Danilo Timor-leste

  • Uploaded by: Nurio
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Danilo Timor-leste as PDF for free.

More details

  • Words: 410
  • Pages: 9
Timor-Leste Catatua de crista amarela

Distribuição e Habitat : Estão, actualmente, reconhecidas quatro subespécies nesta espécie, entre as quais a Cacatua sulphurea, que vive em Timor-Leste. As restantes subespécies distribuem-se pela Nova Guiné e o Norte, o Leste e o Sudeste da Austrália. Vivem em florestas até aos 1400 metros de altitude, na Nova Guiné, e em florestas e terrenos de cultivo, na Austrália.

Medem 45 a 55 cm de comprimento. A plumagem

é toda branca, à excepção das penas auriculares e da parte inferior das asas e da cauda, que têm tonalidade amarelo-pálida. Apresentam, ainda, uma longa crista de cor amarelo-viva. O bico é preto. A zona periocular (em torno dos olhos) é branca e os olhos são castanho-escuros nos machos e castanho-avermelhados nas fêmeas. As patas são zigodáctilas (têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás; em geral, as aves apresentam três dedos virados para a frente e um para trás). A subespécie Cacatua galerita fitzroyi (do Norte e Nordeste da Austrália) quase não apresenta amarelo sobre as auriculares e tem anel periocular de cor azul-clara.

Hábitos: Procuram alimento no solo e nas árvores. À

excepção da subespécie Cacatua galerita galerita, cujos indivíduos se reúnem em grandes bandos com centenas de aves, raramente são encontradas em bandos com mais de 20 indivíduos. São nómadas e podem deslocar-se grandes distâncias entre locais de repouso e alimentação.

Dieta: Alimentam-se de sementes, frutos e rebentos

de uma grande variedade de espécies vegetais, inclusive de plantas de cultivo.

Reprodução:  A época de nidificação varia com a localização

geográfica. Os casais são territoriais e nidificam espaçadamente, em ocos de árvores. A postura é de dois a três ovos, que são incubados pelos dois elementos do casal durante 25 a 27 dias. As crias são altriciais (totalmente dependentes dos pais durante os primeiros tempos de vida) e mantêm-se no ninho durante nove a 12 semanas, sendo alimentadas por ambos os progenitores; posteriormente, os juvenis acompanham-nos durante mais alguns meses.

Estatuto de conservação e principais ameaças:

A espécie não se encontra globalmente ameaçada

(segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza) a excepção de Timor-Leste que se encontra já quase extinta a especie Cacatua sulphurea. Pertence ao Apêndice II da CITES. Está protegida na Austrália. Na Nova Guiné as populações têm sofrido com a desflorestação, mas esta espécie caracteriza-se por ter uma recuperação relativamente rápida. As catatuas-decrista-amarela são aves muito procuradas como animais de companhia.

Imagens desta belíssima ave

Related Documents


More Documents from ""

May 2020 13
Danilo Timor-leste
May 2020 17
Kipuna Angola
May 2020 11
May 2020 18