Turismo Espacial

  • Uploaded by: susana_e.costa9300
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Turismo Espacial as PDF for free.

More details

  • Words: 991
  • Pages: 29
SOCIEDADE, TECNOLOGIA E CIÊNCIA Núcleo Gerador – Saberes Fundamentais DR4 Mobilizar o saber formal na interpretação de leis e modelos

O Universo A evolução tecnológica ao longo dos anos…

A Física Astronomia

ANTIGUIDADE Ao longo dos tempos os povos antigos sentiram necessidade de se orientarem no seu dia a dia e para obterem algumas respostas começaram por observar o céu. Por aqui arranjaram uma forma de medir o tempo e fixaram um calendário. A observação do mesmo tinha muita importância porque achavam que os astros regulavam o seu destino.

Aristóteles IV a.C.

Aristarco III a.C.

► Apresenta o modelo geocêntrico.

► Apresenta o modelo heliocêntrico.

► O Universo era limitado e constituído por várias superfícies esféricas concêntricas.

► O Sol ocupa o centro do Universo, com a Terra, os outros planetas e as estrelas à sua volta.

► A terra ocupa o centro do Universo e está em repouso. Em torno dela giram sete esferas: Lua, Mercúrio, Vénus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.

► Com instrumentos rudimentares, consegue concluir que o Sol estava mais longe da Terra do que a Lua. ► A maior parte dos seus escritos desapareceram e por isso este modelo foi esquecido.

MÉDIA

IDADE

Desprezando o modelo heliocêntrico de Aristarco, os filósofos gregos continuaram a desenvolver

Ptolomeu Astrónomo grego do séc. II d.C.

► Apresenta um modelo geocêntrico mais aprofundado; ► Aplicou a matemática dos gregos para explicar o movimento da Terra; ßEste modelo ajustava-se ao senso comum: A todos era possível ver a Terra a olho nu; A Lua e o Sol movem-se a volta Terra; As estrelas como que fixas numa cúpula que se move em conjunto; ► Foi um modelo apoiado pela igreja e que durou aproximadamente treze séculos.

RENASCIMENTO A partir do séc. XIV e até finais do séc. XVI ocorreu uma revolução cultural no Ocidente, o Renascimento, que teve grandes repercussões na sociedade, na maneira de pensar da época e nas ideias sobre o Universo.

Nicolau Copérnico 1473-1543 ► Retoma o modelo heliocêntrico; ► Sol ocupa o centro do Universo; ► Os planetas, incluindo a Terra, tem um movimento circular á volta do Sol; ►As estrelas estão na parte mais exterior do Universo;

Kepler 1571-1630 ► Defende que o movimento dos planetas se faz segundo órbitas elípticas e não circulares.

Galileu 1564-1642 ► Constrói o primeiro telescópio; ► Defende o modelo heliocêntrico de Copérnico;

Newton 1642-1727 ► Explica a queda dos corpos para a terra; ► Admite que movimento é causado por uma força semelhante à que atrai os planetas no seu movimento à volta do sol;

ACTUALIDADE Actualmente os astrónomos observam minuciosamente o Universo, até aos locais mais longínquos, com instrumentos de observação sofisticados.

Einstein 1879-1955

► Notabiliza-se por ter proposto que a matéria se pode transformar em energia; ► Permitiu explicar o comportamento da matéria do Universo; O Sol e todas as estrelas brilham devido á conversação de massa em energia.

Finais da década de 50 do séc. XX que a Humanidade iniciou e exploração do Universo.

► 4 de Agosto de 1957, a União Soviética coloca em órbita o primeiro satélite artificial “Sputnik 1”;

► 3 DE SETEMBRO DE 1957 “SPUTNIK 2” LEVA A CADELA “LAIKA”;

► 12 de Abril de 1961 Yuri Gagarin realiza em órbita uma volta completa á terra;

► PROJECTO APOLLO: 16 DE JULHO DE 1969 é LANçADO O SATéLITE “APOLLO 11” COM OS ASTRONAUTAS NEIL AMSTRONG, EDWIN ALDRIN E MICHAEL COLLINS; 20 DE JULHO DE 1969 NEIL AMSTRONG é O PRIMEIRO HOMEM A PISAR A LUA;

► Abril de 1971 surge a primeira estação espacial;

► 1986 é LANçADA NO ESPAçO , PELOS RUSSOS, OUTRA ESTAçãO ESPACIAL, A “MIR”;

► 2001 A “MIR” FOI DESTRUíDA;

Os vaivéns espaciais que já foram ao espaço:

Challenger, Columbia, Atlantis, Discovery e Endeavour.

À medida que evolui a tecnologia, evolui também a curiosidade do homem. O que o leva a aplicala a outras áreas, como por exemplo, o TURISMO ESPACIAL…

Turismo espacial é um fenómeno recente que consiste em viagens espaciais realizadas por indivíduos com propósitos não científicos, de puro lazer. Actualmente o turismo espacial está aberto apenas a indivíduos excepcionalmente ricos, e o transporte é assegurado pelo programa espacial russo, através de um acordo comercial com a empresa norte-americana Space Adventures.

SERÁ VIAVEL???

ACESSIVEL A TODOS???

Além do custo de milhões de euros cobrado pela viagem, o candidato a turista espacial precisa passar por uma bateria constante de testes físicos e médicos - podendo ser reprovado e impedido de viajar caso apresente alguma anomalia ou deficiência em qualquer etapa do treino - além de um treino intensivo de seis meses na Cidade das Estrelas simulando as condições de adaptação à micro gravidade encontrada nas naves espaciais em órbita.

TURISMO ESPACIAL

VS NOVAS DESCOBERTAS

As principais atracções no turismo espacial são a própria experiência em si, a fantástica sensação de observar a Terra desde o espaço (descrito pelos astronautas como extremamente intenso e impressionante), a elevação do status quo (poder dizer eu estive no espaço), e as vantagens da ausência de gravidade — potencial para desportos extremos, sexo não convencional, e benefícios na saúde, especialmente para pessoas idosas (melhoramentos na estrutura óssea).

TURISMO ESPACIAL VS

FOME NA TERRA

Turismo no espaço e fome na terra, inteligência de Bill Gates e estupidez no global, ricos e pobres, Microsoft e copyleft. A notícia de Paul Allen, milionário fundador da Microsoft, patrocinou a primeira viagem privada no espaço, despertou em si pensamentos emoções contraditórios: Não seria melhor investir esses 20 milhões para salvar os que morrem de fome? Ou quem soube investir na Microsoft sabe melhor que nós em que se deve investir? Afinal causaram o dobro de danos no G8 de Génova e muito provavelmente com menos resultados. Sem patentes nos medicamentos podiam ser produzidos por um preço 30 vezes inferior em África e salvar milhões de pessoas. Eu penso que sem patentes esses medicamentos não teriam sido inventados e morreriam biliões em vez de milhões.

TRABALHO REALIZADO POR… …

Related Documents

Turismo Espacial
November 2019 10
Turismo
October 2019 42
Turismo
May 2020 26
Turismo
May 2020 17
Turismo
April 2020 25
Turismo
May 2020 10