Ciclos da matéria
Matilde Pacheco e José Neto Colégio Nova Encosta 18-01-2019
Índice 1.Introdução 2. O que são os ciclos da matéria 3. Importância dos ciclos da matéria 4. Exemplos de ciclos da matéria
1.Introdução Neste trabalho serão abordados os diferentes ciclos da matéria. Assim serão dados diversos exemplos e serão tiradas conclusões acerca deste tema.
2.O que são os ciclos da matéria Os seres vivos transmitem elementos químicos para o ar, solo e a água. Este processo pode ser chamado de ciclo da matéria , já que, a matéria ( elementos químicos) são movimentados e transferidos entre intervenientes e ecossistemas. Existem diversos ciclos da matéria, como o ciclo do carbono, da água, do dióxido de carbono e do azoto que apresentam diferentes fases independentes uma das outras. O bom funcionamento de cada uma das etapas é essencial para a realização correta do ciclo.
A matéria que constitui os componentes dos ecossistemas é constantemente reciclada. Os átomos de nitrogénio, hidrogénio, oxigénio e carbono, entre outros, efetuam movimentos no ecossistemas.
Ciclo do azoto
3.Importância dos ciclos da matéria Os ciclos da matéria são importantes pois é através destes que se decompõe a matéria orgânica para poder ser reaproveitada pelos seres vivos . Sem estes não era possível devolver a matéria ao ciclo, de modo a que esta seja reutilizada .Esta função é efetuada pelos seres decompositores. Desta forma, “na natureza, nada se cria e nada se perde. Tudo se transforma.”, como enuncia a Lei de L
Ciclo da Matéria
4.Fatores que influenciam a velocidade de um ciclo da matéria A velocidade em que um elemento circula no meio depende de vários fatores. A natureza do elemento que participa do ciclo, pode determinar se a sua reciclagem ocorrerá de maneira lenta ou rápida
Outro fator determinate relativamente à velocidade da reciclagem dos nutrientes é a taxa de crescimento dos seres vivos e sua decomposição. A taxa de crescimento de afeta diretamente a cadeia alimentar e, consequentemente, o fluxo de um elemento nessa cadeia. Já a decomposição, se ocorre lentamente, influencia a liberação dos nutrientes para o meio.
O homem também exerce uma grande influência. Por meio de certas atividades, como a agropecuária, o homem consegue alterar a dinâmica natural de um ecossistema, modificando as vias seguidas por determinado elemento no ciclo. Além disso, a poluição, extração de minerais e a produção de energia podem afetar a ciclagem dos elementos.
avoisier, por Antoine Lavoisier.