Trabalhando Com Actions

  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Trabalhando Com Actions as PDF for free.

More details

  • Words: 1,292
  • Pages: 16
Trabalhando com Actions Meus amigos, estou de volta! Hoje iremos estudar uma ótima técnica, que poderá nos ajudar muito na criação de algumas artes. Esta técnica é desenvolvida com a ajuda das actions do Photoshop. Antes de iniciarmos, gostaria de chamar a atenção para o lançamento da Revista iMasters, que chamou atenção do mercado nessa semana, e convidar a todos para o coquetel de lançamento, que é gratuito. Mais detalhes no site da revista. Agora vamos estudar. Let´s Rock! •

Artista: Fabio Lody (www.fabiolody.com.br)



Software ultilizado: Photoshop CS2 em Inglês



Grau de Dificuldade: 8,0



Ao som de: Matisyahu - Youth



Fonte: Riady Santoso

1º Passo: Crie um arquivo de 400 x 600 pixels em 72 DPIs. (Lembro que esta é uma configuração para internet. Caso seja necessária a criação de uma arte semelhante para impressão, recomendo a alteração da quantidade de DPIs para, pelo menos, 120).

2º Passo: Selecione a "Elipse Tool" através da ferramenta abaixo, ou pelo atalho "U".

Certifique-se que sua ferramenta esteja configurada em modo \"path\" em sua barra de opções. 3º Passo: Clique e arraste formando uma elipse exatamente como abaixo:

4º Passo: Agora iremos salvar nosso "path". Vá em Window > Path. Irá abrir uma paleta como abaixo:

5º Passo: Clique sobre a setinha superior direita e escolha a opção "save path". 6º Passo: Irá aparecer uma caixa onde é necessário que digitemos um nome para o path.

7º Passo: Crie uma nova camada pressionando "shift+ctrl+n" ou através do botão abaixo:

8º Passo: Configure sua nova camada como abaixo (não esqueça de nomeá-la):

9º Passo: Nesse momento vá em "Window > Action" ou "ALT" +" F9" 10º Passo: Clique sobre o botão superior direito mostrado abaixo e, em seguida, clique em "New Action"

11º Passo: Feito isso, precisamos nomear e configurar nossa action. Coloque um nome como "ARCOS". Claro que o nome não irá fazer diferença. Isso é apenas para organizarmos as coisas. Caso queira definir uma tecla de atalho, altere em "Function Key". E defina uma cor para sua action. Dessa maneira mantemos tudo mais claro e objetivo.

12º Passo: Agora pressione o botão "Stop playing/recording" como abaixo, para darmos uma pausa a nossa action. Nosso passo agora será configurar a ponta de nosso brush.

13º Passo: Clique sobre a ferramenta "Brush" ou tecle a letra "B"

14º Passo: Em seguida, na barra de opções, clique sobre a setinha para visualizarmos as opções de pontas de pincel. Escolha a "Hard Round 1 pixels"

15º Passo: Pressione novamente o botão "Stop playing/recording" como abaixo, para retornarmos à função "play" em nossa action.

16º Passo: Com o nosso brush já configurado e a action iniciada, clique sobre a ferramenta "Direct Selection Tool" (A).

17º Passo: Posicione o cursor do mouse sobre a elipse e, em seguida, pressione o botão direito. Vá em "Stroke Path".

Repare o arco apos o traçado do brush

18º Passo: Pressione "ctrl"+"t"

19º Passo: Segurando as teclas "ctrl"+"alt", e o clique do mouse, mova o ponto do eixo para o canto esquerdo da elipse.

20º Passo: Pressione "ctrl" + "d" para duplicarmos a camada. 21º Passo: Altere os valores na barra de opções, como abaixo, na camada copiada:

Seus arcos deverão ficar como acima 22º Passo: Pressione o botão "stop" para finalizarmos a gravação da action. 23º Passo: Pressione "play" uma vez e veja como ele se comporta.

Na medida em que clicamos no \"play\", note que novos arcos serão adicionados. Na medida em que clicamos no \"play\", note que novos arcos serão adicionados.

Claro que, alterando algumas propriedades, podemos atingir resultados bem satisfatórios

Redimensionamento e colocação de logo Muita gente me pergunta uma maneira aplicarmos seu logo em diversas fotos e que, se possível, sejam tratadas para a colocação em sites, apresentacões, e-mails e etc. Claro, com a ajuda das "actions", esse trabalho se torna muito mais fácil. De qualquer maneira, preciso deixar claro que iremos estudar uma forma de colocação de objeto em uma foto e não o tratamento uma a uma. Caso tenha interesse, eu já publiquei um artigo sobre tratamento profissional de foto. Bem, vamos supor que você tenha uma quantidade de 2000 fotos e precisa aplicar um endereço de site em suas fotos. É um exemplo simples, mas poderiamos aplicar um logo como marca d'agua em várias fotos, recortá-la, enfim, esta matéria serve para abrir-lhes os olhos de quem precisa de um processamento em lote. Prieiramente iremos estudar um pouco mais sobre o assunto

1º Passo: Nesse momento, o próximo passo é abrir uma imagem, para definir as mudanças nas outras imagens. Estou usando apenas 4, mas poderá colocar quantas imagens preferir.

2º Passo: Agora, com a imagem aberta, vamos criar uma action que funcionará como um gravador. Assim, estará gravando em um arquivo ".atn" tudo que fizermos na imagem. 3º Passo: Vá em Window > Actions para ativarmos a paleta de action.

4º Passo: Para criar uma action (ação) nova, basta clicar no ícone e selecionar "New action". Aparecerá uma janela onde você poderá definir algumas propriedades. Veja figura abaixo:

Name: Nome da Action Set: Grupo da Action Function Key: Atalho (Usando Shifit ou CTRL) Color: Cor da Action Vamos entender um pouco mais dos comandos das actions:

Stop playing/recording: Para a execução/gravação de ações Begin Recording: Inicia a gravação de ações Play Selection: Inicia a reprodução de ações Create New Set: Cria uma nova pasta para deposito das ações Create New Action: Cria uma nova ação Delete: Apaga a ação ou pasta selecionada 5º Passo: Pressione o botão

para iniciarmos a gravação de nossa action.

A action estará sendo gravada, ou seja, tudo que fizer na imagem, será gravado nesta action. Esta imagem abaixo é a que abri para utilizar as ações.

6º Passo: Na paleta de Layers (camadas), clique sobre o botão "Create a new fill or adjustment layer" e em seguida "Brightness/Contrast".

7º Passo: Altere seus valores como abaixo:

8º Passo: Em seguida vá em "Image" > "Image Size" e mude suas proporções deacordo com sua necessidade.

9º Passo: Clique sobre a ferramenta de texto Horizontal e escreva algo do seu interesse.

10º Passo: Por fim, salve a imagem na pasta de destino onde serão colocados os arquivos, e feche o documento. Minha paleta de action ficou assim:

(o \"paste style\" foi apenas um stroke que adicionei no texto) 11º Passo: Nesse momento, pressione "Stop" para finalizarmos nossa action.

12º Passo: Com a action gravada, você poderá fechar a imagem sem salvá-la. Caso contrário, ela irá perder suas configurações novas. Agora entre no menu: File > Automate > Batch, como na figura abaixo:

Play •

SET: Grupo da Action



ACTION: Action a ser usada, procure o nome da que criamos

Source •

Source: Significa a localização das imagens. Vá em Folder "pasta". Em Choose, selecione a pasta onde estão as imagens;



Override Action "Open" Commands: Somente selecione caso sua action estiver o comando de abrir imagens;



Include All Subfolders: Incluir subpastas;



Suppress Color Profile Warnings: Suprir os avisos do perfil da cor da imagem.

Destination / File Naming •

Destination: Vá em folder para salvar as imagens em uma pasta;



Choose: Selecione a pasta a ser salva as imagens;



Override Action "Save As" Commands: Selecione caso sua action contenha a ação de salvar arquivo;



File Naming: Nessa opção você define se suas imagens ficaram com nomes diferentes. Em nosso exemplo adicionei para que apareça o nome do arquivo,

mais um dígito e mais a extensão do arquivo. Mas preste atenção para não alterar por acidente, pois não saberá em que formato será salvo. Errors Nessa opção você poderá parar a Action caso aconteça algum erro ou gravar um arquivo de .LOG. Outros exemplo de imagens minhas e onde apliquei bem a utilização de actions:

Related Documents