Instrumento de Planejamento e Controle Financeiro
●
Ø Sistema de Informações Gerenciais ü No mundo Globalizado, sem um sistema de
informação gerencial ágil que produza informações confiáveis, uma empresa perde competitividade. ü Sistemas de informações gerencial pode ser
entendido como um conjunto de subsistemas de informações que processam dados e informações para fornecer subsídios ao processo de gestão de uma empresa.
●
Orçamento Empresarial ü As decisões financeiras devem ser tomadas
com base em informações geradas por sistema de informações contábeis e financeiras adequadamente estruturado.
ü Um
dos instrumentos mais importantes utilizados em tomadas de decisões financeiras é o orçamento empresarial, que é representado pelo orçamento geral que, por sua vez, é composto pelo orçamento específico.
●
Orçamento Geral ü “Um conjunto de planos e políticas que,
formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer, a priori, os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos” Segundo Moeira (1989:15).
●
Orçamento Geral
ü Podemos
resumir tal conceito: O orçamento geral retrata a estratégia da empresa e demonstra, por meio de um conjunto integrado por orçamentos específicos, onde são observamos quantitativamente as ações e políticas da empresa, relativas a determinados períodos futuros.
●
Orçamentos Específicos
A. Orçamento de Vendas; B. Orçamento de Produção C. Orçamento de Matérias-primas; D. Orçamento de mão-de-obra direta; E. Orçamento de custos indiretos de fabricação; F. Orçamento de custo de produção;
G. Orçamento de Despesas gerais, administrativas e de vendas; H. Orçamento de Capital (investimentos); I. Orçamento de aplicações financeiras e financiamentos; J. Orçamento de caixa; K. Orçamento de resultado.
●
Sistemas de Orçamento
ü Uma empresa é um sistema que
aumenta os recursos nela investidos. Os recursos têm um valor econômico e, portanto, os resultados esperados em relação às atividades exercidas devem ser expressos em valores.
üO
sistema orçamentário é um instrumento de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros. É um modelo de mensuração que avalia e demonstra, por meio de projeções, os desempenhos econômicos e financeiros da empresa, bem como das unidades que a compõem.
●
Planejamento e Controle por meio do orçamento üAdministrar sem um guia é como andar no
escuro, sem nenhum tipo de apoio. O planejamento orçamentário visa ao conhecimento antecipado de resultados e serve de guia ações a serem executadas pelas unidades da empresa, definem as responsabilidades pela gestão dos recursos e geração dos resultados de determinado período futuro.
ü Além
de ser um instrumento de planejamento, o orçamento é, também, um importante instrumento de controle. Mesmo que seja muito bem elaborado, um orçamento não terá utilidade se não for possível exercer adequado controle sobre os resultados projetados. üO sistema orçamentário deve possibilitar o controle das atividades projetadas, pois o planejamento orçamentário é elaborado com base
●
Inter-relacionamento dos orçamentos específicos üOs orçamentos específicos podem ser
agrupados por natureza das atividades. O orçamento de vendas e o orçamento de despesas de vendas fazem parte do plano e orçamento de marketing. O orçamento de produção, o orçamento de matérias-primas, o orçamento de mãode-obra, o orçamento de custo
üO
orçamento de produção, o orçamento de matérias-primas, o orçamento de mão-de-obra, o orçamento de custo indiretos de fabricação e o orçamento de custos de fabricação fazem parte do plano e orçamento de produção. ü O fluxo de dados de um sistema orçamentário parece complexo. Mas ele torna-se bastante simples, se forem compreendidos os interrelacionamento entre os diversos orçamentos específicos.
●
Vantagens e limitações do sistema orçamentário ü Vantagens:
C. Com a fixação de objetivos e políticas para a empresa e suas unidades, e por meio da sistematização do processo de planejamento e controle, introduz-se o hábito do exame prévio e minucioso de principais fatores antes da tomada de decisões importantes;
B. Com base em resultados econômicos e financeiros projetados, importantes decisões financeiras podem ser tomadas com maior grau de acerto; D. Aumenta o grau de participação de todos os membros administração na fixação dos objetivos;
D. Os administradores quantificam e datam as atividades pelas quais são responsáveis, o que os obriga a tomar decisões mais consistentes; F. Facilita a delegação de poderes; H. Identifica os pontos de eficiência ou ineficiência do desempenho das unidades;
G.Tende a melhorar a utilização dos recursos, bem como ajustá-los às atividades prioritárias; I. Os controles gerenciais tornam-se mais objetivos.
ü Limitações:
C. Os orçamentos baseiam-se em estimativas, estando sujeitos a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo de estimação; E. O plano de resultados, por si só, não garante o resultado planejado; deve ser continuamente monitorado e adaptado às circunstâncias.
C. O curso da implantação e manutenção do sistema não permite sua utilização plena por todas as empresas; E. Os atrasos na emissão de dados realizados prejudicam significativamente a implementação de ajustes em tempo hábil;
E. As dificuldades de implementação de ajustes geram desconfianças em relação a resultados projetados; G.Quando existe alta volatilidade das variáveis econômicas e financeiras, os resultados projetados sofrem fortes distorções.