Vivendo uma vida leve Quero comecar este livro perguntando a você? Voice é feliz com o que voce faz hoje? O que voce faz hoje te completa? Te deixa feliz? É pesado? Enfadonho? Cansa? Se você respondeu que não, parabéns este livro não é pra você. Mas se você respondeu que sim, ou que talvez não sabe, quero junto com você nesse livro procurar entender se realmente você está vivendo aquilo que Deus preparou para que você vivesse nessa terra. Meu nome é Gustavo e sou formado no Rhema Bible Training College no Brasil, e a um tempo Deus tem falado comigo sobre viver uma vida leve, uma vida que Ele já preparou para nós como Davi fala em salmos 139.16 “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” Há tempos atrás como ministro do evangelho tenho andado em alguns países como EUA, Portugal, Canada e até mesmo no meu país de origem o Brasil, e tenho visto muitos ministérios e muitas igrejas com grandes líderes que por um tempo tem caminhado no sobrenatural mas que depois de um tempo aquilo se torna um fardo pesado, algo enfadonho. Líderes que começaram bombando no chamado, mas que hoje se encontram em depressao, com problemas de saúde ou até mesmo infelizmente já não estão mais entre nós. Líderes que viveram o sobrenatural mas que esses mesmo próprios tiraram a sua própria vida. Mas ao mesmo tempo via líderes, ministros, pastores voando no chamado, vivendo o ministério intensamente com enorme sucesso, sabendo exatamente que estão vivendo aquilo que Deus os chamou para viver. Líderes que desfrutam não só de uma boa vida, mas também divide com os seus essa graça. Vendo tudo isso eu comecei a perguntar ao Senhor por que muitos estão assim enquanto outros vivem um ministério de derrota e uma vida sem a menor graça. E é nesse livro que eu quero compartilhar com você o que o Senhor tem me ensinado através da Sua palavra e ao mesmo tempo oro para que o Espírito Santo fale ao seu coração trazendo luz para que você entenda se realmente o que você tem vivido hoje na sua vida é realmente o que Deus preparou você para viver.
Entendendo a palavra Em Mateus 18.30 Jesus diz “Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” Vamos começar a entender um pouco aqui a palavra, Jesus estava dizendo que Ele conhecia literalmente todas as coisas do Pai, sabia exatamente o que o Pai tinha destinado para cada pessoa nessa terra, e Ele termina dizendo que devemos tomar sobre nós o Julgo Dele que que é leve e não pesado. Vamos entender aqui primeiro essas duas coisas mencionadas por Ele. Jugo é uma peça feita de madeira que é utilizada para unir dois bois, para que andem no mesmo compasso sendo direcionados enquanto puxam o arado ou uma carroça. Então para entendermos melhor o jugo era usado para direcionar. Ok? Jesus nesse momento está dizendo que aqueles que estão cansados e oprimidos que se acheguem a Ele pois o Seu jugo é suave, ou seja aquilo que estará sobre você que te fará ter direção é suave, é leve, não pesa. Então poderíamos dizer que o jugo do Senhor sobre você poderia ser um linho fino? Ou uma mão sobre seu ombro que te indica a direção pra aonde você tem que ir? Bom ok. E o fardo? O que seria o fardo leve? Fardo é uma coisa ou conjunto de coisas mais ou menos volumosas e comprimidas, que se destinam ao transporte (ex.: fardo de palha) Agora Ele diz que o fardo Dele é leve, então podemos dizer que o fardo de Jesus não incomoda, não pesa, ou seja você sabe que tem algo ali que precisa carregar mas que ao mesmo tempo não te incomoda. Ok estamos entendido? Pronto De agora em diante vamos entender melhor o que esse livro quer que você saiba e ao mesmo tempo você análise junto com o Espírito Santo se aquilo que você tem feito hoje no seu chamado, no seu ministério, ou até mesmo na sua vida social tem sido aquilo que Deus te chamou pra fazer. Será que o que você tem carregado hoje, seu ministério, seu chamado, não está sendo pesado, a ponto de está quase parando você, trazendo cansaço tristeza ou até desanimo? Será que o julgo ou a direção que você tem tomado não está sendo algo que tem tirado seu sono ou até mesmo a sua alegria de viver, trazendo sofrimento em todas as áreas da sua vida? Pois como disse que a minha maior alegria não é que você adiquira esse livro, lleia e deixe ele de lado, mas que você, mas que esse livro essas palavra sejam uma
ajuda para que você esteja literalmente adentrando a vontade de Deus para sua vida, o chamado que Ele preparou para você. Existe uma frase que eu ouvi de um grande pastor no seminário que me marcou muito que diz: “ A vontade de Deus é que se cumpra em nossa vida a REALIZAÇÃO de tudo aquilo que Ele preparou para nós vivendo o céu na terra, participando do mundo de Deus e tendo a vida Dele vivendo debaixo da Sua unção.”
Direcionados A um tempo atrás, como eu disse, tenho analisado vidas de ministros do evangelho, pastores, líderes e até mesmo pessoas que foram chamadas por Deus para exercer algo no crescimento e desenvolvimento da Sua obra aqui na terra enquanto esperamos a Sua volta. E vendo muitos desses homens e mulheres, vi que alguns tem vivido uma vida maravilhosa, ministrando em igrejas enormes que tem crescido dia após dia, não só em quantidade ma também em qualidade, vendo homens e mulheres vivendo com intensidade o seu chamado viajando, desfrutando de lugares maravilhosos, homens e mulheres que tem levado pessoas a Cristo, curado pessoas no nome de Jesus, tem vivido literalmente uma vida aonde sorriso e alegria não falta neles e ao seu redor. E olhando isso tudo me fez perguntar ao Senhor, por que muitos tem vivido dessa forma enquanto outros tem vivido de uma forma totalmente diferente, aonde você os vê com semblantes pesados, com problemas financeiros, com falta de tudo e até mesmo derrota em seu ministério. E a resposta do Senhor foi instantânea como um raio que veio rápida, Ele disse: Eles estão estão fazendo o que eu chamei eles para fazerem, vivendo sobre a Minha palavra, vivendo aquilo que Eu preparei para eles, sendo acompanhados de uma unção que não deixa que nada de errado, que nada falte enquanto Eles fazem o que eu os direcionei, os comissionei para fazer, sendo guiados e protegidos por mim. Na hora eu parei e comecei a analisar vidas de pessoas que eu conheço e até mesmo a minha vida própria. E o Senhor começou a trazer a minha memória vidas de grandes homens que hoje estão com o Senhor mas ouviram a voz do Senhor dando a direção daquilo que eles tinham que fazer e que seu ministério perpétua até hoje, homens que no passado viveram grandes experiências com Deus, vivendo literalmente o céu na terra ( mas pra frente você vai entender isso). Me fez lembrar de homens e mulheres que hoje vivem um sucesso no seu chamado, e não só isso, hoje desfrutam de uma graça de andar no sobrenatural, podendo aproveitar a vida sendo ela vivida com alegria e amor. Pessoas literalmente usadas por Deus para trazer benção aonde passam, pessoas que aonde chegam mudam o ambiente com uma só palavra ou até mesmo somente com a sua presença.
E nesse momento Ele começou a me mostrar em Sua palavra o valor de ser guiado e andar naquilo que Ele nos chamou pra fazer, sabendo que o que Ele sempre em toda nossa vida vai saber sempre o que é melhor para nós. E eu quero agora compartilhar com você aquilo que Ele tem me mostrado e ao mesmo tempo quero que entenda que se hoje você não vive essa vida que Ele te chamou para viver, você esteja a pronto para mudar e viver o melhor do que Deus tem preparado para você.
Vivendo sobre a Sua palavra Todos nós nascemos e crescemos com um firme propósito já preparado pelo Senhor para nossa vida enquanto aqui nessa terra, mas muitos de nós não tem atentado para esse propósito ou para a direção daquilo que Deus tem nos falado. Quero com você vivenciar na palavra algumas situações genuínas que mostram que andar sobre a palavra liberada por Deis sobre nós nos traz bênçãos sem medidas. Vamos começar com Abraão, um homem chamado por Deus pai das nações ou pai de multidões, Abraão deixa uma vida segura, junto ao clã paterno, junto à sua família,aos olhos humano uma vida segura e estável aonde qualquer problema que ele tivesse estaria ali alguém da sua família para o socorrer, seja a falta de um punhado de açúcar, um dinheiro emprestado ou até mesmo uma conversa amiga no final de tarde na beira da fogueira. Tudo começa quando ele ouve a voz de Deus em Gen 12.1 Deus diz: “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”, e o mais maravilhoso é que quando Ele libera a palavra, da a ordem, da a direção do que Abraão deveria fazer, Ele diz o resultado dessa obediência, Gen 12.2 “E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.” Aleluiaaaaaa que isso que direção maravilhosa, que palavra liberada pra Ele tremenda, eu queria uma palavra assim sobre minha vida, e você não? Pois é meu irmão eu quero lhe dizer nesse momento que essa palavra lá atrás já foi liberada sobre você, a direção já foi dada a você, mas talvez você não tenha dado ouvido, achando que não era Deus, que aquela palavra não era pra você mais sim pro irmão do lado, ou talvez aquela palavra era demais pra você, ou até mesmo na hora você sentiu medo e disse: “não Senhor eu não quero isso, com medo de passar nescessidade de não saber o que virá amanha, não foi?” Pois bem essa palavra que Deus deu a Abraão fez dele o que somos hoje, povo de Deus. a ordem de partir dada por Deus e a obediência radical de Abraão em Gen 12.4 “Assim, partiu Abrão, como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos, quando saiu de Harã.” , mostra que literalmente ouvir e acatar em cumprir o que Ele nos diz nos traz bênçãos sem medida, tudo começa a partir do momento que ele crê, esperando contra toda esperança, como diz Paulo aos Rom 4.18 “O qual, em esperança, creu contra a esperança que
seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.” E se você ler toda a história de Abraão vai perceber seguir a direção de Deus guiado por Ele só trás benção sobrenaturais para nós e aquilo que nos falta Ele completa como exemplo filhos que Abraão não tinha e veio a ter, detalhe não foi a sua idade avançada que o fez pensar que não podia, não foi aquilo que os olhos dele viam que ditaram as regras sobre sua vida e sua família, Ele creu naquilo que Deus disse a ele e viu literalmente acontecer o que Deus tinha falado. Agora uma coisa eu também entendo aqui, Abraão precisou confiar na palavra de Deus e pra isso ele exerceu fé, acreditando de todo seu coração que aquilo que Ele ouviu iria acontecer. Quantos hoje lá atrás ouviram essa direção e não deram ouvidos, eu entendo talvez por medo por não saber o que iria acontecer ou por receio do que muitos iriam falar, largar um vida promissora, segura, estável, pra ir fazer o que essa voz tá dizendo pra eu fazer? Deixar uma casa maravilhosa que eu tenho um carro do ano pra viver sei lá do que? quantos hoje vivem essa vida cheia de luxo mas não sentem paz, tem uma família mas não tem um lar vivem uma vida ruim, pesada, sem perspectiva de melhora, ou até mesmo vivem uma vida de miséria, passando nescessidade, guardando parte do almoço pra comer na janta, por não ter dado ouvido a palavra dada por Deus, sendo que nunca Deus quis isso pra filho algum. Mas acalma se você está lendo esse livro hoje é por que ainda há tempo, ainda existe uma palavra lançada por Deus sobre a sua vida que está esperando uma posição sua, existe uma direção de Deus pra sua vida que esta esperando somente um passo seu ou uma mudança de direção pra que as coisas sobrenaturais comecem a fluir na sua vida e vc comece a vider o melhor daquilo que Deus tem preparado pra você nessa terra, sem esforço próprio, dependendo totalmente e completamente de Deus e vivendo uma vida cheia de properidade em todas as áreas.
Esforço próprio x obedecer a Sua direção Quero nesse capítulo quero mostrar a você o resultado de obedecer a direção de uma palavra em vez de depender do esforço próprio. Em Lucas 5.1-11 nos fala de uma pesca aonde nesse instante a vida de Pedro mudaria completamente. “1 Aconteceu que, ao apertá-lo a multidão para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; 2 e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores, havendo desembarcado, lavavam as redes. 3 Entrando em um dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia; e, assentando-se, ensinava do barco as multidões. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar. 5 Respondeu-lhe Simão: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes. 6 Isto fazendo, apanharam grande quantidade de peixes; e rompiam-se-lhes as redes. 7 Então, fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudálos. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique. 8 Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. 9 Pois, à vista da pesca que fizeram, a admiração se apoderou dele e de todos os seus companheiros, 10 bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus sócios. Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. 11 E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram.” Note comigo que aqui que a obediência gerou para a vida de Pedro uma mudança enorme, Pedro tinha ido pescar a noite toda trabalhando fazendo aquilo que ele sabia fazer so que pelo esforço próprio, Pedro não tinha conhecido ainda Jesus, mas aquele encontro mudou sua vida para sempre e no momento em que ele ouviu a palavra que foi lançada sobre sua vida ele pode ver os resultados no mesmo instante. O resultado dessa obediência foi que Pedro pode abençoar outras pessoas , “...fizeram sinais aos companheiros do outro barco, para que fossem ajudá-los. E foram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase irem a pique.” Isso
acontece por que a palavra uma vez lançada sobre nos ela começa a gerar frutos e muitas vezes frutos que pessoas ao nosso redor também usufruem. Eu tenho certeza que em algum momento da sua vida o Senhor te disse algo e você ouviu e começou a ver coisas sobrenaturais acontecerem, mas que hoje por algo que posse ter ocorrido ou acontecido, você ja nao esta mais vivendo isso. Eu quero que você pare agora para pensar junto com o Espirito Santo e comece a analisar se tudo o que você tem feito nao esta sendo por forca sua. O nosso esforço próprio gera cansaco gera em nos desanimo muitas vezes, fazemos as coisas com a nossa forca por que queremos que aquilo aconteca, sim e muitas vezes acontece, mas no final estamos cansados, abatidos, exaltos. Foi por isso que disse no inicio que hoje vejo muitos lideres, pastores, ministros em depressão, cansados, fadigados, homens que tiveram um chamado maravilhoso que começaram a andarm sobre o sobrenatural mas que em algo dado momento da sua vida eles começaram a fazer por esforço próprio com medo da espera talvez ou por receio de que algo poderia sair errado, nao confiando assim na palavra do Cristo salvador sobre sua vida, e que hoje infelizmente estão mortos e quando digo mortos e literalmente fora dessa terra, acometidos de um ataque cardíaco, depressão, ou ate mesmo tirando a sua própria vida. Nao quero meu amado que você se escandalize com essas palavras mais creio que se esse livro chegou a sua mao, é para que sua vida mude e você comece a entender e viver literalmente o que Deus preparou para você aqui nessa vida. Vou lhe contar uma visão que o Senhor me deu a anos atrás, eu estava chegando em uma cidade e quando ao longe comecei a ver aquela cidade vi sobe ela duas mãos e nelas estavam uma furadeira manual de manivela também chamada de “arco de pua”, aquela que usávamos as duas mãos para com uma empurrar fazendo forca e com a outra girando a manivela para que o furo fosse feito. E eu via essas mãos com esse instrumento, mas ao mesmo tempo mais duas mãos apareciam na visão e tirava aquele instrumentos das mãos e colocava uma furadeira pequena e industrial aonde somente com um click no botão a furadeira funcionava. Naquele momento eu perguntei ao Senhor o que siguinificava aquilo e Ele me disse que naquela cidade os pastores estavam empregando muita forca para fazer algo que se simplesmente se tivessem ouvindo o Senhor eles estariam fazendo menos esforço. Quando tive naquele lugar pude perceber lideres cansados, muitos desanimados, igrejas vazias, lideres fechando suas igrejas, outros voltando ate mesmo a vida
anterior pois aquela vida de ministro nao estava dando certo, por que? Por causa de Cristo? Ha algo errado com pregar o evangelho ? Cristo quis aquilo para eles? Nao, em nenhum momento o Senhor quis aquilo para eles, em nenhum a palavra sobre eles seria aquela de viver cansados, desanimados, que desistissem. Mas sim eu percebi que muitos naquele lugar estavam se esforçando por conta própria, querendo alcançar por sua forca, e forcando a igreja a fazer e viver aquilo que eles nao foram chamados para viver ou fazer, levando assim as pessoas a desistirem de ir aos cultos por que se sentiam cansados, fadigados, e muitas vezes vendo as coisas que esse lideres queriam que acontecessem, acontecer mas nada na vida delas mudar. Quero que você pare hoje, e estou enfatizando muito isso, e comece a analisar que aquilo que você esta fazendo hoje é realmente o que Deus te chamou para fazer. Vejo tanta gente hoje que nao recebeu ainda uma palavra que ainda esta sendo moldado, saindo e indo, sem ao menos receber a direção de para aonde ir, gerando assim morte, vejo tanta gente que noa foi chamado para tal posição ou ministério exercendo ele de forma pesada, muitos que deveriam estar em um chamado e estão em outro, por que nano pararam para ouvir o que realmente deveriam fazer e hoje sobrevivem nao da graça mas de esforço próprio. Pare hoje tudo que esta fazendo se você se encontra assim, e comece a orar e pedir a Deus que de a você a palavra daquilo que você tem que fazer, daquilo que você nasceu pra fazer, e tenho plena certeza no meu coração que você vai experimentar de coisas que nunca pensou em experimentar, vivendo uma vida de graça e tranquila, podendo experimentar realmente de tudo o que o Senhor tem para nos como filhos amados. Pronto, você pode esta pensando agora mas meu irmão se Jesus que é Jesus passou por tudo quem somos nos para nao passar, sim mas entenda, Cristo passou por tudo para que nos nao passássemos, existia um preco que precisava ser pago para que a humanidade fosse salva, e Ele foi la e pagou esse preco, mas somente aqueles que o ouve e o aceitam pode desfrutar desse preco pago. Quer ver um exemplo, Cristo levou sobre si todas as nossas dores e enfermidades para que nos nao sofrêssemos dores nem enfermidades e prova disso esta em Isaias 53.4-5 diz que “ Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5 Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.”
Aqui a palavra tomou no hebraico é NASA que significa: tomar, tirar sem permissão, levantar, carregar para longe, levar ou remover para um local distante. Ele literalmente carregou aquilo que poderia nos parar, aquilo que nao pertence a nos e sumiu pagou o preco na cruz para que nos nao precisássemos passar por isso. Outra palavra muito importante aqui é levou que no hebraico é SABAL que significa: carregar algo com penalidade, sofrer o castigo. Outro versículo esta em Mateus 8.17 diz que “para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.” E em I Pedro 2.24 diz “levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” Nesse Pedro diz que Ele levou sobre Ele para que “pudéssemos viver para a justiça”, mas que justiça? Explico isso no próximo livro. Mas depois disso tudo o que quero que você entenda, Deus nao tem uma palavra para você para que você sofra, Ele nao quer em nenhum momento que você se fadigue e morra ou canse ou ate mesmo desista, nao eu provei pra você na palavra que se você esta sofrendo hoje isso nao vem do Senhor, e nao vem me dizer que essa enfermidade ou dor que você sente ou viver vem de Deus. Nao acredito nisso e ponto, e prova disso é so você entende quer Ele enviou seu filho para nos livrar da enfermidade e Ele mesmo colocaria enfermidade em você? Nao, desculpe mais o nosso Deus é um Deus de uma palavra so, Tiago diz que Deus é imutável (Tiago 1:17 diz: "Em Deus não pode existir variação nem sombra de mudança".), Ele nao muda e se Ele disse que é então é. No próximo livro vou explicar melhor isso para você. Então quero que depois disso tudo quero que você entenda que quando você faz faz mediante a palavra liberada sobre você, você faz com alegria, sem peso, sem dor nem enfermidade. Existiu nessa terra um grande home chamado John G. Lake, que literalmente viveu sobre a palavra do Senhor liberada por Ele, se você pegar a biografia desse grande homem para ler vai ver que ele largou uma vida estável e muito bem financeira, aos olhos humanos, para viver o chamado que Deus preparou para ele, vivendo uma vida pregando o evangelho, viajando e demostrando o amor e o poder de Deus para as pessoas, curando enfermos e pregando a salvação a todos, e em muitas das situações em que ele passou aonde ele viajou para a Africa que estava passando sobre uma avassaladora peste que dizimou a população africana
e que afugentou médicos e enfermeiros por seu alto poder de contágio, Lake, que, com sua equipe cuidava dos infectados, foi indagado por um médico: “O que você tem feito para se proteger? Você deve ter algum segredo.” Ao que Lake respondeu: “Irmãos, isso é a lei do Espírito de vida em Jesus Cristo, (Romanos 8.2 “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. “), Creio que enquanto eu mantiver a minha alma ligada ao Deus vivo, de maneira que seu Espírito continue fluindo dentro de meu corpo e da minha alma, nenhum germe vai conseguir sequer chegar perto de mim, pois o Espírito de Deus vai destruí-lo antes.” O médico, à pedido de Lake, colocou uma enorme quantidade de germes vivos, espalhando aquela espuma mortal nas mãos de John Lake, que anunciou que os germes iriam morrer. E tão logo o doutor fez isso, descobriu que os germes morriam instantaneamente, assim que entravam em
contato com as mãos de Lake. O que quero que voce entenda com isso tudo, quando você vive aquilo que Deus te chamou para viver, quando você ouve a palavra lançada sobre você e caminha sobre ela você começa a viver o sobrenatural e tudo que você faz prospera, tudo que você faz tras resultado por que nao e você somente fazendo por si só mas você esta vivendo aquilo que Ele preparou pra vc viver. Quando você começa a viver a palavra que esta sobre você a sua vida muda, a rotina é quebrada e coisas novas começam a surgir.
Viver a vida com frutos Quantas pessoas conhecemos hoje que por mais que elas façam elas nunca chegam a lugar algum? Quantos ministros conhecemos que por ais que se esforcem nao geram frutos? Aquela igreja nunca cresceu, aquele ministro nunca foi pra frente com seu chamado, nuca conseguiu comprar um lugar maior, e dizem que o diabo é que as tem impedido, uma parte podemos dizer que sim, mas por outro lado entedemos que se voce esta fazendo aquilo que Deus ordenou que voce fizesse, se voce esta andando sobre a palavra Deus liberada sobre a sua vida e debaixo da unçao desse chamado, o diabo pode ate tentar mas ele nao consegue impedir que aqueilo que Deus preparou pra voce se cumpra. Exemplo disso mais uma vez vamos usar Pedro, a vida dele me mostra e me ensina muita coisa sobre ser enviado, sobre ouvir e atender o chamado, viver a palavra que foi lancada sobre ele.