Fotoperiodo

  • Uploaded by: Monique Campos
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Fotoperiodo as PDF for free.

More details

  • Words: 825
  • Pages: 22
Fotoperíodo IF – Triângulo Mineiro – Uberaba/MG Bacharelado em Zootecnia – 4º Período Andreza Oliveiral Arturo Fernandez Fernanda Borges Hérica Patrícia Monique Campos

16 de Junho de 2009

Fotoperíodo – O que é 

É a duração do dia em relação à noite (durante 24 h). E o fotoperiodismo é a resposta biológica da planta à esse tempo.



Controla o desenvolvimento da planta por influenciar processos como a floração, germinação de sementes, crescimento de caules e folhas, formação de órgãos de reservas e partição de assimilados.

 Há

plantas de dia curto e dia longo, e estão relacionadas com o fotoperíodo crítico.

 Os

fitocromos respondem pela absorção da luz, exercendo influência na floração e na germinação de alguns tipos de semente.

Fitocromo É

uma cromoproteína relacionada a floração nas angiospermas

• Fitocromo vermelho (Fv): absorve luz •

vermelha 660nm Fitocromo vermelho-longo (Fvl): absorve luz vermelha extrema 730nm

 Noite:

conversão lenta de Fvl em Fv – diminuição da [Fvl] – em PDL inibe floração e PDC estimula floração

 Dia:

conversão rápida de Fv em Fvl – aumenta [Fvl] – em PDL estimula floração e PDC inibe floração

Antese É

quando as flores se abrem iniciando o ciclo reprodutivo.  Está diretamente relacionada com os horários dessa abertura, consequentemente, também ao fotoperíodo.

Período de Floração e Germinação  Floração

vai desde o início da emissão da flor, até sua queda ou fecundação.  Germinação é quando a planta começa a crescer. Pode ser:

• Epígea (o hipocótilo tira os cotilédones da •

terra); Hipógea (os cotilédones ficam abaixo da superfície do solo).

Regulação de produção de flores 





Regulação autônoma: independe de fatores ambientais. Resposta obrigatória ou qualitativa: exigência absoluta de características ambientais apropriadas. Resposta quantitativa ou facultativa: floração promovida por características ambientais, mas ocorre eventualmente na ausência delas.

 Plantas

de Dias Longos – Florescem principalmente no verão, tem que ter um período de luz mais longo do que um valor crítico. Ex.:

• Obrigatórias: beterraba, espinafre. • Quantitativas: cebola, alface.

 Plantas

de Dias Curtos – Florescem no início da primavera, tem que ter um período de luz mais curto do que um valor crítico. Ex.:

• Obrigatória: soja. • Quantitativas: café, cana.

 Plantas

Neutras (ou Indiferentes) – Florescem independente do comprimento do dia. Ex.:

• Tomate, ervilha, feijão, girassol, arroz e milho.

Fotoperíodo crítico O

intervalo de tempo, em número de dias entre a emergência e o florescimento, depende da influência da temperatura e do fotoperíodo, e que existe determinado limite de comprimento de dia suficientemente curto para induzir a floração e suficientemente longo para impedi-la.

Fotoperíodo varia com a latitude 3° Manaus 15° Brasília 23° São Paulo 30° Porto Alegre 34° Buenos Aires

Os comprimentos relativos do dia e da noite determinam quando as plantas florescem. As quatro curvas representam a alteração anual do comprimento do dia em quatro diferentes cidades e latitudes. As linhas horizontais (16, 14 e 12) indicam o fotoperíodo efetivo de três diferentes plantas de dias curtos: Xântio, Soja e Tabaco, respectivamente.

 Hamner

e Bonner descobriram que se o período de escuro for interrompido por uma exposição de luz, mesmo que seja de um minuto com uma lâmpada de 2 watts a floração não ocorre. Já experimentos com outras plantas de dias curtos revelam que elas também requerem períodos contínuos de escuro em vez de períodos contínuos de luz.

Aplicação na Zootecnia O

Brasil possui um grande numero de terras perto da linha do equador (periodo grande de dia) possibilita a utilização de plantas que produzam grande quantidade de massa, diretamente proporcionais ao tamanho do dia.

Viabilidade, a primeira questão a ser analisada  Produz

a carne e o leite verde. Os mais baratos do mundo.  Tem a possibilidade de aumentar a nível de tecnologia a alcançar índices de alta produtividade, conciliada com as altas horas de dias (claridade).

Grupos interessados buscam as pesquisas e aplicam os resultados  São

desenvolvidas variedades adaptadas e produtivas aos mais diferentes níveis de claridade (foto período)  A soja que é uma planta exigente ao fotoperíodo, já esta sendo cultivada a pequenas distancias da linha do equador.

Curiosidade 

Uma equipa internacional de investigadores descobriu que o momento da floração das plantas é determinado por um sinal de uma proteína que vai das folhas até à ponta dos rebentos. A investigação, de cientistas do Imperial College de Londres e do Instituto Max Planck de Colónia, descreve o mecanismo da floração da Arabidopsis (planta da família das couves, a primeira com flor cujo genoma foi totalmente sequenciado), em resposta a variações na duração do dia.

Arabidopsis

Fontes  



 

http://www.brasilescola.com Artigo “Resposta quantitativa do florescimento da soja à temperatura e ao fotoperíodo” (Pesq. agropec. bras. vol.36 no.3 Brasília Mar. 2001) Artigo “Composição físico-química e potencial para ensilagem do sorgo-de-guiné gigante em seis épocas de semeadura” (Pesq. agropec. bras. vol.40 no.9 Brasília Sept. 2005) Biologia Vegetal – Peter R. Haven http://www.cienciahoje.pt/index.php? oid=21376&op=all

Related Documents

Fotoperiodo
May 2020 7

More Documents from "Monique Campos"