Ruído
Sons > 85 dB Sintomas: Dificuldade em comunicar, problemas auditivos, cansaço zumbido, etc.
As ondas sonoras entram no ouvido externo e atingem o ouvido médio (membrana timpânica vibra e coloca os 3 ossículos martelo, bigorna e estribo, em movimento). O tímpano e os ossículos amplificam as vibrações e enviam-nas para a janela oval, através do estribo.
Conclusão: Não existe nenhum estudo que comprove a relação directa entre a utilização de instrumentos dentários e a perda auditiva pois o grau de risco depende de vários factores, como a idade, susceptibilidade pessoal, exposição diária total, a exposição média ao longo de muitos anos, tabagismo, medicação e a exposição ao ruído exterior ao consultório.
Pequenas escoriações no dedo indicador e polegar, durante mudanças de arame em tratamentos ortodonticos.
Ferimentos causados por brocas, os exploradores, os discos rotativos e outros instrumentos.
Lesões mais graves em profissionais que trabalham em laboratório.
Factores Químicos Produtos anticépticos
Látex
Podem causar problemas pulmonares e dermatites. Reacções alérgicas imediatas ao látex podem aparecer em indivíduos que são repetidamente expostos ao látex e desenvolvem altos níveis de anticorpos. Os sinais clínicos incluem erupção cutânea, rinite, edema, bronco espasmos, comichão, esfoliação da pele…
Fluidos de revelação radiológica
Podem causar sintomas que vão desde a irritação da pele ao edema pulmonar
Factores Biológicos Consultório Médico
Principal Fonte de Infecção
Outras possíveis fontes de contaminação são as peças de mão, aspiradores, e equipamentos radiológicos (especialmente sensores digitais).
Interacção
Contacto directo: Sangue, fluidos corporais, secreções e excreções Contacto indirecto: Instrumentos, superfícies, equipamentos e materiais contaminados
ATENÇÃO: Os moldes e aparelhos ortodonticos podem ser uma fonte de infecção. Pois os microrganismos são transferidos das impressões aos modelos de gesso, e alguns podem sobreviver diversos dias. Esse microrganismo pode infectar o protésico. Para minimizarmos a probabilidade de contaminação devemos sempre que possível proceder à desinfecção/esterilização com soluções anti-sépticas. Para além da contaminação por microrganismos, uma preocupação recente assenta sobre os aerossóis produzidos durante a utilização de instrumentos rotatórios. Assim, a ventilação, uso de máscaras e aspiradores, é imprescindível!!!!!!!!