Formação - Treinador Futebol

  • Uploaded by: ecozoom
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Formação - Treinador Futebol as PDF for free.

More details

  • Words: 812
  • Pages: 12
Treinador: Que papel na Formação? Marisa Gomes

Esposende – Marinhas 8 de Junho de 2007

Treinador: Que papel na Formação? O O bje cti vo da Formaçã o é que os jove ns

APRE NDA M a jo ga r .

.Trata-se de um

processo de ENSINO –

APRENDIZAGEM no qual o Treinador é o LID ER . “ O princípio da autoridade deve equilibrar poder e respeito; o treinador que abusa das ordens é o que não sabe convencer. O que o jo gad or ped e sã o re sp ostas ao s se us p ro blemas e o maestro que encontra essas soluções não necessitará de gritar porque terá ganho autoridade com conhecimentos” (Valdano, 1998: 238).

Treinador: Que papel na Formação? .Um processo de ENSINO – APRENDIZAGEM

…lev ar o jovem A JOGAR com

para:

Prazer

“Saía às duas de casa com o meu amigo Negro, o meu primo Beto ou com quem fosse, e às duas e um quarto já estávamos a jogar. Sempre a dar-lhe, sob os raios de sol! E não nos importava nada e dávamos tudo por tudo…por volta das sete, parávamos um bocadinho, pedíamos água nalguma casa e continuávamos. Jogávamos na escuridão, era igual. E agora oiço dizer, por aí, que em tal campo falta luz, mas eu jogava às escuras (…). Era assim durante todo o dia, aos Sábados e aos Domingos. E aos dias da semana também, depois das cinco, porque tinha de ir à escola. “ (Maradona, 2001:14)

Treinador: Que papel na Formação? Para isso, o Treinador tem de conceber (para ENSINAR) Uma IDEIA DE JOGO que seduza os seus jogadores! Envolve os jovens na prática e no processo Potencia a qualidade da aprendizagem através das emoções positivas (alegria, prazer, satisfação) Desenvolve um conceito/critério de Qualidade e de beleza

“O prazer de Ronaldo pelo jogo era uma obsessão. Raramente era visto sem uma bola, e o tempo que passava com os amigos era quase sempre a jogar Futebol” (Mosley, 2005)

Treinador: Que papel na Formação? Só assim o processo DESENVOLVE uma ideia de jogo …de uma «forma de jogar»

O MODELO de JOGO

Um a Co ncepç ão IDEI A de jog o

. UM A ev oluçã o a ser GERI DA pe lo trei nado r

Modelo de jogo Uma C ultura:

País, do clube, dos jogadores e equipa

Ca ract erísticas dos jog ado res

Treinador: Que papel na Formação? A importância desse Modelo: Mod elo de Jog o

Indica a Finalidade do processo: PARA ONDE QUEREMOS IR? Define-se no PROJECTO a desenvolver: UMA VISÃO COMUM entre o treinador e jogadores.

Dá SENTIDO ao processo - o que se faz tendo em conta o que se pretende. Trata-se de desenvolver UMA Ideia DE JOGO.

COMO?

Treinador: Que papel na Formação? Como desenvolver esse MODELO? Como ensinar a nossa ideia de jogo? 1º: Estabelecer Prioridades . Sistematizar o que queremos ENSINAR – perceber bem o jogo que pretendemos (HIERARQUIZAR) . Conhecer os sujeitos do processo ou seja, as características dos jogadores (os défices maturacionais, psicológicos inerentes ao crescimento)

Treinador: Que papel na Formação? Como ENSINAR a nossa ideia de JOGO? 2º: Promovendo a APRENDIZAGEM em detrimento do Ensino (sobretudo nas idades mais baixas). . Aprende-se JOGANDO. . PRIVELIGIAR a descoberta do jogo que pretendemos. Mais do que dizer o que fazer: LEVÀ-LOS A DESCOBRIR através de problemas e não de soluções. . Promover uma aprendizagem INTENCIONAL ou seja, com SENTIDO.

“A aprendizagem consiste, num sentido, em fazer significar acontecimentos, em transformar o acontecimento ruído em acontecimento- sinal, ou mesmo em acontecimento- signo: o ruído é transformado pela aprendizagem em sinal. “(Frade, 1985: 16)

Treinador: Que papel na Formação? Como ENSINAR a nossa ideia de JOGO? 3º: Estimular a CRIATIVIDADE no desenvolvimento do jogo através dos PRINCÍPIOS DE (INTER) ACÇÃO:

. Criar um conjunto de PRINCÍPIOS que regem a ORGANIZAÇÃO individual - colectiva O idioma que transforma os jogadores numa equipa. . Os princípios de Organização que geram espaço para a criatividade . Contextos de Exercitação onde existe liberdade para RE(criar) através da resolução dos problemas propostos - Situações Abertas ao inesperado

Treinador: Que papel na Formação? Como ENSINAR a nossa ideia de JOGO?

4º: Desenvolver os PRINCÍPIOS DE (INTER) ACÇÃO:

. Através da Estabilidade de Objectivos – coerência do processo . Com uma progressão de Complexidade: aumento gradual do nível de Organização do nosso jogo . Promover um processo onde os jogadores/equipa participam na evolução do jogo: transcender o que se espera

Treinador: Que papel na Formação? Como ENSINAR a nossa ideia de JOGO?

Rec. Act iva

Fr acçã o Int erm éd ia do «jog ar»

Grande fra cçã o do «joga r» Dinâ mica Comp let a

Com petiç ão

Comp et içã o (Avaliação Qualitativa)

4º: OPERACIONALIZAR os PRINCÍPIOS DE (INTER) ACÇÃO:

Peque na fra cção do «jo gar»

Pre disposiçã o

Obrigado pela (DES)ATENÇÃO!

Related Documents

Futebol
October 2019 26
Futebol
November 2019 20
Futebol
June 2020 12
Dossier Futebol
June 2020 13

More Documents from ""

June 2020 0
June 2020 1
Stop Bullyng
June 2020 5