Júlio Nunes Carnaval Recife – Pernambuco - Brasil – 2009
A decoração do Carnaval de Pernambuco 2009, homenageia o saudoso Mestre Salu ( salustiano) Morto em 2008, aos 62 anos.
O Recife possui o maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, que se apresenta no sábado de carnaval, ou Sábado de Zé Pereira. No meio da ponte Duarte Coelho uma escultura do galo com 32,5 metros.
Marco Zero. É o ponto inicial da história da cidade e faz parte dos atrativos arquitetônicos do Bairro do Recife Antigo.
Boi de Carnaval - A brincadeira aparece no carnaval como uma forma derivada do Auto de Natal que representa a morte e ressurreição do Boi. Embora nele se notem algumas influências européias, sua estrutura, seus temas, seus tipos e sua música são essencialmente brasileiros.
Maracatu é uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. A orquestra do Maracatu Nação é composta apenas por instrumentos de percussão: vários tambores grandes (alfaias) e os agbes ou xequerês (instrumento confeccionado com uma cabaça e uma saia de contas).
Yabás, mais conhecidas como baianas, que são escravas.
Juvenal de Holanda Vasconcelos, conhecido como Naná Vasconcelos é um dos principais instrumentistas do país. Eleito o melhor percursionista do mundo, oito vezes pela revista Down Beat, ele nunca deixou de lado as suas raízes.