1
Escola Básica 2, 3 Ciclos José Maria dos Santos
Tapada de Mafra (visita de comboio) ...
Observação e registo Educação Visual e Tecnológica
Prof. Mafalda Luna / 5º G
25 de Março de 2009
2
Ficha de observação e registo gráfico Desenha, em traços gerais, um animal observado na Tapada. (esboço)
Nome: _______________________________________ Nº : _____ Turma: ______
3
Registo de pormenores de um ou mais animais observados (esboço)
4
Escola Básica 2, 3 Ciclos José Maria dos Santos
Aldeia típica José Franco ...
Observação e registo Educação Visual e Tecnológica
Prof. Mafalda Luna / 5º G
25 de Março de 2009
5
José Franco e a Aldeia Típica José Franco é um oleiro, ceramista e escultor português, nascido em 1920, na aldeia de Sobreiro, concelho de Mafra. O gosto pela cerâmica foi-lhe transmitido pelos pais, oleiros, a si e aos seus 15 irmãos. José Franco começou por ajudar aos pais a produzir e vender as pequenas cerâmicas que os camponeses da região utilizavam nas suas casas: os pratos, as travessas, os jarros de vinho e água, os vasos para flores e pequenas peças de decoração. Ia de terra em terra no seu burro, ganhando assim o pão.
Por volta de 1945 José Franco sonhou que poderia, nas horas vagas, construir ao pé da casa em que vive e da sua oficina de oleiro um museu vivo da sua terra, uma espécie de um grande presépio, que reproduzisse os costumes e actividades laborais do tempo da sua infância e alguns aspectos fundamentais e actividades da vida campesina. E assim, dia a dia, a sua obra foi nascendo e crescendo. Num espaço que tem cerca de 2500 m2 construiu em escala natural um conjunto de elementos considerados fundamentais na vida do campo.
O centro deste pequeno mundo de maravilha que os turistas que visitam Lisboa e a Costa do Estoril só agora começam a descobrir é a pequena oficina de oleiro, onde José Franco, trabalhando na mesma roda artesanal que os árabes que viveram nesta região do século VIII ao século XII aqui deixaram, vai moldando com o barro da região as dezenas das suas figuras de encanto de cerâmica sacra - e não há «santo» que as suas mãos não fabriquem -, da cerâmica popular, e da cerâmica satírica.
6
Ficha de observação e registo gráfico Desenha, em traços gerais, alguns pormenores das peças de José Franco expostas na Aldeia.
Nome: _______________________________________ Nº : _____ Turma: ______
7