Licenciatura em Ciências do Desporto (CNAES - Deliberação nº 1/2000 publicada no Diário da República II Série de 14 de Dezembro de 2000 com as alterações introduzidas pela Rectificação nº 518/2003 publicada no Diário da República nº 58 da II Série de 10 de Março de 2003, Deliberação nº 1/2009)
Documento revisto a 27 de Fevereiro de 2009
Quem tem que fazer pré-requisitos?
Todos os candidatos ao curso de Ciências do Desporto da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) têm que realizar os pré-requisitos, nomeadamente aqueles que: −
Terminaram ou frequentam o 12º ano, independentemente da área frequentada;
−
Já frequentam o ensino superior e um curso distinto do de Ciências do Desporto e pretendem solicitar a transferência de estabelecimento de ensino e a mudança de curso;
−
Já frequentam o ensino superior e um curso ligado às Ciências do Desporto e Educação Física e pretendem solicitar transferência de estabelecimento de ensino (mesmo que tenham realizado pré-requisitos no ano em que ingressaram no ensino superior);
−
Já frequentam a FMH e pretendem solicitar a mudança de curso;
−
Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos regimes especiais de acesso ao ensino superior (funcionários portugueses de missão diplomática portuguesa no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; cidadãos portugueses bolseiros no estrangeiro ou funcionários públicos em missão oficial no estrangeiro e seus familiares que os acompanhem; oficiais do quadro permanente das Forças Armadas Portuguesas, no âmbito da satisfação de necessidades específicas de formação das Forças Armadas; estudantes bolseiros nacionais de países africanos de expressão portuguesa, no quadro dos acordos de cooperação firmados pelo Estado Português; funcionários estrangeiros de missão diplomática acreditada em Portugal e seus familiares aqui residentes, em regime de reciprocidade; atletas praticantes com estatuto de alta competição ou integrados no percurso de alta competição a que se refere o Decreto – Lei nº 125/95, de 31 de Maio e naturais e filhos de naturais do território de Timor-leste);
−
Pretendem candidatar-se ao curso ao abrigo dos concursos especiais de acesso ao ensino superior (maiores de 23 anos; titulares de cursos superiores, pós-secundários e médios).
Quando se realizam as inscrições nos pré-requisitos? O período de inscrição decorre até 20 de Março.
O que deve ser entregue na inscrição dos pré-requisitos? Os candidatos deverão entregar nos Serviços Académicos da Faculdade de Motricidade Humana os seguintes documentos: 1. Fotocópia do Bilhete de Identidade; 2. Formulário de candidatura devidamente preenchido (anexo 1); 3. Modelo 1547 devidamente preenchido (ver anexo 2) e que poderá ser adquirido no Serviço de Edições da FMH; 4. Exame Médico Desportivo devidamente preenchido – o formulário poderá ser adquirido no Serviço de Edições da FMH (ver anexo 3). A inscrição compreende ainda, o pagamento de um emolumento no valor de 75€ e o pagamento de um seguro, no valor de 2.32€. Os Serviços Académicos da FMH funcionam de 2ª a 6ª feiras das 10.00h às 16.30h, na Estrada da Costa Cruz-Quebrada, 1595-688 Dafundo.
Quando se realizam as provas? O período para a realização das provas decorre entre 1 de Abril e 8 de Maio. Contudo, as datas exactas das provas não se encontra ainda definido.
Quantas vezes se realizam as provas? Podem existir duas chamadas, mas só pode ir à segunda chamada quem: 1.
Estava inscrito na 1ª chamada e não pôde realizar as provas por motivos considerados relevantes;
2.
Não se inscreveu para a 1ª chamada por motivos considerados relevantes.
Em ambos os casos o estudante terá que pedir autorização, em forma de requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Directivo da FMH, e justificar a sua ausência ou a não inscrição nas provas da 1ª chamada. O requerimento deve ser entregue nos Serviços Académicos.
Onde se realizam as provas? As provas realizam-se nas instalações da Faculdade e no Complexo Desportivo do Jamor.
O que são pré-requisitos do Grupo C – Aptidão funcional, física e desportiva? Os pré-requisitos do curso de Ciências do Desporto correspondem ao Grupo C - Aptidão funcional, física e desportiva, que têm por objectivo a verificação das capacidades de robustez e de domínio técnico básico necessárias à condução do ensino e treino de especialidades desportivas. O resultado dos pré-requisitos é expresso em “APTO” e “NÃO APTO” e são do tipo eliminatório, ou seja, para a candidatura ao curso de Ciências do Desporto é necessário obter a classificação de “APTO”. Os pré-requisitos são constituídos por duas partes: 1 – Aptidão Funcional 2 – Aptidão Física
Em que consiste a avaliação da Aptidão Funcional? A aptidão funcional tem por objectivo garantir que o candidato possui as características funcionais indispensáveis à continuação dos estudos em Educação Física e Desporto. Essa garantia é-nos dada através de uma comprovação médica da condição de APTO do candidato. A Faculdade de Motricidade Humana utiliza como modelo o Exame Médico Desportivo do Instituto do Desporto de Portugal (anexo 3). O formulário do exame médico desportivo pode ser adquirido no Serviço de Edições da Faculdade (a partir de Fevereiro) e os exames médicos podem ser realizados: a)
no Centro de Medicina Desportiva das 9.00h às 17h30m na Av. Professor Egas Moniz (Estádio Universitário) 1600-190 Lisboa Telefone: 21 795 40 00/1/2 Fax: 21 794 25 98
b)
Outra opção à escolha do candidato, desde que observados os requisitos médicos legais para o preenchimento da respectiva ficha de aptidão
O formulário relativo ao exame médico desportivo deverá estar devidamente preenchido, com a indicação de que o candidato está APTO e SEM RESTRIÇÕES e entregue nos Serviços Académicos da FMH antes da realização das provas físicas. O candidato só poderá realizar as provas físicas se o exame médico indicar que está APTO e SEM RESTRIÇÕES; só desta forma é que a Faculdade tem a certeza de que poderá realizar qualquer actividade/esforço físico. O formulário do exame médico desportivo é constituído por 3 páginas: uma pequena, que resume o resultado do exame, uma página branca, que ficará com o médico que preencheu o formulário, e uma terceira página, o duplicado verde, que é do candidato. Para os pré-requisitos da FMH é necessário a entrega da página pequena e da página do candidato (a verde).
Quando e onde tem que ser entregue o exame médico desportivo? A data limite para a entrega do exame médico desportivo ainda não se encontra definida. Por este facto aconselhamos a consulta deste documento com alguma regularidade pois o mesmo será actualizado assim que for definida a data limite para a entrega do exame médico.
Em que consiste a avaliação da Aptidão Física? A aptidão física tem por objectivo garantir que o candidato possui o domínio técnico básico necessário à condução do ensino e treino de especialidades desportivas. Essa garantia é-nos dada através da realização de provas práticas. Para que o candidato seja considerado APTO, terá que realizar com êxito todas as provas.
São 5 as provas a realizar:
Prova Desportos Colectivos
Objectivo
Observações
Avaliação em situação de jogo reduzido (3x3), tendo em atenção os parâmetros técnicos e tácticos de jogos considerados fundamentais.
O candidato escolhe, aquando a sua inscrição nos pré-requisitos, 2 destas 4 modalidades: - Andebol; - Basquetebol; - Futebol; - Voleibol.
Natação
Avaliação pela execução de 50 metros numa das quatro técnicas de natação pura desportiva e de um salto de partida ventral.
Natação O candidato tem que realizar 50 metros de 1 das 4 técnicas e respeitar os tempos mínimos definidos para cada uma:
Esta execução deve respeitar os tempos mínimos definidos, bem como os critérios estabelecidos para uma execução eficiente, não evidenciando erros técnicos graves.
Homens
Mulheres
Livres
47’’
49’’
Bruços
57’’
59’’
Costas
47’’
49’’
Mariposa
49’’
51’’
A partida pode ser feita em qualquer estilo, excepto na técnica de costas. Salto O candidato é ainda avaliado pela realização de um salto de partida ventral. Atletismo
Avaliação da execução do salto em comprimento e da corrida em resistência conforme regulamento técnico.
Salto em Comprimento O candidato tem 3 tentativas para realizar um salto em comprimento com as seguintes marcas mínimas: Homens
Mulheres
4,50 metros
3,50 metros
Corrida de Resistência O candidato tem também, que realizar uma corrida de resistência de 1000 metros e tem que respeitar as seguintes marcas mínimas: Homens
Mulheres
3,30 minutos
4,30 minutos
NOTA A prova de atletismo só é realizada com êxito se o candidato obtiver as marcas mínimas na corrida e no salto em comprimento.
Prova Ginástica
Objectivo Avaliação da execução técnica da prova de solo e de salto de cavalo, em função de cada elemento, apresentados em sequência, num valor máximo de 100%.
Observações Solo – Movimentos Livres O candidato tem que construir uma sequência com as diversas figuras apresentadas em anexo (anexo 4), de forma a obter um mínimo de 60% de média do valor global dos elementos técnicos. Das últimas 4 figuras o candidato tem que escolher uma prova de equilíbrio e uma de flexibilidade (anexo 4). A cada figura está associado um valor percentual (anexo 4) e as figuras e os valores são as mesmas quer para o candidato masculino, quer para o candidato feminino. Salto de Cavalo – Feminino O salto corresponde a um salto de eixo com fase de 1º voo (anexo 5). Salto de Cavalo – Masculino O salto corresponde a um salto entre - mãos (anexo 6). Os saltos encontram-se organizado por fazes e a cada uma corresponde um valor percentual (anexo 5 e 6).
NOTA A avaliação final do candidato é dada pelo somatório das percentagens obtidas na realização da prova de solo e na de salto de cavalo. O candidato só realiza com êxito a prova de Ginástica se obtiver uma pontuação igual ou superior a 50% na média aritmética das provas de solo e de salto de cavalo, não podendo apresentar um valor inferior a 30% em nenhuma delas.
Como é expresso o resultado final dos pré-requisitos? O resultado final dos pré-requisitos corresponde ao conjunto da avaliação da aptidão funcional (exame médico desportivo) e da aptidão física (5 provas práticas). O resultado dos pré-requisitos é expresso em “APTO” e “NÃO APTO”. Após a realização das provas físicas e após a divulgação dos resultados dos pré-requisitos, o candidato deverá dirigir-se aos Serviços Académicos da FMH para efectuar o levantamento do modelo 1547 que traduz o resultado obtido nos pré-requisitos depois de autenticado pela Faculdade. O candidato deverá apresentar e referido modelo no acto de candidatura ao ensino superior.
Recibo nº:_________________________________ Euros:______________________________________ Data:__________/______________/_____________
Licenciatura em Ciências do Desporto
Ass.:
Ficha de Inscrição nos Pré-Requisitos para Acesso ao Curso de Ciências do Desporto ANEXO 1 a preencher pelos serviços
Informação
Provas Práticas:
Exame Médico:
Desportos Colectivos Apto e Sem Restrições
Natação
Apto
Apto
Não Apto
Não Apto
Apto mas Com Restrições Atletismo
Não Apto
Ginástica
Outra, qual: _______________
Apto
Apto
_________________________
Não Apto
Não Apto
Classificação Final:
Coordenador dos Pré-Requisitos assinatura:_______________________________
Apto Não Apto
Data: __________/___________/____________
a preencher pelo aluno
Nome (maiúsculas)_______________________________________________________________________________________ Data Nascimento____/____/______ B.I nº____________ de____/____/______ do Arqu. Identificação_______________ Morador________________________________________________________________________________________________ Localidade________________________________________ Código Postal ________________________________________ Telf._____________________ e-mail_________________________________________________________ Escola que frequenta________________________________________________________________ ____________________ É Atleta de alta competição?
Não
Sim
Em que modalidade_________________________________
Modalidades escolhidas para avaliação do item “Desportos Colectivos” : Escolha duas modalidades
:
Andebol
Basquetebol
Futebol
Voleibol
Cruz Quebrada, _____de ________________ de 200___
assinatura ______________________________________________________
Faculdade de Motricidade Humana Pré- Requisitos em Ciências do Desporto Recebi a inscrição do(a) candidato(a) ______________________________________________________________________ para a realização dos pré-requisitos de acesso ao curso de Ciências do Desporto.
Cruz Quebrada, _____de ________________ de 200___
assinatura
______________________________________________________
Exemplo de Preenchimento do Modelo 1547 ANEXO 2
Não escrever nesta zona. O preenchimento, da data e assinatura, por parte do Secretário da FMH, é que corresponde à Comprovação em como ficou APTO nos pré-requisitos
Exame Médico Desportivo ANEXO 3
Porque o exame médico não se destina à verificação das condições do candidato numa modalidade específica, neste campo deverá constar, em vez da modalidade, FMH.
Obrigatório a vinheta do Médico ou o carimbo do centro de saúde Obrigatório assinalar a decisão médica e riscar o que não se aplica. Se apresentar restrições, estas deverão ser descritas. Obrigatório indicar o nº da cédula profissional do médico.
Realização de uma sequência (Masculino e Feminino) Solo – Movimentos Livres ANEXO 4
Construa uma sequência, com as diversas figuras, de forma a obter no mínimo 60% de média do valor global dos elementos técnicos.
Elemento 1 – Apoio facial invertido, rolando à frente (20%)
Elemento 2 – Rolamento à retaguarda (10%)
Elemento 3 – Corrida e salto em extensão com 1/2 volta (5%)
Elemento 4 – Roda (20%)
Elemento 5 – Rodada (20%)
Elemento 6 – Salto de mãos à frente (10%)
Elemento 7 – Posição de equilíbrio (5%)
Elemento 8 – Posição de equilíbrio – avião, bandeira, etc. (5%)
Elemento 9 – Posição de flexibilidade – ponte, espargata, “sapo”, etc. (10%)
Elemento 9 – Posição de flexibilidade – ponte, espargata, “sapo”, etc. (10%)
Salto de Cavalo Candidato Feminino ANEXO 5
Salto de eixo com fase de 1º voo. Cavalo colocado transversalmente. Altura do cavalo a 1,10 m.
1º voo – 30%
Fase de apoio – 30%
2º voo – 30%
Recepção ao solo – 10%
Salto de Cavalo Candidato Masculino ANEXO 6
Salto de entre-mãos pernas estendidas. Cavalo colocado longitudinalmente. Altura do cavalo a 1,10 m.
1º voo – 30%
Fase de apoio – 30%
2º voo – 30%
Recepção ao solo – 10%