ESQUEMA DE AULA – SOBRE O FATO SOCIAL
Esquema de apresentação do conceito de Fato Social, segundo Durkheim. “É um fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior", ou ainda, "que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo uma existência própria, independente das suas manifestações individuais”. Fato Social - todos os fenômenos Exterior ao indivíduo - independem que se passam no interior da do indivíduo ou das manifestações sociedade, mesmo que apresentem das consciências individuais. pouco interesse social. Exerce uma ação coerciva sobre o indivíduo. O indivíduo não é autônomo. Qualquer ação realizada individualmente, sem estar encaixada num modo social adequado é fato patológico. É geral e extensivo para uma dada coletividade. Os fenômenos sociais reproduzem em parte um modelo coletivo. Os fatos sociais generalizam-se por serem sociais. Fato Social é todo modo de agir, de pensar e de sentir que existe fora do indivíduo. A educação é a responsável pela propagação dos Fatos Sociais – direitos, costumes, religião e normas sociais.
Nascemos com os Fatos Socais estabelecidos. Coação permanente sobre o indivíduo, desde criança. “A coerção social não exclui necessariamente a personalidade individual”. O meio social molda o indivíduo à sua imagem por meio do sistema educacional, do religioso e do
direito. Coerção indireta - não menos eficientes do que a direta língua, sistema econômico etc. “Um fato social reconhece-se pelo seu poder de coerção externa que exerce ou é suscetível de exercer sobre os indivíduos”. Tentativas individuais de violação das regras reagem contra o indivíduo de modo a impedir o ato, ou anulá-lo e a restabelecê-lo sob sua forma normal.