Treinador: Que papel na Formação? Marisa Gomes
Esposende – Marinhas 8 de Junho de 2007
Treinador: Que papel na Formação? O O bje cti vo da Formaçã o é que os jove ns
APRE NDA M a jo ga r .
.Trata-se de um
processo de ENSINO –
APRENDIZAGEM no qual o Treinador é o LID ER . “ O princípio da autoridade deve equilibrar poder e respeito; o treinador que abusa das ordens é o que não sabe convencer. O que o jo gad or ped e sã o re sp ostas ao s se us p ro blemas e o maestro que encontra essas soluções não necessitará de gritar porque terá ganho autoridade com conhecimentos” (Valdano, 1998: 238).
Treinador: Que papel na Formação? .Um processo de ENSINO – APRENDIZAGEM
…lev ar o jovem A JOGAR com
para:
Prazer
“Saía às duas de casa com o meu amigo Negro, o meu primo Beto ou com quem fosse, e às duas e um quarto já estávamos a jogar. Sempre a dar-lhe, sob os raios de sol! E não nos importava nada e dávamos tudo por tudo…por volta das sete, parávamos um bocadinho, pedíamos água nalguma casa e continuávamos. Jogávamos na escuridão, era igual. E agora oiço dizer, por aí, que em tal campo falta luz, mas eu jogava às escuras (…). Era assim durante todo o dia, aos Sábados e aos Domingos. E aos dias da semana também, depois das cinco, porque tinha de ir à escola. “ (Maradona, 2001:14)
Treinador: Que papel na Formação? Para isso, o Treinador tem de conceber (para ENSINAR) Uma IDEIA DE JOGO que seduza os seus jogadores! Envolve os jovens na prática e no processo Potencia a qualidade da aprendizagem através das emoções positivas (alegria, prazer, satisfação) Desenvolve um conceito/critério de Qualidade e de beleza
“O prazer de Ronaldo pelo jogo era uma obsessão. Raramente era visto sem uma bola, e o tempo que passava com os amigos era quase sempre a jogar Futebol” (Mosley, 2005)
Treinador: Que papel na Formação? Só assim o processo DESENVOLVE uma ideia de jogo …de uma «forma de jogar»
O MODELO de JOGO
Um a Co ncepç ão IDEI A de jog o
. UM A ev oluçã o a ser GERI DA pe lo trei nado r
Modelo de jogo Uma C ultura:
País, do clube, dos jogadores e equipa
Ca ract erísticas dos jog ado res
Treinador: Que papel na Formação? A importância desse Modelo: Mod elo de Jog o
Indica a Finalidade do processo: PARA ONDE QUEREMOS IR? Define-se no PROJECTO a desenvolver: UMA VISÃO COMUM entre o treinador e jogadores.
Dá SENTIDO ao processo - o que se faz tendo em conta o que se pretende. Trata-se de desenvolver UMA Ideia DE JOGO.
COMO?
Treinador: Que papel na Formação? Como desenvolver esse MODELO? Como ensinar a nossa ideia de jogo? 1º: Estabelecer Prioridades . Sistematizar o que queremos ENSINAR – perceber bem o jogo que pretendemos (HIERARQUIZAR) . Conhecer os sujeitos do processo ou seja, as características dos jogadores (os défices maturacionais, psicológicos inerentes ao crescimento)
Treinador: Que papel na Formação? Como ENSINAR a nossa ideia de JOGO? 2º: Promovendo a APRENDIZAGEM em detrimento do Ensino (sobretudo nas idades mais baixas). . Aprende-se JOGANDO. . PRIVELIGIAR a descoberta do jogo que pretendemos. Mais do que dizer o que fazer: LEVÀ-LOS A DESCOBRIR através de problemas e não de soluções. . Promover uma aprendizagem INTENCIONAL ou seja, com SENTIDO.
“A aprendizagem consiste, num sentido, em fazer significar acontecimentos, em transformar o acontecimento ruído em acontecimento- sinal, ou mesmo em acontecimento- signo: o ruído é transformado pela aprendizagem em sinal. “(Frade, 1985: 16)
Treinador: Que papel na Formação? Como ENSINAR a nossa ideia de JOGO? 3º: Estimular a CRIATIVIDADE no desenvolvimento do jogo através dos PRINCÍPIOS DE (INTER) ACÇÃO:
. Criar um conjunto de PRINCÍPIOS que regem a ORGANIZAÇÃO individual - colectiva O idioma que transforma os jogadores numa equipa. . Os princípios de Organização que geram espaço para a criatividade . Contextos de Exercitação onde existe liberdade para RE(criar) através da resolução dos problemas propostos - Situações Abertas ao inesperado
Treinador: Que papel na Formação? Como ENSINAR a nossa ideia de JOGO?
4º: Desenvolver os PRINCÍPIOS DE (INTER) ACÇÃO:
. Através da Estabilidade de Objectivos – coerência do processo . Com uma progressão de Complexidade: aumento gradual do nível de Organização do nosso jogo . Promover um processo onde os jogadores/equipa participam na evolução do jogo: transcender o que se espera
Treinador: Que papel na Formação? Como ENSINAR a nossa ideia de JOGO?
Rec. Act iva
Fr acçã o Int erm éd ia do «jog ar»
Grande fra cçã o do «joga r» Dinâ mica Comp let a
Com petiç ão
Comp et içã o (Avaliação Qualitativa)
4º: OPERACIONALIZAR os PRINCÍPIOS DE (INTER) ACÇÃO:
Peque na fra cção do «jo gar»
Pre disposiçã o
Obrigado pela (DES)ATENÇÃO!