A4 - Temporizadores.pptx

  • Uploaded by: Victor Costa Marinho Coelho
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View A4 - Temporizadores.pptx as PDF for free.

More details

  • Words: 720
  • Pages: 16
Comandos elétricos

____________ A4 - Temporizadores Professor: Ibernon Neto

_____________

Temporizadores 1. O que são?

Os temporizadores ou relés de tempo são dispositivos bastante utilizados nos circuitos de comando, pois os mesmos

proporcionam a temporização necessária a certas operações envolvendo motores, máquinas e equipamentos elétricos. Um exemplo da utilização de temporizador é em um sistema de

dosagem automática de um componente de uma fórmula para industrialização de um determinado produto.

_____________

Temporizadores 1. O que são?

Há pelo menos dois tipos básicos de temporizadores; um com temporização “ao trabalho”(DTE) e outro “ao repouso” (DTD). Tanto para um, quanto para outro, a regulagem do tempo de aplicação se dá no próprio relé. A seguir temos a ilustração de um temporizador, mostrando diversas escalas de tempo.

_____________

Temporizadores 1. O que são?

Figura 1:Temporizadores ao trabalho e ao repouso

_____________

Temporizadores

2.Temporizador ao trabalho Quando a bobina é energizada, os seus contatos auxiliares só serão comutados após o tempo fixado na parte frontal do mesmo. Quando a alimentação da bobina for retirada,

os

contatos auxiliares voltarão imediatamente a sua posição de repouso. Na figura 2 a seguir é mostrada a simbologia da bobina e os contatos (NA e NF) de um temporizador ao trabalho.

_____________

Temporizadores

2.Temporizador ao trabalho Figura 2: Simbologia do temporizador ao trabalho e respectivos contatos NA (15-18) e NF (15-16).

_____________

Temporizadores

2.Temporizador ao trabalho Na figura 3 é apresentado um circuito básico para entendimento do funcionamento do temporizador ao trabalho. No estado de repouso o sinalizador VM está aceso e VD apagado; se a chave comutadora C for acionada, a bobina do temporizador será energizada; após n segundos da energização da bobina, o sinalizador VD é aceso pelo fechamento do contato NA de TT e o sinalizador VM será apagado pela abertura do contato NF do mesmo temporizador. Se a bobinado temporizador for desligada, imediatamente VD apaga e VM acende.

_____________

Temporizadores

2.Temporizador ao trabalho Figura 3: Funcionamento básico de um temporizadores ao trabalho

_____________

Temporizadores

3.Temporizador ao repouso A sua performance é completamente diferente do outro tipo de temporizador, pois seu funcionamento é exatamente o oposto. Quando a bobina é energizada, os contatos auxiliares comutam imediatamente e quando a bobina for desenergizada esses contatos só voltaram ao estado de repouso após o tempo fixado na parte frontal do mesmo. Na figura 4 a seguir é mostrada a simbologia da bobina e os contatos (NA e NF) de um temporizador ao repouso.

_____________

Temporizadores

3.Temporizador ao repouso Figura 4: Simbologia do temporizador ao trabalho e respectivos contatos NA (15-18) e NF (15-16).

_____________

Temporizadores

3.Temporizador ao repouso Na figura 5 é apresentado um circuito básico para entendimento do funcionamento do temporizador ao repouso. No estado de repouso o sinalizador VM está aceso e VD apagado; se a chave comutadora C for acionada, a bobina do temporizador será energizada; e imediatamente o sinalizador VD acende e o VM apaga; quando a bobina de TR for desenergizada, VD só vai apagar e VM acender quando transcorrer o tempo regulado na parte frontal do temporizador, por isso o nome “temporizador ao repouso”, pois o mesmo só atua depois de desligado.

_____________

Temporizadores

3.Temporizador ao repouso Figura 5: Funcionamento básico de um temporizadores ao trabalho

_____________

Temporizadores

4.Temporizador ao trabalho e ao repouso Na figura 6 temos reunidos em único circuito, a aplicação básica dos temporizadores ao trabalho e ao repouso. Quando a botoeira (BLTT) (Botoeira Liga Temporizador ao Trabalho) é acionada, a bobina do temporizador ao trabalho (TT) é energizada e depois de transcorrido o tempo regulado na parte frontal do temporizador o sinalizador verde (VD) apaga e o vermelho (VM) acende; se a botoeira BDTT (Botoeira Desliga Temporizador ao Trabalho) for acionada imediatamente o sinalizador vermelho apaga e acende o verde.

_____________

Temporizadores

4.Temporizador ao trabalho e ao repouso Se a botoeira BLTR (Botoeira Liga Temporizador ao Repouso) for acionada, a bobina do temporizador ao repouso (TR) é energizada e imediatamente o sinalizador azul (AZ) apaga e o amarelo (AM) acende; se a botoeira BDTR (Botoeira Desliga Temporizador ao Repouso) for acionada, o sinalizador amarelo só vai apagar e o azul voltar a acender depois de transcorrido o tempo regulado na parte frontal do temporizador.

_____________

Temporizadores

4.Temporizador ao trabalho e ao repouso Figura 6: Funcionamento dos temporizadores ao trabalho e repouso.

FIM ____________ Ibernon Pereira de Barros Neto

Related Documents

A4
June 2020 29
A4
June 2020 30
1gouvmondial A4
August 2019 36
Db2cert7033-a4
October 2019 22
Db2cert7313-a4
May 2020 11

More Documents from ""