Júlio Nunes Carnaval Olinda – Pernambuco- Brasil – 2009 Banhada por praias do litoral norte de Pernambuco, Olinda situa-se a apenas 6 km do centro da cidade do Recife. Seu Carnaval preserva as mais puras tradições da folia pernambucana e nordestina. Pelas ruas e ladeiras da Cidade Alta desfilam centenas de agremiações carnavalescas e tipos populares, que mantêm vivas as genuínas raízes da mais popular festa do Brasil. São clubes de frevo, troças, blocos, maracatus, caboclinhos e afoxés.
O saudoso Mestre Salustiano ( Salu), morto em 2008 com 62 anos, é o homenageado do carnaval 2009 de Olinda e Recife. Nas ruas do sítio histórico da cidade, a decoração da folia, com máscaras e imagens de cavalos marinhos (folguedo folclórico), são inspiradas nele. Réplicas de rabecas, chapéus de couro,também lembram o músico.
A Praça Monsenhor Fabrício, em frente à Prefeitura de Olinda, recebeu um caboclo de lança (personagem do maracatu rural) gigante, confeccionado em estrutura de ferro, fibra e papel marche em homenagem a Mestre Salustiano, que foi o criador do maracatu Piaba de Ouro, um dos mais premiados do carnaval de Pernambuco.
GRÊMIO LÍTERO RECREATIVO CULTURAL MISTO CARNAVALESCO EU ACHO É POUCO com suas cores vermelho e o amarelo defilam nas ladeiras de Olinda há mais de 30 anos.Quem desfila na agremiação não precisa usar modelos de fantasias ou temas. O bloco também é conhecido pelas alegorias que leva no cortejo. O famoso dragão e as várias calungas (bonecos gigantes) fazem a alegria dos foliões e da criançada.
O carnaval de Olinda, é famoso pelos bonecos de mais de 2 metros, nomeados de Bonecos de Olinda. Eles vão as ruas junto com os foliões. São coloridos e facéis de serem achados, devido a sua altura.
Fantasias criativas:
O alto da Sé vale o esforço da subida: a vista de Olinda e Recife é um descanso para os olhos. A mistura do carnaval com história cultural....
Subida da Ladeira da Misericórdia – Igreja da Misericórdia – Academia St. Gertrudes
Descida da Ladeira da Misericórdia – Igreja da Misericórdia – Academia St. Gertrudes – 4 cantos