USA Today & A Saga Twilight Tradução por: Maria Fernanda, 15/01/2009
USA Today: Stephenie Meyer & A Saga Twilight USA Today tem dois novos artigos, sobre Stephenie Meyer e a Saga Twilight Vendedores deleitam-se com ‘Twilight’, de Stephenie Meyer, em 2008 Stephenie Meyer vendeu mais livros em 2008 que qualquer outro autor (22 milhões, de acordo com seu editor) e fez o que ninguém mais – nem mesmo J.K. Rowling – tinha feito nos 15 anos da Lista de Mais Vendidos do USA TODAY: Ela varreu os quatro primeiros lugares em 2008 com a sua série Twilight, sobre um romance entre uma garota (mortal) e um rapaz (vampiro). Em um ano em que editores e vendedores de livros lutam com uma economia em crise, Meyer carregou os feriados, respondendo por um em cada cinco livros vendidos desde o Dia de Ação de Graças. Sua dominação continua esse ano. “A realização de Rowling com os sete livros (da série Harry Potter) continua única – por enquanto”, diz Michael Cader, fundador da Publishers Lunch, uma e-newsletter diária. “Mas Meyer teve um ano assombroso e desempenhou um papel importante para os varejistas”. Uma olhada nos mais vendidos de 2008 mostra que foi um bom ano, não apenas para Meyer, mas para a ficção. Romances dominaram a lista: 69% dos livros em cada lista dos 150 mais vendidos na semana eram romances, o maior índice desde que a lista começou, em 1993. Cader diz que com “o pais agarrado na eleição e na economia”, editores tiveram dificuldade em atrair atração para a não-ficção. Outros destaques de 2008: • A juventude vende: Graças a Meyer, ao Os Contos de Beedle, o Bardo (No.8), de Rowling, Brisingr (No. 9), de Chistopher Paolini, e à série Diary of a Wimpy Kid (Nos. 17 e 21), livros para “jovens adultos” (geralmente de 12 anos para cima) cresceram 45% a mais que em 2007. •Urra para Hollywood: Novos filmes alavancaram 10 títulos no top 100 do ano, encabeçados por Twilight (No. 1), de Meyer, e Marley & Eu (No. 16), de John Grogan.
• Fator Obama: O presidente-eleito ganhou com uma vitória esmagadora nas livrarias. Ambos Audácia da Esperança e A Origem dos Meus Sonhos ficaram no top 20. • Efeito Oprah: Winfrey fez só duas seleções para seu clube do livro: o livro de auto-ajuda de Eckhart Tolle, A New Earth (No. 5) , e o romance de estréia de David Wroblewski, The Story of Edgar Sawtelle (No. 18), mas respondeu por 3,3% dos mais vendidos – mais do que os 2,2% em 2007, quando ela escolheu cinco títulos. • Inspiração inspira: Liderados por Tolle e os pensamentos de um professor à beira da morte, The Last Lecture (No.7), de Randy Pausch, nove títulos do top 100 foram de auto-ajuda, espirituais ou inspiracionais. • Patterson Prolífico: James Patterson teve oito romances (cinco escritos com colaboradores) no top 100, mas do que qualquer outra pessoa. Novos autores ficando famosos, antigos autores sendo descobertos Foi o bastão infanto-juvenil passado de J.K. Rowling para Stephenie Meyer? A série Twilight, de Meyer, dominou a lista de mais vendidos em 2008 do USA Today, como uma olhada nos livros em primeiro lugar cada semana revela. Mas a saga de vampiros adolescentes de Meyer não foi a única história do ano: A New Earth, de Eckhart Tolle, teve uma corrida inspirada, e outros escritores de renome conseguiram pelo menos uma posição entre os mais vendidos. Com a série Twilight, Meyer morde os recordes de Rowling. Você poderia dizer que 2008 foi um longo “momento J.K. Rowling” para a autora da série Twilight, Stephenie Meyer, que teve um ano de quebrar recordes na lista de Mais Vendidos do USA Today. A febre Twilight começou com o lançamento de Breaking Dawn no verão, o quarto na série de vampiros adolescentes de Meyer. O lançamento, em novembro, de Twilight, o filme baseado no livro, colocou os fãs em um frenesi ainda maior. (O livro Twilight ficou em primeiro lugar de 23 de Outubro a 4 de Dezembro, durante sólidas sete semanas. Isso não inclui as semanas anteriores em que ele ficou em primeiro, 10 de julho, 24-31 de julho, 4-18 de setembro, e 24-31 de dezembro).
• Meyer e seus livros Twilight ficaram com os quatro primeiros lugares na nossa lista de fim de ano, a primeira autora a fazer isso. Em 2000, os livros Harry Potter, de Rowling, ficaram com os nº1,2,3 e 5. Quem Mexeu no Meu Queijo foi o No. 4 naquele ano.
• Os livros de Meyer, incluindo seu romance juvenil The Host, responderam por 12,5% de todas as vendas registradas em nossa lista – isso é mais do que o recorde de 11,5% alcançado por Rowling em 2000. • Os livros de Meyer ficaram 19 semanas em primeiro lugar. Isso empata com as 19 semanas de Rowling, em 2000. (Breaking Dawn teve quatro semanas, 7-28 de agosto. Twilight respondeu por outras 15 semanas: 10 de julho; 24-31 de julho; 4-18 de setembro; 4 de dezembro e 24-31 de dezembro.) Mas Meyer tem um longo caminho até conseguir alcançar o sucesso de Rowling. As vendas dos livros Potter excederam os 400 milhões ao redor do mundo. Existem 40 milhões de cópias dos livros de Meyer impressos, mas o número está crescendo constantemente. Rowling mostrou sua força em dezembro, quando sua coleção de contos de fada, Os Contos de Beedle o Bardo, desalojaram Meyer do primeiro lugar por duas semanas seguidas. Então Meyer reclamou o trono. Os dias que a “Terra” ficou em um bom ritmo Graças à ajuda de Oprah Winfrey, A New Earth [Uma Nova Terra, inédito no Brasil], o guia de auto-ajuda espiritual de Eckhart Tolle, encabeçou a lista semanal por 11 semanas consecutivas (de 14 fevereiro a 24 de abril). Sua corrida como No. 1 ultrapassou o seminário online de 10 semanas que Winfrey conduziu com Tolle para seu clube de livros, discutindo capítulo por capítulo a cada segundafeira à noite. Winfrey diz que o livro “nos ajuda a parar de criar nosso próprio sentimento e obsecar com o passado e com o que o futuro poderá ser, e nos colocarmos no agora”. Leitores também se inspiraram com um professor à beira da morte (The Last Lecture, de Randy Pausch, quatro semanas em primeiro lugar) e com as memórias/diário de viagem pós-divorcio de Elizabeth Gilbert (Comer, Rezar, Amar, três semanas no primeiro lugar).