Classifica as orações sublinhadas nas frases: 1. Mesmo que tenha boas notas, não deixarei de estudar. 2. Se ela tivesse ficado na escola, estava melhor. 3. Não vou jurar que estudei esta matéria. 4. A Isabel queria comprar um livro, no entanto não tinha dinheiro. 5. Eles tinham visitado a tia naquela tarde para que tudo se resolvesse. 6. Chovia tanto que ficámos em casa. 7. O marido da Lina, que é espanhol, ficou em nossa casa durante um mês. 8. O meu pai ficou aborrecido, porque tive uma péssima nota a Inglês. 9. Os alunos que faltaram a essa aula tiveram negativa no teste. 10. Trata a empregada como se fosse família. 11. Quando está preocupado, o meu pai fica estranho. 12. Enquanto estiver a chover, fico em casa. 13. Encontrámos a Manuela e cumprimentámo-nos. 14. Tens de fazer o exercício ou terá negativa. 15. Cheguei atrasado, logo tive falta.
subordinante subordinada consecutiva subordinada relativa restritiva coordenada adversativa subordinada condicional subordinada temporal coordenada copulativa subordinada concessiva subordinada final subordinada completiva subordinada causal subordinada comparativa coordenada conclusiva subordinada relativa explicativa coordenada disjuntiva
Partindo das frases simples dadas abaixo, e introduzindo as alterações estritamente necessárias, constrói frases complexas que contenham: 1. Uma oração principal e uma subordinada causal, unidas através da conjunção subordinativa causal porque: 1.1. A Isabel não saiu de casa. 1.2. Choveu imenso durante todo o fim-de-semana. 2. Duas orações coordenadas, unidas através da conjunção coordenativa copulativa e: 2.1. A Marisa estuda teatro. 2.2. A Marisa trabalha num gabinete de arquitectura. 3. Uma oração principal e uma subordinada temporal, unidas através da conjunção subordinativa temporal quando: 3.1. O Rui estava em casa. 3.2. A Raquel teve um grave acidente. 4. Duas orações coordenadas, unidas através da conjunção coordenativa adversativa mas: 4.1. O Vasco preparou-se mal para o teste. 4.2. O Vasco prometeu estudar mais para a próxima. 5. Duas orações coordenadas, unidas através da conjunção coordenativa conclusiva portanto: 5.1. A Inês preparou-se mal para a prova. 5.2. A Inês não ficou nos primeiros lugares. 6. Duas orações coordenadas, unidas através da conjunção coordenativa disjuntiva ou: 6.1. Ao sábado de manhã, o João ajuda o pai no quintal. 6.2. O João vai fazer compras com a mãe.
Nota: Antes de mas e de porque, por norma, exige-se uma vírgula. A conjunção coordenativa conclusiva portanto, quando surge no interior de uma frase complexa, deve estar entre vírgulas.