S. Miguel de Seide
A casa de S. Miguel de Seide foi mandada construir, or volta de 1830, om din h eiros mealhados por inheiro Alves no rasil. Após a sua morte, para a qual muito contribuiu o esgosto que lhe ausara a absolvição e sua esposa, Ana lácido, e de Camilo Castelo Branco no Tribunal da Relação do orto, pelo crime de adultério de que os acusara, o omancista ali se instalou, no Inverno de 1863.Foi esta casa que, até ao fatídico dia de 1 de Junho de 890, num processo febril de criação literária e à usta de tragédias próprias e alheias, escreveu grande arte da sua obra.
Considerada a maior memória viva de Camilo, Casa de Seide ganhou m significado histórico e fundamental mportância para o onhecimento profundo a vida e da obra do scritor, constituindo cada isita um convite enovado à leitura de Camilo e uma aposta de esperança na perenidade a cultura e da língua portuguesas de que a sua obra onstitui afirmação tão singular.
Visita ao Porto Museu Romântico O Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, inaugurado em 1972, recria ambientes do século XIX, ligados ao romantismo e à cidade do Porto. A casa, do século XVIII, tem vistas amplas sobre o rio Douro. Sabe-se que a Quinta de Sacramento ou das Macieiras, onde está instalado o Museu, pertencia em 1849 a António Ferreira Pinto Basto. O Rei Carlos Alberto do Piemonte veio habitá-la em 1849, no seu brevíssimo tempo de exílio em Portugal, aqui vivendo retirado entre 14 de Maio e 28 de Julho, data da sua morte.
BIBLIOTECA ESCOLAR V IAJAR C O M … C a m ilo C a s te lo Branco
Cadeia da Relação Datada do século XVIII é um possante monumento de granito com seu interior escuro e assustador. O edifício, mandado construir por Filipe II de Espanha, I de Portugal, chegou a albergar cerca de 500 presos, de ambos os sexos. Esteve em pleno funcionamento entre 1961 e 1974. Neste edifício estiveram encarceradas algumas das personagens mais conhecidas da Cultura portuense, entre os quais se destacam o escritor Camilo Castelo Branco e sua companheira Ana Plácido.
14 de Fevereiro 2009
Vila Nova de Famalicão Porto
BIBLIOTECA ESCOLAR Escola Secundária D. Afonso Sanches Alameda Flâmula Pais 4480 - Vila do Conde Tel: 252640490 Fax: 252640480
O terceiro prato era vitela assada. A Senhorinha trazia-lha no espeto, porque Sua Majestade gostava de ir trinchando finas talhadas, enquanto a cozinheira, de cócoras ao pé do fogareiro, conservava o espeto sobre o brasido, a rechinar, a lourejar. (A brasileira de Prazins )
Aletria Café
"
B - Museu Romântico
18.30 - Regresso a Vila do Conde no autocarro da CMVC
A - Cadeia da Relação
17.30 - Visita ao Solar do Vinho do Porto
B
16.00 - Percurso do Romântico e visita ao Museu Romântico
C
15: 00 - Visita à Cadeia da Relação - Centro Português de Fotografia
C - Solar do Vinho do Porto
14:30 - Partida para o Porto
É imprescindível a autorização do Encarregado de Educação, caso o aluno se inscreva sem o seu acompanhamento.
Vitela assada com arroz de forno
Notas: O pagamento deverá ser efectuado em numerário até ao dia 7 de Fevereiro.
Hum!...está feito! está feito!...Ainda não são das piores: mas, se fossem melhores, não se perdia nada...Ora vamos a isto, menina: aqui tem duas pernas de galinha, e um caldo que o podem comer os anjos.
Porto no dia 14 de Fevereiro de 2008.
Canja
nº _____ da turma ____ do ____º ano, autorizo que este se desloque à Casa Museu de Camilo em S. Miguel de Seide e ao
Entradas
Total € _____
Ementa Camiliana:
Preço por pessoa: € 15
12:00 - Almoço na Casa de Pasto de Pouze
Contacto _____________________________
10:30 - Visita à Casa Museu de Camilo
Nº de acompanhantes
9:45 - Partida para S. Miguel de Seide no autocarro da CMVC
Aluno Professor Funcionário Encarregado de Educação. Outro
9:30 - Concentração em frente à Escola
Eu, _________________________________, Encarregado de Educação do aluno __________________________________
INSCRIÇÃO
O Porto do Romantismo NOME ______________________________________________________________________________________________
PROGRAMA