Economia Politica Fiscal

  • Uploaded by: Monique Campos
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Economia Politica Fiscal as PDF for free.

More details

  • Words: 964
  • Pages: 27
ECONOMIA APLICADA Bacharelado em Zootecnia 4º período Alunos: Andreza Kedson Keila Monique

Política Econômica 

É um conjunto de medidas que o governo adota a fim de entusiasmar os mecanismos de produção, distribuição e consumo de bens e serviços. • Política Fiscal • Política Monetária • Política Cambial

Política Econômica 



É também conhecida como Economia Normativa pois condiciona e conduz o sistema econômico. A intenção é que sejam alcançados um ou mais objetivos econômicos, politicamente estabelecidos.

Política Fiscal 

É a administração das receitas e despesas do governo; • Receita: • Despesas:

 

Congresso Nacional; São utilizadas com o objetivo de conduzir a demanda agregada ao nível de renda de pleno emprego da economia.

Política Fiscal – Resultado primário 





Revela se os gastos administrados pelo presidente, governadores e prefeitos estão dentro do limite de suas despesas; Resultado primário é a diferença entre tudo que os governos arrecadam e o que gastam; Compromisso com FMI em manter superávit primário; • 3,5%

Política Fiscal – Resultado nominal 





Resultado primário mais os encargos dos juros da dívida; Dívida líquida do setor público: soma dos compromissos menos os recursos que União, Estado e Prefeituras e suas estatais tem a receber junto aos seus credores; A DL reflete tudo que os três níveis de governo devem, menos o que tem a receber.

Política Fiscal na Redução do Hiato Inflacionário 

Cabe ao governo adotar algumas políticas, que podem ser implementadas de forma simultânea, tais como: • Reduzir o montante de seus gastos; • Aumentar os tributos, o que comprimiria a renda disponível dos indivíduos e, conseqüentemente, o nível de consumo;

Política Fiscal na Redução do Hiato Inflacionário • Aumentar a tributação sobre a rentabilidade dos investimentos, o que acabaria por desestimulá-los; • Elevar os tributos sobre as exportações e importações ou mesmo, isenta-los; Hiato deflacionário

Os Instrumentos Fiscais 

As receitas e as despesas do setor público classificáveis como instrumentos da política econômica são aquelas que os órgãos responsáveis pela formulação e condução dessa política podem utilizar com objetivos econômicos.

Política Fiscal Expansionista 

Se caracteriza pelo aumento dos gastos do governo.

Política Fiscal Expansionista 

O aumento da demanda interna em resposta à política fiscal expansionista tem três impactos: ● O déficit público tem que ser financiado: pressão sobre a taxa de juros; maior influxos de capital; pressão sobre a taxa câmbio nominal.

Política Fiscal Expansionista ● Maior demanda de bens e serviços não transacionáveis: pressão sobre os Preços; maior taxa de inflação ● Maior demanda de bens e serviços transacionáveis: Queda nas importações e exportações.

Medidas que influenciam a Política Fiscal Expansionista • Diminuição da Carga tributária • Aumento do Consumo e Gastos Públicos • Barreiras e Tarifas Alfandegárias as importações •Estimulo a Exportações

Carga Tributária 



É a relação entre o que o governo arrecada em impostos e a quantidade de riqueza produzida no país. É a quantidade de tributos (impostos, taxas e contribuições) das três esferas de governo (federal, estadual e municipal).







O sistema tributário brasileiro é composto por 61 tributos federais, estaduais e municipais. As empresas apenas repassam ao governo os tributos vindos do consumidor que adquiriu o produto ou serviço, com exceção das tributações sobre os lucros das empresas. A tributação no Brasil incide sobre o consumo, enquanto os países mais ricos concentram a maior parte de sua cobrança sobre o patrimônio e a renda.



Diminuição da carga tributária estimula as despesas de consumo e investimento. O inverso reduz o poder de compra, e com isso diminui a demanda agregada.

Consumo e Gastos Públicos 

As despesas classificadas:

do

governo

• Fluxos de pagamentos do pessoal civil, militar e defesa; • Produção de serviços de uso coletivo, de que são exemplos a educação, saúde e Saneamento básico; • Manutenção dos sistemas legislativo e judiciário e os órgãos de planejamento e de administração pública.







O aumento dos gastos públicos: promove a política fiscal expansionista, pois estabelece novos empregos no governo; Isto é, aumenta a demanda por trabalho, o que pode diminuir a taxa de desemprego; Ao contrário, para frear a demanda, diminuímos os gastos, como menos investimentos públicos e cortes nas transferências unilaterais.

Barreiras e Tarifas Alfandegárias 



Barreiras: é o conjunto de instrumentos adotados pelo governo para controlar o comércio internacional de seu país, reduzindo ou até mesmo impedindo a entrada de concorrentes estrangeiros em seu território; Podem ser utilizadas como forma de protecionismo, promovendo um desestímulo à importação, de maneira artificial, por meio da imposição de tarifas, taxas, impostos, restrições quantitativas e outras barreiras não-tarifárias.



Tarifas: é um imposto cobrado sobre bens e produtos importados.

Exportações 



É a saída de bens, produtos e serviços além das fronteiras do país de origem. Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) é responsável pela definição das diretrizes da política de comércio exterior do País.



Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) é responsável por planejar, implementar, supervisionar, orientar e avaliar as atividades comerciais do Brasil de acordo com as diretrizes definidas pela CAMEX.





Estímulo às exportações, elevando a demanda externa dos produtos.

Tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional.

Política Fiscal Restritiva 

É usada quando a demanda agregada supera a capacidade produtiva da economia, no chamado "hiato inflacionário", onde os estoques desaparecem e os preços sobem.

Medidas que influenciam a Política Fiscal Restritiva 





Reduz a quantidade de moeda em circulação Diminuição dos gastos públicos; Elevação da carga tributária sobre os bens de consumo, desencorajando esses gastos;

Medidas que influenciam a Política Fiscal Restritiva 



Redução das importações, por meio da redução de tarifas e barreiras. Com objetivo de evitar inflação, ou seja, a subida dos preços quando a capacidade de produção do país é superada pela demanda.

OBRIGADO

Related Documents

Economia Politica
October 2019 31
Economia Politica
December 2019 20
Economia Politica
November 2019 15

More Documents from "Marcelo de Andrade Maciel"