Economia - Modelo Is-lm

  • Uploaded by: Expedito Medeiros
  • 0
  • 0
  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Economia - Modelo Is-lm as PDF for free.

More details

  • Words: 1,645
  • Pages: 32


MODELO IS-LM: A INTERLIGAÇÃO ENTRE O LADO REAL E O LADO MONETÁRIO ESTE MODELO ORIGINA-SE DO TRABALHO DE HICHS (1937), NO QUAL TENTA SINTETIZAR AS CONTRIBUIÇÕES DE KEYNES.



Agora na pag. 101 apostila on line







OS PRESSUPOSTOS BÁSICOS MANTÊM-SE OS MESMOS DO MODELO KEYNESIANO SIMPLES, OU SEJA, COM A DEMANDA DETERMINANDO O PRODUTO, SENDO O NÍVEL DE PREÇOS CONSTANTE. NO MODELO IS-LM INCORPORAMOS O MERCADO DE ATIVOS E A DETERMINAÇÃO DE JUROS À ANÁLISE, COM ESTA PASSANDO A INFLUIR NA DETERMINAÇÃO DA RENDA ATRAVÉS DO INVESTIMENTO.







NO MODELO IS-LM, TEMOS A DETERMINAÇÃO SIMULTÂNEA DA TAXA DE JUROS E DA RENDA QUE EQUILIBRAM O MERCADO DE BENS E DE ATIVOS. NESSE SENTIDO, O MERCDO DE ATIVOS REPRESENTADO PELA OFERTA E DEMANDA DE MOEDA DETERMINA A TAXA DE JUROS. O INVESTIMENTO AGREGADO, SUPOSTO CONSTANTE NO MODELO KEYNESIANO SIMPLES, É AFETADO PELA TAXA DE JUROS.





O INVESTIMENTO AGREGADO, SUPOSTO CONSTANTE NO MODELO KEYNESIANO SIMPLES, É AFETADO PELA TAXA DE JUROS. ASSIM, A TAXA DE JUROS, DETERMINADA NO MERCADO DE ATIVOS, AFETA A DEMANDA AGREGADA, POR MEIO DOS INVESTIMENTOS, E PORTANTO O NÍVEL DE PRODUTO DA ECONOMIA.







A RENDA, POR SUA VEZ, TAMBÉM INFLUI NO MERCADO DE ATIVOS, POR MEIO DA DEMANDA DE MOEDA QUE AFETA A DETERMINAÇÃO DA TAXA DE JUROS. PERCEBEMOS QUE SE TRATA DE UM SISTEMA DE DETERMINAÇÃO SIMULTÂNEA INVESTIMENTO AGREGADO, É O INVESTIMENTO TOTAL DA ECONOMIA, FORMAÇÃO DE CAPITAL, INVESTIMENTO PRODUTIVO, CONSTRUÇÃO DE FÁBRICAS.



TOMANDO-SE COMO VARIÁVEIS EXÓGENAS NO MODELO A POLÍTICA MONETÁRIA (OFERTA DE MOEDA), A POLÍTICA FISCAL (IMPOSTOS E GASTOS PÚBLICOS) E O NÍVEL DE PREÇOS, QUE É CONSIDERADO CONSTANTE.





A CURVA IS MOSTRA AS CONDIÇÕES DE EQUILÍBRIO NO MERCADO DE BENS, ISTO É, EM QUE A OFERTA AGREGADA IGUALA A DEMANDA AGREGADA DE BENS E SERVIÇOS. MANTEMOS A MESMA ESTRUTURA DO MODELO KEYNESIANO, APENAS ACRESCENTANDO A TAXA DE JUROS COMO VARIÁVEL PARA EXPLICAR O INVESTIMENTO.









O INVESTIMENTO VARIA INVERSAMENTE À TAXA DE JUROS. QUANTO MAIOR A TAXA DE JUROS, MENOR O INVESTIMENTO E QUANTO MENOR A TAXA DE JUROS, MAIOR O INVESTIMENTO. ENTÃO, NOSSO MODELO É EXPANDIDO DA SEGUINTE MANEIRA:







Y = C (Yd) + I (i) + G, ONDE, C = CONSUMO, Yd = RENDA DISPONÍVEL, I = INVESTIMENTO, i = TAXA DE JUROS E G= GASTO DO GOVERNO. VIMOS NO MODELO KEYNESIANO QUE ALTERAÇÕES NO INVESTIMENTO LEVAM À AMPLIAÇÃO DA RENDA. NAQUELE CASO, CONSIDERAVA-SE O INVESTIMENTO COMO EXOGENAMENTE DETERMINADO. AGORA, AO INTRODUZIRMOS A TAXA DE JUROS, PASSAMOS A DEFINIR ENDOGENAMENTE O INVESTIMENTO CONFORME OSCILA A TAXA DE JUROS.



ASSIM, REDUÇÕES NA TAXA DE JUROS LEVAM A ELEVAÇÃO NO INVESTIMENTO E, CONSEQUENTEMENTE, NA RENDA.



Agora abram a apostila on line na figura 6.1



 

EIXO VERTICAL, TEMOS A TAXA DE JUROS, EIXO HORIZONTAL TEMOS O PRODUTO-RENDA NESSA FIGURA TEMOS A CURVA IS. ELA TEM INCLINAÇÃO DESCENDENTE, OU SEJA, QUANTO MAIOR A TAXA DE JUROS, MENOR É O PRODUTO-RENDA



DESSE MODO, A INCLINAÇÃO DA CURVA IS DEPENDE ESSENCIALMENTE DE DOIS FATORES:



1) A SENSIBILIDADE DO INVESTIMENTO EM RELAÇÃO A TAXA DE JUROS; 2) A PMC



 



QUANTO AO PRIMEIRO TEMOS: QUANTO MAIOR A SENSIBILIDADE DO INVESTIMENTO EM RELAÇÃO A TAXA DE JUROS, MAIS HORIZONTAL SERÁ A CURVA IS, ISTO É, MENOR SUA INCLINAÇÃO. ISTO ACONTECE PORQUE UMA PEQUENA VARIAÇÃO NA TAXA DE JUROS INDUZIRÁ UMA GRANDE VARIAÇÃO NO INVESTIMENTO E, PORTANTO, NA DEMANDA AGREGA E NA RENDA.



O OPOSTO OCORRERÁ QUANDO O INVESTIMENTO FOR POUCO SENSÍVEL A TAXA DE JUROS: VARIAÇÕES NO INVESTIMENTO IRÃO REQUERER MAIORES VARIAÇÕES NA TAXA DE JUROS, LEVANDO A IS PRÓXIMA DA VERTICAL.







QUANTO A PMC, TEM-SE O SEGUINTE: SE A PMC FOR ELEVADA, VARIAÇÕES NO INVESTIMENTO GERARÃO GRANDES EXPANSÕES INDUZIDAS NO CONSUMO, AMPLIANDO A DEMANDA E A RENDA. DESSA FORMA, QUANTO MAIOR A PMC, MAIOR SERÁ O IMPACTO SOBRE A RENDA DE VARIAÇÕES NAS TAXAS DE JUROS, OU SEJA, MENOR SERÁ A INCLINAÇÃO DA IS (MAIS HORIZONTAL).





ATÉ AQUI FALAMOS DA INCLINAÇÃO DA IS, OU SEJA, QUANDO ELA TENDE A SER MAIS HORIZONTAL OU MAIS VERTICAL. AGORA ELA TAMBÉM PODE DESLOCAR-SE PARA A DIREITA OU PARA A ESQUERDA.





OU SEJA, A POSIÇÃO DA CURVA IS DEPENDEM DO VOLUME DOS GASTOS AUTÔNOMOS, NOS QUAIS INCLUEM-SE O CONSUMO E O INVESTIMENTO AUTÔNOMO E OS ELEMENTOS DA POLÍTICA FISCAL, COM DESTAQUE PARA OS GASTOS PÚBLICOS. QUANTO MAIOR O CONSUMO, OU O INVESTIMENTO, OU AINDA O GASTO DO GOVERNO, MAIS PARA A DIREITA SE LOCALIZARÁ A CURVA IS (FIGURA 6.2 DA APOSTILA ONLINE).





ASSIM, MUDANÇAS NESTAS DESPESAS DESLOCAM A CURVA, ALTERAM A SUA POSIÇÃO. POR EXEMPLO, UMA EXPANSÃO NOS GASTOS DO GOVERNO DESLOCA A IS PARA A DIREITA (PARA CIMA) E CONTRAÇÃO A DESLOCA PARA A ESQUERDA (PARA BAIXO). Abrir apostila on line pag 102





AS VARIÁVEIS RESPONSÁVEIS PELOS DESLOCAMENTOS DA CURVA IS SÃO: GASTO DO GOVERNO, CONSUMO, INVESTIMENTO, EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO,OU SEJA, SÃO TODAS A QUELAS VARIÁVEIS QUE ESTÃO NO MODELO KEYNESIANO SIMPLES. NO CASO DAS EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES, JÁ SABEMOS QUE O QUE IMPORTA AQUI SÃO AS EXPORTAÇÕES LÍQUIDAS, OU SEJA, AS EXPORTAÇÕES MENOS AS IMPORTAÇÕES. VALE LEMBRAR QUE AS IMPORTAÇÕES ENTRAM AQUI COM O SINAL NEGATIVO.







CURVA LM: EQUILÍBRIO NO MERCADO MONETÁRIO. A CURVA LM (FIGURA 6.3) REPRESENTA O EQUILÍBRIO NO MERCADO DE ATIVOS. PARA FACILIAR A EXPOSIÇÃO, VAMOS CONSIDERAR QUE EXISTEM DOIS TIPOS DE ATIVOS NA ECONOMIA, NOS QUAIS OS INDIVÍDUOS ALOCAM SUA RIQUEZA: MOEDA E TÍTULOS.





CARACTERÍSTICA DA MOEDA: POSSUI LIQUIDEZ ABSOLUTA, MAS QUE NÃO RENDE JURO, ISTO É, SUA POSSE NÃO DÁ UM RENDIMENTO AO DETENTOR. JÁ OS TÍTULOS RENDEM JUROS, MAS POSSUEM UMA LIQUIDEZ INFERIOR A MOEDA, ISTO É, EXISTE UM CUSTO PARA TRANSFORMÁ-LA EM PODER DE COMPRA.







SUPONDO UM ESTOQUE DE RIQUEZA (W), TEREMOS: DEMANDA TOTAL DE MOEDA (Md) + DEMANDA TOTAL DE TÍTULOS (Bd) = RIQUEZA W/P O TERMO W/P = RIQUEZA (PATRIIMÔNIO) EM TERMOS REAIS.

 



A OFERTA TOTAL DE ATIVOS SERÁ DADA POR: Ms / P + Bs = RIQUEZA. ONDE Ms É A OFERTA DE MOEDA E Bs A OFERTA DE TÍTULOS.





ASSIM, QUANDO A OFERTA DE ATIVOS IGUALA A DEMANDA DE ATIVOS, TEMOS: Md - Ms/P + Bd - Bs =0 PERCEBEMOS COM ESSA EQUAÇÃO QUE, COMO O EXCESO TOTAL DE DEMANDA NO MERCADO DE ATIVOS É IGUAL A ZERO E COMO ESTAMOS CONSIDERANDO DADO O ESTOQUE DE RIQUEZA, SE O MERCADO MONETÁRIO ESTIVER EM EQUILÍBRIO, O MESMO VALERÁ PARA O MERCADO DE TÍTULOS.







SE HOUVER EXCESSO DE DEMANDA POR MOEDA, HAVERÁ EXCESSO DE OFERTA DE TÍTULOS, E VICE-VERSA GRAFICAMENTE A CURVA LM É REPRESENTADA NA FIGURA 6.3 DA APOSTILA ELA É POSITIVAMENTE INCLINADA REPRESENTANDO A RELAÇÃO DIRETA ENTRE TAXA DE JUROS E PRODUTO-RENDA.



OS FATORES QUE AFETAM A INCLINAÇÃO DA CURVA LM SÃO AS ELASTICIDADES DA DEMANDA DE MOEDA EM RELAÇÃO A RENDA E A TAXA DE JUROS. OU SEJA, QUANTO MAIOR A ELASTICIDADE DA DEMANDA DE MOEDA EM RELAÇÃO À RENDA, MAIOR SERÁ A INCLINAÇÃO DA CURVA LM, UMA VEZ QUE UMA PEQUENA VARIAÇÃO NA RENDA LEVARÁ UMA GRANDE EXPANSÃO NA DEMANDA DE MOEDA, EXIGINDO UMA MAIOR ELEVAÇÃO NA TAXA DE JUROS PARA COMPENSÁ-LA.



QUANTO MAIOR A ELASTICIDADE DA DEMANDA DE MOEDA EM RELAÇÃO A TAXA DE JUROS, MENOR SERÁ A INCLINAÇÃO.





A POSIÇÃO DA CURVA LM É DADA PELA OFERTA REAL DE MOEDA. COMO ESTAMOS CONSIDERANDO O NÍVEL DE PREÇOS CONSTANTE, ESTA É AFETADA BASICAMENTE PELA POLÍTICA MONETÁRIA. ASSIM EXPANSÕES NA OFERTA DE MOEDA DESLOCAM A LM PARA A DIREITA (PARA BAIXO) E CONTRAÇÕES PARA A ESQUERDA (PARA CIMA).









Agora acompanhem a figura 6.5 da apostila on line. Lá temos o equilíbrio do mercado de bens e de ativos quando as curvas IS-LM se cruzam. Na curva LM está o equilíbrio no mercado de ativos, a oferta de moeda é igual a demanda de moeda, de modo que a taxa de juros e o nível de renda se equilibram. Na curva IS, no ponto em que as duas curvas se cruzam há o equilíbrio no mercado de bens





Numa situação de equilíbrio no mercado IS-LM, o que poderá acontecer com esse equilíbrio se houver um aumento nos gastos do governo??? A curva IS ela é curva do mercado de bens e serviços. Um aumento nos gastos do governo terá como primeiro impacto um deslocamento da IS para a direita (figura 6.6)





Então, para equilibrar o mercado novamente o que é preciso fazer? O impacto inicial do aumento do gasto público é o deslocamento da IS para a direita. E o impacto final sobre a economia será o aumento da renda e da taxa de juros. Conforme a renda se amplia em de ocorrência do aumento dos gastos, aumenta a demanda de moeda, as pessoas querem gastar mais.







Com a oferta de moeda fixa, a taxa de juros deve se elevar para equilibrar o mercado monetário. Então a taxa de juros aumenta para frear o aumento da demanda de moeda que ocorreu em função do aumento do gasto do governo. A elevação da taxa de juros, por sua vez, faz com que o investimento se reduza, amenizando o impacto da política fiscal expansionista. Olhem o gráfico novamente (figura 6.6)





Considerando um mercado de bens e de ativos equilibrado, o que acontecerá com esse mercado se o governo implementar uma política monetária expansionista??? Uma política monetária expansionista significa aumentar a quantidade de moeda em circulação. Então, com a implementação de uma política monetária expansionista a curva LM se desloca para a direita, para baixo, (ela se desloca de LM1 para LM2 figura 6.7) de modo que o efeito imediato é uma redução na taxa de juros e um aumento da renda.

Related Documents

Islm
May 2020 7
Practico Islm
November 2019 11
Economia
June 2020 20
Economia
October 2019 50
Economia
October 2019 51

More Documents from ""

April 2020 12
April 2020 13
Teoria Monetaria
April 2020 11
Cpa 10- Questionario 1
April 2020 14
Rio Antigo.docx
November 2019 12