Edificios

  • Uploaded by: Alberto Vieira
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Edificios as PDF for free.

More details

  • Words: 631
  • Pages: 2
A Fortaleza/Palácio de S. Lourenço

Sala do Palácio de São Lourenço

A construção do primitivo baluarte foi ordenado em 1540 por D. João III. Em 1566, com o assalto dos corsários huguenotes, reconheceu-se a inoperância do mesmo, tendo-se avançado com a total transformação a cargo dos fortificadores Mateus Fernandes e Jerónimo Jorge, dando-lhe a forma do desenho traçado em 1654 por Bartolomeu João.

O conjunto destaca-se na frente marítima pela sua imponência. O torreão leste

sobressai por evidenciar as marcas da primitiva construção com é o caso das armas manuelinas em cantaria da ilha A partir da ocupação filipina o edifício foi reservado a morada das autoridades superiores da ilha, perdendo as funcionalidades de fortaleza e adquirindo as de palácio de acolhimento de visitantes ilustres, convidados dos governadores no decurso dos séculos XVIII e XIX. O próprio rei D. Carlos I nele pernoitou em 1901. São vários os motivos de atenção e visita. Assim, no primeiro piso temos a sala gótica com abóbada de nervuras assentes com cinco ramos, fechada por uma Cruz de Cristo. Ainda, na entrada são de registar os retratos das autoridades da ilha: os capitães do Funchal, os capitães e governadores gerais e os governadores civis. Abaixo do plano da muralha, que se espraia sobre a baía, estavam as célebres fontes de João Dinis, destruídas em 1949 e que nos séculos passados abasteceram a navegação. Em 1993 foi inaugurada uma exposição permanente que conta a História do imóvel.

O Castelo do Pico O Castelo do Pico é, sem dúvida, a mais imponente fortaleza construída pelos castelhanos na ilha. Situa-se no Pico dos Frias e foi idealizado para encerrar a cortina de muralha que envolvia a cidade pela frente marítima. A construção foi morosa, tendo a primeira campanha de obras, que se iniciou nos primeiros anos do século XVII, só terminado em 1632, conforme o testemunha a data que encima o portão exterior. Entretanto, a cisterna ostenta a data de 1639 e a capela só foi concluída em 1730

Uma lápide refere-nos que o governador Luiz de Miranda Henriques concluíu em 1640 as obras do castelo com os baluartes e capela de S. João Baptista. Este último deu nome ao conjunto e retirou da memória os filipes, pois era chamada de S. Filipe. Hoje está ao serviço da Marinha e funções de apoio à navegação marítima. Como posto de rádio naval desde 1922, que deu origem à popular designação de Pico Rádio.

O Castelo do Pico

A Fortaleza de S. Tiago

Fortaleza de S. Tiago

A fortaleza de S. Tiago foi construída no período da dominação filipina para remate da cortina da muralha que defendia a cidade. Um dos pórticos ostenta o ano de 1614, como o do início da construção, que ficou concluída em 1637. Os conflitos mundiais, de finais do século XVI a princípios do seguinte, motivaram forte instabilidade no mar. Isto resultava da guerra de represália dos corsários franceses e ingleses. Por isso uma das primeiras preocupações dos governadores castelhanos foi a salvaguarda da cidade, com o reforço da cortina de defesa da cidade. A solução ficou por duas imponentes fortalezas: do Pico e São Tiago. Os planos são de Jerónimo Jorge e Mateus Fernandes, fortificadores da ilha.

Ao longo dos séculos devido à função militar sofreu transformações, sendo a campanha de obras mais importante no século XVIII, sob a orientação do engenheiro Francisco de Alincourt. A data de 1767 que ostenta na porta deve marcar o fim destas obras. A partir de 1992 o imóvel transitou para a posse do Governo Regional da Madeira, para actividades culturais e montagem de um museu militar. Hoje alberga o Museu de Arte Contemporânea da Madeira, onde se incluem as peças pertencentes ao acervo artístico da região, fruto de aquisições e ofertas a partir da década de sessenta.

Related Documents

Edificios
May 2020 12
Edificios
April 2020 11
Edificios
November 2019 17
Edificios Altos
November 2019 14
Edificios Inteligentes
November 2019 16
15 Edificios
May 2020 5

More Documents from ""