UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO
Instalação do Sistema Operacional EASY PEASY
Download Visitei os sites dos três sistemas propostos, baixei todos eles e, através do modo live-cd, fiz uma breve apreciação de cada um antes de fazer a escolha.
Escolha À primeira vista, o que salta aos olhos é o gOS, devido aos gadgets colocados em seu desktop inicial, porém, os atrativos visuais não vão muito além disso, mantendo praticamente intacto o padrão Gnome. Não posso definir o Moblin, pois nem o pude testar devido a um erro cuja descrição, agora, é irrelevante. No Easy Peasy, o que chama a atenção é uma organização diferente do desktop por tópicos em listas com transparência em relação ao plano de fundo. Foi, por isso, a minha escolha.
Instalação A instalação foi feita, primeiramente, em uma máquina virtual da seguinte forma: 1. Na máquina virtual Sun VirtualBox, cliquei em “Novo”. 2.Digitei o nome Easy Peasy na caixa que o solicitava e selecionei o tipo de sistema como Linux Ubuntu. 3.A partir deste ponto, apenas cliquei no botão Próximo, aceitando todos os padrões do aplicativo. 4.Cliquei em CD/DVD-ROM, que informava “Não montado”, selecionando, na janela seguinte, a opção “Montar drive de CD/DVD” e cliquei OK. 5.Com o DVD no drive e o Easy Peasy selecionado, cliquei em Iniciar. Página 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO 6.Começou a instalação, selecionei o idioma e, em seguida, a opção Instalar o Ubuntu. 7.Assim que o programa de instalação terminou de carregar as configurações na memória, ele solicitou as opções regionais como idioma, teclado e fuso-horário. Aceitei os padrões e avancei. 8.Em seguida, configurei o tipo de partição em que, no caso do VirtualBox, o padrão é usar o disco inteiro. 9.Depois disso, ele solicitou o nome de usuário, a senha e apresentou um resumo de todas as informações anteriores. 10. Avancei e começou de fato a instalação que levou alguns minutos. Pronto, bastou reiniciar a máquina virtual sem o DVD no drive. Ao me deparar com a lentidão do sistema para simplesmente acender os itens selecionados com o mouse, resolvi instalar em um “HD cobaia”. O processo foi o mesmo, excetuando-se apenas as funções de criação da máquina virtual. Instalado, percebi que o mesmo problema ocorria, ou seja, o sistema é assim mesmo. Talvez, tendo os drivers corretos para o hardware de vídeo, esse problema não ocorresse, no entanto, o fabricante do hardware não oferece suporte a Linux.
Definição O Easy Peasy apresenta um visual agradável e um leiaute fácil de usar. Utilizando, aparentemente, pacotes Gnome, o sistema desenvolveu um modo alternativo de área de trabalho, que permite acesso direto a tarefas comuns como Multimídia, Internet, Escritório, Preferências, etc. Na guia Internet, ele traz consigo o navegador Firefox e alguns aplicativos úteis como mensageiros e afins. Na guia Escritório, encontram-se programas do OpenOffice como editor de texto e planilha eletrônica, por exemplo. No entanto, estes componentes não funcionaram (talvez, apenas dentro do VirtualBox).
Página 2
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE COMPUTAÇÃO Em geral, este sistema comporta-se como a distribuição Ubuntu, apenas trazendo ótimas diferenças visuais e, infelizmente, algumas inconsistências. Mesmo assim, mantém a estabilidade conhecida do Linux, mas também a igualmente conhecida dificuldade de instalar programas e pacotes e a clássica escassez de drivers específicos.
Comparação Uma comparação feita por um usuário muito habituado com o Windows e quase nada familiarizado com qualquer distribuição do Linux é uma covardia com o Easy Peasy, mas, se deve ser feita, pode-se dizer que a aproximação do Windows com o usuário, em se tratando da disponibilidade de softwares, drivers, etc., torna o uso do sistema da Microsoft muito mais prático e tranqüilo que o do Easy Peasy. O desempenho do Easy Peasy é frustrante, quando comparado ao do Windows 7. Como já foi dito, isso poderia ser melhorado com os drivers corretos, mas, como também já foi dito, muitos deles não existem. Quanto à parte gráfica, o sistema realmente impressiona ao primeiro bater de olhos, no entanto, isso se deve unicamente ao novo tipo de leiaute apresentado, pois, quando analisado detalhadamente, ainda fica longe dos recursos gráficos do Windows 7.
Conclusão O Easy Peasy é ótimo para brincar de instalar sistemas operacionais diferentes daqueles a que estamos acostumados, mas utilizá-lo como padrão é perfeito para quem deseja ter muita dor de cabeça.
Rodrigo Oliveira www.twitter.com/rodrigopelotas
Página 3