RESUMO OU SÍNTESE DE TEXTOS: É uma trabalho didático muito exigido em escolas superiores. Seja de toda uma obra ou de um único capítulo. È uma síntese das idéias e não das palavras do texto. Não se tratando de uma “miniaturarização do texto.” TIPOS DE RESUMO Segundo Lakatos e Marconi (2001) Indicativo e Descritivo: Quando faz referência ás partes mais importantes. São frases curtas, cada uma correspondente a um elemento importante do texto. Informativo ou analítico: Tem a finalidade de informar o conteúdo e as principais idéias do autor, salientando os objetivos e os assuntos, os métodos e as técnicas, os resultados e as conclusões.Não deve ter comentários pessoais. CRÍTICO: Quando se formula um julgamento sobre o trabalho. È a crítica da forma,no que se refere aos aspectos metodológicos; do conteúdo ; da técnica de apresentação das idéias principais. FICHAMENTO
Características: A anotação deve ser sucinta Ocupar frente e verso Cada ficha terá um apenas um assunto, uma única fonte.
PARTES DO FICHAMENTO
Cabeçalho, com a identificaçao do assunto ( dentro da linha vermelha e preta) Indicação da fonte de acordo com normas da ABNT Corpo da ficha, constituído de anotações ou comentários. Quando resumir obra inteira cabeçalho em branco.
TIPOS DE FICHAMENTO Ficha de Citação: Contém a transcrição fiel, a cópia de trechos ou frases da obra consultada Ficha Analítica: Contém comentários, críticas, anotações pessoais sugeridas pela leitura. Ficha de Resumo: Forma de citação livre ou conceitual, pode ser do tipo Esboço ou sumário.
REFERÊNCIAS AZEVEDO, Israel Belo de, O prazer da produção científica : Diretrizes para elaboração de trabalhos acadêmicos. 8. ed. São Paulo: Editora Prazer de Ler. 2000. 205p. CARVALHO, Alex Moreira. Aprendendo metodologia científica: uma orientação ao alunos de graduação. 2ºed. São Paulo: O nome da Rosa, 2000. MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2003