Arribas
Zonas de plataforma continental que está em contacto com a plataforma oceânica e por acção constante da abrasão marinha ao longo dos milhões de anos formam estrutura que se designa por Arribas . Constituída por material rochoso, com inclinação que ronda nos 15º a 90º e contendo pouca ou nenhuma cobertura vegetal.
As arribas são estruturas litológicas que resultam do desgaste provocado pelo impacto dos movimentos das águas do mar(abrasão marinha)
Para além das arribas, devido a litologias heterogéneas, de diferentes durezas, a abrasão marinha pode originar “acidentes” diversificados.
Arribas Ribeira de Ilhas
São estruturas de tamanhos Gigantescas, tomando dezenas de metros de altura. Formado por estratos de calcário , rochas magmáticas e outros sedimentos. Contém algumas falhas no seio dela.
Arribas Ribeiras de Ilhas
Verifica-se que existiu actividade vulcânica nesta zona e esta situada junto a Arriba. Por motivos de diferentes dureza da rocha existem zonas em que há um maior recuo da arriba.
Estrutura magmática mais resistente, está menos recuada.
Estrutura calcária e de outros mais frágeis erodido pela Abrasão marinha.
Plataforma continental que foi abaixo devido a erosão da base da arriba e não houve o sustento possivel para a sua manutenção.
Esta arriba da praia de Ribeira de ilhas não sustenta ocupações antrópicas mas sim coberta de vegetaçao na sua última camada.
REALIZADO: CÉLIO AGOSTINHO EXPOSTO SALDANHA Nº 33 12ºACT
PROFESSORA: ANA MARIA NASCIMENTO (prof. De Geologia)