Enem2007 - Simulado Guia Do Estudante Atualidades 2007 170e171

  • Uploaded by: INEP
  • 0
  • 0
  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Enem2007 - Simulado Guia Do Estudante Atualidades 2007 170e171 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,765
  • Pages: 1
simuladão QUESTÃO 20 Observe o gráfico.

Seis (as duas Coréias, Japão, Estados Unidos, China e Rússia), do qual havia se retirado em setembro do ano passado, em resposta às sanções financeiras impostas pelo governo americano. (Folha de S.Paulo, 1º de novembro de 2006) A análise do texto nos permite concluir que a Coréia do Norte: a) sente-se fortalecida com sua evolução técnico-científica, dominando o ciclo de enriquecimento de urânio, que a coloca entre as principais nações da Ásia. b) passa a ter um papel destacado na geopolítica da Ásia, uma vez que o país, além de se destacar na tecnologia nuclear, resolveu também seus graves problemas sociais, o que lhe permite maior integração regional. c) apesar de ter desenvolvido tecnologia em elaboração de artefatos bélicos nucleares, ainda depende muito de investimentos externos, principalmente para desenvolver sua economia e programas que melhorem suas condições sociais. d) tem assegurado seu ingresso no seleto clube de nações detentoras de tecnologia nuclear, que deve estender seus benefícios a todos os demais setores de sua economia e sociedade. e) só atingirá um grau de desenvolvimento econômico e social se persistir em sua política de isolamento em relação à comunidade asiática.

Utilizando seus conhecimentos geográficos, é possível inferir que, no Brasil: a) não há políticas agrícolas que incentivem a produção para o mercado externo. b) as políticas agrícolas adotadas incentivam a produção voltada tanto para o processo industrial quanto para o mercado externo, em detrimento dos cultivos alimentares básicos. c) os produtos destinados à alimentação básica da população são baratos e não precisam de incentivos. d) as políticas agrícolas adotadas incentivam igualmente a produção de cultivos alimentares básicos e daqueles voltados para o mercado externo. e) as políticas adotadas incentivam a produção de cultivos alimentares básicos, em detrimento dos cultivos voltados para o mercado externo. QUESTÃO 21

QUESTÃO 22 Leia com atenção o trecho seguinte. O Brasil pode dominar 50% do mercado mundial de açúcar. A produção mundial de açúcar em 2006/2007 poderá bater todos os recordes e o Brasil deve ocupar o espaço deixado pelo açúcar europeu no mercado internacional diante da redução de subsídios à exportação (...) Segundo as estimativas, o Brasil deve dominar metade do mercado mundial em cinco anos. O Brasil conseguiu que a Organização Mundial do Comércio (OMC) condenasse os subsídios ilegais praticados pelos europeus no setor do açúcar (...) Para 2006/2007 a expectativa é de que cerca de 5 milhões de toneladas de açúcar da Europa deixariam de ser despejadas no mercado internacional diante da condenação. (www.estadao.com.br/agronegocio/noticias. Acessado em 25.10.2006)

As notícias veiculadas pela imprensa dizem respeito a) apenas ao processo interno de eleições legislativas para o Congresso dos Estados Unidos, sem nenhum vínculo com a participação americana em ações estrangeiras. b) ao processo resultante de ações da política externa americana em conflitos no Afeganistão e no Iraque apenas. c) aos interesses dos Estados Unidos sobre as principais regiões petrolíferas do planeta, como o Oriente Médio e a Venezuela. d) ao desempenho do segundo mandato da administração Bush, tanto em nível interno como externo, com seus desdobramentos na estrutura do Executivo e diante da opinião pública. e) aos níveis de corrupção que atingem atualmente o Congresso americano durante a segunda administração Bush.

a necessidade da extinção de barreiras comerciais e pelo fim da reserva de mercado. Em relação à inserção do Brasil nesse rearranjo geopolítico mundial, pode-se afirmar: a) o país deixou de ser subdesenvolvido alçando à condição de economia emergente, como a Federação Russa. b) a Ordem Internacional da Guerra Fria era desvantajosa para o Brasil, que se inseria inadequadamente como país do Terceiro Mundo. c) o desenvolvimento brasileiro deve-se sobretudo à sua condição de industrializado, e não dependente de capitais externos, como a Argentina. d) a posição do Brasil evolui para a de potência regional, mas permanece à periferia do sistema liderado pelos Estados Unidos. e) com a consolidação de uma Ordem multipolar, o Brasil busca vantagens rivalizando ora com os Estados Unidos, ora com a União Européia.

QUESTÃO 24 No dia 24 de julho de 2002, o presidente Fernando Henrique inaugurou um sistema de vigilância que permitirá ao Brasil o efetivo controle de sua fronteira setentrional. Com isso, o combate ao contrabando de animais, madeira, pedras preciosas, ao tráfico de drogas e à evasão de divisas deverão sofrer um grande revés. Esse sistema de vigilância, maior que o que engloba os países da Otan, terá como área de abrangência nove estados brasileiros e dará aporte logístico a um projeto que visa à incorporação econômica da fronteira noroeste do país, onde vivem, entre outros, os ianomâmis. Assinale a alternativa que contenha, na ordem, o nome desse sistema de vigilância, o projeto a qual ele dará aporte e a denominação dada ao conjunto de unidades federativas contidas no mapa a seguir.

QUESTÃO 26 O perigo de um colapso energético no Brasil, sobretudo nas áreas servidas pela bacia do Paraná, obrigou o governo a tomar medidas visando à redução imediata no consumo. Sobre essas medidas e sobre as causas do risco iminente de colapso no fornecimento de energia, assinale a alternativa correta. a) a crise energética brasileira no setor hidrelétrico no Sudeste deve-se ao reduzido potencial hidrelétrico regional e a seu pequeno aproveitamento. b) a falta de investimentos no setor energético no complexo Sudeste-Sul, nas últimas décadas, é responsável pelo colapso. c) apesar da grande capacidade produtiva dos rios do Sudeste, as secas foram pronunciadas, reduzindo a capacidade dos reservatórios. d) as secas não tiveram impacto sobre a produção de energia, pois as hidrelétricas brasileiras possuem grandes reservatórios. e) o caos energético deve-se a um alinhamento de fatores como: chuvas reduzidas e investimentos aquém do crescimento no consumo. QUESTÃO 27 Com base em seus conhecimentos, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que contenha informações incorretas sobre os aspectos humanos ou populacionais da Europa: a) a população européia é mal distribuída, havendo maior concentração populacional na porção centro-ocidental, em uma faixa que se estende do sul da Inglaterra ao norte da Itália. b) há no continente europeu uma grande diversidade étnica e religiosa, e que ainda causa alguns conflitos localizados como na ex-Iugoslávia, na Irlanda do Norte e no País Basco. c) a taxa de natalidade é baixa. Nota-se em alguns países o decréscimo da população, o que indica que num futuro próximo a Europa terá de importar mão-de-obra para dar continuidade à produção. d) a falta de mão-de-obra torna os países europeus receptivos aos imigrantes, sobretudo em relação a sua periferia imediata, onde se destacam: o norte da África, o Oriente Médio e os países do bloco oriental, onde até pouco tempo atrás predominavam regimes socialistas. e) o padrão médio de vida do europeu é elevado, mas existem no continente áreas mais atrasadas como as porções leste e meridional, focos de emigração.

a) A adoção de práticas protecionistas é comum nas relações comerciais internacionais, apesar das regulamentações da Organização Mundial do Comércio. Cite dois outros produtos do agronegócio brasileiro que apresentam alta competitividade no mercado internacional e que são prejudicados pela aplicação de barreiras comerciais. b) Quais os principais usos econômicos da cana-de-açúcar cultivada no Brasil e quais são os estados maiores produtores?

CORÉIA DO NORTE RECUA E VOLTA A NEGOCIAR

Depois de explodir sua primeira bomba atômica em 9 de outubro e de sofrer imediatas sanções da ONU que dificultaram a sobrevivência econômica de seu regime, a Coréia do Norte concordou ontem em retomar negociações multilaterais sobre seu programa nuclear. A informação foi dada em Pequim pelo governo chinês e pelo diplomata americano Christopher Hill, encarregado de questões norte-coreanas no Departamento de Estado. O recuo de Pyongyang representa uma vitória diplomática para a China, que reagiu de forma bastante dura à nuclearização da península Coreana. Além de votar no Conselho de Segurança contra o ditador Kim Jong-Il, os chineses, em iniciativa unilateral, interromperam a venda de petróleo ao pequeno e isolado aliado comunista. O papel dos chineses no jogo de pressões que dobrou as resistências norte-coreanas foi reconhecido abertamente em Washington pelo próprio presidente George W. Bush. “Estou satisfeito e quero agradecer aos chineses”, disse o americano. O porta-voz do Departamento de Estado, Tom Casey, afirmou que “está claro que os norte-coreanos entenderam o recado da China” e das demais partes envolvidas. Na prática, Pyongyang aceita voltar a participar do chamado Grupo dos 170 ATUALIDADES VESTIBULAR | 1º SEMESTRE 2007

35.simuladao.indd 170-171

QUESTÃO 23 CAOS NO IRAQUE DERROTA BUSH; SECRETÁRIO DE DEFESA RENUNCIA

A vitória democrata nas eleições nos EUA derrubou o secretário da Defesa, Donald Rumsfeld, arquiteto da Guerra do Iraque. Quase 3.000 americanos já morreram no conflito, que beira uma guerra civil. Os democratas conquistaram a maioria na Câmara dos Representantes (deputados federais) pela primeira vez desde 1994 e ainda devem ganhar no Senado. (Folha de S.Paulo, 9 de novembro de 2006) Os pontos que levaram à derrota de Bush 1) A condução da Guerra do Iraque, o que levou à demissão de seu secretário de Defesa já na manhã de ontem; 2) A corrupção entre os políticos republicanos e os escândalos financeiros envolvendo o governo; 3) A atuação do presidente em geral, que desagradou a oito em dez eleitores ouvidos nas pesquisas de boca-de-urna; 4) A perda de força da bandeira dos “valores morais”, citada por apenas metade dos ouvidos na boca-de-urna. (Folha de S.Paulo, 9 de novembro de 2006)

a) Carajás, Trombetas, Região Norte. b) Sivam, Calha Norte, Amazônia Legal. c) Calha Norte, Albrás, Amazônia. d) Sudam, Suframa, Amazônia Legal. e) Jarí, Garimpo, Região Norte. QUESTÃO 25 O estabelecimento de uma “Nova Ordem Mundial” se insere no contexto do capitalismo monopolista e do processo de globalização, desprovido das questões meramente ideológicas e da oposição militar entre as duas superpotências hegemônicas do período da Guerra Fria. O discurso ideológico polarizado entre a liberdade e o igualitarismo social foi substituído pelo discurso voltado para

QUESTÃO 28 I. Numa tentativa de reestruturação da economia, o governo da unidade política que esta república integrava precisava reorientar vultosos gastos com armamentos para setores civis da economia. As hostilidades com o Ocidente tinham de ser minoradas, e para isso o país teve de introduzir instrumentos democráticos em sua estrutura política. II. Independente após décadas de integração forçada, esta república reincorpora práticas de mercado. O primeiro governo formalmente democrático do país teve de conduzir a transição do país da economia centralizada, do Estado unipresente, à economia regida pela demanda de consumo e pelo lucro. A eclosão de movimentos nacionalistas soma-se às dificuldades na esfera econômica. Inflação, dívidas externa e interna, desemprego, queda no padrão de vida e insatisfação geral foram as marcas deste seu primeiro governo. 1º SEMESTRE 2007 | ATUALIDADES VESTIBULAR 171

07.03.07 19:02:12

Related Documents


More Documents from "INEP"

October 2019 13
October 2019 13
October 2019 19
October 2019 20