Adjectivos

  • Uploaded by: Helena
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Adjectivos as PDF for free.

More details

  • Words: 1,033
  • Pages: 8
Escreve no espaço em branco o grau dos adjectivos (superlativo absoluto sintético), como no exemplo. 1- A Rita está muito contente. Ela está contentíssima. 2- O Pedro é muito forte. Ele é ____________________. 3- O senhor Luís é muito rico. Ele é ____________________. 4- A Susana é muito amiga da Ana. Ela é ____________________ dela. 5- O Paulo está muito, muito gordo. Ele está ____________________. 6- Este exercício é muito fácil de fazer. O exercício é ____________________. 7- Aquela camisola é muito linda. Ela é ____________________. 8- O Joaquim está muito, muito pobre. Ele está ____________________. 9- Por vezes os testes são muito difíceis. Eles são ____________________.

Identifica o grau em que se encontram os adjectivos das frases seguintes:

1) Esta roupa é a mais rara da loja. 2) A rua do colégio esta belíssima por causa das árvores. 3) O estudo do Romantismo é melhor que o estudo do Classicismo. 4) As músicas americanas são mais conhecidas que as portuguesas. 5) A cidade de Lisboa é muito populosa. 6) O Romantismo é o melhor período de literatura para se estudar. 7) Fico irritadíssimo quando não consigo fazer o que quero. 8) A poesia medieval foi tão importante quanto a poesia renascentista. 9) Os funcionários da cidade foram mais beneficiados que os do campo. 10) O Sol é maior que a Terra. 11) Mercúrio é o menor dos planetas do nosso sistema solar. 12) O exame de Matemática é uma prova muito difícil. 13) Aquele fato é muito estranho. 14) Ontem um homem paupérrimo foi pedir esmola para mim. 15) O livro Werther é tão grosso quanto o Amor de Perdição. 16) O livro de História é o menos pesado de todos. 17) As pinturas de Dali são mais conhecidas que as do Volpi. 18) As malas de pano são menos duráveis que as malas de couro. 19) Os relógios suíços são os mais precisos do mundo. 20) Tu julgas-te mais esperto que eu? 21) Voltou imensamente triste da viagem. 22) Ele é o menos feliz dos contemplados. 23) Escrever uma poesia é tão difícil quanto compor uma música. 24) Está felicíssimo porque vai se casar. 25) Este homem é o mais alto que já vi. 26) Tem um poder de criação intensamente fértil.

Sublinha os adjectivos que encontrar em cada frase.

1. As nuvens, brancas e leves, cobrem o horizonte. 2. O mar revolto assusta. 3. As misteriosas sombras provocaram medo. 4. Ele era um mentiroso. 5. Estas bonitas violetas cresceram no meu jardim. 6. As estrelas cintilantes embelezam o céu. 7. A luz clara e suave da lua ilumina as noites. 8. As noites escuras e chuvosas tornam a cidade deserta. 9. Pessoas apressadas correm para a estação. 10.

As águas tranquilas do mar convidam a um bom banho.

O ADJECTIVO serve para precisar o significado do nome, ao juntar-lhe características que o delimitam.

Ex: Esta casa é pequena. Os adjectivos apresentam flexão em grau. Estamos diante do grau normalquando o adjectivo indica a simples atribuição da característica Ex: O João é forte. O grau comparativo estabelece uma comparação entre dois seres quanto à característica expressa pelo adjectivo. •

Comparativo de superioridade - mais + adjectivo + do que/que

Ex: o João é mais forte do que o Miguel. •

Comparativo de igualdade - tão + adjectivo + como/quanto

Ex: O João é tão forte como o Miguel. •

Comparativo de inferioridade - menos + adjectivo + do que/que

Ex: o João é menos forte do que o Miguel.

1- Escreva as frases no grau comparativo indicado, utilizando, para tal, os nomes e os adjectivos propostos. Não se esqueça de conjugar o verbo ser. Ex: A Marta / A Joana / simpática (+) A Marta é mais simpática do que a Joana.

a) O Pedro / o Filipe / estudioso (-) b) Eu / o Sandro / alto (=) c) Tu / o teu irmão / divertido (+) d) Eu e a Joana / as nossas colegas / preguiçosas (-)

Resolução: Ex: A Marta / A Joana / simpática (+) A Marta é mais simpática do que a Joana. a) O Pedro / o Filipe / estudioso (-) O Pedro é menos estudioso do que o Filipe. b) Eu / o Sandro / alto (=) Eu sou tão alto como o Sandro. c) Tu / o teu irmão / divertido (+) Tu és mais divertido do que o teu irmão. d) Eu e a Joana / as nossas colegas / preguiçosas (-) Eu e a Joana somos mais preguiçosas do que as nossas colegas.

Adjectivos - Graus (Superlativo)Adjectivos - Graus (Superlativo)O grau superlativo indica a qualidade graduada ao máximo ou ao mínimo em relação a um termo de referência.



SUPERLATIVO ABSOLUTO

O superlativo absoluto pode ser sintéctico ou analítico. O superlativo absoluto sintético expressa-se por uma só palavra e forma-se por meio dos sufixos -íssimo; -érrimo; -ílimo. Ex: A Joana está tristíssima. Aquela actriz é celebérrima. O exercício foi facílimo.

O superlativo absoluto analítico forma-se com a ajuda de outra palavra, geralmente um advérbio. Ex: A Marta é muito feliz.



SUPERLATIVO RELATIVO

O superlativo relativo, que é sempre analítico, pode ser de superioridade ou de inferioridade.

O superlativo relativo de superioridade forma-se pela anteposição de o/a/os/as mais ao adjectivo. Ex: o Pedro é o mais bonito de todos.

O superlativo relativo de inferioridade forma-se pela anteposição de o/a/os/as menos ao adjectivo. Ex: A Maria é a menos simpática do grupo. Reescreva as frases nos graus indicados. 1- A Joana é bela. (Grau superlativo absoluto sintético) ___________________________________________________________________________ 2- Nós somos preguiçosas. (Grau superlativo relativo de superioridade) ___________________________________________________________________________ 3- A Rita é fiel aos seus amigos. (Grau superlativo absoluto analítico) ___________________________________________________________________________ 4- O João e o Filipe são estudiosos. (Grau superlativo relativo de inferioridade) ___________________________________________________________________________

Resolução: Reescreva as frases nos graus indicados. 1- A Joana é bela. (Grau superlativo absoluto sintético)

A Joana é belíssima. 2- Nós somos preguiçosas. (Grau superlativo relativo de superioridade) Nós somos as mais preguiçosas. 3- A Rita é fiel aos seus amigos. (Grau superlativo absoluto analítico) A Rita é muito fiel aos seus amigos. 4- O João e o Filipe são estudiosos. (Grau superlativo relativo de inferioridade) O João e o Filipe são os menos estudiosos.

Related Documents

Adjectivos
June 2020 13
Adjectivos
June 2020 10
Adjectivos
May 2020 11
Adjectivos (graus )
October 2019 14
Adjectivos _2_
June 2020 11

More Documents from "eduardo"

Un Diari Per Recordar
December 2019 16
Slova.docx
June 2020 3
Kolokvijum 2.docx
June 2020 6
June 2020 4
June 2020 3
June 2020 3