T2 de sociologia 1º ano Ensino Médio Colégio HMS – Comecinho de Vida (Marica) Profº Cláudio Almeida
1)Entre os seres vivos, independentemente de seu estágio de evolução, a transmissão das características das espécies, exceto o homem, são sempre transmitidas: a)por meio da genética; b)pela aprendizagem; c)pela observação; d)pela educação; e)NRA. 2)Dentre as características desenvolvidas pelo homem, como os hábitos alimentares e de procriação, que outras ele desenvolveu? a)a representação simbólica que designa o mundo a sua volta; b)a comunicação de suas experiências vividas para outros pela pintura ou escrita; c)a capacidade de extrapolar a experiência imediata, dando conta não só do que já ocorreu, como também aquilo que ainda pode vir a acontecer (extrapolação); d)a partilha de valores comuns capazes de unir um grupo ou comunidade por meio de uma identidade cultural; e)todas as alternativas acima. 3)O ser humano, embora faça parte de uma mesma espécie, compartilhando uma herança biológica e genética comuns, constituiu: a)a diferenciação potencial entre os indivíduos – ou uma forma individualismo; b)a certeza de que os elementos associativos (interação social) correspondessem, em toda a parte, a um mesmo padrão; c)um instrumento de seleção onde os menos desenvolvidos são naturalmente inferiores aos “normais”; d)diferentes raças ou etnias, onde os aspectos exteriores correspondem à diferenças reais entre os indivíduos ou comunidades; e)pelo desenvolvimento de padrões conservadores, uma característica intrínseca de conformismo e resignação religiosa. 4)A superação do estado natural pelo cultural entre os humanos decorre: a)do surgimento da espécie humana na Terra; b)da interferência humana sobre a natureza; c)da submissão de uma comunidade pouco evoluída ante uma outra mais desenvolvida e avançada; d)inexistindo diferenciação entre os dois estados, não há como precisar tal superação; e)Todas estão corretas e completam-se. 5)O Renascimento, a partir de meados do século XV, contribuiu para o desenvolvimento: a)de uma mentalidade profundamente religiosa;
b)de múltiplas correntes de conhecimento baseadas no misticismo e no sobrenatural; c)de um pensamento valorativo do humanismo e anticlerical; d)da cultura greco-romana no Ocidente; e)do repúdio à razão e exaltação das emoções. 6)Thomas Morus e Nicolau Maquiavel foram importantes filósofos renascentistas que escreveram sobre temas políticos. Em A Utopia e O Príncipe eles apresentaram visões distintas, que podem ser corretamente descritas segundo uma das alternativas abaixo. Assinale-a a)enquanto Morus descreveu uma sociedade inexistente, Maquiavel propunha a análise real sobre os Estados e o exercício do poder; b)ambos descreviam sociedades imaginadas, idealizadas; c)ambos retrataram sociedades concretas: a Inglaterra de Morus e a Itália de Maquiavel; d)demonstraram a correção dos Estados onde a soberania do rei submetia-se à Igreja: e)privilegiaram a reflexão em detrimento da observação. 7)O crescimento do comércio terminou por impor, a duras penas, uma nova mentalidade onde a ciência estava associada com o desenvolvimento de melhores meios de transporte, da tecnologia e dos meios de gerenciamento das atividades. Isso produziu: a)o incentivo às pesquisas; b)o estímulo à racionalidade; c)o desenvolvimento de uma ciência instrumental e utilitária; d)a noção de um progresso permanente e confiante para os homens; e)todas estão corretas e completam-se. 8)Repudiando o obscurantismo medieval e religioso, proclamando as virtudes da razão e concebendo o Universo como algo racionalmente explicável, a Ilustração, que veio a suceder o Renascimento, entendia a sociedade como: a)uma reconstrução permanente dos mesmos parâmetros do mundo antigo: b)um organismo vivo e interdependente, que relacionava aspectos sociais, econômicos e políticos; c)fruto da ação divina de Deus; d)reflexo da ordem trinitária concebida por Adalberão de Laon: orar, guerrear e trabalhar eram as funções exigidas; e)NRA. 9)A concepção iluminista de que “poder limita poder”, presente em “O Espírito das Leis” de Montesquieu, revelava: a)a capacidade de criar uma explicação racional para a vida política e social; b)associava Montesquieu às teorias absolutistas mais importantes de então; c)o domínio das teorias socialistas como modelo explicativo de uma sociedade do século XVIII; d)que o predomínio da força era essencial para a garantia do Estado, em detrimento dos interesses e necessidades dos governados; e)transferia para o monarca a responsabilidade de toda a organização social.
10)Enfatizando o individualismo, em oposição ao que era coletivo, estimulou os filósofos iluministas a refletirem sobre como as relações sociais estavam associadas às condições materiais. Com destaque para Adam Smith, segundo ele a fonte das riquezas de uma sociedade estavam: a)nos recursos naturais; b)no intelecto; c)na sorte; d)no trabalho; e)na ciência. 11)A concepção de que a razão e a Ciência podiam fornecer os meios para explicar e intervir na natureza, foi estendida às relações sociais produzindo: a)a noção de que todo o conhecimento acumulado era incapaz de produzir certezas (ceticismo) quando se tratava de sociedade; b)o destaque das ciências exatas, fornecedoras r dos instrumentos de rigor científico para serem aplicados ao estudo das relações sociais; c)a inclusão do estudo das relações sociais no campo do conhecimento humano, e portanto da intervenção humana sobre elas; d)a desvalorização do homem como agente do conhecimento científico; e)NRA. 12)O Estado secular, leigo ou temporal que consolidou-se após a Revolução Francesa questionava a Igreja: a)pelo envolvimento da mesma em assuntos civis; b)como um desdobramento da “laicização” da própria sociedade; c)pela transformação da religião em mais um objeto de estudo das ciências; d)pela ênfase nos fatos e no desenvolvimento de métodos para compreendê-los; e)todas estão corretas e se complementam. 13)Assiste-se, no século XIX, acerca da religião: a)a reafirmação da Razão sobre a fé, expressa por Nietzche na frase “Deus está morto”; b)a revitalização do sagrado pela expansão da fé católica e protestante pelo mundo; c)a rejeição de todo o tipo de conhecimento que não considera-se o materialismo; d)uma fusão das liberdades burguesas com a livre interpretação da Bíblia defendida pelo Concílio de Trento; e)sua substituição pelo marxismo socialista e ateu. 14)texto e questões da p. 61 (1,2 e 3). 15) texto da p. 52 (1 e 3).