Tia Verdagua

  • Uploaded by: Isabel Ferreira
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Tia Verdagua as PDF for free.

More details

  • Words: 335
  • Pages: 3
Foi ter com a tia Verde-Água e voltou a agradecer-lhe o grande favor que lhe prestou: - Ai, minha tia, os seus dez anõezinhos fizeram-me um servição; trago tudo bem arranjado, e o meu homem anda muito meu amigo O que eu lhe pedia é que mos deixasse lá ficar sempre. A tia Verde-Água respondeu: - Deixo, deixo. Pois tu ainda não viste os dez anõezinhos? - Ainda não e gostava tanto de os conhecer. - Se tu os queres ver, olha para as tuas mãos. Os teus dedos é que são os dez anõezinhos!

Havia uma mulher que se dava mal com o marido porque era muito preguiçosa e desgovernada. Começava uma coisa e não acabava. Tudo ficava a meio. Quando o marido voltava do trabalho, encontrava sempre a comida por fazer e a roupa por arranjar. Como tudo ia de mal a pior, o homem já farto de tanto sofrer, resolveu não falar mais à mulher.

A mulher compreendeu a lição e foi para casa muito satisfeita.

Esta ficou muito triste e foi ter com uma vizinha a quem se queixou amargamente. A vizinha, mulher idosa e sensata, era conhecida pela Tia Verde-Água. - Ai, tia! Vocemecê é que me podia valer nesta aflição. - Conta comigo; eu tenho dez anõezinhos muito obedientes e mando-tos para te ajudarem. Então, a velha começou a explicar-lhe o que devia fazer para que os dez anõezinhos a auxiliassem:

...pela manhã, logo que se levantasse fizesse a cama, varresse a casa, cosesse a roupa e, no intervalo do jantar, fosse dobando as meadas até o marido chegar. Se cumprires as minhas ordens, serás ajudada sem sentires pelos dez anõezinhos. A mulher assim fez. Os dias foram passando e o marido estava muito contente por ver a mulher tornar-se tão trabalhadeira e limpa. Ao fim de uma semana disse à mulher que ela estava totalmente diferente e, por isso, poderiam viver como Deus com os anjos. A mulher ficou contentíssima com as palavras do marido e

andava radiante.

Related Documents

Tia Verdagua
November 2019 56
Tia Laura.docx
May 2020 20
Punya Tia
June 2020 18
Tia Liliana.docx
November 2019 36
Tia Scigulinsky
December 2019 40
Tia Adah
November 2019 39

More Documents from ""

November 2019 27
November 2019 43
Joao Grilo
November 2019 48
Borboleta_1
November 2019 34
Borboleta
November 2019 36
Orelhas_abade
November 2019 32