MARILZA GONÇALVES DE OLIVEIRA LEAL
PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
1 – A partir da abordagem do material proposto, explique quais as principais dificuldades que os professores sentem ao incluir o surdo na sala de ensino regular para que de fato e/ou na prática o processo de ensino e aprendizagem se efetive. Será que os gestores fornecem o devido acompanhamento? Será que as
secretarias
estaduais
e/ou
municipais
de
educação
oferecem
preparo/capacitação para os profissionais que estão todos os dias em sala de aula? Justifique sua resposta com no mínimo uma lauda.
As dificuldades enfrentadas por um professor para inserir um aluno surdo em sala de aula são: a disponibilidade de um intérprete (já atendido em muitas escolas), preparo para atendimento individualizado no que for necessário, desenvolver meios de inserir esse aluno nos grupos de alunos existentes na turma, de maneira que haja o maior nível de interação possível entre eles e o auxílio da família em identificar as dificuldades do aluno, ajudar a saná-las e incentivá-lo a buscar a inclusão com os ouvintes. Há vários incentivos por parte dos governos federal e estaduais para a inclusão destes alunos nas escolas regulares, inclusive há leis que asseguram este direito. As instituições de ensino superior, que dispõem de cursos na área da educação inseriram a educação especial em seus currículos afim de sanar alguns problemas que já aconteceram. Contudo as secretarias de educação estaduais e municipais ainda devem/podem fazer muito para preparar/capacitar os professores, bem como toda a equipe escolar e a própria estrutura física e aparelhos para que exista atendimento e inclusão efetiva aos alunos portadores de necessidades especiais.
Quanto à capacitação dos profissionais que atuam na educação sempre há reclamação de falta de recursos, sobretudo financeiros, o que pode ser resolvido se houver planejamento de maneira que os eventos/cursos de capacitação sejam oferecidos em etapas e para um número de profissionais que não gere um custo maior que o que se pode dispor. Fazendo assim, o preparo será gradual , crescente e eficaz, fazendo com que os alunos portadores de necessidades especiais possam ser atendidos como merecem.