CLASSES DE PALAVRAS As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. Essas categorias são divididas em palavras variáveis (aquelas que variam em gênero, número ou grau) e palavras invariáveis (as que não variam). SUBSTANTIVOS Substantivos são palavras que nomeiam seres, lugares, qualidades, sentimentos, noções, entre outros. Podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo). Os substantivos atuam sempre como núcleo das funções sintáticas onde estão inseridos (núcleo do sujeito, núcleo do objeto direto, núcleo do objeto indireto e núcleo do agente da passiva). Exemplos de flexão dos substantivos: Substantivo no masculino: homem Substantivo no feminino: mulher Substantivo no singular: escola Substantivo no plural: escolas Substantivo no grau diminutivo: gatinho Substantivo no grau normal: gato Substantivo no grau aumentativo: gatarrão Exemplos das funções sintáticas dos substantivos: Núcleo do sujeito: O carro preto é novo. Núcleo do objeto direto: Mirim esperava a irmã mais nova. Núcleo do objeto indireto: O aluno respondeu à pergunta da professora. Núcleo do agente da passiva: O almoço foi feito pela avó paterna. Classificação dos substantivos Os substantivos podem ser classificados em: Substantivo simples: São substantivos formados por apenas um radical. amor; casa; felicidade; livro; roupa. Substantivo composto: São substantivos formados por dois ou mais radicais, podendo ocorrer composição por justaposição ou composição por aglutinação. Exemplos de composição por justaposição: arco-íris; beija-flor; malmequer; passatempo; segunda-feira. Exemplos de composição por aglutinação: aguardente; fidalgo; planalto; vinagre. Substantivo primitivo: São substantivos cuja origem reside em palavras de outras línguas (latim, árabe, grego, francês, inglês,…). Os substantivos primitivos originam os substantivos derivados. algodão (do árabe al-qutun); chuva (do latim pluvial); folha (do latim folia); pedra (do grego pétra); quilo (do grego khylós).
Substantivo derivado: São substantivos que derivam de substantivos primitivos existentes na língua portuguesa, podendo ocorrer derivação prefixal, derivação sufixal, derivação parassintética, derivação regressiva e derivação imprópria. açucareiro; chuvada; território; jardinagem; livraria. Substantivo comum: São substantivos que nomeiam genericamente, sem especificar, seres da mesma espécie, que partilham características comuns. mãe; uva; computador; papagaio; planeta. Substantivo próprio: São substantivos escritos com letra maiúscula que nomeiam seres individuais e específicos. Estes substantivos particularizam os seres dentro de sua espécie, distinguindo-os dos restantes. Brasil; Carnaval; Flávia; Nilo; Serra da Mantiqueira. Substantivo coletivo: São substantivos que, escritos no singular, indicam um conjunto de coisas ou de seres da mesma espécie. arquipélago (conjunto de ilhas); cardume (conjunto de peixes); constelação (conjunto de estrelas); pomar (conjunto de árvores de fruto); rebanho (conjunto de ovelhas). Substantivo concreto: São substantivos que nomeiam seres com existência própria, como objetos, pessoas, animais, vegetais, minerais, lugares, … mesa; chuva; Felipe; cachorro; samambaia. Substantivo abstrato: São substantivos que nomeiam conceitos, conceptualizações abstratas e realidades imateriais, como qualidades, noções, estados, ações, sentimentos e sensações de outros seres. amor; calor; beleza; pobreza; crescimento. Substantivo comum de dois gêneros: São substantivos que apresentam uma só forma para o gênero masculino e o gênero feminino. o estudante / a estudante; o jovem / a jovem; o artista / a artista. Substantivo sobrecomum: São substantivos que nomeiam pessoas e apresentam um só gênero para o masculino e o feminino. a vítima; a pessoa; a criança; o gênio;
o indivíduo.
Substantivo epiceno: São substantivos que nomeiam animais e apresentam um só gênero para o masculino e o feminino. a baleia; o besouro; o crocodilo; a formiga; a mosca. Substantivo de gênero vacilante: São substantivos que apresentam oscilação de gênero. Em alguns casos, ambos os gêneros são considerados corretos. Em outros, é recomendado o uso do gênero feminino ou do gênero masculino. o personagem / a personagem; o caudal / a caudal; o sabiá / a sabiá; a agravante; a dinamite; a sentinela; o champanha; o apêndice; o guaraná. Substantivo de dois números: São substantivos que apresentam uma só forma para o singular e para o plural. o lápis / os lápis; o tórax / os tórax; a práxis / as práxis. Atenção! Existem substantivos que mudam de significado com a mudança de gênero. Exemplos: Minha cabeça está doendo. (crânio) Tiago é o cabeça da turma. (líder) O capital financeiro da empresa está em risco. (patrimônio) Brasília é a capital do Brasil. (metrópole) https://www.normaculta.com.br/tipos-de-substantivos/
SUBSTANTIVO Substantivo é uma classe de palavras que nomeia seres, objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, dentre outros. Eles podem ser flexionados em gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (aumentativo e diminutivo). Tipos de Substantivos Os substantivos são classificados em nove tipos: comum, próprio, simples, composto, concreto, abstrato, primitivo, derivado e coletivo. Substantivo Comum Os substantivos comuns são as palavras que designam os seres da mesma espécie de forma genérica: Exemplos: pessoa, gente, país. Substantivo Próprio Os substantivos próprios, grafados em letra maiúscula, são palavras que particularizam seres, entidades, países, cidades, estados da mesma espécie. Exemplos: Brasil, São Paulo, Maria.
Substantivo Simples Os substantivos simples são formados por apenas uma palavra. Exemplos: casa, carro, camiseta. Substantivo Composto Os substantivos compostos são formados por mais de uma palavra.
Exemplos: guarda-chuva, guarda-roupa, beija-flor. Substantivo Concreto Os substantivos concretos designa as palavras reais, concretas, sejam elas pessoas, objetos, animais ou lugares. Exemplos: menina, homem, cachorro. Substantivo Abstrato Os substantivos abstratos são aqueles relacionados aos sentimentos, estados, qualidades e ações. Exemplos: beleza, alegria, bondade. Substantivo Primitivo Os substantivos primitivos, como o próprio nome indica, são aqueles que não derivam de outras palavras. Exemplos: casa, folha, chuva. Substantivo Derivado Os substantivos derivados são aquelas palavras que derivam de outras. Exemplos: casarão (derivado de casa), folhagem (derivado de folha), chuvarada (derivado de chuva). Substantivo Coletivo Os substantivos coletivos são aqueles que se referem a um conjunto de seres. Exemplos: flora (conjunto de flores), álbum (conjunto de fotos), colmeia (conjunto de abelhas).
Gênero dos Substantivos De acordo com o gênero (feminino e masculino) das palavras substantivas, elas são classificadas em: Substantivos Biformes: apresentam duas formas, ou seja, uma para o masculino e outra para o feminino, por exemplo: professor e professora; amigo e amiga. Substantivos Uniformes: somente um termo especifica os dois gêneros (masculino e feminino), sendo classificados em: Epicenos: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se aos animais, por exemplo: foca (macho ou fêmea). Sobrecomum: palavra que apresenta somente um gênero e refere-se às pessoas, por exemplo: criança (masculino e feminino). Comum de dois gêneros: termo que se refere aos dois gêneros (masculino e feminino), identificado por meio do artigo que o acompanha, por exemplo: "o artista" e "a artista". OBSERVAÇÕES: Quanto ao gênero, os substantivos de origem grega terminados em "ema" e "oma" são masculinos, por exemplo: teorema, poema. Há os substantivos chamados de "gênero duvidoso ou incerto", ou seja, aqueles utilizados para os dois gêneros sem alteração do significado, por exemplo: o personagem e a personagem.
Existem alguns substantivos que variando de gênero, mudam seu significado, por exemplo: "o cabeça" (líder), "a cabeça" (parte do corpo humano). Número dos Substantivos De acordo com o número do substantivo, eles são classificados em: Singular: palavra que designa uma única coisa, pessoa ou um grupo, por exemplo: bola, mulher. Plural: palavra que designa várias coisas, pessoas ou grupos, por exemplo: bolas, mulheres.
Grau dos Substantivos De acordo com o grau dos substantivos, eles são classificados em aumentativo e diminutivo: Aumentativo Palavra que indica o aumento do tamanho de algum ser ou alguma coisa. Divide-se em: Analítico: substantivo acompanhado de um adjetivo que indica grandeza, por exemplo: casa grande. Sintético: substantivo com acréscimo de um sufixo indicador de aumento, por exemplo: casarão. Diminutivo Palavra que indica a diminuição do tamanho de algum ser ou alguma coisa. Divide-se em: Analítico: substantivo acompanhado de um adjetivo que indica pequenez, por exemplo: casa pequena. Sintético: substantivo com acréscimo de um sufixo indicador de diminuição, por exemplo: casinha.
Relação entre Adjetivos e Substantivos Os adjetivos correspondem à classe de palavras que indicam qualidades e estados aos substantivos, por exemplo: casa bonita. Aqui, o termo "bonita" atribui uma qualidade ao substantivo "casa".
https://www.todamateria.com.br/substantivos/