AMARANTE
Solar de Pascoaes Quinta do Séc. XVII que sofreu algumas remodelações até aos nossos dias. O solar foi incendiado por ocasião das
Invasões
Francesas;
apenas pouparam a capela, apesar
do
imaginária
retábulo terem
e sido
vandalizados com golpes de baionetas dos soldados de Napoleão. O solar encontra-se sensivelmente no centro da propriedade, parcialmente murada, com jardim formal a preceder o portal que fecha o terreiro. Conserva ainda vários azulejos seiscentistas a revestir a escadaria e a formar silhar em torno do terreiro. No interior, na ala de Teixeira de Pascoaes conserva--se ainda sua biblioteca e objectos pessoais, estando o espaço organizado de modo a recriar a ambiência de trabalho do poeta. O jardim mais antigo, junto à fachada posterior possui uma monumental fonte: A Fonte dos Golfinhos. Junto ao jardim desenvolvem-se grandes alamedas com ramadas de vinha que percorrem o vasto pomar, interceptados por um mirante mandado fazer por Teixeira de Pascoaes de modo a admirar a magnífica paisagem que tanto o inspirava. Minha boa janela, abandonada e triste, Desbotada do sol, dos ventos e das águas! Tua velhinha cor somente agora existe, Invisível, diluída em misteriosas mágoas. És um sentido, sim, que um dia alvoreceu Na face desta casa, antiga e dolorosa, Minha boa janela aberta para o céu Com os olhos azuis de Virgem piedosa. Cantos Indecisos
Concelho riquíssimo em termos paisagísticos, para o que contribuem decisivamente as serras do Marão e Aboboreira e o rio Tâmega. No Centro Histórico da cidade merecem referência a Ponte, o Convento e Igreja de S. Gonçalo, as Igrejas de S. Pedro e S. Domingos, a Casa da Cerca e o Solar dos Magalhães. Fora da urbe, o destaque vai para os Paços do Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, o Mosteiro de Travanca e para o românico das igrejas de Mancelos, Jazente, Freixo de Baixo, Gatão ou Gondar.
Museu Amadeu Souza Cardoso O Museu Amadeo de Souza Cardoso pretende manter a lembrança do seu núcleo inicial e das suas colecções, a sua principal vocação é a Arte Portuguesa Moderna e Contemporânea, nomeadamente a Pintura e a Escultura, tendo como principais referências António Carneiro (com os sinais possíveis do Simbolismo e Expressionismo) e Amadeo de Souza Cardoso, com a sua prática de modernidade. O Museu procura responder ao encadeamento das gerações de pintores e escultores portugueses que, numa prática ambígua ou nas rupturas, assumiram ou tentam assumir também um projecto de modernidade.
BIBLIOTECA ESCOLAR Escola Secundária D. Afonso Sanches Alameda Flâmula Pais 4480 - Vila do Conde Tel: 252640490 Fax: 252640480 Correio electrónico:
[email protected]
BIBLIOTECA ESCOLAR VIAJAR CO M … Te ixe ir a de Pa s coa e s
21 de Novembro 2009
Amarante
Sopa de Legumes Vitela assada no forno Doçaria da região Café 14:30 - Visita ao Museu Amadeu Souza Cardoso 16.15 - Percurso pela zona histórica da cidade com a colaboração da Associação Marânus. 17.30 - Regresso a Vila do Conde no autocarro da CMVC
Notas: O pagamento deverá ser efectuado em numerário até ao dia 19 de Novembro. Os alunos do 3º ciclo só poderão participar quando acompanhados de um adulto e devidamente autorizados pelo Encarregado de educação. É imprescindível a autorização do Encarregado de Educação, caso o aluno do ensino secundário se inscreva sem o seu acompanhamento.
Entradas
nº _____ da turma ____ do ____º ano, autorizo que este se desloque a Amarante no dia 21 de Novembro de 2009.
Teixeira de Pascoaes teve sempre uma saúde precária. Comia pouco, desprezava a gastronomia e rejeitava as carnes (que considerava sinal da Queda paradisíaca). Daí que desta vez a ementa se baseie na gastronomia da região e não nos gostos pessoais do autor.
Eu, _________________________________, Encarregado de Educação do aluno __________________________________
Ementa :
Total € _____
12:00 - Almoço no Restaurante S. Gonçalo
Preço por pessoa: € 15
11:30 - Partida para Amarante
Contacto _____________________________
10:30 - Visita ao Solar de Pascoaes
Nº de acompanhantes
CMVC
Aluno Professor Funcionário Encarregado de Educação. Outro
8:45 - Partida para Gatão, Amarante no autocarro da
Nascido a 2 de Novembro de 1877 em Amarante, a família de Teixeira de Pascoaes muda-se para a Casa de Pascoaes situada na freguesia de São João de Gatão, nos arredores de Amarante, dois anos mais tarde. Será neste solar setecentista que Teixeira de Pascoaes habitará a maior parte da sua vida e onde virá a morrer, a 14 de Dezembro de 1952. As primeiras colaborações poéticas de Pascoaes, no jornal A Flor do Tâmega, datam de 1894 e Embryões, o seu primeiro livro e o único que será repudiado pelo autor, é publicado um ano mais tarde, aos 18 anos. Em 1896, Teixeira de Pascoaes matricula-se no curso de Direito, na Faculdade de Coimbra, publicando durante esses anos, entre outros livros, Belo, À Minha Alma, Sempre e Terra Proibida. Exerce advocacia, no Porto, apenas até 1913, ano em que abandona a cidade e fixa definitivamente a sua residência em São João de Gatão. Durante os anos de vivência no Porto, Pascoaes havia publicado, por exemplo, Vida Etérea, Senhora da Noite e Marânus. Os anos de 1912 a 1921 são marcados pela direcção da revista literária A Águia, órgão do movimento da Renascença Portuguesa, pela publicação do seu primeiro livro em prosa, Verbo Escuro, do ensaio A Arte de Ser Português, de O Bailado, entre outras obras. 1928, data de publicação de Livro de Memórias, marca a transição de Teixeira de Pascoaes da poesia para a prosa e o início de uma série de biografias: São Paulo (1934), São Jerónimo (1936), Napoleão (1940), O Penintente Camilo Castelo Branco(1942) e Santo Agostinho (1945). Em Portugal, a obra de Pascoaes é lida com entusiasmo e admiração pela elite intelectual da época, desde Pessoa a SáCarneiro, Mário Cesariny e Alexandre O’Neill. Durante este período muitas das obras de Pascoaes são dadas a conhecer a leitores estrangeiros, tornando-se o escritor português mais traduzido e sendo louvado por escritores como García Lorca e Unamuno.
INSCRIÇÃO NOME ______________________________________________________________________________________________
8:30 - Concentração em frente à Escola
O POETA
PROGRAMA