Centro educacional Curso Técnico de Segurança do Trabalho
Trabalho sobre o seguinte tema :
Assedio Moral no Ambiente de Trabalho
Nome : Douglas Pucineli Alves
Número: 12 Turma:STN2
Índice
Página 2 ✔ O que é Assedio Moral , definição e Situação de Trabalho que são consideradas como Assedio Moral
Página 3 ,4 e 5
✔ Como se Manifesta o Assedio Moral
Página 6
✔ Tipos de Assédio Moral no Trabalho
Página 7
✔ Bibliografia
Página 1
O que é Assedio Moral “Assédio moral no trabalho é toda a conduta abusiva manifestada por comportamento, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, por em perigo seu emprego, ou degradar o ambiente de trabalho”
Definição de Assedio Moral O assédio moral se define pela intenção de uma ou mais pessoas praticarem, por ação ou deixarem de praticar por omissão, de forma reiterada ou sistemática, atos abusivos ou hostis, de forma expressa ou não, contra uma ou mais pessoas, no ambiente de trabalho, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, principalmente por superiores hierárquicos, após, colegas ou mesmo por colegas e superiores hierárquicos e em menor proporção, entre outros, por inferiores hierárquicos e clientes, durante certo período de tempo e com certa freqüência, os quais venham a atingir a saúde do trabalhador, após o responsável ter sido comunicado a parar com eles e não ter parado. Desta definição extrairemos os elementos que a caracterizam e também suas diferenças com outros institutos jurídicos e problemas psicossociais nas relações de trabalho.
Situação de Trabalho que são consideradas como Assedio Moral CHEFES PERVERSOS;
• •
GERENTES ARROGANTES; CLIMA DE TERROR;
•
PERSERGUIÇÕES;
•
PRAZOS IMPOSSÍVEIS DE CUMPRIR;
•
FALTA DE RECONHECIMENTO;
•
REBAIXAMENTO HIERÁRQUICO;
• •
COLEGAS INDIVIDUALISTAS; •
•
DESPREZO;
SONEGAÇÃO DE INFORMAÇÕES; •
PROVOCAÇÃO;
BOATOS PESSOAIS. Pagina 2
Como se Manifesta o Assedio Moral 1) Isolar o empregado, impedindo-o de cumprir tarefas que os outros cumprem normalmente. 2) Tratar o empregado com rigidez excessiva. 3) Dirigir-se ao empregado de modo desrespeitoso e provocador. 4) Bloquear o andamento do trabalho alheio. 5) Discriminar o empregado impondo-lhe tarefas humilhantes. 6) 7)
Palavras, gestos e atitudes insinuantes. Dar instruções confusas e imprecisas.
8) Ridicularização do empregado diante dos outros, com finalidade de humilhar. 9) Fazer críticas em público. 10) Pedir trabalhos urgentes, desnecessários. 11) Mudança inesperada do turno de trabalho, com o propósito de causar danos. 12) Não dar trabalho ao empregado, obrigando-o a permanecer, durante todo o expediente, sem nada fazer. 13) Colocação do empregado em ambiente isolado, sem comunicação com os companheiros de trabalho, objetivando causar-lhe humilhação. 14) Convites diretos ao superior hierárquico para festas, estadas em determinados locais, ameçando-o de mal maior se não assentir. 15) Não cumprimentá-lo e não lhe dirigir a palavra. 16) Transferí-lo de setor, para isolá-lo.
Pagina 3
Conseqüências do Assedio Moral Embora o Assedio signifique basicamente a pressão psicológica entre chefes e empregados, também gera outros efeitos : 1) Físicos: -Agravamento de doenças pré-existentes; -Dores de cabeça; -Estresse; -Surgimento de diabete; -Tentativa de suicídio; -Doenças do trabalho.
2) Psicológicos: - Dificuldades emocionais: irritação constante, falta de confiança em si, cansaço exagerado, diminuição de capacidade para enfrentar estresse. Pensamentos repetitivos. - Alterações do sono: dificuldades para dormir, pesadelos, interrupções freqüentes do sono, insônia . - Alteração da capacidade de concentrar-se e memorizar (amnésia psicógene, diminuição da capacidade de recordar os acontecimentos). - Anulação de atividade ou situações que possam recordar a tortura psicológica. - Interesse claramente diminuído em manter atividades consideradas importantes anteriormente.
3)Efeitos Sociais: -Diminuição a capacidade de fazer novas amizades. -Morte social.retraimento no relacionamento com os amigos, parentes e companheiros de serviço. -Redução de capacidade de se relacionar com outras pessoas.
Pagina 4
4) Efeitos no Trabalho: -Redução da capacidade de concentração; -Redução da produtividade; -Dificuldades de relacionamento com os companheiros de serviço;
Pagina 5
Tipos de Assédio Moral no Trabalho Podemos classificar o assédio moral no trabalho em dois tipos: o horizontal e o vertical.
•
O assédio moral horizontal, é aquele que ocorre de colega para colega, ou seja, entre pessoas que possuem o mesmo nível hierárquico, tais situações ocorrem em razão de grande inveja e
competitividade. Atualmente, como os funcionários vêm sendo cada vez mais exigidos em seus empregos, onde exigi-se cada vez maior escolaridade, eficiência, competência e grande produtividade, jogando sempre para o funcionário a responsabilidade por seu emprego. Assim, essa situação de competitividade é cada vez mais estimulada pelas empresas, que acreditam gerar assim, funcionários mais competentes. Essa situação pode até fazer com que os funcionários se dediquem realmente mais aos seus empregos, porém também estimula a competitividade, gerando a inveja e, assim, aumentando, possivelmente, de forma significativa o assédio moral no trabalho.
•
O assédio moral vertical, é aquele que ocorre entre pessoas de níveis hierárquicos diversos. O mais comum deles é aquele em que um subordinado é agredido por seu superior, porém também existe aquele onde um superior é agredido por seu subordinado.
Pagina 6
Bibliografia
Paginas 2 -5
✔ Escola de Administração Publica do Amapá. Psicológa, Profª Ruimarisa Monteiro Pena Martins Drª. Joana D’arc dos Santos Alfaia
Página 6 ✔ http://www.direitonet.com.br/colunistas/exibir/203/Assediomoral
Pagina 7