Instalação, Configuração e Operação em Redes Locais e Internet
MEIOS DE TRANSMISSÃO DE UMA REDE
Existem vários meios de transmissão utilizados na comunicação de dados. Uns são mais utilizados, outros menos, outros caíram mesmo em desuso. Em seguida, iremos abordar os mais comuns, sendo eles: •
Cabo de fios entrançados
•
Cabo coaxial
•
Cabo fibra óptica
•
Ondas de rádio
•
O satélite
Cabo de fios entrançado O cabo de fios entrançados foi originalmente produzido para transmissão telefónica analógica. Assim, utilizando o sistema de transmissão por cabo de fios entrançados, aproveita-se esta tecnologia que já é tradicional por causa do seu tempo de uso e do grande número de linhas instaladas. Este é um sistema constituído por dois fios de cobre isolados e entrançados um no outro, este tipo de cabo utiliza-se em redes com fichas do tipo RJ45 e é composto por 4 pares de fios entrançados. Embora na rede telefónica se utiliza um tipo de cabo idêntico, esse cabo só tem dois pares e são colocados em paralelo. A taxa de transmissão varia de acordo com as condições das linhas telefónicas utilizadas, podendo variar entre 300 a 115.000 bps. Estas taxas são aceitáveis para ligações ponto a ponto, no entanto, para multiponto, a taxa de transmissão decresce significativamente.
Cabo coaxial O cabo coaxial permite uma maior velocidade de transmissão que o par entrançado, permitindo transmissões até os 100 Mbps para longas distâncias. Inicialmente era utilizado para transmitir sinais de televisão. Tem um formato cilíndrico, constituído por um fio de cobre condutor (sinais eléctricos) revestido por um material isolante e por duas camadas protectoras. Geralmente são empregados na ligação de pontos próximos um do outro (rede local de computadores). Este tipo de cabo permite uma velocidade de transmissão bastante elevada devido à sua tolerância a ruídos graças a uma blindagem adicional. Esta blindagem é constituída por uma malha metálica (condutor externo) que envolve um condutor interno isolado, protegendo-o contra o fenômeno da indução, causado por interferências elétricas ou magnéticas externas.
PROGRAMA CO-FINANCIADO PELOS FUNDOS ESTRUTURAIS
Cabo de fibra óptica A fibra óptica é um dos meios mais promissores para a transmissão de dados a grandes velocidades. São cabos constituídos por fibra de vidro que transportam luz. Como não transporta electricidade, a fibra é o meio mais adequado para conectar prédios com diferentes ligações eléctricos. São várias as vantagens da utilização destes cabos: Imunidade total contra a diafonia e contra interferências electromagnéticas e de radiofrequência, a falta de ruídos internos e externos significa que os sinais tem um alcance maior e se movem mais rápido, o que proporciona uma velocidade e uma distância maiores do que as obtidas com cabos de cobre e não atraem raios como cabos de cobre. No entanto, por ser uma interface óptica, um conector de fibra óptica deve criar um ângulo recto preciso em relação à extremidade do cabo, estabelecendo com ela uma conexão perfeita, o que dificulta a instalação. Para além disto, são necessários vários minutos para que um instalador treinado estabeleça uma conexão. Portanto, o custo da mão-de-obra é alto, e o responsável pela instalação necessita de um conjunto de ferramentas caras, mesmo que seja necessário estabelecer apenas uma conexão. Por fim, os tranceptores de fibra óptica localizados em cada extremidade do cabo são muito caros.
Ondas rádio Ondas de rádio tratam-se de um meio de transmissão particularmente utilizado nos telemóveis e nos sistemas de captação de rádio. Este meio de transmissão é bastante utilizado em redes locais, principalmente em aplicações onde é necessária uma grande mobilidade ou onde é particularmente difícil a colocação de cablagens.
Satélite O satélite, por vezes é o único meio possível para a transmissão de dados, devido ás grandes distâncias que é necessário percorrer. É também o meio de transmissão mais rápido, no entanto, ainda é um meio muito caro, pelo que a sua utilização não é muito comum.
PROGRAMA CO-FINANCIADO PELOS FUNDOS ESTRUTURAIS