Enem2007 - Simulado Guia Do Estudante Atualidades 2007 168e169

  • Uploaded by: INEP
  • 0
  • 0
  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Enem2007 - Simulado Guia Do Estudante Atualidades 2007 168e169 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,195
  • Pages: 1
simuladão QUESTÃO 10 Não é possível pensar em desenvolvimento no futuro próximo sem considerar a idéia de fontes alternativas de energia. Um dos grandes desafios do Brasil é desenvolver produtos capazes de substituir os combustíveis atuais.

15,42%

40,35%

QUESTÃO 12 O objetivo da elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq, com a colaboração do economista indiano Amartya Sen (...), o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Não abrange todos os aspectos do desenvolvimento e não é uma representação de “felicidade” das pessoas nem indica “o melhor lugar para se viver”. (Adaptado de http://www.pnud.org.br, out. 2006)

14,89%

Quais os indicadores que compõem o IDH? Apresente um aspecto relevante da realidade social ausente dessa composição.

14,79%

QUESTÃO 13 Os mapas indicam o IDH no Brasil, por estado, em dois momentos.

8,85%

volume das exportações, facilidades cambiais e suspensão do boicote às importações de carne bovina e de frango. c) supervalorização do dólar, queda no preço dos insumos agrícolas e de combustíveis, aumento na quantidade de produtos exportados e fuga de capitais para o exterior. d) desvalorização do dólar, aumento nos preços dos insumos, aparecimento da ferrugem asiática, reaparecimento da aftosa e crise mundial da gripe aviária. e) valorização do real, diminuição dos preços dos insumos agropecuários e de combustíveis, controle dos focos de aftosa, descapitalização dos produtores rurais.

QUESTÃO 18 Observe o gráfico. LOCALIZAÇÃO DAS MEGACIDADES POR CONTINENTE

QUESTÃO 15 Os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) permitem comparar a situação de homens e mulheres no aspecto educacional e no nível de ocupação, no período de 1992 a 2004. Observe os gráficos.

3,07%

0,70%

1,87%

1,05%

A leitura do gráfico e os conhecimentos sobre a urbanização mundial permitem afirmar que: a) o rápido processo de urbanização tenderá a concentrar o maior número de megacidades nos países subdesenvolvidos. b) a rápida urbanização deverá transformar as megacidades asiáticas em cidades globais de primeira grandeza. c) os continentes que apresentarão maior número de megacidades são aqueles que recebem maior número de imigrantes. d) na hierarquia urbana mundial, as megacidades de 2015 deverão concentrar maior hegemonia política e econômica. e) no futuro, a globalização permitirá aos atuais países subdesenvolvidos da Ásia e da América tornarem-se desenvolvidos.

a) Qual é a principal fonte de energia primária consumida pelo Brasil? b) Quais as principais áreas produtoras dessa energia primária? c) Qual a situação do Brasil quanto a produção, exportação e importação dessa energia primária? QUESTÃO 11 Leia o trecho, observe o gráfico a seguir e responda à questão. Desde o início dos anos 1980, que ainda sentiam os efeitos das duas crises energéticas da década anterior, o petróleo e o gás natural não ocupavam um lugar de tanto destaque na cena política global.

QUESTÃO 19

(Adaptado de Márcio Senne de Moraes, “Petróleo e gás voltam a ganhar força na diplomacia”. Folha de S.Paulo, 5/2/2006, Caderno Mundo)

HIZBOLLAH AMEAÇA TRANSFORMAR LÍBANO EM NOVO IRAQUE, SE ACUADO

(Pnud/Ipea, 2003. Adaptado) Está correto afirmar que, nesse período, o IDH: a) melhorou em todo o país e elevou a posição do Brasil na classificação mundial. b) permaneceu baixo em estados do Nordeste, apesar da implementação de programas sociais. c) estagnou nas áreas mais ricas do país, resultado de uma política de distribuição de renda. d) cresceu nas áreas de maior concentração urbana do Brasil, depois da diminuição do fluxo migratório. e) continuou baixo na Amazônia, mesmo com a expansão da fronteira agrícola, baseada no cultivo da soja. (Adaptado de www.crisisenergetica.org) a) Considere e explique a situação do Oriente Médio, da América do Norte e da América Latina, de acordo com o gráfico, no que se refere à reserva, produção e consumo de petróleo. b) Analise duas situações recentes nas quais se possa falar em uma geopolítica do petróleo ou no uso do petróleo como arma diplomática por parte de um Estado-nação. 168 ATUALIDADES VESTIBULAR | 1º SEMESTRE 2007

35.simuladao.indd 168-169

filtravam-se dia a dia nas instituições nacionais. A nação corria perigo de uma luta de classes, e os partidos políticos inquietavam o nosso povo”. a) Que argumentos Vargas usou para implantar o Estado Novo? b) Cite duas características do Estado Novo.

QUESTÃO 14 No primeiro semestre de 2006, o agronegócio brasileiro enfrentou uma das piores crises: as dívidas do setor atingiram R$ 50 bilhões, 40% dos agricultores estavam inadimplentes e a taxa de desemprego no campo aumentava continuamente. Essa crise pode ser explicada pelos seguintes fatores: a) desvalorização do real, aumento dos preços dos insumos, erradicação dos focos da aftosa e investimentos em barreiras à entrada da gripe aviária. b) desvalorização do dólar, diminuição dos preços dos insumos, aumento no

Descreva o comportamento das curvas relativas ao sexo feminino nos dois indicadores considerados. QUESTÃO 16 Muitos analistas consideram a China uma das principais potências do mundo contemporâneo, porque o país, entre outros fatores: a) possui armas nucleares e integra o Conselho de Segurança da ONU. b) impõe seu estilo de vida sem antagonismos aos demais países asiáticos. c) enfrenta os Estados Unidos em órgãos como a Organização Mundial do Comércio. d) fez acordos militares com países do Leste Europeu e passou a liderar a região. e) negocia com as principais potências econômicas do mundo sem restrições. QUESTÃO 17 (Unicamp) Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas discursava à nação por meio do rádio: “A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas in-

O líder do grupo radical xiita Hizbollah, Hassan Nasrallah, disse ontem que qualquer tentativa das forças internacionais de desarmar seus militantes transformaria o Líbano num novo Iraque ou Afeganistão. Nasrallah disse que a deterioração da situação no Líbano leva à preocupação de que as forças da ONU que estão no sul desde o fim da guerra com Israel – que acabou em agosto após 34 dias e mais de mil mortes – se transformem numa força multinacional com o objetivo de desarmar o Hizbollah. “Isso é perigoso e transformaria o Líbano num novo Afeganistão, num novo Iraque.” Ontem, na ação mais ousada desde o fim da guerra, jatos militares de Israel invadiram o espaço aéreo libanês e sobrevoaram, em baixa altitude, regiões dominadas pelo Hizbollah. O Exército libanês disse que disparou sua artilharia antiaérea. (Folha de S.Paulo, 1º de novembro de 2006) Podemos afirmar que o texto acima: a) trata de relações que dizem respeito apenas ao Líbano, não envolvendo as demais nações vizinhas, como Israel e Síria. b) se relaciona com a presença militar americana, principalmente no Afeganistão e no Iraque. c) diz respeito ao perigo de o conflito no Líbano, após a invasão do sul do país por forças militares de Israel, se espalhar por todo o país e em suas vizinhanças, desestabilizando ainda mais o Oriente Médio. d) não está relacionado ao processo político, religioso e ideológico da questão israelo-palestina, mas sim aos problemas com os partidos políticos ortodoxos israelenses apenas. e) diz respeito apenas aos interesses do Departamento de Estado dos Estados Unidos no Oriente Médio, nas questões relacionadas à exploração petrolífera. 1º SEMESTRE 2007 | ATUALIDADES VESTIBULAR 169

07.03.07 19:02:00

Related Documents


More Documents from "INEP"

October 2019 13
October 2019 13
October 2019 19
October 2019 20