simuladão
simuladão QUESTÃO 1 A charge, publicada em 7.7.2006, faz alusão à
(Courrier Internacional n.º 66, 2006) a) ocupação, por militares dos Estados Unidos, do Iraque, acusado de manter armas nucleares. b) contra-ofensiva de Israel ao Líbano, em resposta a agressões promovidas pelo Hezbollah. c) presença militar do Ocidente no Oriente Médio, para garantir o acesso a recursos energéticos. d) rejeição às forças de paz da ONU, que não evitaram a eclosão de novos conflitos árabe-israelenses. e) ação militar de Israel em reação às lideranças do Hamas, que exercem o poder na Palestina. QUESTÃO 2 Em julho de 2006, tropas israelenses iniciaram uma grande ofensiva no Líbano. Dentre as justificativas do governo israelense para essa ação, pode-se citar a) o desmantelamento da estrutura militar e administrativa do Hamas, na cidade litorânea de Tiro. b) a destruição das células da AI Qaeda, ligadas ao terrorista Bin Laden, localizadas em território Iibanês. c) a retomada das fazendas de Chebaa, ainda sob controle libanês, porém reconhecidas pela ONU como pertencentes a Israel. d) a destruição do poder militar do grupo Hezbollah, que, a partir do sul do Líbano, atacava cidades e postos militares de Israel. e) captura de terroristas do grupo Fatah, escondidos entre os civis palestinos dos campos de refugiados de Sabra e Chatila. QUESTÃO 3 O Oriente Médio é, historicamente, zona de tensões entre povos, nações e países. Em 2006, ocorreram conflitos armados nas fronteiras de Israel, Palestina e Líbano, envolvendo Exército e grupos armados. Sobre os conflitos, analise as afirmações seguintes. I. O grupo Hamas, acusado por Israel pela morte e pelo seqüestro de soldados na região da Faixa de Gaza, é um movimento que luta pela formação do Estado Independente da Palestina e se opõe à existência do Estado de Israel. II. O grupo Hezbollah luta pela desocupação israelense nos territórios de Gaza e Golã e pela demarcação de Jerusalém como território independente, devido à sua importância religiosa para católicos, judeus e muçulmanos. 166 ATUALIDADES VESTIBULAR | 1º SEMESTRE 2007
35.simuladao.indd 166-167
k
III. Além dos conflitos de ordem histórica, religiosa e política, a região apresenta tensões decorrentes da escassez de recursos hídricos, como o interesse no controle das nascentes do rio Jordão. IV. Uma das zonas de tensão é a fronteira do Líbano, onde se encontram as nascentes do rio Jordão, área estratégica para o acesso e controle da água doce disponível na região. Estão corretas as afirmações: a) I e III, apenas. b) I e IV, apenas. c) II e III , apenas. d) III e IV, apenas. e) II e IV, apenas.
Nesta seção, trazemos 47 questões elaboradas por professores do Colégio Objetivo, para você verificar seus conhecimentos sobre atualidades. A partir da pág. 174, cada questão está respondida e explicada, para você aprender mais. A demanda por sua vez está crescendo, especialmente na ______ e nos EUA, onde as economias se expandem com mais intensidade.” O texto faz referência a dois dos maiores consumidores mundiais de petróleo. A lacuna corresponde especificamente a a) Japão. b) Coréia do Sul. c) China. d) Tailândia. e) Cingapura. QUESTÃO 7 Observe o esquema e o gráfico.
QUESTÃO 4 As organizações internacionais podem ser classificadas de diversas maneiras. É possível dividi-Ias, segundo suas finalidades, em gerais e específicas. As primeiras apresentam funções normalmente políticas, como é o caso da Organização das Nações Unidas (ONU). As organizações específicas podem apresentar objetivos diversos, por exemplo: econômicos, como o Fundo Monetário Internacional, ou sociais, como a Organização Internacional do Trabalho. Podem ser divididas, também, segundo seu alcance territorial, em universais, como é o caso da ONU, ou regionais, como a Organização dos Estados Americanos (OEA). Ainda de acordo com seus objetivos, elas podem ser divididas em organizações internacionais de cooperação, caso da Organização Mundial do Comércio (OMC), ou organizações de integração regional, como a Comunidade Andina e o Mercosul.
a) Na estrutura organizacional da ONU, há o Conselho de Segurança, que é formado por 15 membros, sendo cinco com assento permanente com direito a veto: EUA, Federação Russa, França, Reino Unido e China. Qual é a razão de serem esses países os membros permanentes? b) Com relação à atuação da OMC, tem havido uma diminuição nas práticas de protecionismo, principalmente por parte dos países hegemônicos? Justifique sua resposta. c) Dentre as organizações de integração regional, destaque-se o Mercosul. Explique um dos principais êxitos e um dos principais entraves econômicos ou políticos dessa organização regional.
QUESTÃO 6 “Nova York – O contrato de petróleo cru no mercado futuro atingiu nova máxima histórica em 2006. Ele foi negociado a aproximadamente US$ 70 o barril, no pregão eletrônico Access da Nymex, com perspectiva de manterse em alta. Segundo analistas, há um potencial desequilíbrio entre oferta e demanda no mercado, preocupando os investidores. As condições de ofertas são frágeis, já que os países produtores de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) estão próximos ao máximo de sua produção. Além disso, o caso Yukos trouxe ao debate as intenções da Rússia, maior produtora fora da Opep, de realizar futuros investimentos nessa indústria. Venezuela e Nigéria, outros grandes produtores, são países politicamente instáveis. E o Oriente Médio encontra-se em constante ameaça dos terroristas.
TEXTO I ISRAEL DEVE ACATAR DECISÃO DA CIJ SOBRE O MURO
O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, disse nesta quarta-feira que Israel deve acatar a decisão da Corte Internacional de Justiça (CIJ) e derrubar parte da barreira de segurança que está construindo na _____________. Israel já havia desafiado as Nações Unidas dizendo que vai continuar a construir sua barreira, apesar de a ONU ter aprovado ontem, por maioria absoluta, uma resolução que ordena a sua demolição. A votação na Assembléia Geral da ONU, assim como a decisão da CIJ, não tem valor legal, mas ambas simbolizam o apoio internacional a favor da destruição da barreira. (Folha Online, 21/7/2004, adaptada) TEXTO II Se o objetivo fosse segurança, teriam construído o muro alguns quilômetros para dentro de sua fronteira. Ele poderia ter mais de 1 quilômetro de altura, ser patrulhado em ambos os lados pelo Exército, e minado com armas nucleares - absolutamente impenetrável. Segurança perfeita. O problema, para _________, seria o fato de ela não permitir o controle de valiosos recursos e terras palestinos, incluindo o controle da água, não forçar a retirada da população, nem fincar, enquanto os palestinos fogem dos redutos que ainda restam, como a cidade de Qalqiya, as bases para uma futura expansão. Parece um tanto apropriado, portanto, que o acontecido seja interpretado como um roubo de terras. (Chomsky, Noam, Correio da Cidadania, 23/7/2004, adaptado)
(Adaptado de Matias, Eduardo Felipe P. A humanidade e suas fronteiras: do Estado soberano à sociedade global. São Paulo: Paz e Terra, 2005, p.260.)
QUESTÃO 5 O biodiesel é um combustível biodegradável, derivado basicamente de diversas fontes vegetais, e que pode substituir total ou parcialmente o diesel de petróleo em vários tipos de motor. a) Dê exemplo de duas fontes utilizadas na produção do biodiesel. b) Explique por que o biodiesel tem sido considerado uma alternativa econômica e ambientalmente viável para o Brasil.
QUESTÃO 8
As lacunas correspondentes aos textos I e II são corretamente preenchidas por, respectivamente, a) Cisjordânia e Israel. b) Gaza e Iraque. c) Bagdá e Afeganistão. d) Cairo e Jordânia. e) Jericó e Arábia Saudita.
(Organização Mundial do Comércio, 2003. In: BOLIGIAVAN & ALVES Geografia – espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2004. p.283) A sua análise e os conhecimentos sobre comércio internacional permitem afirmar que: a) há um equilíbrio na participação dos blocos de países no comércio mundial, em decorrência do aumento do volume de negócios com o processo de globalização. b) o comércio da América Latina e África caracteriza-se pelo predomínio de intercâmbio com países e blocos do centro do sistema, apesar dos esforços recentes em aumentar o comércio entre si e com a Ásia. c) apesar da posição de maior bloco comercial do mundo, o comércio intrabloco é pouco expressivo na União Européia, predominando o comércio com os EUA e o Canadá. d) apesar de a Ásia participar com 23,4% do comércio mundial, a produção chinesa não é contabilizada, pois se destina ao mercado interno de 1,3 bilhão de pessoas. e) há maior participação no comércio mundial do bloco de países mais populosos e de ocupação mais antiga, denotando equilíbrio nas relações comerciais mundiais.
QUESTÃO 9 As características demográficas de um país são dinâmicas e alteram-se ao longo da história, segundo diferentes contextos socioeconômicos. Recentemente, o IBGE identificou algumas mudanças no perfil da população brasileira, entre as quais, a diminuição da população masculina em relação à feminina nas regiões metropolitanas e, por outro lado, o aumento da população masculina em relação à feminina em alguns estados das regiões Norte e Centro-Oeste, além de um envelhecimento geral da população. Assinale a alternativa que melhor explique pelo menos uma dessas alterações. a) É natural que exista uma população masculina maior nas áreas rurais, dadas as características das atividades agropecuárias. b) O envelhecimento da população explica-se pela baixa qualidade de vida de que dispõe o povo brasileiro, em média. c) Nas regiões Norte e Centro-Oeste, as más condições de vida afetam principalmente mulheres e crianças, o que explica o aumento proporcional da população masculina. d) A violência nas regiões metropolitanas envolve mais a população masculina, o que ajuda a explicar a diminuição proporcional dessa população em relação à feminina nessas regiões. e) O aumento da população feminina nas regiões metropolitanas explica-se pelo êxodo rural, ou seja, a busca de trabalho nas frentes agrícolas pela população masculina. 1º SEMESTRE 2007 | ATUALIDADES VESTIBULAR 167
07.03.07 19:01:48