A VERDADE AO DE CIMA
Quem será que se atreve a mentir Um planeta não é uma cobra E então dois e um planeta Então um planeta maior Três planetas em equilíbrio Um gordo e mentindo. Um planeta maior está maior.
CONHECIMENTO A SUA SINA
Essa estrela maldita Borboleta voando Espreguiçando-se ao Sol. Conheço-a de vista Me amou de passagem Vejo que minha tartaruga Se estica Numa pele já seca Amor da sua camisola. Amo de a ver Artista e florista Gosto de te conhecer Fado e do teu pecado O meu amor mora ao lado.
AMOR DE PRIMEIRA
Sou um sopro de vento Caminho de perto E começo o trabalho. Nem o vendo mas parto Olho para trás Seguindo a metade Consigo a outra Viva a liberdade. Apenas a sua liberdade.
DEUS NO MUNDO
Deus é uma água Uma garrafa Um laboratório Um Deus que sou eu E o amor de todos. Deus é um Pai Celestial ou não Mas não perdão. Deus é uma pera doce Mas não a trouxesse eu comigo E ainda hoje. Deus é contigo Deus é certo.
ESTACIONAR NA GARE
Triângulo no Mundo Barco que parte No espaço navega Vela de queijo Esburacada está Viajam ao espaço Visível o Mundo.
VAGA
Pato Pato bravo Misericórdia cartoon. Cómico Muito cómico. Realidade Isso é assim. Em todos os desastres caseiros Me recordo de os ver Filmes Pois filmes. Pequenos acidentes Que divulgo Descendo deste monte Sua espiral diária. Descendo deste monte Os vejo assim Minha cabeça.
A REZA DE MARIA
Bati a foto Não a via de princípio Mas o Sol estava cru Como o ver então tão alto Sua mancha a impressionou Seria de Deus um escravo Ou mesmo Deus um ser vivo.
A VIDA DE UMA COLA
Ventríloquo Boneicheirão Olho para teu descanso Impávido Matulão. Conheci o teu começo Eras parte de uma feira Aonde se imitavam outros gajos. Começo. Conheço o teu tipo E o teu sotaque Me queixo agora. Vejo-te sentado Odiado Maltratado Boneco teu nome Ventríloquo no boneco. Sentado.
O CASO CURTO
Entre um elefante Um submarino E um avião Preferia eu um elefante.
A METADE DE UM AZUL
Lua Querida Lua Vestida de pedestral Como se anuncia um restaurante Abastecimento de gasolina Ou outro num lampião Dorme sossegada lá no alto Dorme nesta situação.
A ILHA DIVINA ESTÁ
Meu dia Meu irmão Esses prédios crescendo Sapata de pato Espiga de milho Também cortada. Arquitectos monstros Mundo de outro Tecto chegando Janela fechando Todo o mundo Assim plantando. Desastre é desta garagem. A esta espiga o melhor A este pé o seu doutor Assim crescendo no Mundo. Amor desta ilha A minha cabeça fina Assim cresço neste Mundo E assim o desejo o morto.
A VIDA NO PORTO
De novo chegou o estudo A nave espacial parou E o sábio nela me chamou E preguntou Que seria eu no Mundo para fora Perguntei e que tem de resposta Dos outros gravadora Mulher E eu vaca respondi. E sua família Depois de estar na Lua com esta As mando chamar Na primeira colheita E ele sorriu e saiu Com seu avião acenando.
O VER ASSIM DE TANTO
Nunca vi o Mundo Nunca o esqueço Nem o conheço. Vejo o meu Mundo agora Não o revejo Mas o ser mais esperto Seria mais direito. Sou assim Mais triste ainda Ao chegar o fim. Seria distinto se o dissesse Mas os malandros não ouvem. A vida não olha assim A vida não olha assim tanto O Mundo seria assim.
A VIDA DE SUPOSIÇÃO
Pareço um urso Ou antes um coelho grande Redondo Gordo Maiúsculo de óculos Abanando a cabeça Em perigo afinal. Ri-me enfim de mim mesmo. De que rir afinal no Mundo Se eu tivesse a certeza Ria de mim mesmo. Rir é um santo remédio Ria de tudo afinal Ria de mim mesmo. Ri-me de tudo afinal E ria ainda de tudo. Tornaria a rir de tudo Mas afinal de que ri.
O SOPRO DO VENTO
Sou um parvo Vindo de aqui E apontei a direcção. A multa pesava As minhas asas eram cortadas E assim subiam No dia anterior. Como os queria ver mudar E eles também. Caminhava solitário no Mundo Esperava por meu corte Novamente. Livremente contava os dias Por aí sim Os via de novo. Casualmente Estavam todos marcados. Deus está à fresca Vamos a ver novamente.
A VIDA NA PRAIA
Realidade que invento Mas deste tamanho Experimento. Olha vôvô Me compra desodorizante. Diria eu nem experimente Deste meu neto Seu gelado de limão Apenas seu olho carente. É tão gordinho o Tuxo.
AMOR E SUOR
Páginas amarelas Caminhe por seus dedos Assim a lista telefónica De informações.
A VIDA DE ESTUDO
Gasolina Avião Ceguei Corredor de embarque Pastor alemão Será verdade Não Apenas uma casualidade. Diz tudo Me disseram ao embarcar.
A VIDA NO MAR
Estrela Criança Saindo Descalça E se rindo.
www.amandu.eu