Estado Moderno

  • Uploaded by: cunha
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Estado Moderno as PDF for free.

More details

  • Words: 319
  • Pages: 2
Resenha sobre o ESTADO MODERNO

Devido a instauração do chamado Estado Moderno, gerou-se um impasse muito grande entre os novos lideres e os antigos Papas, tendo eles a concepção que a figura do Papa jamais poderia perder a soberania. Podemos citar como exemplos claros, os confrontos entre Roberto da Sicilia com o Imperador e de Felipe, o Belo, com o Papa . A igreja não aceitava idéias revolucionarias, aonde todo poder estava sobre ela, segundo a Igreja apenas deveriam obedecer ordens supremas, ou seja, vinda de Deus, quando seu império sentiu-se ameaçado, daí então, surgiram os confrontos. Vários Imperadores foram levados à julgamentos, podemos citar dentre um, o Imperador Henrique VII, que foi levado à julgamento e condenado por crime de lesamajestade. O Estado Moderno veio para colocar em pratica, a soberania e a ordem nas regiões européias, acabando de vez com o autoritarismo da igreja. Podemos perceber, assim, que a institucionalização do Estado baseia-se em características básicas do homem enquanto indivíduo, para fazer dele membro efetivo de uma comunidade. O século XV marcou uma nova fase do processo histórico da Europa Ocidental. Estruturou-se uma nova ordem sócio-econômica capitalismo comercial. Onde a nobreza mantinha as “aparências” de poder por causa das suas terras e títulos. Embora estivessem em dificuldades financeiras, ainda sim queriam se impor segundo as novas regras da economia. Já a burguesia, mesmo com próspero comércio, não conseguia ser a classe dominante junto a aristocracia.A idade moderna , na verdade pode ser considerada como um período de transição, que valorizou o comércio e a capitalização, que serviam de base para o desenvolvimento do sistema capitalista.

Considerações Finais: diante de um processo tão importante para a humanidade, a criação do Estado Moderno só veio em pró da humanidade, trazendo aspectos importantes que nortearam e construíram a evolução de processos humanísticos.

Referencias Bibliográficas: Texto Rumo ao Estado Moderno (as raízes medievais de alguns de seus elementos formadores), Raquel Kritsch.

Related Documents


More Documents from "Rayane Brasil Barbosa"

Estado Moderno
May 2020 19
Silicatos2.pdf
June 2020 5
May 2020 5
Latin Lipsum (1)
October 2019 21
June 2020 5