Questões
O que é a medicina ortomolecular? O que são micronutrientes? Qual é o papel das vitaminas na M.O.? Qual é o papel dos
O que é a Medicina Ortomolecular? A Medicina Ortomolecular se propõe a tratar e a prevenir as doenças através da nutrição das células. Essa reparação é feita através de micronutrientes (vitaminas e minerais), que combatem os radicais livres, equilibrando o organismo. Na prática da medicina ortomolecular o médico deve saber:
quais nutrientes essenciais estão em deficiência; se existe metais tóxicos no organismo; como está funcionando o sistema endócrino; como estão os sistemas de excreção : intestinos, fígado e rins. se existe alguma alergia alimentar.
Isso pode ser feito através de exames específicos e do cabelo (também chamado Mineralograma) que identifica se há excesso ou carência de micronutrientes.
O que são os Radicais Livres? São pequenos átomos de oxigênio, que não são utilizados para produzir energia, e formam substancias tóxicas ao organismo. Eles são necessários para a respiração celular, mas em excesso, ultrapassam a capacidade de neutralização dos sistemas enzimáticos. Drogas e medicamentos, como álcool, antibiótico e cigarro, formam outra fonte de produção de radicais livres. Para combate-los é necessário ter uma alimentação balanceada principalmente em vitaminas e sais minerais (antioxidantes).
O que são Micronutrientes?
Os micronutrientes, também chamados de oligoelementos, são necessários à manutenção de um organismo equilibrado e saudável, porém, apenas em quantidades extremamente pequenas. Estão presentes nos alimentos naturais, como frutas e verduras. O consumo exagerado ou insuficiente de certas vitaminas e minerais pode ocasionar distúrbios nutricionais.
Qual é o papel da Vitaminas na Medicina Ortomolecular? As vitaminas são um grupo de substâncias orgânicas, essenciais em pequenas quantidades para o metabolismo e para o bem estar físico.
Vitaminas Lipossolúveis – A, D, E e K Podem ser armazenadas no organismo.
Vitaminas Hidrossolúveis – B e C. Não são armazenadas em grandes quantidades no organismo. Precisamos de exatamente 45 nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Eles podem ser ingeridos através de uma alimentação balanceada e suprimentos vitamínicos que nosso corpo não produz naturalmente. Para a manutenção da saúde devemos consumir com regularidade essas vitaminas, pois o nosso corpo precisa delas pra produzir energia.
Doenças e Problemas na ausência de algumas vitaminas:
Vitamina A : Cegueira Noturna. Os antigos egípcios desconheciam a causa da doença, mas tratavam com compressas de fígado frito ou cozido sobre os olhos(o fígado é um alimento rico em vitamina A). A carência da vitamina também pode causar cálculos renais, secura da pele, ressecamento da córnea e pode levar a alterações do olfato, do paladar e da audição.
Vitamina C : Escorbuto. Doença clássica que afetava principalmente os marinheiros. Seus casos anuais foram reduzidos de 1.457 para 2 no hospital de Portsmouth em 1870, assim que introduziram frutas cítricas na dieta dos marinheiros. Essa vitamina possui também efeito preventivo contra o câncer.
Vitamina E : Ajuda a prevenir o câncer, inflamações articulares e complicações do diabetes e existem provas de que altas doses dessa vitamina retardam o Alzheimer.
Qual é o papel os Sais Minerais na Medicina Ortomolecular? Os sais minerais são substâncias inorgânicas que participam de vários processos bioquímicos e fisiológicos necessários à manutenção da saúde. Cálcio, fósforo, magnésio, sódio, potássio, zinco, iodo, selênio, ferro, cromo, enxofre são alguns dos principais minerais que necessitamos. Os sais minerais aceleram as reações metabólicas do organismo. - Mantém o equilíbrio dos fluidos; - Controlam a contração dos músculos; - Levam o oxigênio para a musculatura; - São excelentes reguladores do metabolismo energético.
Doenças e Problemas na ausência de alguns sais minerais:
Cálcio: Atua na formação de tecidos, ossos e dentes; mantém o equilíbrio de ferro no organismo. Na sua falta, podem ocorrer deformações ósseas e enfraquecimento nos dentes.
Ferro: Indispensável na formação do sangue; veiculador do oxigênio para todo o organismo. Na sua ausência pode provocar anemia.
Iodo: Faz funcionar a tireóide; ativa o funcionamento cerebral; permite que os músculos armazenem oxigênio. Na sua falta, pode causar o bócio, obesidade.
Potássio: Regulariza as batidas do coração e o sistema muscular, junto com o sódio; contribui para a formação das células. Na sua falta pode diminuir a atividade muscular e cardíaca.
Fonte: Revista – O Globo 25/ 09/ 2005
A Medicina Ortomolecular na dieta de emagrecimento Quando se faz uma dieta, normalmente é para perder peso ou restabelecer o equilíbrio de certas substancias no organismo. Existem varias formas de se fazer uma dieta, uma delas, que vem sendo muito utilizada, é o tratamento através da medicina ortomolecular, que consiste em restabelecer níveis equilibrados de substâncias essenciais para nosso corpo, através substancias naturais, vitaminas e sais minerais e junto com isto fazer uma reeducação alimentar para que após o tratamento a pessoa não volte a adquirir peso.
CURIOSIDADE
O chocolate e o vinho, são ótimos antioxidantes, pois possuem polifenóis (micronutrientes existentes nas plantas) que podem prevenir doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer. Quanto mais escuro for o chocolate, quanto mais cacau tiver, melhor. Mas assim como o vinho, eles têm que ser consumidos moderadamente.
Alimentos ricos em Vitaminas e Sais Minerais
Grupo -Anna Letícia Janot -Bruno Adnet -Hanna Seabra -Lucas Vasconcellos -Pedro Zettel -Ricardo Rodrigues -Rodrigo Costa Turma 101
Bibliografia
http://www.palavrademedico.kit.net/tema03.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Medicina_ortomolecular http://www.copacabanarunners.net/antioxidantes.html http://www.qvinho.com.br/gastronomia/antioxidantes-chocolate-sa
Enciclopédia de Vitaminas e Sais Minerais – Hendler
Vídeo Complementar:
http://www.youtube.com/watch?v=O4NRzVqdMKw