Ficha Técnica da Visita de Estudo
Locais: Baixa, Rossio e Campo de Ourique.
Visita ao café ‘Martinho da Arcada’, a casa onde o poeta nasceu no largo de S. Carlos e a sua estátua junto ao café ‘A Brasileira’ e por fim visitar a Casa Museu Fernando Pessoa. Lugares:
Data: 27 de Janeiro de 2009 Turmas:
12º 1 e 12º 2
Professores Responsáveis:
Prof. Margarida Azedo e Prof. Elisa
Costa Professores Acompanhantes:
Prof. Sérgio e Prof. Lagoas.
Os Locais de Interesse
Café/Restaurante
Martinho
da Arcada:
Este café foi inaugurado em 1782 e está situado sob as arcadas da Praça do Comércio. A sua entrada é visível na fotografia ao lado.. Sendo um dos cafés mais emblemáticos de Lisboa, um dos seus mais distintos clientes foi o poeta Fernando Pessoa, que aqui gostava de fazer as suas refeições ou passar longas horas lendo e escrevendo. As paredes do café encontram-se decoradas com fotografias do poeta, junto da sua mesa, que continua exposta para
Lisboa Pessoana
o receber, mesa essa acompanhada de bonitos azulejos antigos. Quanto à ementa, nela pontuam alguns dos melhores pratos da gastronomia tradicional portuguesa. Casa
onde
Fernando
Pessoa
nasceu:
Fernando Pessoa nasceu e viveu até aos cinco anos de idade no número 4 do Largo de São Carlos no Chiado, mais concretamente no 4º andar do lado esquerdo. Esta casa é no presente a sede de uma sociedade de advogados, a ABBC. Em frente do edifício encontra-se uma estátua que lembra o significado do mesmo, a estátua é constituída por um corpo humano sem cabeça, que está substituída por um livro de título Pessoa.
Café A Brasileira: Trata-se de uma casa com uma inegável tradição
histórica, situada em pleno Chiado. Sendo por isso um ponto de visita obrigatório para os turistas que visitam a capital lisboeta, já que poderemos dizer que é um luxo para o português da classe média frequentar este café. Esta atracção deve-se nomeadamente porque muitos desejam tirar uma fotografia com o poeta dos vários heterónimos, Fernando
Pessoa,
que
permanece
eternamente
sentado a uma das mesas da esplanada, aguardando quem queira dar dois dedos de conversa ou, quem sabe, ouvir um dos seus poemas.
A
decoração
do
café
é
completamente fiel à traça original e para a presença da moderna pintura portuguesa.
Casa Museu Fernando Pessoa: Esta foi a 2
Lisboa Pessoana
última morada de Fernando Pessoa entre 1920 e 1935. Este edifício, agora espaço museológico, abriu em 1993 após
as
alterações
realizadas
por
uma
arquitecta italiana. Nesta acolhedora casa é possível
observar-se
permanentemente várias
obras
de
pintores consagrados como José de Almada Negreiros (Retrato de Fernando Pessoa que originalmente se encontrava no Café Irmãos Unidos), Júlio Pomar, Bartolomeu dos Santos, António Costa e Rodriguez Castañé. O quarto do poeta, que foi o único espaço que não sofreu alterações com a abertura do museu, é regularmente recriado por artistas plásticos contemporâneos que tentam retratar a vida e obra do poeta. Esta casa-museu também possui exposições no último andar cuja temática é sempre a vida e obra de poetas portugueses. Nesta casa, em complementação à estante do poeta conservada no seu quarto, existe ainda uma biblioteca, com toda a sua obra em português e algumas traduções, bem como outras obras sobre o poeta nomeadamente algumas análises dos seus poemas ou livros históricos da sua época.
Igreja dos Mártires: Esta igreja foi totalmente construída
de
apresentando
novo
depois
características
do
terramoto,
barrocas
e
neoclássicas. Foi aqui que se baptizou Fernando Pessoa, na curta estadia de infância em Portugal. O poeta inclusive escreveu «Ó sino da minha aldeia, Dolente na tarde calma, Cada tua badalada, Soa dentro da minha alma», sino este, o da Igreja dos Mártires.
3
Lisboa Pessoana
Roteiro da Visita
4
Lisboa Pessoana
Regressámos novamente para trás, e desta vez em direcção ao Chiado
O ponto de encontro era na Estação do Rossio, e um Prosseguimos pelas Praças dos pouco atrasados e D. Pedro IV, lá Restauradores nos posteriormente pela Rua do Ouro encontrámos… até chegarmos à Praça do Comércio, onde visitámos o Café/Restaurante Martinho da Arcada. Neste Café confirmei a mesa posta, pronta a receber o poeta, e consumi ainda um pastel de nata.
5
Lisboa Pessoana
Sino da Igreja dos Mártires, que tivemos oportunidade de visitar.
Depois de visitarmos o Café Martinho da Arcada, seguimos em direcção aos Armazéns do Chiado, pela Rua Garrett, onde foi possível visitarmos a Igreja dos Mártires, onde Fernando Pessoa foi baptizado. Depois cortámos nos Mártires para podermos ver o edifício onde Fernando Pessoa nasceu, no Largo de São Carlos e em frente à Ópera. Em frente ao edifício estava uma estátua em nome do poeta. Seguidamente, esperou-nos uma longa caminhada até Campo de Ourique, onde nos esperaria a Casa Museu Fernando Pessoa. A Casa foi sem dúvida uma boa visita, contudo poderia estar mais preservada, não tendo tantas obras de remodelação, isto numa opinião pessoal. Depois da visita, voltámos ao Largo do Rato onde apanhámos o metro que ditava o fim da nossa visita!
6
Aqui se situa o Largo de São Carlos, onde é possível verse o sino da Igreja “da aldeia”.
E… Fizemos uma longa caminhada até chegar ao Largo do Rato!
Lisboa Pessoana
E por esta altura… Já estávamos um bocadinho perdidos. Valeu então o bom senso de uma senhora que nos deu algumas indicações!
7