Trabalhando Com Javadb No Netbeans

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Trabalhando Com Javadb No Netbeans as PDF for free.

More details

  • Words: 318
  • Pages: 2
Trabalhando com JavaDB no NetBeans O uso de databases em aplicativos Java é tão comum como tomar café para acordar. A IDE NetBeans, uma das mais usadas no desenvolvimento Java, oferece um poderoso mecanismo para este fim. Na versão 6.1, a IDE traz acoplado o database Java DB. Para criar e gerenciar os dados criados no Java DB, o NetBeans oferece um gerenciador incluso no seu próprio ambiente, não sendo necessário nenhum software a mais para este fim, como o PGAdmin, no uso do PostgreSQL, por exemplo. O NetBeans oferece algumas abas de componentes no lado esquerdo da sua janela, dentro do tabbed pane, uma das opções é “Serviços”. Um dos serviços disponíveis são os “Banco de Dados”. Clicando com o botão direito nesta opção, o usuário recebe um menu popup com as opções de “Inicializar Servidor” e “Criar Banco de Dados”.

O primeiro passo é a inicialização, depois a criação de um novo banco de dados. O primeiro campo serve para especificar o nome do banco de dados, a seguir, especificamos o nome do usuário e a senha, por fim, define-se o local do banco de dados. Este último campo já é configurado na instalação do JavaDB. Depois do “Ok” seu banco de dados já estará disponível na listagens de databeses, veja a Figura abaixo:

Clicando com o botão direito encima do banco de dados recém criado temos a opção “Conectar”. Feito isso, temos acesso a três pastas: Tabelas, Visualizações e Procedimentos. Em “Tabelas” temos duas opções mestres: Criar Tabela e Executar Comando (SQL). A criação de tabela abre uma janela para especificação do nome da tabela e dos seus campos, veja a Figura abaixo:

Depois que o banco de dados, suas tabelas e campos estiverem construídos, é só começar a codificação. Por exemplo, a listagem de código abaixo mostra as linhas necessárias para a conexão com o banco de dados recém criado:

Class.forName("org.apache.derby.jdbc.ClientDriver"); DriverManager.getConnection("jdbc:derby://localhost:1527/Biblioteca", "master", "keymaster");

Related Documents