Web 2.0 nas Organizações Neste texto a seguir iremos conhecer um pouco mais sobre esta ferramenta tão poderosa que nos dias de hoje pode auxiliar no crescimento das organizações. O termo Web 2.0 já vem sendo utilizado desde 2003, na visão do criador do termo Tim O’Reilly, Web 2.0 “é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva”. Já nas organizações esta ferramenta, Web 2.0, age como sistemas de comunicação unificada, executivos percebem aumento dos funcionários móveis e dos times virtuais dentro das corporações, o que deve levar à união entre ferramentas de WEB 2.0 e comunicação e auxiliar empregados, parceiros, fornecedores e clientes a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de redes de pessoas com o mesmo propósito e de partilha de informação. As empresas estão acelerando cada vez mais o seu crescimento devido a comunidades via internet, que tornam mais agil o recebimento de informações e o envio delas através de wikis, blogs, redes sociais, entre outros serviços/aplicações. Estas tecnologias que florescem na web são cada vez mais rapidamente incorporadas pelos negócios, pois trazem auxílios gigantescos para o melhoramento da organização. A grande vantagem da Web 2.0 é justamente dar mais poder para o usuário. Ele agora é peça-chave na geração de conteúdo, pode remixar o conteúdo gerado por outros usuários, pode classificar informações como quiser, pode interagir com interfaces mais inteligentes e etc. Mas a uma desvantagem na Web 2.0, pois permite que um número ilimitado de usuários interaja mutuamente, sendo que cada um pode enviar informações para as redes sociais. Embora existam moderadores e responsáveis, que controlam os conteúdos e sua organização, a rede social padece desta característica.
Exemplos de empresas que aderiram a Web 2.0 A Siemens Communications, uma das fabricantes de produtos de comunicações abertas para empresas, recentemente encomendou um estudo do IDC para examinar como o mercado corporativo tem combinado comunicações unificadas, tecnologias Web 2.0 e aplicativos para melhorar as operações de negócios.
A empresa Esteio já começou a disponibilizar suas áreas voadas (vôo foto) usando uma ferramenta da Web 2.0 como o sitema de localização do Google Earth. Foram criados arquivos KMZ com o polígono da área voada. O usuário ao clicar na área de interesse, verá no Google Earth os limites da área que a Esteio já voou. Também já inaugurou o seu blog corporativo, RSS fedd e fóruns. Com isto podemos observar que a Web 2.0 pode ser utilizada pelas organizações pois traz comodidade e crescimento intelectual e profissional para quem já interage com ela.
Nome: Carla Soares Referências: Sites da internet