As Noticias N:57

  • April 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View As Noticias N:57 as PDF for free.

More details

  • Words: 3,731
  • Pages: 5
MANCHESTER ELIMINA FC PORTO (1-0) COM GOLO DE RONALDO

Desculpem lá qualquer coisinha... O futebol não se compadece com patriotismos. E foi um português a ditar a eliminação dos portistas.

Nº 57 < Ano 3 < 17 Abril 2009

Pag. 29

Director: Daniel Santos

Quinzenal< Gratuito

ECONOMIA

REINO UNIDO

Prevista contracção de 3,5%

Governo vai incentivar compra de carro novo

JUSTIÇA Casa Pia até Setembro Souto Moura não estranha pressões no caso Freeport Ministro da Justiça falou com presidente do Eurojust

O governo britânico está a preparar o lançamento de um plano de incentivos que podem ir até duas mil libras (ou 2.200 euros) para que os proprietários de carros antigos os troquem por novos. Pag. 6

SAÚDE Farmacêuticos e médicos sem receita para diferendo

TRABALHO Qimonda insolúvel e Coindu despede 400

SOCIEDADE Portugal tinha mais de 2 milhões de pobres em 2006

INTERNACIONAL

Cachorro português encanta Casa Branca

QUE RUMO PARA O PAÍS?

Barack Obama e família têm agora mais um inquilino com quem partilhar a Casa Branca. É o Bo, um bonito cão de água português. Pag. 21

COMUNIDADES LER PÁGINAS 8 A 12

Trabalhistas reúnem com comunidade lusa O partido trabalhista em Lambeth, Londres, reuniu com cerca de 130 compatriotas nossos. Pag. 23 PUB.

14

17 Abril 2009

MADEIRA Arrendamento dos desempregados

Consumo energético

Jovem larápio aterroriza Jardim da Serra

O governo madeirense disponibilizou um regime de apoio ao arrendamento destinado a desempregados no arquipélago, um apoio excepcional a fundo perdido para ajudar a colmatar as dificuldades provocadas pela actual crise económica. A medida foi apresentada no Funchal pelo secretário regional do Plano e Finanças, Ventura Garcês, e pelo presidente da Investimentos Habitacionais da Madeira, Paulo Atouguia. “A grande diferença entre o sistema nacional e regional nesta área é que na Madeira é a fundo perdido”, salientou o governante madeirense.

A partir de Julho, a Empresa de Electricidade da Madeira vai disponibilizar mais 250 mil lâmpadas de chamado baixo consumo. Uma solução que está a começar a produzir efeitos, quer para os consumidores, quer para a Região que viu diminuir em 15 GWh (gigawatts/hora) o consumo energético regional.

Um jovem na casa dos 20 anos está a pôr meio Jardim da Serra (Câmara de Lobos) em “sentido” devido às suas “visitas” frequentes aos lares, de onde subtrai tudo o que encontra de valor. Várias queixas já foram apresentadas na PSP de Câmara de Lobos. A situação foi denunciada por uma popular, que acusa o jovem de já ter entrado na residência de um familiar seu, de onde subtraiu perto de 470 euros. As vítimas são sobretudo os mais idosos, a quem o dito indivíduo bate à porta, identificandose como funcionário da Empresa de Electricidade.

JARDIM NÃO TEM DÚVIDAS

Parlamento aprova lei “nazificante e de iniciativa fascista”

Sócrates é responsável pelo descrédito do país O presidente do PSD-Madeira, Alberto João Jardim, responsabilizou o primeiro-ministro José Sócrates e o Partido Socialista (PS) pelo descrédito de Portugal no estrangeiro. Alberto João Jardim falava num encontro com militantes socialdemocratas, o último de uma série de jantares que promoveu com as bases do partido em todos os concelhos da Madeira para apelar à participação nos próximos actos eleitorais. “O que se tem passado nestes anos, desde as habilitações do primeiro-ministro, aos projectos assinados profissionalmente, que não se sabe bem se podia ou não ter assinado, bem como de outros casos, que são casos de polícia, hoje em dia isto é um escândalo. O que a imprensa estrangeira diz de Portugal é o descrédito do país e do próprio Partido Socialista”, afirmou. O político madeirense criticou, ainda, o actual Partido Socialista, que em seu entender “nada tem a ver com o PS de Mário Soares ou de Guterres”. Catalogando o PS como um “partido sem doutrina, sendo apenas uma organização de tomada de poder, sem ideais”, Jardim concluiu que “há condições, excepcionais, para o PSD ganhar as eleições. Tem é que saber ganhá-las e deixar-se de asneiradas internas e tem também de despachar algumas mediocridades, que eram impossíveis de existir no tempo de Sá Carneiro”.

Na mesma ocasião, o também presidente do Governo Regional, responsabilizou José Sócrates pelos entraves colocados à Madeira: “Hoje posso-vos dizer uma coisa: há membros do governo socialista, que muitas vezes a resposta que nos dão, para além de outras que não vou revelar, pois são particulares, é que queriam resolver, mas não podem, pois as ordens são de cima. De cima só pode ser de uma pessoa...”, concluiu. Falando para mais de três centenas de militantes, o líder madeirense considerou, ainda, que o actual regime de José Sócrates é um regime de propaganda. E ilustrou com um exemplo: “O primeiro-ministro tem quarenta e dois adjuntos, eu tenho três”.

PUB.

Turismo no Porto Santo deve crescer 20% este ano Roberto Silva, presidente da câmara de Porto Santo, diz que o turismo na zona tem crescido entre «15 a 20% nos cinco a seis anos últimos anos» e o mesmo deverá acontecer em 2009, apesar da actual crise económico-financeira. «Pomos 15% a 20% para não estar a exagerar, mas é à volta disto, de certeza», garantiu o presidente da câmara local, em declarações ao Jornal da Madeira. A performance da taxa de crescimento resulta essencialmente do interesse do turista português por esta ilha. «Há uma grande curiosidade e procura pelo Porto Santo ao nível nacional», confirma o edil. Estando os tradicionais destinos longos, como o Brasil e Cuba, a serem «abandonados» pelos portugueses, o turista nacional prefere, neste momento, «um destino de praia e sol o mais perto possível de Portugal continental», diz. E aí o Porto Santo é muito competitivo, dado que tem o factor proximidade a jogar a seu favor. Segundo Roberto Silva, a ilha beneficia também da boa fama que os visitantes levam quando regressam a casa. Além disso, acrescenta, quem a visita volta sempre. Muitos turistas recorrem ao transporte aéreo para chegarem ao Porto Santo, mas o maior fluxo de pessoas ocorre via marítima. Tal como sublinhou o presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, o navio Lobo Marinho «tem batido recordes todos os anos» em termos de transporte de passageiros, quer no período de Verão, quer na época baixa. A aposta nas promoções e “escapadinhas temáticas” têm trazido efeitos positivos para os resultados da companhia do grupo Sousa, particularmente importantes nas épocas baixas. Os enumeros eventos que ocorrem na ilha – em Março houve praticamente um todas as semanas – contribuem também para uma afluência de pessoas fora da enchente dos meses de Verão.

Alberto João Jardim garantiu que o “Jornal da Madeira” continuará a ser publicado não obstante a lei “nazificante” aprovada na Assembleia da República, referindo-se à Lei do pluralismo e da não concentração dos meios de comunicação social. “É uma lei nazificante, de iniciativa fascista e que pretende calar a imprensa de vários quadrantes políticos e não apenas o ‘Jornal da Madeira’”, referiu. Para João Jardim, “é uma lei que é um braço de ferro do ministro nazificante com a liberdade de imprensa em Portugal”. “Isto ainda vai dar muita luta mas há uma coisa que vos garanto. O ‘Jornal da Madeira’ vai sair nem que a gente vá todos presos”, disse. “A autonomia chegou a um momento que precisa de mártires para dar os saltos seguintes e, eu, aos 66 anos já não me divirto muito cá fora, já posso ser preso político, já posso fazer o papel de mártir”, ironizou. O PS aprovou, sozinho, as alterações à lei do pluralismo e da não concentração dos meios de comunicação social, com acusações da oposição de ataque à liberdade de imprensa e cedência aos grupos económicos. O diploma regressou ao Parlamento com algumas alterações introduzidas, depois do veto, a 3 de Março, do Presidente da República, que considerou que não existia urgência em legislar sobre esta matéria. Alberto João Jardim aproveitou ainda a ocasião para manifestar a sua concordância com a escolha de Paulo Rangel para cabeçade-lista dos sociais-democratas às eleições europeias. “Estou absolutamente de acordo, é uma questão pacífica”, disse. “Para mim dos nomes falados, Paulo Rangel era o melhor porque é uma pessoa que foi, de certo modo, novidade na vida política portuguesa e se foi, a pouco e pouco, impondo no Parlamento e não havia passados que pudessem ser outra vez ressuscitados”, comentou. “Sou muito amigo do Dr. Marques Mendes mas acho que foi uma boa escolha o Dr. Rangel”, concluiu. Jardim adiantou ainda que o eurodeputado madeirense, Sérgio Marques, figura “num lugar elegível” na lista do PSD embora não tenha referido qual a sua posição. “É complicado fazer as listas porque, em cada três, tem de haver uma senhora”, referiu. O Conselho Nacional vai aprovar a lista do PSD ao Parlamento Europeu a 21 de Abril. As eleições europeias vão realizar-se a 7 de Junho e o prazo limite para os partidos apresentarem as suas listas de candidatos no Tribunal Constitucional é 27 de Abril.

15

17 Abril 2009

MADEIRA Crianças abandonadas pela família Em 2008, as Comissões de Protecção de Crianças e Jovens da Madeira (CPCJ) acompanharam 33 crianças por motivo de abandono familiar. O número foi divulgado pela presidente do Conselho Directivo de Segurança Social. Ao nível nacional, e de acordo com o jornal “24 horas”, num ano, foram abandonados 309 menores no continente. Na Madeira, e de acordo com Bernardete Vieira, as razões do abandono de crianças não se prendem com dificuldades financeiras. «Ninguém abandona as crianças por esse motivo», considerou.

“Trio maravilha” A PSP identificou um grupo denominado “trio maravilha” que se dedicava a praticar furtos no interior de viaturas na Rua Coronel Sarmento, no Funchal. As queixas foram aumentando aos balcões da Polícia nestes últimos dias no que concerne a actos de vandalismo e furtos em viaturas na referida zona.

“Discoteca” improvisada incomoda residentes Residentes no Caminho da Casa Velha e na Rua do Bom Sucesso, assim como na zona do Cabeço de Ferr,o já não sabem que fazer para terminarem com o barulho proveniente de um posto de abastecimento de combustível localizado na faixa sul da via rápida. Os ruídos são alegadamente provocados por automobilistas e acompanhantes que decidem fazer “piqueniques” nocturnos nos espaços de estacionamento do lado sul daquela área reservada àquela gasolineira. Os ruídos tornam-se mais fortes pela madrugada dentro sobre as casas mais próximas da via rápida, segundo um dos moradores, incomodando severamente o sossego de pessoas idosas e de outros residentes que precisam do descanso. De acordo com este interlocutor, a PSP tem sido alertada constantemente para esse facto, quase diariamente, mas os ruídos continuam com indivíduos a consumirem bebidas alcoólicas que transportam para aquele local, colocando o som bastante alto dos seus

auto-rádios como se aquele local fosse uma discoteca ao vivo. Isto, para além do palavreado menos adequado que acompanha o som da música e que corta o silêncio a grande distância, sustentou aquele morador. Relativamente a esta situação, porta-voz do Comando Regional da PSP confirma o aumento de reclamações surgidas nesta força policial nestas últimas duas semanas, via telefone, por parte de cidadãos que vivem nas imediações daquele posto de combustível. São reclamações de ruídos e que têm feito mobilizar o patrulhamento policial para aquele local. “O certo é que quando os elementos da PSP chegam àquele sítio não encontram situações irregulares a não ser grupos de indivíduos sem causarem os excessos denunciados por esses moradores do local”, jusitifica aquele oficial de Polícia. De qualquer forma, Roberto Fernandes deixa a promessa que as acções de patrulhamento naquela área seriam reforçadas com vista a pôr cobro a uma situação que já se arrasta há largos meses.

Rali Vinho da Madeira já anda A equipa do Club Sports Madeira, organizadora do Rali Vinho Madeira, revelou algumas das alterações que serão introduzidas, como a montagem de um sistema de GPS nas viaturas destinadas a controlar o número de passagens pelos troços cronometrados. São também já conhecidos alguns dos nomes: a equipa Abarth fará alinhar Giandomenico Basso e Luca Rossetti, a Kronos levará à ilha Nicolas Vouilloz, Freddy Loix, Kris Meeke e Patrick Snijers e a Skoda estará representada por Jan Kopecky, Juho Hanninen, Enrique Garcia Ojeda e Piero Longhi.

Provável geminação entre a Madeira e Gorée O diplomata que está de visita à Madeira, manifestou-se encantado com as belezas naturais da ilha e com os níveis de desenvolvimento observados, sobretudo nas vias de comunicação. Empenhado em dinamizar o turismo do Senegal em Portugal, o diplomata manifestou interesse numa eventual geminação entre a Madeira e Gorée, ilha localizada ao largo do Senegal, em frente a Dakar, na África Ocidental. O embaixador senegalês realçou a beleza natural da ilha, classificada em 1978 como Património da Humanidade, foi um dos principais centros de comércio na fase de expansão portuguesa. No encontro com Brazão de Castro, o diplomata ficou a saber que na Madeira residem 24 cidadãos senegaleses, que se dedicam ao comércio e à construção civil. A comunidade africana na Região ronda um milhar de pessoas, imigrantes que se dedicam maioritariamente ao sector da construção civil. PUB.

24

17 Abril 2009

COMUNIDADES Novo empresa mediadora de seguros HR Investments é a nova mediadora de seguros a operar de Thetford para todo o Reino Unido e especializada em todos os serviços do ramo, em especial nos seguros de viaturas particulares e de empresas. Esta empresa ficou responsável pela carteira do TEC e está ao dispor de outras instituições para prestar qualquer serviço a membros ou associados. Constituída maioritariamente por portugueses, a mediadora trabalha em todos os mercados comunitários e considera muito bons os resultado após o primeiro mês de actividade.

Domingo católico 11am, Missa, Bayswater; 12am, Catequese, Bayswater; 2pm, Catequese, Fulham; 2pm, Reunião de Pais, Fulham; 3pm, Missa, Fulham; 4:45pm, Terço da Misericórdia, Clapham; 5pm, Missa, Clapham; 5pm, Catequese, Camden Town; 6pm, Missa, Camden Town; 6pm, Catequese, Clapham.

Consulado britânico no Algarve O Consulado Britânico no Algarve, situado em Portimão, está no top ten dos serviços consulares do Reino Unido no que diz respeito à emissão de passaportes de emergência: só no ano passado emitiu 419. A informação foi prestada pelo embaixador britânico em Portugal, na inauguração das novas instalações do Consulado, agora situadas no Edifício Fábrica. O Consulado Britânico no Algarve é dos mais movimentados em todo o mundo, não só devido aos 50 mil residentes na região, como aos 1,3 milhões de turistas britânicos que visitam o Sul de Portugal.

PORTUGUESES TAMBÉM ADEREM (4 DE MAIO)

Imigrantes nas ruas de Londres No próximo dia 4 de Maio, segundo a organização, London’s Citizen, contactada pelo nosso jornal, esperam-se mais de 200 mil imigrantes na marcha que começará junto da Westminister Cathedral e acabará em Trafalgar Square. Várias organizações portuguesas, lideradas por Francisco Gonçalves da Silva, estarão também presentes, para apoiar esta grande manifestação de força e querer, “perante a campanha anti-imigrantes nos media, em vários departamentos estatais e em muitos quadrantes políticos em todo o Reino Unido”, confessanos este dedicado militante português da causa da imigração. A organização defende que este evento, que começa com a celebração de missa na Catedral de Westminister, este dia como uma “celebração de todos os imigrantes radicados no Reino Unido” e uma forma de unidos pedirem “justiça para os muitos que se deparam com graves problemas junto às entidades de controlo de imigração inglesa”. Defende a organização que todos os imigrantes com vistos de trabalho e residência há mais de quatro anos,

deveriam ter acesso automático a mais dois anos de visto e, se estiverem dentro de todos os preceitos e conduta que a lei lhes impões, deveriam ter acesso a residência definitiva. “É no fundo uma marcha de solidariedade e de apoio a centenas de milhares de trabalhadores estrangeiros, que, contrariamente à nossa condição, não beneficiam do facto de pertencerem à EU e terem acesso ao livre trânsito.” Para além de algumas organizações portuguesas e brasileiras, da London’s Citizen fazem parte várias igrejas, incluindo a católica, sindicatos, escolas e universidades espalhadas por Londres. A organização espera pois a maior adesão em defesa dos direitos elementares dos imigrantes no Reino Unido, pedindo que todos compareçam, pacificamente, numa demonstração da importância e grandeza do movimento. O dia começa com missa na Catedral de Westminister pelas 10 horas da manhã e deverá acabar, com discursos e intervenções, na praça de Trafalgar, pelo meio dia. Para mais informações contacte [email protected] .

Octogenária homenageada no “Titanic” Mais uma vez, como em anos precedentes, o Bar Restaurante Titanic realizou um jantar alusivo ao Dia da Mulher, em Março, num ambiente de grande alegria, diversão contandocom a presença de caras lindas provenientes de vários países de expressão Portuguesa. José Alves, recebeu este grupo de mulheres com muita fraternidade e boa disposição, características muito próprias deste empresário. A festa culminou com uma homenagem a Conceição Costa Pinto (foto), por ter sido na sua vida um exemplo a seguir. Esta senhora de 82 anos cheia de vitalidade e de alegria contagiante, faz questão de comemorar, todos os anos o dia da Mulher, situação que já aconteceu um pouco por todo o mundo. PUB.

MATOS ENTERPRISE Empresa funciona “em beleza” A Matos Enterprise é uma empresa portuguesa de distribuição em Londres, especializada no comércio e distribuição de produtos de beleza, higiene e cosmética, que teve um crescimento significativo no último ano. Esta empresa, que importa maioritariamente do Brasil, para além da sua implantação no Reino Unido, já exporta para a Bélgica, Luxemburgo, Alemanha e Malta, numa dinâmica que parece não parar de crescer. Ângela Matos, a empresária portuguesa que desenvolve esta empresa, considera que as potencialidades do mercado no Reino Unido são imensas, contudo reconhece que, apesar de alguns revendedores no exterior, a sua operação concentra-se em Londres. Para o crescimento das marcas que representa, Ângela refere a necessidade de se associar a um distribuidor nacional, que conheça bem o mercado português e não só, fora de Londres. Para além da revenda, a Matos Enterprise desenvolve outro mercado direccionado para o sector profissional, especialmente os cabeleireiros, onde oferece linhas muito próprias. Esta semana, Ângela abriu a sua primeira loja própria, que admite ser apenas um “show room” e não esperar muitos resultados deste investimento. Contudo vai acrescentando que não enjeita a possibilidade de outros empresários, possam, a partir deste espaço, desenvolver este nicho de mercado.Para qualquer contacto com esta empresa consulte o anúncio da empresa que publicamos na página 5.

OPINIÃO

Aliança ibero-americana no Reino Unido

Lusitanos ganham Torneio da Páscoa Numa emotiva final com o FC do Porto de Londres, os Lusitanos ganharam, por apenas uma bola de diferença, o Torneio da Páscoa, evento que de ano para ano desperta mais interesse e maiores apoios. A peleja iniciou-se no Sábado de Páscoa com uma vitória fácil dos Lusitanos sobre o Bombarralense, ganho pelos primeiros por 7 bolas a 2, enquanto o Porto viu-se e desejou-se para levar de vencida a equipa dos Amigos de Portugal, feito conseguido através da marcação de grandes penalidades (3-2). No Domingo, os Amigos de Portugal levaram de

PUB.

vencida a equipa do Bombarralense, garantindo o terceiro lugar e, como referimos, os Lusitanos ganharam ao FC Porto de Londres por uma bola a zero, sagrando-se os campeões do Torneio. Presentes estiveram muita gente e os muitos patrocinadores do Grupo Madeira, Estrela Bar, Toca Restaurante, BANIF, Millennium, Isabel’s Saloon, Zarco Deli e Tony Escola de Condução. Mais do que o desporto e a disputa do Torneio, valeu também pela confraternização e a boa organização.

Prezados compatriotas, Com o andar dos tempos, quando as coisas se tornam demasiado complicadas e até demagógicas, é necessário dar a volta às situações burocráticas e autoritárias em que nos encontramos a fim de que os direitos de cada cidadão sejam, de facto, respeitados, bem como a suas pretensões sejam ouvidas por quem de direito no país de acolhimento! Na verdade, temos vindo a informar as comunidades imigradas de que nem tudo o que reluz é ouro e que as aparências iludem! Mas, na maioria dos casos, os mais fracos continuam a comer gato por lebre, sendo engodados por meia dúzia de charlatães que se apresentaram à papo seco, com pézinhos de lã, com o intuito de atrair até si o eleitorado. Por exemplo: nas eleições de 30 de Março de 2003, disseram o seguinte: “Promessas, leva-as o vento! Uns dizem… estes fazem!”. Fazem o quê? Nada! Depois, nas eleições de 20 de Abril de 2008 desdizem-se, alegando que “as atitudes ficam com quem as pratica e nem sempre o vento leva as palavras”. Com efeito, ou com promessas, ou sem elas, a verdade vem sempre à tona da água. Digam o que disserem, a comunidade foi altamente falseada por alguns apedeutas, foi um facto aquando das últimas eleições! Mas, quando se aperceberem de que um abismo chama outro abismo, e só com uma união forte e duradoira conseguiremos ultrapassar todos os obstáculos que nos separam, conforme o que já foi determinado numa das reuniões da “Aliança Ibero-Americana”, para que fomos convidados a participar, e que, na verdade, teve muito impacto. Porém, os problemas que nos afectam não vão ser resolvidos com varinhas mágicas, porquanto é necessário que todos ponhamos os nossos talentos em movimento, assim como organizar-nos por nós próprios, sem estar atidos a que o Consulado Geral de Portugal possa resolver tudo! É necessário, e urgente, que nós comecemos a dar os primeiros passos, juntando o útil ao agradável, como já o fizeram as demais comunidades! Não obstante ter havido bastantes intervenções da nossa parte, há, na verdade, muita coisa encoberta acerca de vários assuntos que no seu devido tempo serão expostos. Todavia, o que mais nos interessa, de momento, e que foi acordado entre nós, é sem sombra de dúvida a participação, em força, do público na “Demonstração de 4 de Maio”, conforme temos vindo a informar nas edições anteriores! Seja como for, convém esclarecer que os latino-americanos sabem o que querem e muitos de nós somos testemunhas oculares de como eles se souberam organizar quando ainda muitos sindicatos tinham força e lutavam pelos seus membros, enquanto a maioria dos cidadãos portugueses nunca se organizou, nem tampouco se preocupou com as inscrições consulares, bem como na actualização do recenseamento e votarem nas eleições municipais de cada câmara local, porquanto nunca ninguém os motivou ou, quem sabe, se não estão interessados… a não ser os serviços sociais britânicos? Presentemente, fala-se no Centro Comunitário Português! Como vai ser gerido? Há alguma comissão eleita? E acerca da “federação”, como estamos? É que a fortuna protege os audazes! Solidariedade e cooperação, F. Gonçalves da Silva Portuguese Action Group

Related Documents

N57
May 2020 2
As Noticias
May 2020 7
Pravda N57
June 2020 2
Primeira Pagina As Noticias
November 2019 13