Ergonomia - Qualidade E Produtuvidade Texto1

  • Uploaded by: Roberta
  • 0
  • 0
  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Ergonomia - Qualidade E Produtuvidade Texto1 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,257
  • Pages: 9
O TRABALHO SÓ TEM SENTIDO SE FOR INSTRUMENTO PARA A MELHORIA E DIGNIFICAÇÃO DA VIDA HUMANA.

1

460 - 375 AC - HIPÓCRATES (Pai da Medicina-), descreve na sua obra “Ares, Águas e Lugares”: Intoxicação Saturnina - Verminose dos mineiros cólicas intestinais dos trabalhadores de Pb 427 - 347 AC - PLATÃO relata as deformidades ósseas e musculares dos artesãos 99 - 55 AC - LUCRÉCIO (poeta latino) descreve os horríveis e penosos trabalhos nas minas de Siracusa, cujas tarefas diárias prolongavam-se por 10 horas, em galerias de 1 metro de altura por 0,60 m largura 23 - 79 AC - PLÍNIO (naturalista romano) descreve o uso de máscaras de borracha, panos ou membranas para atenuar a inalação de poeiras (por iniciativa dos escravos - 1° EPI)

1555 - Georg Bauer [nome alemão] ou Georgius Agricola - “DE RE METALLICA” discute os aspectos relacionados a extração de minerais. Acidentes do trabalho - Asma dos mineiros. - cita que em algumas regiões as mulheres chegavam a casar 7 vezes, dada a precoce morte dos maridos. 1567 - PARACELSO - seu livro aborda as relações entre trabalho e doença, com destaque `as intoxicação pelo mercúrio. 1700 - BERNADINO RAMAZZINI (Itália) - Livro “De Morbis Artificum Diatriba” descreve cerca de 100 profissões diferentes, bem como os riscos específicos de cada uma delas.

2

1955 EM DIANTE - AUMENTO DA INDUSTRIALIZAÇÃO NACIONAL A SITUAÇÃO RELACIONADA AOS ACIDENTES DE TRABALHO PIOROU

 MÃO DE OBRA DESQUALIFICADA;  INEXISTÊNCIA DE UMA CULTURA PREVENCIONISTA;  EXPECTATIVA DO LUCRO IMEDIATO RELEGANDO A

SEGURANÇA DO TRABALHO A UM PLANO SECUNDÁRIO;

 PRECARIEDADE QUANTO AS INSPEÇÕES E FISCALIZAÇÕES DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO TRABALHADOR.

3

1.Histórico da Ergonomia

O início da história da Ergonomia remonta a criação das primeiras ferramentas, quando o homem pré-histórico provavelmente escolheu uma ferramenta que melhor se adaptasse à forma e movimentos de sua mão.

Na II Guerra Mundial (1939-1945). equipamentos e dispositivos

complexos

alto nível de estresse

12 de julho de 1949 é considerada por alguns a data “oficial” de nascimento da ergonomia. O polonês Woitej Yastzembowsky 1857 - Ensaios de ergonomia ou ciência do trabalho, baseada nas leis objetivas da ciência sobre a natureza No Brasil a Associação Brasileira de Ergonomia foi fundada em 1983. Alguns conhecimentos em ergonomia foram convertidos em normas oficiais, com o objetivo de estimular a aplicação dos mesmos. No Brasil a norma regulamentadora NR 17 – Ergonomia, Portaria n° 3214, de 08.06.78 do Ministério do Trabalho, modificada pela Portaria n° 3.751 de 23.11.1990 do Ministério do Trabalho, dispõe sobre o assunto.

4

1968

Livro "Ergonomia: notas de aulas", de Itiro Iida e Henri Wierzbicki, lançado em São Paulo, pela Ivan Rossi.

1970

Disciplina de Ergonomia no Mestrado de Eng. de Produção da COPPE-UFRJ/ Ergonomia na área de Psicologia do Trabalho-Isop/FGV Franco Lo Presti Seminério

1971

Tese de Doutorado "A Ergonomia do manejo", defendida por Itiro Iida, na Politécnica da USP./ Curso de Ergonomia na ESDI/UERJ - Itiro Iida./ Área de concentração em Ergonomia treinamento e Aperfeiçoamento Profissional no mestrado em Psicologia do Isop/FGV

1973

Ergonomia como disciplina nos cursos de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Fundacentro.

1974

1o Seminário Brasileiro de Ergonomia, no Rio de Janeiro, promovido pela ABPA (Associação Brasileira de Psicologia Aplicada) e pelo Isop/FGV.

1975

Publicação de "Aspectos ergonômicos do urbano" de Itiro Iida MIC/STI/COPPE./ Curso de especialização em Ergonomia, na FGV. Grupo de Estudos Ergonômicos do Isop/FGV - Franco Lo Presti Seminério.

1976

Fundação do GAPP (Grupo Associado de Pesquisa e Planejamento Ltda.) Sérgio Penna Kehl.

1979

Ergonomia como disciplina do currículo mínimo da graduação em Desenho Industrial./CEBERC - Centro Brasileiro de Ergonomia e Cibernética Isop/FGV - Ued Maluf.

1983

Fundação da ABERGO - Associação Brasileira de Ergonomia, em 31 de agosto

2.História da NR17 - Ergonomia •Em linhas gerais, poderíamos delimitar a evolução em quatro momentos específicos: •publicação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943; •elaboração da Portaria Nº 3.214 em 1978 que instituiu as Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho; •estabelecimento da Portaria Nº. 3.751 de 1990 que deu nova redação à NR-17; •determinação do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho de ampliar e intensificar a fiscalização em Ergonomia por todo o Brasil. (2000)

5

Publicação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943; Somente em 1943, surge uma legislação específica sobre segurança e medicina do trabalho que incorpora os artigos relacionados à prevenção da fadiga, definindo o peso máximo que o empregado pode remover individualmente e tornando obrigatória a colocação de assentos.

elaboração da Portaria Nº 3.214 em 1978 que instituiu as Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho; 1971

população ativa de 7,6 milhões de pessoas

1.330.523 acidentes

criação de cursos de medicina do trabalho e engenharia de segurança 1978

1972

Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho

NR-17 tratava de Ergonomia que abrangia: levantamento, transporte e descarga de materiais e também dispunha sobre bancadas, mesas, escrivaninhas, painéis e assentos ajustáveis.

6

2.História da NR17 - Ergonomia

Estabelecimento da Portaria Nº. 3.751 de 1990 que deu nova redação à NR-17;

Em 1986, diante dos numerosos casos de tenossinovite ocupacional entre digitadores, os diretores da área de saúde do Sindicato dos Empregados em Empresa de Processamento de Dados no Estado de São Paulo – SINDPD/SP fizeram contato com a Delegacia Regional do Trabalho, em São Paulo – DRT/SP, buscando recursos para prevenir as referidas lesões.

2.História da NR17 - Ergonomia

Determinação do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho de ampliar e intensificar a fiscalização em Ergonomia por todo o Brasil. (2000)

O Ministério do Trabalho e Emprego, no ano de 2000, realizou treinamentos para auditores-fiscais do trabalho com especialização em Saúde e Segurança no Trabalho em todo o País, analisando a aplicação desta Norma pela fiscalização.

7

3.Definições de Ergonomia De acordo com a Ergonomics Research Society (1949),“Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento”. Já para Wisner (1987), “Ergonomia é o conjunto dos conhecimentos científicos relacionados ao homem e necessários à concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficiência”. É a Ciência que estuda a relação entre o Ser Humano e seu Trabalho, objetivando conforto, eficiência, segurança e saúde para o Sistema Humano-Tarefa-Máquina-Ambiente

3.Definições de Ergonomia Deriva dos termos “ergon”, que significa trabalho, e “nomos”, que significa normas, leis naturais. Pode-se entender como a ciência da configuração do trabalho ao homem. Mas este trabalho significa a força física “W”. Portanto, onde existir a presença humana, existirá a ergonomia procurando atender às necessidades de compreensão, interpretação, apreensão, navegabilidade, agradabilidade, usabilidade, funcionalidade, conforto e comodidade de produtos, sistemas, ambientes, processos e tarefas às suas necessidades.

8

3.Definições de Ergonomia Nem todas suas modalidades se aplicam ao labor, domínio da Ergonomia Ocupacional, mas têm correlação muito próxima, ou parte de seu conteúdo compartilhado, a saber: •Ergonomia Industrial – ligada à automatização •Ergonomia Cognitiva – ligada aos processos de memória e conhecimento •Ergonomia de Produto – ligada ao atendimento dos requisitos do usuário •Ergonomia Comunicacional ou Interacional – ligada à comunicação visual •Ergonomia Física – a das interfaces e do conforto ambiental •Ergonomia de Softwares – de sistemas informatizados Segundo Dul (1993), se aplica ao projeto de máquinas, equipamentos, sistemas e tarefas, com o objetivo de melhorar a segurança, saúde, conforto e eficiência. Moraes & Soares (1989), definiram como: “a tecnologia projetual das comunicações entre homens e máquinas, trabalho e ambiente”.

9

Related Documents

Texto1
November 2019 10
Texto1
December 2019 17
Texto1
November 2019 13
Texto1
November 2019 10

More Documents from ""