AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS DE AUTO-AVALIAÇÃO ORGANIZACIONAL
Modelo de RELATÓRIO
1) MATRIZ DE COMPETÊNCIAS: auto-diagnóstico de competências de auto-avaliação organizacional
COMPETÊNCIAS
Possuo (X) esta competênci a? X
Planifico as actividade no conselho de docentes; Identifico os pontos fortes e fracos; Apresento sugestões de trabalho conjunto em torno do tratamento das diferentes unidades de ensino ou temas.
X
Produzo e colaboro com os docentes na produção de materiais didácticos; Produzo e faço a manutenção do Blog; Produzo guiões de pesquisa e orientações de leitura; Produzo e mantenho os kits pedagógicos e outros materiais formativos que apoiam as diferentes actividades.
X
Questionários aos docentes; Reuniões com os docentes
X
Organizo de acções informais de sensibilização; Promovo a participação periódica na BE com sugestões de trabalho.
X
Promovo reuniões de trabalho com os docentes, Melhoro a comunicação entre a BE e os docentes.
Antecipação
Comunicação interpessoal
Recolha de informação para diagnóstico
Iniciativa
Gerir a mudança
Evidências?
X
Produzo e partilho materiais; Promovo valorizo e motivo para a sua utilização; Esclareço sobre a forma como está organizada; Produzo materiais informativos e lúdicos de apoio à formação dos utilizadores; Organizo um calendário de sessões de formação com as turmas; Partilho materiais para a formação de outras escolas.
X
Estabeleço uma planificação em articulação para o desenvolvimento de Competências.
X
Aferição dos pontos fortes e dos fracos para elaborar o plano de acção da BE; Articulo o plano de acção da BE com o plano anual de actividades do agrupamento; Colaboro no regulamento interno;
Inovação
Inteligência emocional
Estabelecer o foco estratégico
Tento que o meu trabalho seja activo e mobilizar a equipa e a escola para o cumprimento dos objectivos da BE; Crio boas relações interpessoais com a equipa e um bom ambiente de trabalho;
Dar suporte motivacional
X
Incentivar o trabalho em grupo
Partilho a informação e os materiais; Melhoro a comunicação entre a BE e os docentes no sentido de facilitar a actualização e adequação dos recursos às suas necessidades; Faço com que haja um aumento do nível de formação dos elementos da equipa da BE; Reforço a cooperação e o diálogo com todos os docentes; Apresento sugestões de actividades conjuntas;
X
Esboço projectos com prioridades onde se estabeleçam os objectivos e as metas a atingir;
Gerir o desempenho
X
Rentabilizo as iniciativas programadas partilhando com as outras bibliotecas; Solicito o envolvimento e colaboração dos pais e da comunidade na organização e finaciamento dos eventos
Construir relacionamentos de colaboração
X
Reflicto e integro os normativos definidos pelo Ministério da Educação/ Rede de Bibliotecas Escolares; Recorro à planificação estratégica e operacional de acordo com os objectivos definidos e as problemáticas identificadas.
X
Procuro enriquecer as minhas competências mediante formação específica e adequada;
X
Através de uma análise Swot redefino as estratégias onde identifiquei os pontos fortes e os fracos fazendo assim uma reflexão interna para chegar a uma melhoria.
Pensamento analítico
Pensamento conceptual
Pensamento estratégico
Verifico a informação apresentada e organizo a informação
Eficácia X
Determinação
Colaboro com os docentes na construção de estratégias que melhorem as competências;
Analiso as actividades e verifico onde a actividade correu bem e o que falhou; Reflexão sobre os matérias produzidos para o apoio da actividade;
X
Flexibilidade
Quando os instrumentos utilizados para a avaliação demonstram que a actividade deveria ser de outra forma; Se ao recolher as evidencias verificar que não foram como se esperavam claro que aceito acções para que haja uma melhoria;
2) Competências mais relevantes para a aplicação de um modelo de auto-avaliação num contexto de biblioteca escolar: Para mim as competências mais relevantes para a aplicação de um modelo de auto avaliação são:
Estabelecer o foco estratégico Pensamento estratégico Determinação Gerir desempenho Recolha de informação para diagnóstico Antecipação Comunicação inter pessoal Estas são as competências que quanto a mim permitem identificar as áreas de sucesso e aquelas que requerem um maior investimento, determinando nalguns casos uma alteração das práticas a fim de obter melhores resultados. É importante que haja uma preocupação em perceber se a biblioteca tem impacto por exemplo no projecto educativo da escola. Se os resultados alcançados com o plano anual de actividades permitem confrontar com os objectivos definidos com os resultados conseguidos. Esses resultados são atingidos pelo modo como o processo é conduzido e também pela eficácia do trabalho dos intervenientes. É importante que se reflicta sobre a eficácia dos serviços e acções da BE e que se adeqúe as acções no seu quotidiano aos objectivos pretendidos ou seja é importante que se estabeleçam prioridades que possam elevar qualitativamente a biblioteca.
3) Competências escolhidas / evidências e propostas de actividades de desenvolvimento pessoal:
Competência: Comunicação interpessoal Tentei identificar os indicadores de qualidade e o grau de satisfação dos alunos. Primeiro percebi que estes muitas vezes desconhecem o funcionamento de uma biblioteca, como encontrar um livro na estante. Foi a partir deste indicador que surgiu a actividade. Formação de utilizadores na BE, de uma forma lúdica. História da Classificação Decimal Universal Com o objectivo de: - Sensibilizar para a necessidade do uso correcto da CDU; - Contribuir para uma correcta utilização; - Conhecer o funcionamento de uma biblioteca; - Desenvolver hábitos de autonomia e pesquisa.
Evidencias: Estatísticas da utilização da BE Observação da utilização da BE
Competência: Pensamento estratégico
Através de uma analise Swot para redefinição das estratégias onde se identificam os pontos fortes e os pontos fracos. Estes são encontrados tendo e conta a definição de missão dada pelo RBE. Cabe depois à equipa definir os objectivos e os indicadores e traçar as metas que querem atingir. Para assim se procurar que sejam identificados as acções dos pontos fortes e a compreensão dos pontos fracos, para que haja uma optimização das oportunidades e das ameaças.
Evidencias:
Registo sobre a preparação desenrolar das actividades Questionários aos alunos Estatísticas da utilização da BE Registos sobre as actividades.
Competência: Incentivar o trabalho em grupo Através de reuniões do conselho de docentes definem-se os objectivos para a BE integrando-os no conjunto de objectivos definidos pela escola contidos no projecto educativo e no plano anula de actividades. Articulam-se e planificam-se projectos, identificam-se e partilham-se sucessos, insuficiências e problemáticas dando-as a conhecer ao Conselho Executivo.
Evidencias: Questionários aos professores Percepções dos membros da equipa Registos de reuniões e planificações
Formanda: Natália Pina