento das águas residuais e ao regadio. Para além da seca provocada pelas alterações climáticas, existe outro problema não menos importante, a “seca antrópica”, provocada por uma gestão da água mais centrada no aumento da oferta do que na administração dos consumos. Por esse motivo, é necessária uma nova cultura da água baseada numa gestão integral que prime pela eficácia e eficiência dos sistemas de abastecimento, dê prioridade ao interesse social e ambiental dos usos da água, corrija as perdas e controle a procura e os usos da água. Na planificação e gestão da água é necessário ter em consideração as previsões sobre as alterações climáticas. Antes de passar uma década, cerca de 3.500 milhões de pessoas sofrerão de escassez de água. Em África, o continente mais afectado pelas alterações climáticas, a percentagem da população sem um acesso adequado à água pode chegar a 40%. A subida do nível dos oceanos pode provocar a emigração forçada de milhões de pessoas. No Bangladesh, um aumento de meio metro nas próximas décadas poderia obrigar vinte milhões de pessoas a deslocar-se. (Retirado de National Geographic – Agenda Verde 2008)
Ficha Técnica Podes consultar o Jornal Online em:
www.smallr.net/jornaldabiblioteca Podes enviar os teus trabalhos, queixas e sugestões, para o e-mail:
[email protected] 12
Título: Jornal da Biblioteca Data: Dezembro / 2008 Publicação: 5.ª Direcção: Ana Prata Revisão: Rogério Prata Edição: Vitor Gregório 11º B Estabelecimento de ensino: EB 23/S Dr. João de Brito Camacho Agrupamento Vertical de Escolas de Almodôvar Tiragem: 100ex. Preço: 0.50€ E-mail:
[email protected] Página: http://www.smallr.net/jornaldabiblioteca