0,40€
NOVIDADES Para além da remodelação da imagem e da diminuição de preço, o JB nº 6 apresenta aos seus leitores muito mais novidades. Entre elas está a criação dos cantinhos da EMRC, das Tecnologias e da Saúde e o regresso do Cantinho da Matemática. Podes encontrar aqui relatos de Visitas de Estudo, Passatempos, Curiosidades, Filmes, Música, Livros… um jornal cheio de coisas interessantes para descobrir.
A Evolução de Darwin Aproveitando a efeméride, 200 anos do nascimento de Charles Darwin (conforme foi divulgado no KHRONOS-BIB de 12 de Fevereiro), a Fundação Calouste Gulbenkian organizou uma exposição intitulada “A evolução de Darwin” que começa por dar uma perspectiva do que se tinha estudado em termos de naturalismo até à sistematização e recolha de espécimes realizada por Darwin. Muito atractiva, esta exposição merece uma visita. A Biblioteca Escolar passou por lá e deixa aqui um pequeno cheirinho do que pode ser observado. A exposição pode ser visitada de Terça a Domingo até 24 de Maio. Se quiserem saber mais consultem o “site” www.gulbenkian.pt/darwin/ Ah! Já nos esquecíamos: ao Domingo não se paga.
Editorial Cá estamos no final de mais um período para divulgar algumas ideias e actividades desenvolvidas pela BE e nas Escolas do Agrupamento. Para este número do JB, pedimos directamente a colaboração de todos os professores dos diversos departamentos e conselhos escolares. Este jornal pode servir como espelho do vosso empenho e do trabalho dos vossos alunos… Comemorando a Semana da Leitura, resolvemos baixar o preço do JB para deste modo chegarmos aos leitores mais novos que se queixavam do mesmo. Esperamos contribuir para a promoção da leitura… Boas Leituras e Boa Páscoa! Professora Ana Prata
Notícias da Biblioteca
Consulta a página da BE em: www.bealmodovar.no.sapo.pt
A BE da tua escola é um lugar onde te podes inspirar e estudar. Há de tudo um pouco, empréstimos domiciliários, para a sala de aula, CDs de música, filmes, dossiers temáticos, jornais e revistas. Acima de tudo é um espaço de liberdade e um espaço actualizado onde o clicar do rato é uma constante. É um espaço eleito pelos alunos Ana Miranda, Pedro Alves, Paulo Cibrão, Lígia, Orlandina, Marina, Orlanda, Ana Sofia, João Martins, Marília e Valéria que aproveitam os tempos livres para estudar, pesquisar e fazer os TPC. (Funcionária Augusta Luzia)
Dados Estatísticos da BE 1º Período do Ano Lectivo 2008/2009: Filmes visualizados: 30 Títulos consultados: 499 Utilizações da internet: 1264 Aulas dadas: 48 Requisições domiciliárias: 2º Ciclo: 34 3º Ciclo: 40 Secundário: 50 Professores e Funcionários: 46 TOTAL: 170
Melhores Leitores 2008: Ana Miranda 11ºA nº3 João Martins 7ºA nº 12 Fátima 4ºAno Prof. Goreti
Jornais e Revistas Consulte os nossos periódicos! Vai ver que algum lhe interessa… Títulos recebidos regularmente:
O Público Correio da Manhã A Bola Diário do Alentejo Visão Super Interessante 100% Jovem National Geographic Jornal de Letras A Planície A Avezinha Notícias de Beja Auto Foco Focus Motojornal
INFOBIB E KHRONOS-BIB A Biblioteca continua a editar o INFOBIB e iniciou, no final de Fevereiro, a edição do KHRONOS-BIB. Em primeiro lugar uma breve explicação do nome desta última publicação e a sua finalidade. A palavra “khronos” é grega e significa tempo. Pode ser encontrada em várias palavras portuguesas, como por exemplo “cronologia”, “cronómetro”, etc.. Destina-se a dar a conhecer acontecimentos que se deram num certo dia de um determinado ano. Podem ser factos históricos ou não. Quando possível, as efemérides são acompanhados de “links” para “sites” que tratam desse facto ou que com ele estão relacionados. Esperamos que estejam a gostar.
2
Ainda estás a tempo de receber as publicações da Biblioteca. Para tanto basta lá ires e deixar o teu “e.mail”. Estas publicações também estão disponíveis para os Encarregados de Educação que as desejarem receber. Os professores podem deixar o seu endereço de “e.mail” na gaveta da professora Ana Prata. Estamos à vossa espera. (Professor Rogério Prata)
Novos serviços disponibilizados pela BE A BE continua a disponibilizar jornais diários na sua Sala de Leitura, mas agora o Público, o Correio da Manhã e A Bola já podem ser lidos no próprio dia, pelos utentes do Centro de Novas Oportunidades e, no dia seguinte, estarão na Sala de Professores. Outros periódicos como a revista Visão serão também aí colocados. (Professora Ana Prata)
Novas Aquisições Desde o início do ano lectivo, a BE adquiriu cerca de 160 novos títulos: 80 livros, 6 CDs de música e 9 filmes em suporte DVD. Para além de alguns acessórios informáticos, recebemos também um gravador de DVD+vídeo e novos equipamentos de mobiliário: um arquivador rotativo para dossiers, um expositor de novidades, um arquivo para cartazes e duas caixas de álbuns. Estas aquisições foram feitas com verba do Agrupamento, atribuída pela Comissão Executiva Instaladora. Através do Plano Nacional da Leitura, entraram 2 novos títulos de literatura infanto-juvenil – 20 exemplares vocacionados para a promoção da leitura junto dos alunos do 2º ciclo. De diversas fontes, recebemos também a oferta de 56 livros e 2 CD-ROM. Com o lucro obtido na Feira do Livro, as 2 bibliotecas do Agrupamento contaram com um total de 8 novas monografias nas suas estantes. O fundo documental da BE agradece!
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM A Biblioteca comemorou a Declaração Universal dos Direitos do Homem através da publicação de um cartaz (que se reproduz) no qual se tenta alertar a comunidade para o facto de cada um de nós só ter direitos se cumprir com os seus deveres. Viver em sociedade implica a existência de um conjunto de regras para que as pessoas não se “atropelem” umas às outras. Se todos fizéssemos o que nos apetecesse viver com os outros tornava-se impossível. Se estas “normas” não existissem era a barafunda total. Como todos sabem os veículos circulam nas estradas pela direita. Imaginem se não existisse esta “regra” e cada um circulasse pela faixa que bem lhe apetecesse… Estas “regras” começam por ser transmitidas dos pais para os filhos. Depois, a escola também deve desempenhar um papel fundamental na aplicação dessas “regras”, Pois é o primeiro lugar onde a criança vai estar juntamente com as outras, onde tem de partilhar objectos, ideias, etc. Vejam bem que até aqueles que não cumprem com as “regras”/leis têm direitos: por exemplo, uma pessoa que pratica um roubo tem direito a defender-se em tribunal através da contratação de um advogado. Eu tento cumprir com as minhas. E vocês? (A equipa da BE)
A E.B.1 de Semblana está Online Fomos convidados pelo professor António Louro a visitar o “site” da Turma do 3º e 4º anos da Escola Básica do 1º Ciclo da Semblana. Assim o fizemos e ficámos agradavelmente surpreendidos. Um destes dias pode ser que o nosso jornal também faça uma surpresa aos jovens da Semblana. Até lá.
DIA DA NÃO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS No dia 30 do passado mês de Janeiro, a Biblioteca associouse às comemorações do Dia da Não Violência nas Escolas, produzindo e afixando um conjunto de cartazes alusivos ao tema. Aqui fica um exemplo. (A equipa da BE)
INTERNET SEGURA A 10 de Fevereiro, comemorou-se o Dia Europeu da Internet Segura. A nossa escola juntou-se a outras que por todo o país quiseram esclarecer os alunos dos variados perigos com que nos podemos deparar ao “navegar” na Internet. A pedido da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, a Biblioteca promoveu uma sessão de projecção duma emissão em directo sobre o tema. Infelizmente nem tudo correu bem! Da parte da manhã “o directo” das 10 horas teve lugar com cerca de 30 minutos de atraso… De tarde nem sequer conseguimos visualizar o filme. Relativamente ao filme, não podemos deixar de dizer que ainda há muito para melhorar quanto à apresentação. Monólogos longos que se tornaram entediantes, péssima visualização das projecções ao lado dos intervenientes. No entanto, é de saudar a iniciativa. Temos a certeza de que para o ano que vem vai ser bastante melhor. Contactámos com a organização para saber os motivos destas falhas. Gentilmente informaram-nos que da parte da manhã houve problemas de ligação entre servidores, daí o atraso. De tarde fomos a “única” escola que se queixou. A Biblioteca aproveitou a data para publicar um folheto com alguns conselhos.
http://semblana.no.sapo.pt
(A Equipa da BE) (Professor Rogério Prata)
3
As duas Bibliotecas do Agrupamento comemoraram a Semana da Leitura de 2 a 6 de Março com diversas actividades: - Decoração das Bibliotecas Escolares e da escola sede com cartazes; - Leitura de histórias para os mais pequenos, com a colaboração de Encarregados de Educação e de alunos mais velhos que leram para os mais novos na BE do Jardim de Infância+1º ciclo e em várias escolas do Agrupamento; - Dramatização de textos pelos alunos do 1º ciclo e Jardim de Infância; - Realização de um “bibpaper” na Escola sede para os alunos do 4º ano; - Divulgação do 2º Concurso de Poesia e início do Projecto de Mediação de Leitura “Pai, Mãe, conta-me uma história”; - Entrega de malas com livros e outros materiais da BE a escolas do 1º ciclo do concelho. Os alunos do 4º ano que têm aulas nas instalações da Escola Básica e Secundária, participaram numa pequena actividade da iniciativa da Biblioteca destinada a fomentar o uso da mesma. A actividade compôs-se de um conjunto de jogos nos quais as crianças eram chamadas a requisitar um DVD; copiar o nome do intérprete de determinado CD de música; descobrir uma mensagem num livro em estante e cumprir com as indicações que lhes eram fornecidas; encontrar palavras no dicionário e transmitir mensagens oralmente depois de realizado um percurso. Os alunos tiveram um comportamento excelente e estão por isso de parabéns.
4
(A equipa da BE)
2º Concurso de Poesia
Dia Mundial da Árvore e da Poesia
No âmbito da Semana da Leitura e para os amantes da poesia, a BE lançou o 2º Concurso de Poesia aberto a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos + Secundário que queiram participar. O regulamento será divulgado através dos professores de Língua Portuguesa.
A escola EB 2,3/S Dr. João de Brito Camacho não deixou passar em branco o Dia Mundial da Árvore. Foram várias as árvores e arbustos plantados no recinto da escola e a turma do Curso de Jardinagem pendurou um cartaz gigante à entrada da escola. “Nós por cá”, na biblioteca, pedimos uma árvore à Câmara Municipal de Almodôvar e transformámo-la em Árvore da Poesia pendurando poemas de vários tipos como se de frutos se tratassem. No dia 23, um poeta popular veio à escola, o Baltazar “Alhinho” (do Rosário) No intervalo das 09.40 deu a conhecer a quem se deslocou à sala de professores a poesia de sabor e sotaque alentejano.
(A equipa da BE)
(A equipa da BE)
21 de Março
Biblioteca dos Pequeninos
Magalhães, Álvaro - Editora ASA
“Histórias Pequenas de Bichos Pequenos” Esta obra é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º Ano de Escolaridade. Neste livro, da autoria de Álvaro Magalhães, as personagens que encontramos são os bichos mais insignificantes que podemos imaginar: pulgas, escaravelhos, joaninhas, bichos-carpinteiros, baratas, mosquitos, traças, libelinhas, etc.. No meio de toda esta bicharada miúda aparece um hipopótamo. Mas, o que estará a fazer um hipopótamo num livro de bichos tão pequenos?! Queres descobrir? Então procura o livro na biblioteca da tua escola. A propósito da leitura desta obra, os meninos do 1º Ano da sala da professora Gorete ilustraram deste modo o bicho – carpinteiro:
(Educadora Lucília Baroa)
5
Trabalhos dos Mais Novos No dia seis de Fevereiro, fomos a Lisboa ver uma peça de teatro intitulada “ O Meu Pé de laranja Lima”, no Politeama. Esta peça foi baseada no romance de José Mauro de Vasconcelos, um escritor brasileiro. É uma belíssima narrativa escrita em Língua Portuguesa. A peça foi muito interessante e nós gostámos mui to. Os actores traziam roupas muito bonitas e o cenário era muito alegre, feito de madeira e representava uma casa. No palco, também havia muitas luzes. Na nossa sala elaborámos, colectivamente, um pequeno resumo desta história que gostaríamos de partilhar.
O Meu Pé De Laranja Lima Era uma vez um menino chamado Zézé que tinha cinco anos mas, dizia que tinha seis anos para poder ir para a escola. A sua família era muito pobre, por isso viviam com muitas dificuldades. Então, é claro que não podiam continuar a viver naquela casa, tinham que procurar outra mais pequena. O Zézé passava as tardes na cidade a limpar os sapatos das pessoas que passavam nas ruas, com pena do seu pai que não recebia lá muito dinheiro. Um certo dia, passou por lá um casal que lhe deu uma moeda de ouro, mas ele não aceitou, porque a mulher dizia que ele era nojento. O Zézé ficou irritado e triste porque não tinha amigos. A sua irmã ficou com pena dele, então disse-lhe que no quintal havia um Pé de laranja lima que era seu amigo. A partir desse dia, Zézé contava tudo ao seu novo amigo. Naquela cidade vivia um senhor português, que era muito rico e tinha um belo carro. O senhor convidou Zézé para ir com ele à pesca, o que o deixou muito feliz. A partir desse dia ficaram amigos e Zézé até o chamava de Portuga. Para convencer Zézé a mudar de casa, a sua família disse-lhe que o seu amigo Portuga tinha morrido e que iam cortar o seu Pé de Laranja Lima. O menino adoeceu de tristeza. Toda a família estava preocupada, então resolveram não cortar o seu único amigo: o Pé de laranja Lima. Zézé ficou muito feliz com a notícia. (Trabalho elaborado pela turma D do 3º ano, da EB1 de Almodôvar)
O Pombo e a Formiga ABC das férias Andar de bicicleta. Barbos e tainhas pescar. Caçar perdizes e rolas. Dias de sol. Escola...!Nem pensar! Festas e bailes nas aldeias. Gosto de férias longas Horas a ver televisão. Ir à piscina. Jogar à bola. Ler por prazer. Mergulhar nas águas. No sofá descansar. Ouvir música. Praticar desporto. Quilos de gelado…! Rir, rir às gargalhadas. Saltar à corda e brincar. Touradas ir ver. Uns dias de praia. Vou passear. Xau. As férias estão a acabar! Zás! Começou a escola.
Certo dia, andava um pombo a sobrevoar um pequeno charco quando avistou uma formiga que se estava a afogar no charco. O pombo foi logo salvá-la e, com a ajuda de um pauzinho que segurou no seu bico, a formiga conseguiu sair do charco. A formiga agradeceu-lhe e prometeu que um dia iria retribuir-lhe o favor. Uns dias mais tarde, estava o pombo a descansar no tronco de uma árvore quando apareceu um caçador. A formiga que estava no ramo viu o caçador chegar e apontar a sua arma ao pombo. Quando o caçador ia para disparar, a formiga saltou para a perna do caçador e mordeu-o. O caçador, ao ser mordido pela formiga, assustou-se e disparou para o ar, falhando o pombo. O pombo agradeceu à formiga e esta ficou feliz por ter também feito algo pelo pombo.
(5ºD)
6
5ºD (texto colectivo)
No Fundo do Mar Era uma vez, há muito tempo, uma sereia que era muito bonita e que vivia no fundo do mar. Tinha o cabelo loiro, os olhos castanhos, cauda cor-de-laranja e soutien vermelho. No fundo do mar, havia muitas algas, búzios grandes, conchas, peixes de todas as cores, rochas enormes, pedrinhas, areia, estrelas, grutas e barcos afundados há imenso tempo. A sereia Isaura gostava muito de lá viver. Num belo dia, a sereia foi passear lá acima da água. Sentou-se numa rocha a apanhar sol e começou a pentear o seu longo e lindo cabelo. Estava ela assim, quando viu um barco com um pirata. O pirata, que tinha olhos azuis, usava óculos, era velho, gordo, barbudo e cabeludo, pediu ajuda à sereia porque andava à procura de um tesouro e os peixes não o deixavam encontrá-lo. A sereia sabia de um tesouro num barco afundado e disse-lhe que ia já buscá-lo. Quando ela chegou lá abaixo, a arca estava rodeada de peixes. A sereia abanou a cauda, eles apanharam um choque eléctrico e fugiram. A sereia pegou na arca do tesouro e levou-a ao pirata. O pirata agradeceu-lhe muito e deu-lhe um fio de ouro da arca do tesouro. Agora ele já podia comprar um barco novo e governar a sua vida de melhor maneira! A sereia agradeceu, voltou ao seu lugar na rocha e começou a cantar uma bela canção. Os peixes, lá no fundo do mar, compreenderam que o tesouro não fazia lá falta nenhuma! (Os alunos do 2º ano, turma P: Patrícia Rodrigues, Catarina Lança e Daniel Revés EB1 de Semblana)
Na Ilha Era uma vez, no outro tempo, uma bruxa que vivia numa bonita e grande ilha deserta onde havia duas árvores, um lago com peixes, muita areia e muito calor. A bruxa vivia sozinha na ilha. Era velha, má e gorda, usava chapéu bicudo e tinha rugas nas mãos e na cara. Um dia, a bruxa foi na sua vassoura mágica até ao continente, à Cidade das Cores. Lá encontrou um menino e uma menina que brincavam no parque. Raptou-os, levou-os para a ilha e prendeu-os numa gruta escura. Ela queria que o Henrique e a Raquel lhe dissessem onde estavam o Príncipe Jorge e a Princesa Cristiana. A bruxa não queria que o Príncipe se casasse com a Princesa Cristiana porque o amava e tinha inveja das jóias valiosas de Cristiana. Os dois meninos não queriam ajudar a bruxa porque eram românticos e queriam que eles se casassem. Eram uns príncipes muito simpáticos e bonitos e, um dia, seriam bons reis. Ao fim de alguns dias, e depois de muita conversa, a bruxa foi convencida a fazer uma poção mágica para ficar mais bonita e arranjar noivo. Ela assim fez. Como ficou mais bonita e boazinha, os meninos, que já estavam soltos, convidaram-na para a festa de casamento dos Príncipes. Lá ela arranjou um noivo! A partir daquele dia, a Bruxa ficou cada vez mais amiga dos meninos, porque estava apaixonada por um belo feiticeiro que também estava apaixonado por ela! E tudo graças a eles! (Os alunos do 2º ano, turma P: Érica Revés, Afonso Mestre e João Santos EB1 de Semblana)
7
Bi Acti blioteca vidadesdos doPequeni Agrupamento nos 9º Campo de Trabalho da Amnistia Internacional em Albufeira 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos A nossa Escola participou no 9º Campo de Trabalho da Amnistia Internacional, entre 31 de Outubro a 3 de Novembro, desta vez em Albufeira, comemorando o 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Estiveram presentes 140 alunos de todas as Regiões do País, desde Braga até ao Algarve. O Alentejo fez-se representar com uma equipa de 15 alunos do Ensino Secundário da nossa Escola, mais precisamente dos Cursos Profissionais – Técnicos de Acção Social, de Apoio à Infância, de Secretariado e ainda, Técnicos de Comércio. Foram quatro dias de alegre convívio mas também de bastante trabalho. Formaram-se grupos que envolveram vários elementos das diferentes Escolas participantes, orientados por monitores qualificados da Amnistia Internacional que dinamizaram imensas actividades. Foram debatidos temas fundamentais, relacionados sobretudo com a violação dos Direitos Humanos ainda bastante presente no século XXI: a discriminação racial, a inserção social dos imigrantes, a discriminação sexual, a violência doméstica, a desigualdade entre os homens e mulheres, a fome, a pena de morte…entre outros. O principal objectivo deste evento foi o de proporcionar a este conjunto de jovens a possibilidade de se poderem organizar no futuro, em defesa de causas que efectivamente contribuam para a educação da cidadania necessária, ao torná-los mais interventivos na sua realidade local. Despertando a sua reflexão crítica para os problemas actuais das sociedades do nosso século decerto que as suas atitudes e valores serão transmitidas às gerações futuras, no mundo do trabalho que se lhes aproxima. Na nossa perspectiva é mais importante SABER SER…e consequentemente SABER FAZER, do que apenas SABER. Pelo menos fica a nossa intenção. Para pôr em prática a consolidação dos conhecimentos adquiridos, os alunos participantes organizaram uma série de actividades no passado dia 10 de Dezembro, data que comemorou efectivamente esse documento tão importante – a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foram o cartaz de uma Festa que pretendeu envolver toda a comunidade Escolar.
Afinal o que é a Amnistia Internacional? A Amnistia Internacional é um movimento mundial dos Direitos Humanos. Presente em mais de 150 Países e territórios, totalizando mais de 2,2 milhões de activistas e membros, é a maior Organização Mundial dedicada à defesa e promoção dos Direitos Humanos. A sua visão é a de um Mundo em que cada pessoa desfruta de todos os Direitos Humanos consagrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e noutros padrões internacionais do mesmo de modo a cumprir esta visão, a missão da Amnistia Internacional consiste na investigação e acção destinadas à prevenção e a acabar com os graves abusos à integridade física e mental, à liberdade consciência e expressão, a não ser discriminado dentro do contexto de uma promoção de todos os Direitos Humanos. Consulta:
[email protected] Ou: www.amnistia-internacional.pt
8
(Professora Salomé Henriques)
O 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos na nossa escola Tal como tínhamos prometido a nossa Escola comemorou o 60º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Organizada pelo Grupo de Geografia e com a colaboração das Professoras Fernanda Monteiro e Ana Prata. Tivemos uma Festa cheia de cor e alegria aberta a toda a comunidade escolar. Estão de parabéns sobretudo os alunos dos Cursos Profissionais de Técnicos de Acção Social e de Comércio, e uma equipa de alunos do 3º Ciclo (8º A, 9ºA, B e C), pelo seu empenho e dedicação a esta causa. Várias foram as iniciativas: encenação “ Discriminar não é Humano ” / 10ºD, ilustração de cenários com notícias de violações dos Direitos Humanos, dinamizada pelas alunas do 11º C, dramatização subordinada ao tema da Pena de Morte onde na Assembleia da ONU estavam representantes de cinco Países dos diferentes Continentes e / ou Regiões do Mundo, onde debateram as suas posições em relação à aplicação da Pena de Morte: Portugal, China, Irão, Nigéria e E.U.A.
Em final de festa as alunas do 11ºC (C.Téc.Prof. Acção Social) para além de distribuírem dezenas de balões aos alunos mais jovens (1º e 2º Ciclos), lançaram em céu aberto três centenas de balões assinalando assim o dia 10 de Dezembro – alertando os presentes para a necessidade de todos nós defendermos os Direitos Humanos todos os dias e passarmos esta mensagem de Paz e Amor. Esteve patente até ao final do 1º Período uma exposição de trabalhos do Grupo de Geografia no Bloco A, baseados em variados temas: “Ser Jovem num País Rico e num País Pobre” Exploração do Trabalho Infantil A Pobreza A Desigualdade … entre muitos outros, de alunos do Ensino Básico e Secundário. Agradecemos toda a colaboração dispensada sobretudo ao Conselho Executivo que nos disponibilizou todos os recursos necessários, materiais e humanos, aos Funcionários da nossa Escola sempre disponíveis, especialmente à D. Sandra (Reprografia), D. Bety e Sr. António, e ainda a preciosa colaboração do Professor Anacleto na hora da festa.
Não esqueçam de consultar os sites dos Direitos Humanos! (Professora Salomé Henriques)
9
PARLAMENTO dos JOVENS 2008/2009
ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
Tema para o Ensino Básico / 3º Ciclo A nossa Escola mais uma vez, na sequência dos últimos anos, irá estar presente no debate organizado pela Assembleia da República, para apresentarmos as nossas propostas relacionadas com a Alimentação e Saúde, temas que nos preocupam nos dias que correm, já que a nossa comunidade escolar está muito pouco preocupada em alimentar-se devidamente e os Encarregados de Educação também não ajudam. Vários são os indicadores que nos permitem confirmar esta situação: por exemplo, a nossa Escola, como tantas outras, preocupa-se em fornecer as refeições equilibradas necessárias aos nossos alunos, em elaborar receitas que sejam atractivas e as nossas colaboradoras esmeram-se pela qualidade da confecção. Mas a verdade é que a maioria dos nossos alunos vai comer a chamada “ comida rápida / fast food “ fora da Escola, que para além de não alimentar ninguém convenientemente também faz muito mal. Os jovens ganham hábitos alimentares muito prejudiciais à Saúde e os Encarregados de Educação têm de facto uma enorme responsabilidade neste assunto. A educação alimentar começa em casa, mas o facto de os alunos virem sempre bastante fornecidos de dinheiro, que lhes permite procurarem os alimentos que mais os atraem fora da Escola, não facilita essa mudança de hábitos fundamental. O nosso Projecto de Recomendação baseia-se em três propostas, que serão discutidas em Assembleia Regional no Instituto Português da Juventude em Beja, no próximo dia 24 de Março, cuja equipa representante da nossa Escola faz parte do 9º Ano de Escolaridade, cujos alunos foram seleccionados de acordo com uma série de requisitos importantes.
Tiago Botelho Porta-voz
Joana Rodrigues
Bruno Teixeira
Valentina Santos Suplente
As nossas propostas baseiam-se em sugestões fornecidas pelos nossos alunos do 3º ciclo, cuja orientação está a cargo das Professoras do Grupo de Geografia e são as seguintes: 1. Em parceria com entidades ligadas à Saúde, desenvolver nas Escolas campanhas de sensibilização constantes, a toda a comunidade, com intervalos de tempo reduzidos, relativamente aos maus hábitos alimentares sobretudo dos jovens, à fraca qualidade do que consomem, aos maus exemplos a que se assiste diariamente, e às graves consequências para a Saúde e Bem-Estar geral. 2. Criar mecanismos motivadores que levem toda a gente a frequentar os espaços onde se adquire Bem-Estar e equilíbrio de Vida, levando-os a praticar diariamente actividades físicas e a frequentarem os espaços reservados às refeições mais "saudáveis", de um modo acessível a todas as bolsas (isentar os mais carenciados). 3. Instituir normas e regras rígidas, fiscalizar mais, relativamente à produção de alimentos, à sua confecção nos espaços comunitários, aos cuidados de conservação e higiene, isto é, aumentar a segurança alimentar. Simultaneamente, existirem Leis que punam severamente os responsáveis pelas falhas nestes domínios e que proíbam Publicidade alimentar enganosa, que atrai sobretudo os jovens e os desvia dos bons hábitos alimentares. Iremos entrar neste debate juntamente com mais de 16 Escolas do Distrito de Beja, de várias localidades e esperamos que a nossa participação tenha o sucesso desejado. A Saúde é o bem mais precioso da Vida! …está nas nossas mãos contribuir para que tenhamos sempre mais Saúde!
A VOSSA SAÚDE É QUE É IMPORTANTE! Comam bem, de tudo um pouco, lembrem-se do que aprenderam nas aulas, pratiquem bastante exercício físico, aprendam sobretudo a ouvir os bons conselhos que temos para dar. Chega de encolher os ombros e só fazer o que está errado, mais tarde todos os maus hábitos irão reflectir-se na VOSSA SAÚDE. Aguardem os resultados da nossa participação! (Salomé Henriques e Cláudia Fernandes)
10
Carnaval 2009 em Almodôvar A nossa Escola participou no desfile de Carnaval de Almodôvar, uma iniciativa prevista no Plano de Actividades do nosso Clube do Teatro para este Ano Lectivo, prontamente apoiada pelos Orgãos de Gestão da Escola, que nos forneceram todos os recursos materiais e humanos necessários. Subordinado ao Tema “ A Aldeia dos Gauleses “, 24 alunos de variados níveis de escolaridade envolveram-se neste Projecto, que lhes proporcionou momentos bastante divertidos, para além de terem tido a oportunidade de melhorar as suas relações em grupo. Foi bastante satisfatória a adesão dos nossos alunos e todos queriam encarnar os Personagens que os encantam, são todos fãs das Aventuras de Astérix e Obélix. A nossa maior surpresa foi a espontânea participação do Professor José Vieira (Obélix) e da Professora Cristina Camacho ( Cétautomatix - o Ferreiro), que me ajudaram a completar o cenário pretendido, não se poupando também a esforços. Ah! Um obrigado especial à D. Sandra da Reprografia, que com muito talento nos ajudou a preparar uma série de materiais necessários à encenação e à sua divulgação. A dramatização do tema foi excelente por parte de alguns intervenientes, que mais uma vez confirmaram os seus dotes artísticos e a necessidade de continuarmos a explorar as suas potencialidades na arte dramática. Aqui vai o “Elenco”: Profª. Salomé Henriques (Panoramix – o Druida) Profº. José Vieira (Obélix) Profª. Cristina Camacho (Cétautomatix – o Ferreiro) Bruno Teixeira (Astérix) – 9ºB Marco Mestre (Assurancetourix – o Bardo) – 10ºD Hugo Teixeira (Agecanonix – o Velho) -9ºB Justine (mulher do Velho) – 8ºA Rúben (Oldralfabetix – o Peixeiro) – 8ºE Cátia Guerreiro (Yellow-Submarine – mulher do Peixeiro) – 8ºA Bruno Vieira (Abraracourcix– o Chefe) – 6º ano Sofia Sousa (Bonemine – mulher do Chefe) – 8ºA Rosa Alphen (Falabella) – 8ºA Marisa Guerreiro (Corine) – 8ºA Andreia Sousa (Gigina – mãe de Corine) – 8ºA Cãozinho da Andreia Sousa (Ideiafix) – 8ºA Cátia Guerreiro (Gaulesa - Porta/Estandarte da Escola) – 10ºE Filipa Gomes (Gaulesa - Porta/Estandarte da Escola) – 10ºE Roberto Franco (Júlio César) – 8ºC André Metelo (Centurião Romano) – 8ºA Marco Canário (1 Romano) – 8ºC Francisco (1 Romano) – 6º ano A todos quantos tornaram possível este evento um agradecimento especial.
Estejam Atentos!
O Clube do Teatro está a preparar outras iniciativas que decerto serão do vosso agrado. Informem-se…Todos podem participar!
(Professora Salomé Henriques)
11
SEMINÁRIO “DESPORTO ADAPTADO” No próximo dia 25 de Março irá realizar-se um Seminário, na nossa escola, no âmbito das disciplinas de Práticas Desportivas e Recreativas e Organização e Desenvolvimento Desportivo do Curso Tecnológico de Desporto.
O que é o Boccia?
O Boccia é um desporto misto, que pode ser jogado individualmente, por pares ou por equipas de três jogadores. O Boccia é um desporto praticado em Quem organiza o evento? cadeira de rodas, por atletas portadores de paralisia cerebral e outras defiOs Grupos de Educação Física e do Ensino Especial, os alunos ciências motoras. O jogo é composto do curso Tecnológico de Desporto e as docentes da disciplina de por dois conjuntos de 6 bolas cada, 1 de Biologia Humana. cor vermelha e outro de cor azul e 1 bola branca (bola alvo) e o campo tem Quem são os prelectores convidados? marcações próprias. O objectivo do jogo consiste em que o jogador, par ou equipa coloque o maior número de bolas da O professor João Garcia do Centro de Paralisia Cerebral de Beja, atletas de Boccia e o Fisioterapeu- cor com que está a jogar, mais próximas da bola alvo, do que as do adversáta Sandro Belchior da CERCICOA. rio(s). As bolas podem ser arremessadas com mão, o pé, ou para atletas que Que temas vão ser tratados neste Seminário? tenham uma deficiência que lhes afecte os 4 membros, utilizando dispositivos de Alguns Desportos Adaptados tais como: Boccia e Remo Indoor. compensação, calhas e ponteiros para o acto de lançamento.
Quem pode participar? Será feito um convite à Comissão Executiva Instaladora, a elementos da CERCICOA, a Técnicos de Saúde e Desporto, a Professores de Educação Física, a Pais e Encarregados de Educação e a alguns alunos da escola, para que fiquem a conhecer estas modalidades e possam experimentá-las ao longo da sessão prática. Qual é o programa do Seminário?
12
Atenção: Como não vai ser possível todos os alunos participarem no Seminário, quem quiser conhecer estas novas modalidades poderá assistir à sessão prática, no pavilhão gimnodesportivo da escola. Aparece !!!
O que é o Remo Indoor? O Remo Indoor é uma actividade de grande sucesso entre a população portadora de deficiência, uma vez que se trata de uma modalidade simples e que proporciona o exercício de todo o corpo. Para pessoas que muitas das vezes vêem limitada a sua actividade desportiva, o Remo adaptado surge como uma solução que aumenta a resistência muscular, a capacidade cardiorespiratória e a coordenação dos movimentos. O Remo Indoor é uma modalidade completa de treino cardiovascular e muscular, compreende um planeamento integral onde são prescritos exercícios adicionais de musculação e de flexibilidade como forma de potenciar os resultados numa modalidade.
(Professores Cristina Teixeira e Rui Extreia)
Programa Nacional do Ensino do Português Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
O Agrupamento de Escolas de Almodôvar assumiu, em 2007/2008 e em 2008/2009, a formação do Programa Nacional do Ensino do Português (PNEP). No presente ano lectivo, o Agrupamento conta com uma Formadora Residente que se desloca às diferentes escolas envolvidas no programa. Em sete localidades e em formação, o Agrupamento tem doze docentes e 169 alunos do 1º ciclo. Este programa tem como objectivo melhorar os níveis de desempenho dos alunos, através da modificação das práticas docentes no ensino da língua. A finalidade central é proporcionar a reflexão sobre as práticas e o aprofundamento de conhecimentos à luz dos resultados da investigação sobre o desenvolvimento linguístico da criança e sobre as aprendizagens da língua no 1º ciclo. Os princípios orientadores da formação ancoram no Currículo Nacional do Ensino Básico, particularmente no desenvolvimento das competências referentes ao ensino da língua (nos seus modos oral e escrito). Para além disso, a formação contempla ainda o uso da tecnologia, por adultos e crianças, como um recurso de aprendizagem. Neste domínio, contamos com a colaboração dos professores Filipe Mestre e José Vieira. Pela colaboração e disponibilidade reveladas, expressamos aqui o nosso agradecimento. Endereço do blogue do PNEP http://narotadaspalavras.blogspot.com/ (A Formadora Residente: Alexandrina Palma)
Área de Projecto de Química 12º Ano Os alunos de Área de Projecto de Química do 12ºA, no decorrer da sua investigação acerca dos efeitos das drogas no ritmo cardíaco, têm obtido resultados absolutamente surpreendentes. Relativamente aos resultados obtidos nos inquéritos a nível da escola, concluiu-se que a maioria desconhece a existência de drogas lícitas (álcool, nicotina e cafeína) e os seus efeitos. Também o seu consumo é efectuado cada vez mais cedo e nomeadamente por elementos do sexo feminino. No que toca aos testes no modelo biológico (Daphnia Magna Straus), os resultados têm-se revelado muito interessantes e esclarecedores. Os testes destas drogas lícitas no modelo permitiu, numa primeira abordagem, classificar as drogas como depressoras ou estimulantes. Os resultados conclusivos acerca do estudo serão divulgados no jornal do 3º Período. (Os alunos do 12º A - Química)
Mestre Chico Pequenino
Esteve presente nesta escola, no passado mês de Fevereiro, o Mestre “Chico Pequenino”, artesão da área do calçado e de outros artigos de marroquinaria, no contexto da aula de Atelier de Artes e Ofícios da turma D do 5º ano. Esta presença teve como objectivo dar a conhecer as Artes e Ofícios que existem na região. Um bem-haja ao Mestre “Chico Pequenino”.
T.E.C. EM ACÇÃO Pois é, as Técnicas de Expressão e Comunicação, do Curso Tecnológico de Acção Social, continuam a bombar. Como já se devem ter apercebido, a operação Sorrisos de Natal (11C) continua em cena. Ainda vão a tempo de deixar o vosso contributo na Biblioteca da Escola ou na Sala de Professores. Mas este período reservou mais surpresas: nos dias 16 e 17 de Março; 16, das 10h às 13h e 17, das 9h às 12h e das 14h às 17h, a Expo-Almodôvar, organizada pela turma B do 12º ano, invadiu o polivalente da nossa escola. Nesses dias todos puderam deambular e redescobrir alguma a herança patrimonial que caracteriza a vila de Almodôvar, desde gastronomia, artesanato, lendas, projecção de filmes, música, folclore e ainda uma exposição de fotografia – Almodôvar: terra e gentes – e a apresentação ao público das fotografias a concurso. A 26 de Março, a turma C do 11º ano leva a cena a peça Frei Luís?! Mas pouco… baseada no original Frei Luís de Sousa de Almeida Garrett. Haverá sessões, no Cine-Teatro de Almodôvar, nos três períodos do dia. O horário será brevemente anunciado. E mais não digo, senão esgota-se o interesse, não é? Resta-nos apenas agradecer a todos os que se envolveram e apoiaram estes projectos, nomeadamente: Câmara Municipal de Almodôvar; Agrupamento Vertical de Escolas de Almodôvar; SUPER FOTO PRÁTICA revista; O MUNDO DA FOTOGRAFIA DIGITAL, revista; CLAUMAR Supermercado; SUPERBOM Supermercado; VARELA Supermercado; CAETANO Snack-Bar. A todos o nosso bem-haja e até breve! (Professora Fernanda Mnteiro)
(Professora Antónia Godinho)
13
Visitas de Estudo VISITAS PARA TODOS OS GOSTOS E FEITIOS ERA UMA VEZ… O arranque do 2º período, para os alunos das turmas A, B e C do oitavo ano foi marcado pela vista de estudo a Lisboa, no dia 6 de Janeiro. Ordem de trabalhos: assistir à encenação da peça Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett, no teatro O Sonho, e, da parte da tarde, visitar o Oceanário de Lisboa, para aprender mais umas coisinhas sobre a Biodiversidade. Organizada pelas Professoras Paula Lagarto e Sílvia Ferreira, a visita contou ainda com a colaboração das professoras Isabel Santos e Elizabete Conduto. A partida foi cedo, cerca das 6h30 da manhã, mas os participantes depressa acordaram, com uma representação enérgica e divertida dos actores do teatro O Sonho, que conseguiram arrancar muitos aplausos da audiência e até tivemos um aluno, o Ricardo Teixeira, que participou na peça, com a personagem Joaquina. À tarde, houve uma visita guiada pelo Oceanário, com o programa educativo “Biodiversidade”. O grupo foi dividido em dois grupos menores, que assistiram a uma palestra dada pelos guias e,
Elenco da Peça Falar Verdade a Mentir
depois, percorreram os principais espaços do Oceanário, podendo observar de perto alguns dos exemplares mais fascinantes da vida marinha do nosso planeta. Os objectivos foram cumpridos, aguardando-se a repetição de iniciativas do género. Todos os participantes estão de parabéns!
O MISTÉRIO (DA ESTRADA) DE SINTRA Se o início do 2º período foi marcado por uma visita para os mais jovens, neste último mês do período, foi a vez dos mais velhos se deixarem envolver pelo fascínio de uma das mais belas localidades de Portugal. Sintra foi o local escolhido para uma visita de estudo, no âmbito do estudo da obra Os Maias (já ouviram falar?), de Eça de Queirós, e do estudo do período do Romantismo, do programa da disciplina de História. Foram convidados a participar, Palácio da Regaleira
naturalmente, todos os alunos do 11º ano, mas, dada alguma falta
de adesão, acabou por ser a turma A, do 10º ano, a deixar-se levar por esta iniciativa, organizada pela
14
Professora Paula Lagarto, que contou com a colaboração das Professoras Fernanda Monteiro, Ana Prata e Augusta Silva. Com partida às 6 da manhã, foram muitas as caras ensonadas que apareceram em cena. O tempo gelado (uma pontaria tremenda, depois de uma semana de calor, mas enfim…) acordou os mais dorminhocos e um vento e chuva demoníacos quase deitavam tudo a perder. Mas o S. Pedro lá ajudou um pouco e conseguimos realizar uma visita fabulosa à magnífica Quinta da Regaleira, com os seus túneis, poços de 30 metros, mitologia e mistério, para, à tarde, ficarmos deliciados com o Dr. João Rocha, da Câmara Municipal de Sintra, que foi o nosso
Poço Iniciático
guia do percurso queirosiano e nos transmitiu a sua paixão por a obra Os Maias, de estudo obrigatório no 11º ano de escolaridade, levando-nos a conhecer melhor as personagens, acções e espaços da obra.
OS DESCOBRIMENTOS E UMA LIÇÃO DE TEATRO Para concluir da melhor maneira uma semana marcada por uma série de visitas de estudo, a Professora Paula Lagarto convidou os colegas Noémia Pinheiro, Ana Balula, Isabel Santos e Duarte Sousa, e as turmas do 12º A, B e D para, no dia 6 de Março, consolidarem os seus conhecimentos sobre os Descobrimentos e verem de perto os túmulos dos autores que tantas dores Alguns dos participantes da visita a Lisboa
de cabeça já lhes deram este ano: Luís de Camões e Fernando Pessoa, ambos sepultados no Mosteiro dos
Jerónimos. Este Mosteiro, construído com as riquezas do Brasil, é uma dos principais símbolos da epopeia marítima portuguesa e, junto com a Torre de Belém, são paragens obrigatórias, numa zona histórica rica em símbolos da nossa época mais gloriosa. O vento e o frio continuaram a marcar estas visitas, mas a recompensa chegou mais tarde, com a deslocação ao teatro A Barraca, onde se iria assistir à encenação da peça Felizmente há Luar!, de Luís de Sttau
Torre de Belém
Monteiro, um exemplar do teatro épico, fortemente simbólico e crítico, português, que encontrou aqui um leque de actores dignos de registo, que nos deram uma verdadeira lição da arte de bem representar e onde se destaca o fabuloso e comovente trabalho Parte do elenco da peça Felizmente há Luar!
da bem conhecida actriz Maria do Céu Guerra, que conseguiu arrancar uma plateia toda de pé no final. A não perder! (Professora Paula Lagarto)
15
Visitas de PRAS CERCICOA A CERCICOA é uma instituição sem fins lucrativos, que apoia crianças, jovens e adultos portadores de deficiências dos concelhos de Almodôvar, Castro Verde, Ourique e algumas freguesias do concelho de Odemira, num total de cerca de 50 utentes. A CERCICOA apoia a reabilitação de crianças, jovens e adultos portadores de deficiência mental ou multideficiência, com intervenções variáveis, de acordo com a idade e o tipo de deficiência. Nós, alunos do curso de Acção Social do 11ºC, visitámos as instalações de modo a conhecer o espaço e todo o seu funcionamento. (Cátia, David e Neuza Costa 11ºC)
Visita ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Almodôvar No passado dia 20 de Janeiro, a turma C do 11º ano visitou o Lar da Santa Casa da Misericórdia de Almodôvar, a fim de conhecer as instalações e o seu funcionamento. Fomos recebidos pela Assistente Social e pela Encarregada Geral que nos mostraram o interior das instalações. Aí, encontrámos vários utentes para os quais fizemos alguma animação, cantando músicas. Ficámos a saber que o lar também funciona como Centro de Dia com apoio ao domicílio, através do qual os utentes recebem refeições e cuidados higiénicos, diariamente. Existem no lar 33 funcionários com horários e regras estipuladas para cada função e turno; por exemplo, durante o turno do dia permanecem ao serviço 6 funcionárias, sendo 2 do apoio domiciliário. Os quartos existentes são de 3 ou 4 camas, existindo apenas um quarto individual. (Os alunos do 11ºC)
Dia da Não Violência Nas Escolas No passado dia 30 de Janeiro, a turma do 11ºC do Curso de Acção Social elaborou cartazes relativos à comemoração do dia da Não-Violência. Nos cartazes realizados identificaram os maus exemplos, dando características de ódio, de inveja, de discriminação, de humilhação e de raiva com várias imagens relacionadas com cada característica; os bons exemplos também foram identificados através de imagens com a amizade, o amor, a felicidade, a lealdade e o respeito que todos os indivíduos devem ter uns para com os outros. Os cartazes elaborados foram expostos no polivalente da escola com o objectivo de todos os alunos reflectirem sobre as suas acções antes de praticarem algo incorrecto ou inconveniente. RESPONDE SEMPRE COM UM SORRISO! (Daniela Guerreiro11ºC)
16
Visita ao Lar e Casa de Repouso do Rosário Dia 25 de Novembro de 2008, a nossa turma de Acção Social (11ºC) foi visitar as instalações do Lar e Casa de Repouso do Rosário. Este é um lar privado, cujos seus proprietários são o professor Jaime Murta e a sua esposa Maria do Céu Murta. Nas instalações deste encontram-se 20 utentes, estando o lar assim lotado. Ao todo encontram-se 18 funcionários disponíveis para tratarem dos idosos. Visitámos todos os compartimentos do lar e conseguimos averiguar que este tem muito boas condições, e que a sua higiene é bastante rigorosa, uma vez que não detectámos qualquer tipo de odores desagradáveis. Passámos uma tarde bastante agradável. Lanchámos com os idosos e cantámos e dançámos para eles. A despedida foi bastante comovente, e todos ficámos com vontade de lá voltar. (Laura Guerreiro e Andreia Tomé 11ºC)
Ecoponto Solidário A ideia do Ecoponto Solidário surgiu numa visita à Câmara Municipal, realizada pela turma do 11ºC de Acção Social no âmbito da disciplina de Práticas de Acção Social. Esta actividade ocorreu no passado período lectivo com o objectivo de recolher bens alimentares, vestuário, calçado e brinquedos, dentro da comunidade escolar para ajudar as famílias mais carenciadas do concelho de Almodôvar. A distribuição de todos os bens recolhidos será entregue pela Câmara durante a quadra da Páscoa. A maior parte dos bens recolhidos foram vestuário e brinquedos. Esta será uma actividade a repetir! (Renato Romão e Elisa Messias 11ºC)
Gabinete de Educação Especial No passado dia 17 de Fevereiro de 2009 deslocámo-nos ao Gabinete de Educação Especial da nossa escola com o objectivo de conhecer melhor este projecto: funcionamento, origem, métodos. Todas estas informações nos foram dadas pela professora Fernanda Caetano, coordenadora do gabinete. Este gabinete auxilia crianças que não se conseguem integrar no ensino regular, devido aos seus problemas comportamentais e de aprendizagem. Depois da teoria, deslocámo-nos à sala da multideficiência, onde encontrámos apenas 2 alunos dos vários que a sala apoia. Neste espaço os alunos realizam várias actividades educativas que os ajudam a modificar o seu comportamento. Estas crianças gostaram muito da nossa visita e ficaram muito alegres. Voltámos àquela sala para realizar uma actividade de animação, tendo as crianças colaborado inteiramente connosco. (Quirina Revés e Sandrina Nogueira 11ºC)
17
Páscoa A palavra Páscoa significa passagem. Na Páscoa Judaica é a passagem da escravidão para a liberdade, na Pascoa Cristã é a passagem da morte para a vida com a ressurreição de Jesus. Quaresma: É um período de aproximadamente 40 dias que antecede a Páscoa. Neste período relembra-se a saída do Povo Hebreu do Egipto e os 40 anos que levaram a percorrer o deserto em busca da Terra Prometida. É um período de resguardo e de contenção de excessos.
Os Símbolos da Páscoa Cristã: O Cordeiro: Simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho; A Cruz: Simboliza, ao mesmo tempo, o sofrimento e a ressurreição de Jesus. O Pão e o Vinho: Simboliza a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos.
O Coelho: É o símbolo da fertilidade, são animais que se reproduzem com facilidade e em quantidade. Representa, portanto, a capacidade da Igreja produzir novos discípulos e espalhar pelo mundo a mensagem de Cristo.
O Girassol: Tal como outras flores amarelas e brancas, expressa o ouro da realeza de Cristo e a paz por ele conquistada. O girassol tem significado especial, pois como sua corola se volta para o sol, nós devemo-nos voltar para o Cristo ressuscitado.
Círio Pascal: É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de Aleluia (Vigília Pascal). Significa que "Cristo é a luz dos povos". Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego "alfa" e "ómega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal. O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.
Ovo da Páscoa: Simboliza uma nova vida. Vida que está para nascer. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. A ressurreição de Jesus também indica o princípio de uma nova vida.
Sino: Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações. O sino é um símbolo da Páscoa. No domingo de Páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de Cristo.
O Símbolo da Páscoa Judaica: Corrente partida: Simboliza o fim da escravidão do Povo Hebreu. O inicio da liberdade.
Páscoa Judaica
Páscoa Cristã
- Sacrifica-se o cordeiro pascal.
- Jesus Cristo ocupa o lugar do cordeiro pascal, é Ele o sacrificado.
- Destina-se ao Povo Hebreu.
- Destina-se a todas as pessoas que acreditam em Deus.
- A festa da Páscoa celebra-se no dia de Sábado.
- A festa da Páscoa celebra-se no Domingo ou no dia do Senhor.
- Nesta festa celebra-se a vitória da liberdade e o fim da escravidão, no Egipto, do Povo Hebreu, guiado por Moisés.
- Nesta festa celebra-se a vitória da vida sobre a morte e sobre o pecado com a ressurreição de Jesus. Marca o nascimento do novo Povo de Deus, a Igreja.
(Alunos de EMRC do 6º ano)
18
Cantinho da História A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) A DUDH foi proclamada em 10 de Dezembro de 1948, em resposta às atrocidades cometidas na II Guerra Mundial. O Mundo devastado por este conflito necessitava urgentemente de uma “ Carta de Direitos “ para a sua protecção e reconstrução. Num gesto corajoso e de grande liderança visionária, os Estados Membros das Nações Unidas aprovaram o primeiro texto de Direito Internacional que consagra a indivisibilidade e universalidade de todos os direitos: toda a pessoa, qualquer que seja a sua nacionalidade, género, origem étnica, cor, religião, língua ou outro estatuto, tem direito a usufruir de todos os direitos consagrados na DUDH.
60 Anos depois – O Desafio Passados 60 anos, a liderança visionária dos Estados que aprovaram a DUDH foi substituída por uma falta de visão comum dos líderes mundiais sobre a forma de lidar com os desafios em matéria de Direitos Humanos. Do Afeganistão ao Zimbabué, governos, grandes empresas e grupos armados violam e menosprezam os Direitos Humanos.
2009 - A Realidade Cerca de 250 mulheres foram mortas no Egipto por maridos violentos ou por membros da família. Em média são violadas 2 mulheres por hora. Mais de 81 Países ainda aplicam a tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes. 39 membros de Sindicatos foram mortos na Colômbia. Mais de 2 mil milhões de pessoas vivem em situação de pobreza – no Malawi um milhão de crianças são órfãos… Mais de 600 pessoas estão detidas sem acusação ou julgamento na base aérea norte-americana de Bagram no Afeganistão e 25 000 detidas pela Forças Multinacionais no Iraque. 1 252 pessoas foram executadas pelos seus próprios Governos, em 24 Países: a China é o 1º seguida dos E.U.A., Irão, Nigéria…etc. …e tantos outros exemplos…
Porque é que os Direitos Humanos são violados a cada instante ? Todos os dias, a toda a hora e a cada segundo se violam os Direitos Humanos consagrados nas Nações Unidas há mais de meio século. A cada instante se praticam actos bárbaros contra homens, mulheres, velhos e crianças, levando que ninguém se possa sentir livre ou seguro. Trata-se de um tipo de terror que revolta qualquer consciência e magoa o coração.
Quem é que ainda consegue cruzar os braços perante esta realidade? Cada um de nós pode agir para evitar que continuem estas violações de Direitos Humanos, denunciando, divulgando, pressionando os responsáveis… Na realidade os cidadãos em nome individual, mais do que os Governos, têm liderado o processo de mudança no campo dos Direitos Humanos.
Estejam atentos, sejam críticos e activos! (Professora Salomé Henriques)
19
Cantinho da Hi Matemáti stória ca Sabes quem foi…Eratóstenes? Eratóstenes, viveu entre 276 a.C. e 194 a.C. tendo-se notabilizado como filósofo, matemático e geógrafo grego. Estudou em Alexandria, onde nasceu, e em Atenas, por volta de 236 a.C., sendo chamado por Ptolomeu, para dirigir a célebre biblioteca de Alexandria, lugar em que se conservou até à sua morte. Em Matemática, elaborou o «cribum Eratosthenis» para a investigação dos números primos. Mas foi em Geodesia e em Geografia Matemática que maior renome alcançou ao medir pela primeira vez, de forma rigorosa, o comprimento da circunferência terrestre e o seu raio, através dos ângulos formados pelos raios solares. Foi um dos maiores matemáticos da antiguidade.
Curiosidades Matemáticas…Jogo de Números! Vê o que acontece se multiplicarmos 37 por múltiplos de 3: 3 x 37 = 111 6 x 37 = 222 9 x 37 = 333 12 x 37 = 444 15 x 37 = 555 18 x 37 = 666 21 x 37 = 777 24 x 37 = 888 27 x 37 = 999 Curioso, não achas?
20
Outras curiosidades numéricas: 1x8+1=9 12 x 8 + 2 = 98 123 x 8 + 3 = 987 1234 x 8 + 4 = 9876 12345 x 8 +5 = 98765 123456 x 8 +6 = 987654 1234567 x 8 +7 = 9876543 12345678 x 8 +8= 98765432 123456789 x 8 +9 = 987654321 1x1=1 11 x 11 = 121 111 x 111 = 12321 1111 x 1111 = 1234321 11111 x 11111 = 123454321 111111 x 111111 = 12345654321 1111111 x 1111111 = 1234567654321 11111111 x 11111111 = 123456787654321 1111111111 x 1111111111 = 12345678987654321
(Professor António Raposo)
Cantinho da EMRC Como queríamos fazer algo de diferente do que costumávamos fazer habitualmente em E.M.R.C., decidimos juntar as tradições e culturas da nossa terra com temas abordados na disciplina, o que resultou em trabalhos que agora queremos dar a conhecer através do “Cantinho da E.M.R.C.” no JB. Propusemos também a criação de um site para a disciplina, onde poderiam ser colocados trabalhos dos alunos e informações sobre os diversos temas abordados nas aulas, que muitas pessoas desconhecem. Fiquem atentos às novidades porque este poderá ser um dos próximos projectos que iremos desenvolver. (Os alunos de E.M.R.C. do 11º ano)
Os Padroeiros da Nossa Terra Introdução: Para este trabalho, no âmbito da disciplina de E.M.R.C., decidimos pesquisar um pouco mais sobre os Santos Padroeiros do nosso concelho. Mas, como a informação sobre esse tema é muito escassa, decidimos alargar o tema e falar também de alguns dos Padroeiros mais importantes de Portugal.
Santo Ildefonso
Santa Clara de Assis
Padroeiro de Almodôvar
Padroeira de Santa Clara-a-Nova
Santo Ildefonso foi um monge e abade do mosteiro beneditino de Toledo e, mais tarde, bispo de Toledo. Comemorado a 23 de Janeiro o dia de Santo Ildefonso.
Santa Clara de Assis foi a fundadora da Ordem das Clarissas e ficou conhecida pela prática da caridade. Clara foi canonizada em 1255 pelo Papa Alexandre IV. Seu corpo encontra-se na Basílica com o seu nome, em Assis. A 11 de Agosto comemora-se o dia de Santa Clara de Assis.
São José Padroeiro da Aldeia dos Fernandes
São Barnabé
São José foi o esposo de Maria, mãe de Jesus Cristo. É, assim, um dos Santos mais populares da Igreja, sendo proclamado o protector da Igreja Católica Romana Apostólica. São José é também conhecido por padroeiro da boa morte, uma vez que a sua morte foi assistida por Jesus e Maria e que esta foi como que um sono de um menino que se encosta ao colo da sua mãe. Comemora-se no dia 1 de Maio o dia de São José, dia do trabalhador, pois São José é padroeiro dos trabalhadores.
São Barnabé não fez parte dos primeiros doze Apóstolos escolhidos por Jesus, mas acompanhou o Senhor e os Apóstolos naqueles primeiros dias. Quando assistiu a um milagre realizado por Jesus Cristo, que diante de seus olhos curou um paralítico, aquele bondoso judeu resolveu pedir admissão entre seus discípulos. No dia 11 de Julho comemora-se o dia de São Barnabé.
Padroeiro de Gomes Aires
Padroeira da Senhora da Graça de Padrões
São Sebastião foi um soldado romano mártir e santo cristão. É também o protector contra as epidemias, sendo invocado contra a protecção de qualquer tipo de epidemia, segundo a inscrição gravada no seu túmulo. Comemora-se no dia 20 de Janeiro o dia de São Sebastião.
Refere-se a uma imagem encontrada, em 1362, por uns pescadores, na praia de Cascais, à qual deram o nome de Nossa Senhora da Graça e que apareceu em sonhos a Catarina Álvares, no século XVI.
Nossa Senhora do Rosário
Padroeira de Portugal
Padroeira do Rosário
A 25 de Março de 1646, D. João IV fez uma cerimónia para agradecer a Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal. A partir desta altura mais nenhum rei em Portugal usou coroa na cabeça. Durante muitos anos no dia 8 de Dezembro, dia em que se comemora o dia de Nossa Senhora da Conceição, comemorou-se também o dia da mãe.
São Sebastião
Nossa Senhora do Rosário (ou Nossa Senhora Santíssimo Rosário) recebeu este título pela aparição mariana na igreja Prouille em 1208, em que Maria dá o seu rosário a São Domingos de Gusmão. No dia 7 de Outubro comemora-se o dia de Nossa Senhora do Rosário.
Nossa Senhora da Encarnação Padroeira de Santa Cruz Nossa Senhora da Encarnação é a denominação dada a Maria, mãe de Jesus, em alusão à encarnação de Seu Filho. Comemora-se a 25 de Março o dia da Nossa Senhora da Encarnação.
Padroeiro de S. Barnabé
Nossa Senhora da Graça
Nossa Senhora da Conceição
São Nicolau Padroeiro dos Estudantes São Nicolau, por ter ressuscitado três estudantes passou a ser considerado o padroeiro dos estudantes. (Pesquisa realizada por Ana Pedro e Vitor Gregório 11ºB)
21
Benzeduras Tradicionais Benzedura da Dor de Cabeça
Benzedura do Mau-olhado
Benzemo-nos em cruz e dizemos: Pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus Nosso Senhor dos nossos inimigos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém. _____________ (nome da pessoa), eu te benzo da dor de cabeça que tens ou dos maus olhos que para ti olharam, ou vento ou sol, ou o mau tempo que por ti passou. Diz-se três ou cinco vezes. Põe-se numa tigelinha água e três ou cinco gotas de azeite e dois pauzinhos em cruz. Se o azeite espalhar é porque temos olhado.
Jesus que é o Santo nome de Jesus, onde está o santo nome de Jesus não entra mal nenhum. Eu te benzo criatura do olhado se for na cabeça a Senhora da cabeça e se for na cara a Senhora de Santa Clara e se for nos braços o Senhor de S. Marcos e se for nas costas as Senhoras das Verónicas e se for no corpo o meu senhor Jesus Cristo que tem o poder todo. Sant Ana pariu a Virgem, meu Senhor Jesus e assim com isto é verdade assim este olhado daqui tirado para as ondas do mar, seja lançado para onde não ouça galos nem galinhas cantar, em louvor de Deus e da Virgem Maria, padre nosso e avém Maria. Esta benzedura faz-se com o rosário na mão. Reza-se uma salvé rainha. Diz-se nove vezes.
Benzedura do Nervo Torcido Diz quem se benze: Jesus que é o Santo nome de Jesus, onde está o Santo nome de Jesus não entra mal nenhum. A pessoa que vai coser pega numa agulha e num novelo de linha e diz: Eu coso. E quem está padecendo responde: Carne quebrada nervo torto. Cosa a Virgem melhor do que eu coso, a virgem cose pelo são e eu coso pelo vão. Em louvor de Deus e da Virgem Maria, Pai Nosso e Avém Maria. Depois de se fazer esta benzedura, molha-se os dedos no azeite e esfrega-se a parte dorida. Reza-se um Pai Nosso e uma Avé Maria, a Santo Amaro, advogado de pernas e braços e oferece-se ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Repete-se 9 vezes.
Benzedura da Dor de Barriga Jesus que é o Santo nome de Jesus, onde está o Santo nome de Jesus não entra mal nenhum. Quando a Nossa Senhora pelo mundo andava, chegou a casa de um homem manso e de uma mulher brava, pedindo -lhes pousada. O homem dava e a mulher não. Onde Nossa Senhora se foi deitar, água por baixo e água por cima; com estas mesmas palavras, cura a dor de barriga, em louvor de Deus e da Virgem Maria, Padre Nosso e Avé Maria. Nove vezes tem que se dizer esta oração.
Benzedura das Pessoas Desmanchadas Jesus que é o Santo nome de Jesus, onde está o Santo Nome de Jesus não entra mal nenhum. A Virgem é filha de Santa Ana, Santa Ana é mãe da Virgem. Jesus Cristo é filho da Virgem e a Virgem é mãe de Jesus Cristo. Vestes e revestes sacerdotes no altar e assim como o sacerdote se veste e reveste no altar, ossos e linhas de ____________ (nome) vá ao seu lugar, isto seja tão verdade como Jesus Cristo disse missa no altar. Nossa Senhora, Virgem pura, tragas linhas ossos e tendões de _____________ (nome), amém. Reza-se uma salve rainha à Nossa Senhora da Saúde e 9 vezes se diz esta oração.
22
Oração Para Afastar os Ratos S. Jorge tinha nove filhos Dos nove que lhe ficaram já não tem senão oito Dos oito que lhe ficaram já não tem senão sete Dos sete que lhe ficaram já não tem senão seis Dos seis que lhe ficaram já não tem senão cinco Dos cinco que lhe ficaram já não tem senão quatro Dos quatro que lhe ficaram já não tem senão três Dos três que lhe ficaram já não tem senão dois Dos dois que lhe ficaram já não tem senão um Leve o Diabo os ratos todos Que não fique aqui nenhum Fazer o sinal da cruz e rezar uma Avé Maria e um Pai Nosso.
Oração da Trovoada (a Santo António) Santo António se levantou, seus sapatinhos calçou, com Jesus de encontrou e Ele lhe perguntou: - Onde vais, António? - Vou espalhar esta trovoada. - Espalha-a lá para bem longe, onde não haja eira nem beira, nem folha de figueira, nem mulher com menino, nem vaca com bezerrinho
Oração da Trovoada (a Santa Bárbara) Santa Bárbara se descalçou, Seu caminho foi seguindo, Jesus Cristo a encontrou e lhe perguntou: Onde vais Bárbara? Vou espalhar esta trovoada. Espalhe-a lá para bem longe, onde não haja eira nem beira, nem ramo de figueira, nem galo nem galinha, nem gadelhinha de lã, nem alminha de cristã. (Reza-se até a trovoada passar) (Pesquisa Realizada por Ana Correia e Carolina Guerreiro 11ºB)
Cantinho das Tecnologias Fique a conhecer os principais tipos de discos ópticos: CD (Compact Disc): É um dos meios de armazenamento de dados digitais mais populares. No mercado, é utilizado principalmente para a comercialização de álbuns musicais (a que se dá o nome de CD-Audio) e de software (a que se dá o nome de CD-ROM). Aquando da sua invenção, o nome “Disco Compacto” foi criado porque, em comparação com os discos de vinil (discos usados na época) que são de grandes dimensões, o CD é muito mais compacto. Existem também os CD-R e CD-RW que permitem a gravação de dados por qualquer pessoa que possua um gravador. CD-R (CD Recordable): Este tipo de CD demorou pouco a aparecer. É um CD gravável, mas não suporta mais do que uma gravação, ou seja, quando a sua capacidade de armazenamento se esgotar, o CD-R não pode ser apagado para receber mais dados. Estes discos têm uma capacidade para 700 MB (80 minutos de áudio) e se não for toda utilizada na primeira gravação, podem ser gravados mais dados até que o CD esteja completamente cheio. CD-RW (CD Rewritable): Este é um CD Regravável, ou seja, pode-se gravar, apagar e gravar novamente. Tem também a capacidade de 700 MB e a sua vida útil é de aproximadamente mil ciclos (1 ciclo = gravar uma vez + apagar uma vez). Mini-CD: É um tipo de CD pouco popular, mas é uma boa opção para quem prefere um disco de dimensões mais pequenas (8cm de diâmetro, contra os 12cm do CD normal), mas a sua capacidade é também menor: 180 MB (23:30 minutos). A maioria dos leitores e gravadores de CD (que possuem a “gaveta”) são compatíveis com Mini-CD. DVD (Digital Video Disc ou Digital Versatile Disc): No princípio foi lançado para armazenar vídeo, mas foi logo adaptado para armazenar qualquer tipo de dado. A principal diferença do CD é possuir uma maior capacidade de armazenamento e existir em padrões de capacidades diferentes. DVD-R (DVD Recordable): Este é o tipo de DVD mais utilizado. Tem uma capacidade de 4.7 GB, mas se forem utilizadas duas camadas (do mesmo lado do disco), a capacidade de armazenamento passa para 8.5 GB (quase duplica). Também existe um tipo de DVD que permite grava-
ção dos dois lados do disco, mas são pouco populares e ceis de encontrar. A sua capacidade é de até aproximadamente 15 GB. DVD-RW (DVD Rewritable): Tal como o CD-RW, este tipo de DVD tem a mesma capacidade do DVD-R e permite que sejam gravados e apagados dados. DVD+R e DVD+RW: Estes dois tipos de DVD são idênticos ao DVD-R e ao DVDRW, respectivamente. A principal diferença é o modo como são gravados. Os discos com o sinal de menos (-) são gravados em espiral, do centro para fora e com uma única linha. Os discos com o sinal de mais (+) são vados em vários círculos concêntricos. Isso dá uma maior rapidez, tanto na leitura quanto na gravação dos DVD+R e DVD+RW. Mas essa diferença é quase imperceptível e os discos com sinal “+” costumam ser ligeiramente mais caros. Como são compatíveis com a maioria dos leitores e gravadores, podem ser utilizados em substituição dos com sinal “-“ sem qualquer problema. Blu-ray Disc: Este é o sucessor oficial do DVD. Com o aparecimento dos equipamentos com capacidade para alta definição (HD – High Definition) foi necessário o desenvolvimento de discos de grande cidade, para armazenar imagens, vídeos e som de alta ção, que ocupam muito mais espaço. Com a Sony à frente no projecto, foi então criado o Blu-ray. O nome deve-se ao facto de o laser que faz a sua leitura e gravação ter a cor azul (Blue Ray = Raio Azul). Possui a incrível capacidade de 25 GB nos discos de uma só camada e chega aos 50 GB nos discos de duas camadas. Os leitores destes discos também são capazes de ler DVD, o que é útil para quem quiser continuar a utilizar a sua antiga colecção de filmes. HD-DVD: Este tipo de disco é semelhante ao Blu-ray, mas com capacidade menor. Perdeu temente a batalha dos discos de grande capacidade. A empresa Toshiba comandava o seu desenvolvimento, juntamente com outras gigantes como a Microsoft, mas há pouco tempo anunciou o abandono do projecto, sendo o Blu-ray o único disco de grande capacidade disponível no mercado. No princípio ainda foram disponibilizados alguns filmes em HDDVD, mas actualmente apenas são utilizados pela consola da Microsoft, X-Box. (Vitor Gregório 11ºB)
23
Cantinho da Natureza Animal em Destaque: Ocapi (nome cientifico: Okapia johnstoni)
Os ocapis podem atingir um comprimento de 2,5 metros, uma altura de 1,7 metros e pesar 300kg. Os ocapis são uma espécie em perigo, estimando-se apenas 5000 o número de exemplares que vivem em liberdade. São encontrados nas florestas do Nordeste do Congo, em altitudes elevadas. Alimentam-se de folhas e bagas de algumas árvores ou arbustos, e também de muitos tipos de vegetação rasteira que as florestas tropicais proporcionam. (Adaptado de www.bicharada.net/animais/animais.php?aid=233 pela professora Ana Cristina Duarte)
Planta em Destaque:
Cardo (nome cientifico: Cynara cardunculus)
O cardo cresce em locais rochosos, sobretudo em terrenos barrentos, podendo ser encontrado na forma selvagem ou cultivada em Portugal, nas zonas meridionais e ocidentais do mar Mediterrâneo, no norte da África, nos arquipélagos da Madeira e das Canárias e na Argentina. As folhas são verdes na página superior e brancas na página inferior, o invólucro, de forma globoso-ovóide é composto por folhas terminadas em um espinho e a corola é violeta. Usada no fabrico de queijo, as flores são colhidas quando a planta começa a ficar senescente, isto é, durante os meses de Junho e Julho, sendo armazenadas em locais secos de forma a serem usadas na coagulação de leite durante o Outono e o Inverno. Em Espanha, usa-se muito o talo do cardo na alimentação. Este é cozido e depois misturado com outros ingredientes. (Adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Cardo Pela professora Ana Cristina Duarte)
24
Cantinho da Saúde Sabias que a primeira relação sexual é uma decisão tua?
Sabias que existem várias doenças transmitidas por via sexual?
A primeira relação sexual, como todas as outras, tem que ser uma decisão pessoal. Ninguém pode ou deve tomar essa decisão por ti, sendo que não te deves deixar pressionar a fazer algo que não queres ou com que não te sentes confortável.
As doenças transmitidas por via sexual são infecções que se transmitem através de práticas sexuais, se um dos parceiros estiver infectado. A SIDA, a gonorreia, a herpes, as hepatites ou a sífilis são exemplos de infecções sexualmente transmissíveis (IST).
Sabias que o tamanho do pénis em erecção varia entre 14 e 16 cm?
Sabias que é possível ocorrer uma fecundação durante a menstruação?
Relativamente ao tamanho do pénis, o mais frequente é que este atinja o seu tamanho adulto cerca dos 18 anos e que meça entre 14 e 16 cm, em erecção.
É possível acontecer uma fecundação/gravidez durante a menstruação quando se tem uma relação sexual sem protecção.
Sabias que a contracepção de emergência actua pela elevação dos níveis hormonais?
Sabias que o preservativo masculino é um método bastante eficaz, quando é bem usado?
A contracepção de emergência, ou “pílula do dia seguinte”, pode ser utilizada em situações em que houve falhas do método contraceptivo utilizado regularmente ou quando existiu uma relação sexual desprotegida. Ela serve para prevenir uma gravidez, actuando de forma diferente consoante a altura do ciclo menstrual em que é tomada, sendo que pode impedir ou atrasar a ovulação, impedir a fertilização ou impedir a nidação do ovo na parede do útero.
O preservativo masculino é um método contraceptivo chamado 'de barreira' porque impede que os espermatozóides (células reprodutoras masculinas) cheguem ao óvulo (célula reprodutora feminina), fecundando-o e dando origem a uma gravidez. O preservativo é um bom método contraceptivo, eficaz, prático e seguro, pelo que se for usado correctamente evita uma gravidez não desejada e é um comprovado método de protecção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
O Gabinete de Apoio ao Jovem Adolescente continua disponível para te ajudar, se assim o desejares. (Professora Ana Cristina Duarte)
25
25
Curiosidades Bicentenário do Nascimento de Louis Braille Louis Braille, nascido na França em 1809, aos 3 anos de idade, ficou cego ao ferir-se com um to de trabalho do seu pai que produzia selas. Aos 10 anos iniciou os seus estudos na Escola para cegos de Paris. Aos 15 anos, Louis Braille dedicouse a encontrar um sistema que possibilitasse ao cego escrever em relevo, surgindo o sistema que hoje conhecemos como braille. É curioso constatar que para criar o sistema braille ele inspirou-se nos desenhos em relevo que enfeitavam as selas confeccionadas pelo seu pai, feitos pelo próprio instrumento que o cegou. Apesar do sistema não ter sido muito aceite no seu tempo, ele evoluiu ao longo dos anos e foi aperfeiçoado, sendo actualmente amplamente utilizado pelos portadores de deficiência visual de todo o mundo para terem acesso à escrita e leitura através do tacto.
O que é o Braille? Compõe-se de 63 sinais formados por pontos, a partir dum conjunto matricial idêntico a uma peça de dominó, ao alto. Com o Braille representam-se os alfabetos latino, grego, hebraico, cirílico e outros, bem como os alfabetos e outros processos de escrita das línguas orientais; escreve-se o texto vocabular, tanto no modo integral como no estenográfico, a matemática, a geometria, a química, a fonética, a informática, a música, etc. (Adaptado de http://www.acessibilidade.net/mecbraille/braille.php pela professora Ana Cristina Duarte)
Para respeitar o acesso de todos os alunos a fontes de informação, a nossa escola tem recebido a Revista Visão em Braille que tem sido fornecida de forma grátis ao Daniel Piedade, aluno cego do 10ºano.
26
Passatempos Consegues ajudar o coelho a encontrar o cesto dos ovos?
Dar Cor Aos Ovos É possível pela cozedura, dar cor aos ovos, usando apenas alguns dos ingredientes da cozinha! Vermelho Pálido: Beterrabas Laranja: cebola Amarelo claro: Cascas de laranja ou de limão, cenoura, semente do aipo ou cominhos Verde pálido: Folhas de espinafres Verde-ouro: Cascas amarelas Azul: Uvas ou folhas do repolho roxo Bege ou castanho: Café forte Como proceder para colorir os ovos de Páscoa? 1. Coloca os ovos numa panela. Junta água até que os ovos estejam cobertos. 2. Junta um pouco de vinagre. 3. Junta o corante natural escolhido. 4. Deixa levantar fervura, reduz o lume e deixa cozer durante 15 minutos. 5. Retira o corante natural. Descasca os ovos. Poderás obter uma cor mais escura, se os ovos ficarem durante algumas horas no frigorífico, de molho na água de cozedura com o corante natural. (Adaptado de http://www.minerva.uevora.pt/pascoa/ovoscozidos.htm)
Encontra nesta sopa 10 símbolos da Páscoa R
J
N
W
R
O
W
B
T
P
S
I
Y
S
D
J
D
P
B
U
Q
E
B
V
I
N
H
O
N
E
H
W
F
P
T
C
A
U
A
M
P
W
A
S
H
U
Z
L
G
B
N
O
V
K
P
I
E
Y
O
E
H
T
L
E
V
O
B
X
I
V
S
I
N
O
R
R
O
A
F
G
V
C
O
F
S
A
Y
F
J
Q
C
C
Y
S
M
I
W
T
O
I
O
O
P
I
T
L
N
T
C
J
E
A
E
L
I
O
S
V
K
R
A
E
G
E
U
K
J
Q
Z
Q
X
L
N
R
D
J
C
I
V
A
P
L
C
Q
V
C
O
R
D
E
I
R
O
P
Q
B
G
C
I
S
H
H
U
C
K
G
N
L
G
O
P
H
A
H
Y
A
M
W
U
S O
S
O
N
R
H
W
X
Y
I
R
U
T
J
O
C
J
Z
D
B
A
C
Y
Z
C
D
I
B
H
D
V
G
I
Q
M
H
V
K
R
L
C
Z
D
C
O
R
R
E
N
T
E
J
P
A
R
T
I
D
A
D
F
M
E
A
I
D
B
I
U
V
O
P
I
O
K
P
S
Z
X
F
Z
R
Z
C
W
Y
N
N
L
M
J
H
Y
S
T
M
P
B
R
M
M
H
Y
R
F
S
A
C
O
X
T
K
Y
T
K
X
A
D
N
S
F
S
I
U
J
R
E
T
G
F
Z
O
U
O
Q
L
O
V
K
E
X
Q
U
Z
P
D
B
A
J
Q
Z
G
I
A
F
G
L
U
T
X
P
R
X
M
H
G
E
U
E
O
V
O
X
Z
K
Q
L
I
B
O
R
M
K
V
T
A
X
F
W
G
F
X
L
E
B
P
J
R
I
D
T
D
Q
F
K
W
U
A
D
U
B
E
G
W
J
L
M
Z
Y
E
Soluções dos passatempos no site do JB.
Nota: A página 18 pode ajudar-te!
27
27
Filmes
Podes requisitar estes DVD’s na BE!
Título: Mamma Mia! - O Filme Realizador: Phyllida Lloyd Ano: 2008 Género: Musical Classificação: M/6 Duração Aproximada: 104 minutos Sinopse: “Do estrondoso sucesso musical da ribalta, chega-nos este gigantesco épico musical. Trazendo até si um elenco de grandes actores, as músicas dos ABBA e uma superprodução de dança e riso, Mamma Mia! é já considerado o melhor filme do ano. A quase noiva Sophie (Amanda Seyfried), está à procura do pai antes do grande dia. Só há um problema... não tem a certeza de quem ele seja. Depois de ter ido em segredo os antigos diários da mãe, Donna (Meryl Streep), ela descobre que o pai pode ser um de três amores do passado. Sabendo que a mãe não iria concordar, ela convida-os a todos. Sophie tenta desesperadamente manter a presença deles em segredo, mas não faltará muito tempo para o segredo ser revelado e a diversão começar...” Título: Wall•E Realizador: Andrew Stanton Ano: 2008 Género: Animação Classificação: M/6 Duração Aproximada: 98 minutos Sinopse: “O aclamado realizador de À Procura de Nemo e a equipa criativa que esteve por detrás das histórias de Carros e Ratatui transportam-nos para uma galáxia não muito distante, nesta nova comédia de aventuras cósmicas sobre um certo robô chamado WALL•E. Depois de centenas de solitários anos a fazer aquilo para que tinha sido construído, o curioso e adorável WALL•E descobre um novo sentido para a vida quando conhece uma brilhante robô de pesquisa chamada Eve. Junta-te a eles e a uma divertida galeria de personagens numa fantástica viagem através do universo.”
Música
Podes requisitar estes CD’s na BE!
Título: High School Musical 3: Senior Year – Banda Sonora Original Artista: Vários artistas Ano: 2008 Género: Banda Sonora Número de Faixas: 12 Descrição: Troy (Zac Efron) e Gabriella (Vanessa Hudgens) estão de volta em "High School Musical 3: Último Ano", ("High School Musical 3: Senior Year", EUA, 2008). No terceiro filme da série, a dupla, ao lado dos Wildcats, apresenta um fantástico musical de primavera, que trata de suas expectativas e esperanças após o último ano de escola, além da possibilidade de se separarem ao irem para faculdades diferentes. Este CD inclui a banda sonora original do filme.
Título: Viva la Vida or Death and All His Friends Artista: Coldplay Ano: 2008 Género: Rock alternativo Número de Faixas: 10 Descrição: Este é o quarto álbum de estúdio da banda inglesa Coldplay. Esteve no top de vendas nacionais em 36 países, tendo vendido, em todo o mundo, mais de 500 mil cópias nos primeiros dez dias e tornou-se ainda o álbum com mais downloads de todos os tempos. Até agora o álbum já vendeu mais de 7,2 milhões de cópias mundialmente, sendo o álbum mais vendido de 2008.
28
Livros Para os
Podes requisitar estes livros na BE!
Mais Novos: Título: Contos Autor: Oscar Wilde Editora: Lisboa Editora Género: Contos Sinopse: "Um projecto para LER e ESCREVER melhor, porque a LITERACIA é um DIREITO e é condição de CIDADANIA. Nestes quatro contos, são as boas causas, a generosidade e a beleza, os valores que orientam o Príncipe e a Andorinha, o Gigante e o Rouxinol, e Hans, o amigo dedicado. Uns têm um final feliz, outros nem por isso, mas em todos eles surge a difícil escolha entre o egoísmo e o amor aos outros. Livro com texto integral anotado, linhas de leitura para ler melhor, jogos e desafios de escrita e outros textos sobre o mesmo tema.”
Título: Conto Estrelas em Ti Autores: 17 poetas escrevem para a infância Editora: Campo Das Letras Género: Poesia Sinopse: “No Tapete mágico das palavras, o poeta conduz-nos até lugares imaginários, imprevistos, que parecem afinal mais reais dos que a própria realidade; e por vezes chega a contar-nos histórias em verso, amenas e empolgantes, tristes ou divertidas. Podes encontrar um pouco de tudo isso em Conto Estrelas em Ti, uma colectânea de poemas para a infância e a juventude nunca antes editados.” (Excerto de um texto de José António Gomes)
Para os
Mais Velhos: Título: A Turma Autor: François Bégaudeau Editora: Dom Quixote Género: Romance Sinopse: A Turma é um livro que retrata com linguagem acessível e corrente aquilo que se passa entre os nossos jovens e entre eles e a escola (desde professores a funcionários, passando pelos próprios companheiros de carteira). Caracteriza os jovens como ignorantes do mundo em redor e da verdadeira realidade fora dos bairros envolventes da escola. Um relato interessante de um professor castigado pela indisciplina da nossa geração. (Ana Miranda 11ºA)
Título: A Ilha das Trevas Autor: José Rodrigues dos Santos Editora: Gradiva Género: Romance Sinopse: A Ilha das Trevas é um livro carregado de realidade e de violência. Fala de Paulino da Conceição, um timorense que assiste à saída dos portugueses e de todos os acontecimentos que lhe seguiram. Exacerba um país de luto, vitimizado pelos seus vizinhos e um povo marcado pela invasão indonésia em 1975 e anos depois, pela sua liberdade, no referendo de 1999. (Ana Miranda 11ºA)
29
Cantinho Verde Alterações no Ciclo Natural da Água: - Prevê-se que, no ano de 2100, o nível do mar tenha subido entre 9 e 88 cm. O mar poderia mesmo invadir os litorais muito povoados de países como o Bangladesh e provocar inclusive o desaparecimento de algumas nações, como a República das Maldivas. Esta circunstância traria, logicamente, fortes movimentos migratórios. - Aumento da disponibilidade de água nos trópicos e nas latitudes altas, mas diminuição nas latitudes médias e baixas semiáridas (como por exemplo, na Península Ibérica), onde a seca aumentará. - Redução dos rendimentos agrícolas e, portanto, escassez de abastecimento. As zonas centrais dos continentes, como o centro dos Estados Unidos e da Ásia, podem secar, o que produziria uma redução drástica da disponibilidade de cereais. Também podem sofrer consequências semelhantes as agriculturas de sequeiro características da zona situada a sul do Sara. - Diminuição dos glaciares e manto de neve, afectando as regiões abastecidas pela resultante água de fusão e habitadas por mais de um sexto da população mundial. - Redução da quantidade e qualidade dos abastecimentos de água em todas as zonas costeiras em consequência da intrusão de água marinha provocada pela subida do nível do mar. A poluição por água salgada dos aquíferos costeiros já é uma realidade em Israel, na Tailândia e nalguns dos deltas mais produtivos do mundo, como o do rio Yangtsé, na China, e o do Mekong, no Vietname. Nas zonas desérticas, o aumento das temperaturas e as secas cada vez mais longas e intensas fizeram descer os níveis freáticos e secaram muitos poços, comprometendo a sobrevivência de muitas comunidades.
Uma das medidas para reduzir o consumo agrícola de água consiste na implantação de regas económicas, como a gota a gota e a aspersão, em detrimento do sistema de inundação.
A subida do nível do mar e a crescente violência das inundações fustigarão com extrema dureza nações como o Bangladesh, assentadas num território que é extremamente plano.
(Retirado de National Geographic – Agenda Verde 2008)
Ficha Técnica Podes consultar o Jornal Online em:
www.smallr.net/jornaldabiblioteca Podes enviar os teus trabalhos, críticas e sugestões para o e-mail:
[email protected] 30
Título: Jornal da Biblioteca Data: Abril / 2009 Publicação: 6.ª Direcção: Ana Prata Revisão: Rogério Prata Edição: Vitor Gregório 11º B Estabelecimento de ensino: EB 23/S Dr. João de Brito Camacho Agrupamento Vertical de Escolas de Almodôvar Tiragem: 100ex. Preço: 0.40€ E-mail:
[email protected] Página: http://www.smallr.net/jornaldabiblioteca