Tutorial Ils

  • Uploaded by: Caio Vinícius
  • 0
  • 0
  • August 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Tutorial Ils as PDF for free.

More details

  • Words: 1,430
  • Pages: 10
Golden Wings Linhas Aéreas Virtuais Anápolis – GO

GUIA BÁSICO DE APROXIMAÇÃO VIA ILS INSTRUMENT LANDING SYSTEM

Sumário 1. INSTRUMENT LANDING SYSTEM..................................................................... 3 2. LOCALIZADOR ................................................................................................... 3 3. GLIDESLOPE ...................................................................................................... 4 4. MARCADORES ................................................................................................... 4 4.1. MARCADOR EXTERNO ..................................................................................... 4 4.2. MARCADOR MÉDIO........................................................................................... 4 4.3. MARCADOR INTERNO ...................................................................................... 5 5. CATEGORIAS ..................................................................................................... 5 6. EXECUÇÃO DO PROCEDIMENTO: ................................................................... 6 6.1

EXAMINANDO A CARTA. ................................................................................ 6

6.2

REALIZANDO O PROCEDIMENTO................................................................. 7

7. DICAS PARA POUSO. ......................................................................................... 9 8. FONTES: ........................................................................................................... 10

1. INSTRUMENT LANDING SYSTEM

O sistema de pouso por instrumentos, também conhecido pela sigla ILS (do inglês Instrument Landing System) é um sistema de aproximação por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja na fase de aproximação final duma determinada pista. Ele consiste em dois sistemas distintos, um deles mostra a orientação lateral do avião em relação a pista (localizer), e o outro mostra o ângulo de descida, ou orientação vertical (glideslope). Sistema baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo do avião. A aproximação ILS é também chamada de “Aproximação de Precisão” (Precision Approach), por contar com as informações do Localizador em VHF (Very High Frequency) e do Glideslope em UHF (Ultra High Frequency), fornecendo informações para o alinhamento com o eixo da pista e com a trajetória correta de planeio para o pouso.

2. LOCALIZADOR A antena do Localizador ou "LLZ" (do inglês localizer) está situada 1.000 ft após a cabeceira oposta à qual se executa a aproximação, emitindo sinal de rádio modulado em 90 Hz e 150 Hz, separados no alinhamento da pista, com um alcance aproximado de 18 milhas, com cobertura de 35º para cada lado do eixo até aproximadamente 10 milhas e de 10° para cada lado prolongamento do eixo central da pista após 10 milhas. Esses equipamentos têm como finalidade fornecer indicação do eixo central da pista. Uma vez que a frequência de ILS foi colocada no sistema de navegação do avião (NAV1), o sistema provê informações que desviam a barra vertical do sistema de ponteiros cruzados (crosspointer) proporcionalmente, de maneira que à medida que o piloto (ou piloto automático) aproximam o ponteiro do centro do instrumento, leva a aeronave a se alinhar no eixo da pista.

3. GLIDESLOPE A antena do Glide Slope (GP) está localizada entre 750 e 1250 ft da cabeceira da pista e tem a finalidade de fornecer o ângulo de planeio correto (coloquialmente denominada “rampa de pouso" ou "rampa eletrônica de pouso") durante uma aproximação. Esse ângulo de inclinação da rampa é geralmente de 3.0°, porém ângulos maiores poderão ser usados para evitar obstáculos, assim como ângulos menores poderão ser usados para atender a requisitos especiais de certos aeródromos militares ou privados. O GP opera com frequências na faixa de UHF e sua sintonia é automática, associada à frequência do Localizador (LLZ).

4. MARCADORES

Algumas instalações possuem os Marcadores junto com o ILS. Quando o avião recebe a transmissão de um marcador, um sinal visual é mostrado ao piloto e outro sonoro é reproduzido, operado numa frequência de 75 MHz, cuja finalidade é fornecer informações de distância em relação à cabeceira da pista. 4.1. MARCADOR EXTERNO

O marcador externo ou "OM" (do inglês outer marker) fica localizado a aproximadamente 7200m (3.9 NM) da pista. Seu módulo são duas barras por segundo com uma frequência de 400Hz e seu indicador é azul.

4.2. MARCADOR MÉDIO

O marcador médio ou "MM" (do inglês middle marker) fica localizado a aproximadamente 1050m da pista. Seu módulo são barras e pontos alternados com uma frequência de 1300Hz. Tem o propósito de avisar o piloto que o contato visual com a pista é iminente.

4.3. MARCADOR INTERNO

O marcador interno ou "IM" (do inglês inner marker) fica localizado a aproximadamente 300m da pista. Tem o propósito de avisar o piloto, quando em condições de baixa visibilidade, da chegada iminente à pista. Seu módulo é 6 pontos por segundo na frequência de 3000Hz.

5. CATEGORIAS 





Categoria I (CAT I) - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão não menor que 60 m (200 pés) e visibilidade não menor que 800m ou contato visual com a pista não menor que 550 m. Categoria II (CAT II) - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 60 m (200 pés) mas não menor que 30 m (100 pés), e contato visual com a pista não menor que 350 m. Categoria III (CAT III) possui subdivisões  Categoria III A - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 30 m (100 pés), ou nenhuma altura de decisão e contato visual com a pista não menor que 200 m.  Categoria III B - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso com uma altura de decisão menor que 15 m (50 pés), ou nenhuma altura de decisão e contato visual com a pista menor que 200 m mas não menor que 50 m.  Categoria III C - Uma aproximação por instrumento de precisão e pouso sem altura de decisão e sem restrições de visual da pista.

Uma aproximação Categoria I pode ser efetuada manualmente. As regras para Categoria II variam de acordo com cada país: o FAA (EUA) permite que o pouso seja feito manualmente, enquanto os países da Europa que seguem a EASA exigem o acoplamento do piloto automático nesta categoria. Já na categoria III é requerido o uso do Piloto Automático, sendo necessário a capacidade de efetuar a aterrisagem de forma automática.

6. EXECUÇÃO DO PROCEDIMENTO: O procedimento de aproximação/pouso via ILS é muito simples, pois é automatizado, isto cabe apenas ao piloto a configuração correta do sistema. 6.1 EXAMINANDO A CARTA. As aproximações ILS estão sempre nas cartas IAC (Instrument Approach Chart) que são as Cartas de Aproximação via Instrumentos, todas dos aeroportos brasileiros estão disponíveis no site http://www.aisweb.aer.mil.br. As informações necessárias para o procedimento estão todas na carta, como curso e a frequência do ILS. Carta de Aproximação ILS (Procedimento Charlie 3 de Porto Alegre)

Legenda: 1 – Raio de 10NM 2 – Frequências dos Órgãos de controle 3 – Curva Base 4 – Localizador 5 – Outer Marker + NDB = Locator Outer Marker (LOM) 6 – Middle Marker + NDB = Locator Middle Marker (LMM) 7 – Pista 8 – Frequência, Identificação e código Morse do Localizador (LLZ). 9 – MSA – Minimum Safe/Sector Altitude (Altitude Mínima de Segurança) 1 – Rampa do Glide Slope 2 – Ângulo de descida e altura de cruzamento da cabeceira 3 – Trajetória com Glide Slope inoperante 4 – Trajetória com ILS completo • – Pontos de início da aproximação perdida 1 – Altitude mínima de descida 2 – Altitude de decisão 3 – Visibilidade com ALS inoperante No Brasil não existe mais procedimento caso o Middle Marker (MM) fique inoperante. Por isso, ignore a área pintada em vermelho.

6.2 REALIZANDO O PROCEDIMENTO. O piloto ainda em nível de cruzeiro já pode iniciar a configuração do procedimento ILS caso o aeroporto de destino opere com esse recurso. Seguindo com as informações da carta, o piloto configura o course na aeronave (105º).

MCP de um Boeing 737

Agora, o piloto deve ajustar a frequência do NAV1 (110.30) em Standby.

Pedestal de um Boeing 737

Quando já próximo ao aeroporto, mude de Standby para Active e acione o botão NAV1 para receber as informações do código morse (...--..-) como na carta. No FS não precisa ficar com o NAV1 acionado e ouvindo o barulhinho chato do morse. Quando próximo de ingressar no eixo da pista ative o botão APP no MCP

Agora que a aeronave interceptou o GlideSlope ela vai prosseguir com a aproximação automatizada, você deve sempre estar monitorando nos painéis da aeronave.

O desligamento do piloto automático é feito por muitos pilotos virtuais quando em 100ft da pista e seguido por pouso manual. Em aeroportos com CATIII a aproximação e o pouso são totalmente automatizados.

7. DICAS PARA POUSO. - Tente ao máximo manter a VREF com pequenos ajustes de potência. - Não aumente ou diminui a velocidade bruscamente, acompanhe no EICAS. - Mantenha os olhos no GP e no PAPI/VASIS quando em aproximações manuais. - Tente manter a aeronave centralizada no eixo da pista verificando no GP. - Faça o Flare/Arredondamento quando cruzar 20ft da pista e o throttle em IDLE. - Em aeroportos pequenos, tente não “enfeitar” suas aterrisagens, deixe para os maiores. - Siga sempre com auxílio das cartas.

8. FONTES: Wikipédia (www.pt.wikipedia.org) Aviões e Músicas (www.avioesemusicas.com)

Related Documents

Tutorial Ils
August 2019 15
Schedule Ils 1
October 2019 3
Maudit Soient Ils...
October 2019 12
Qui Sont Ils
December 2019 7
Cap It Ils
June 2020 1
Ils 205 Essay Assignment
October 2019 15

More Documents from "Joel J. Johnson"

December 2019 22
Irrealismo Da Economia Real
December 2019 27
December 2019 20
December 2019 14
December 2019 26