TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL
TREINAMENTO: é um processo sistemático para promover a aquisição de habilidades, regras, conceitos ou atitudes que resultem em uma melhoria da adequação entre as características dos empregados e as exigências dos papéis funcionais. DESENVOLVIMENTO: é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização. O desenvolvimento inclui não apenas o treinamento, mas também a carreira e outras experiências. MILKOVICH T. George e BOUDREAU Jonh W. : Administração de Recursos Humanos
TREINAMENTO versus EDUCAÇÃO
* Desenvolve
Treinamento
Educação
a força de trabalho nas organizações. *Prepara a pessoa para o cargo. *Processo educacional de curto prazo. *Envolve conhecimentos específicos relativos ao trabalho. *Educação especializada.
*Influência que ser humano recebe do ambiente social. *Prepara a pessoa para a vida e pela vida. *Pode ser institucionalizada, organizada e sistemática. *Pode ser difusa, desorganizada e assistemática. CHIAVENATO, Idalberto: Recursos Humanos – Capital Humano das Organizações
Conteúdo do Treinamento Aumentar pessoas:
Transmissão de Informações
o
conhecimento
das
* Informações sobre a organização, seus clientes, seus produtos/serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos. Melhorar as habilidades e destrezas:
Desenvolvimento de Habilidades
* Habilitar as pessoas para a execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas e ferramentas. Desenvolver ou modificar comportamentos:
Desenvolvimento de Atitudes
* Mudar de atitudes negativas para atitudes favoráveis, conscientização das relações e melhoria da sensibilidade com as pessoas, com os clientes internos e externos. Elevar o nível de sugestões:
Desenvolvimento de Conceitos
* Desenvolver idéias e conceitos para ajudar as pessoas a pensar em termos globais e estratégicos. CHIAVENATO, Idalberto: Recursos Humanos – Capital Humano das Organizações
LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO
Análise organizacional
Análise dos recursos humanos
Análise dos cargos
Análise do treinamento
Diagnóstico organizacional. Determinação da missão e visão e dos objetivos estratégicos da organização
Determinação de quais os comportamentos, atitudes e competências necessários ao alcance dos objetivos organizacionais
Exame dos requisitos exigidos pelos cargos, especificações e mudanças nos cargos
Objetivos a serem utilizados na avaliação do programa de treinamento
CHIAVENATO, Idalberto: Recursos Humanos – Capital Humano das Organizações
Indicadores de Levantamento de Necessidades: são os problemas provocados por necessidades de treinamento ainda não atendidas, como: Problemas de produção, como: 1. Baixa qualidade de produção; 2. Baixa produtividade; 3. Avarias freqüentes em equipamentos e instalações; 4. Comunicações deficientes; 5. Elevado número de acidentes no trabalho; 6. Excesso de erros e de desperdício; 7. Pouca versatilidade dos funcionários; 8. Mau aproveitamento do espaço disponível. 2. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.
Problemas de pessoal, como: Relações deficientes entre o pessoal; Número excessivo de queixas; Mau atendimento ao cliente; Comunicações deficientes; Pouco interesse pelo trabalho; Falta de cooperação Erros na execução de ordens. CHIAVENATO, Idalberto: Recursos Humanos – Capital Humano das Organizações
PROGRAMAÇÃO DO TREINAMENTO
Quem deve ser treinado
Métodos de treinamento ou recursos instrucionais
Como treinar Em que treinar
Por quem
Onde treinar
Quando treinar
Para que treinar
Treinandos, aprendizes ou instruendos
Assunto ou conteúdo do treinamento
*
Instrutor ou treinador
Local do treinamento
Época ou horário do treinamento
Objetivos do treinamento
CHIAVENATO, Idalberto: Recursos Humanos – Capital Humano das Organizações
A TECNOLOGIA DE TREINAMENTO
A tecnologia de treinamento refere-se aos recursos didáticos, pedagógicos e instrucionais utilizados no treinamento. A TI está influenciando os métodos de treinamento e reduzindo custos operacionais. As novas técnicas de treinamento são: 1. Recursos audio-visuais: imagens visuais e informação em áudio são poderosas ferramentas de comunicação. O videocassete, o CD-ROM e o DVD (Digital Video Disc) permitem gravar programas de treinamento para vários locais diferentes e em qualquer ocasião. 2. Teleconferência: é o uso de equipamento de áudio e vídeo para permitir que pessoas participem em reuniões, mesmo quando distantes entre si ou da localidade do evento. 3. Comunicações eletrônicas: a TI permite comunicações interativas entre pessoas fisicamente distantes através do correio de voz (voice mail) dentro da rede de telefones de uma empresa. 4. Correio eletrônico: o e-mail é uma forma de comunicação eletrônica que permite às pessoas comunicarem-se com outras através de mensagens eletrônicas através de computadores ligados à Internet e redes internas baseadas na Internet (Intranets). 5. Tecnologia de multimidia: é a comunicação eletrônica que integra voz, vídeo e texto,codificados digitalmente e transportados por redes de fibras óticas. 6. Treinamento a distância: ou e-learning ou treinamento virtual – é o treinamento através da Internet e pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar a um custo baixíssimo. CHIAVENATO, Idalberto: Recursos Humanos – Capital Humano das Organizações
ETAPAS DO PROCESSO DE TREINAMENTO
Necessidades a Satisfazer
Diagnóstico da Situação
* Objetivos da Organização * Competências Necessárias * Problemas de Produção * Problemas de Pessoal * Resultados da Avaliação do Desempenho
Desenho do Treinamento
Condução do Treinamento
Decisão Quanto à Estratégia
Implementação ou Ação
Programação do treinamento:
* Quem treinar * Como treinar
* Condução e aplicação do Programa de Treinamento através de: -
* Em que treinar * Onde treinar * Quando treinar
Gerente de linha, Assessoria de RH por ambos por terceiros
Avaliação dos Resultados
Avaliação e Controle
* Monitoração do Processo * Avaliação e Medição de Resultados * Comparação da Situação Atual com a Situação Anterior * Análise do custo/benefício
CHIAVENATO, Idalberto: Recursos Humanos – Capital Humano das Organizações
AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO
1. Avaliação ao nível organizacional: 1. 2. 3. 5. 6. 7. 8.
Aumento da eficácia organizacional; Melhoria da imagem da empresa; Melhoria do clima organizacional e melhor relacionamento entre empresa e funcionários; Melhor atendimento ao cliente; Facilidade de mudanças e inovação; Aumento da eficiência. Envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento.
2. Avaliação ao nível de recursos humanos 1. 2. 3. 4. 5.
Redução da rotatividade e absenteísmo do pessoal; Aumento da eficácia individual e grupal dos empregados; Elevação dos conhecimentos e competências das pessoas; Mudanças de atitudes e comportamentos das pessoas; Melhoria da qualidade de vida no trabalho (QVT).
CHIAVENATO, Idalberto: Recursos Humanos – Capital Humano das Organizações
AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO
3. Avaliação ao nível dos cargos: 1. 2. 3. 4. 5.
Adequação das pessoas aos requisitos exigidos pelos cargos; Melhoria do espírito de grupo e da cooperação; Aumento da produtividade e melhoria da qualidade; Redução do índice de acidentes no trabalho; Redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos.
4. Avaliação ao nível de treinamento: 1. Alcance dos objetivos do treinamento; 2. Retorno dos investimentos efetuados em treinamento.
CHIAVENATO, Idalberto: Recursos Humanos – Capital Humano das Organizações
CARACTERÍSTICAS DO TREINAMENTO
Formação: programas desenvolvidos com a finalidade de instalar competências ou habilidades básicas para o exercício da função ou para funções futuras. Estão incluídos nessa categoria os programas acadêmicos e os de idiomas.
Aperfeiçoamento: programas para elevar o padrão de desempenho na própria função. Podem ser de curta ou média duração.
Educação continuada: complementam as competências ou habilidades e proporcionam a ascensão a posição mais elevada ou complexa. Geralmente são desenvolvidos por organismos acadêmicos.
Gerenciais: fortalecem e desenvolvem as habilidades de liderança e gerenciamento. Fortalecem relacionamentos e alavancam contribuições da equipe.
Técnicos: indicados para ensinar novas técnicas, metodologias ou o uso de tecnologias.
Motivacionais: mobilizam e energizam pessoas para atuar com maior vigor. Fazem uso de atividades lúdicas ou artísticas que geram emoção positiva.
Programas de Trainees: recrutam jovens recém formados para desenvolvê-los na organização. CHIAVENATO, Idalberto: Recursos Humanos – Capital Humano das Organizações
ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL versus ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM Função Determinação Geral
da
Organizações Tradicionais
Organizações de Aprendizagem
Direção A visão é proporcionada pela cúpula A visão é compartilhada e da empresa. emerge de muitos lugares, mas a cúpula é responsável por assegurar que essa visão existe e deve ser alcançada.
Formulação e implementação A cúpula decide o que deve ser feito e A formulação e a de idéias o restante da empresa trabalha com implementação de idéias essas idéias. ocorrem em todos os níveis da organização. Natureza do organizacional
pensamento Cada pessoa é responsável pelas atividades do seu cargo e o foco está no desenvolvimento de suas competências individuais.
As pessoas conhecem suas atividades e como elas se inter-relacionam com as demais dentro das organizações.
CHIAVENATO, Idalberto: Recursos Humanos – Capital Humano das Organizações
ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL versus ORGANIZAÇÃO DE APRENDIZAGEM Função
Organizações Tradicionais
Organizações de Aprendizagem
Resolução de conflitos
Os conflitos são resolvidos através Os conflitos são resolvidos do uso do poder e da influência através da aprendizagem hierárquica. colaborativa e integração dos pontos de vista das pessoas da organização.
Liderança e Motivação
O papel do líder é definir a visão organizacional, providenciar recompensas e punições adequadas e manter o controle das atividades das pessoas.
O papel do líder é construir uma visão compartilhada, inspirar compromisso e encorajar decisões eficazes na empresa.
SISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA
Necessidades Individuais de Carreira
Necessidades da Organização
Quais são os principais itens estratégicos para os próximos anos? * Quais são as necessidades críticas e desafios que a organização se defrontará nos próximos anos? * Quais são os conhecimentos, habilidades e experiências que serão necessárias para enfrentar tais desafios? * Quais os níveis de pessoas a serem requeridos? * Quais as forças necessárias à organização para enfrentar esses desafios?
Como posso encontrar oportunidades de carreira dentro da organização que: Conseqüência: * Utilizem minhas forças e competências Os funcionários estão se desenvolvendo de maneira que junte sua eficácia e satisfação com o alcance dos objetivos estratégicos da organização?
* Atendam às minhas necessidades de desenvolvimento * Proporcionem desafios * Atendam meus interesses * Utilizem meu estilo pessoal