TREINAMENTO DE SEGURANÇA PARA SUPERVISORES
DEZ PRECEITOS DE SEGURANÇA PARA SUPERVISORES
O seu trabalho como supervisor coloca-o numa posição muito importante e única de confiança, pois a Empresa não só confia em você como representante direto da Administração, para a aplicação justa e regular dos direitos e deveres dentro da empresa, como também lhe confia a obrigação de cuidar do bem estar dos colaboradores sob o seu comando. Nenhuma responsabilidade é maior do que esta em importância. Neste aspecto o seu trabalho assemelha-se ao do “Anjo da Guarda” dos dias bíblicos; como supervisor, você é, na realidade, o protetor do seu irmão, responsável por sua vida e pela vida dele. Os acidentes de trabalho representam uma ameaça séria ao bem estar físico dos seus homens, com consequências graves, que, quando não fatais, podem refletir na vida pessoal, social e família deles. A sua prevenção exige constante vigilância. Portanto, e para que conduza os seus homens em boa guarda durante o trabalho, guie-se pelos sequintes preceitos: 1 - Você é um chefe e, como tal, de certo modo, tem duas famílias. Cuide da sua gente no trabalho como cuidaria dos seus em casa. Certifique-se de que cada um dos seus homens comprende e aceita a responsabilidade pessoal de zelar pela segurança do trabalho; 2 - Conheça as normas de segurança referentes ao trabalho que você supervisiona. Nunca permita que se diga que um dos seus homens se acidentou porque você desconhecia as precauções necessárias no trabalho dele; 3 - Faça a previsão dos riscos que possam acontecer em função de alterações no equipamento ou nos métodos. Sirva-se dos conselhos dos especialistas de segurança para ajudá-lo a protejer-se contra tais perigos desconhecidos; 4 - Encoraje os homens a discutir com você os perigos dos seus trabalhos. Nenhuma tarefa ou operação deverá prosseguir enquanto houver alguma dúvida quanto a sua segurança. Trabalhar com medo, desconhecimento de auto confiança excessiva torna-se um “prato cheio” para a ocorrência de acidentes. Preste atenção às idéias dos seus homens e você encontrará uma fonte de conhecimentos de primeira mão, que o ajudarão a prevenir os danos e os sofrimentos desnecessários; 5 - Ensine os seus homens a trabalhar com cuidado, usando a paciência e persistência que você teria em casa com os seus; 6 - Verifique, consistentemente, o cumprimento das suas instruções, certifique-se de que os operários usam os dispositivos de proteção que lhes são fornecidos. Faça cumprir os regulamentos de segurança, tomando ação disciplinar, se necessário. Não iluda a Empresa, que aprova estes preceitos, nem os trabalhadores, que necessitam deles;
7 - Apresente um bom exemplo. Demonstre segurança nos seus próprios hábitos e conduta pessoal. Não se apresente como aquele que fala mas não faz; 8 - Investigue e analise qualquer acidente que aconteça a qualquer dos seus homens, por mais insignificante que pareça. Onde não se presta atenção a ocorrências insignificantes os acidentes graves podem ocorrer mais tarde; 9 - Coopere, integralmente, com aqueles que, na empresa, se empenham ativamente pela segurança dos empregados. A missão deles tem por fim zelar pela segurança dos seus homens no trabalho e reduzir a frequência de acidentes; 10 - Lembre-se: a prevenção de acidentes não só reduz o sofrimento humano, como também os danos e perdas; do ponto de vista prático não é mais do que bom negócio. Segurança, portanto, é uma das suas principais obrigações para com a Empresa, para com os seus colegas de administração e para com o seu semelhante. Ao incutir na mente dos seus homens o espírito e os hábitos de segurança, no trabalho do dia a dia, não só você cativará seu sincero apoio e cooperação, como também, e mais do que isso, engrandecerá a sua própria personalidade. “BONS HOMENS EXECUTAM BOM TRABALHO PARA UM BOM CHEFE”
OBS: Recomenda-se que seja lido e comentado entre Chefia e Supervisão, sempre que oportuno
RESPONSABILIDADES DE SEGURANÇA DO SUPERVISOR ( MESTRE, ENCARREGADO E LÍDER) 01-
Fiscalizar o cumprimento das normas de Segurança do Trabalho;
02-
Treinar e instruir os empregados a trabalhar com segurança;
03- Responsabilizar-se pela segurança de sua equipe; 04- Responsabilizar-se pela manutenção das condições de segurança dos locais de trabalho, arrumação e limpeza; 05- Exigir o uso do Equipamento de Proteção Individual; 06- Certificar-se de que os empregados recebem tratamento imediato dos seus ferimentos; 07- Comunicar e investigar todos os acidentes e tomas as medidas preventivas para evitar repetição; 08- Realizar reuniões de segurança com sua equipe; 09- Discutir os problemas individuais com os respectivos membros do grupo; 10- Servir nas comissões de segurança quando convocado; 11- Coibir a prática de atos inseguros pelos membros de sua equipe; 12- Fazer análise prevencionista das tarefas, tomando as medidas necessárias para executá-las com segurança; 13- Acatar e difundir à sua equipe os programas de segurança implementados.
“ O GRUPO É O ESPELHO DO SEU LÍDER ”.