Rel Tarefa21

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Rel Tarefa21 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,034
  • Pages: 6
AUTO-DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS DE AUTO-AVALIAÇÃO ORGANIZACIONAL

Modelo de RELATÓRIO

1) MATRIZ DE COMPETÊNCIAS: auto-diagnóstico de competências de auto-avaliação organizacional

COMPETÊNCIAS

Possuo (X) esta competênci a? X

Planifico as actividade no conselho de docentes; Identifico os pontos fortes e fracos; Apresento sugestões de trabalho conjunto em torno do tratamento das diferentes unidades de ensino ou temas.

X

Produzo e colaboro com os docentes na produção de materiais didácticos; Produzo e faço a manutenção do Blog; Produzo guiões de pesquisa e orientações de leitura; Produzo e mantenho os kits pedagógicos e outros materiais formativos que apoiam as diferentes actividades.

X

Questionários aos docentes; Reuniões com os docentes

X

Organizo de acções informais de sensibilização; Promovo a participação periódica na BE com sugestões de trabalho.

X

Promovo reuniões de trabalho com os docentes, Melhoro a comunicação entre a BE e os docentes.

Antecipação

Comunicação interpessoal

Recolha de informação para diagnóstico

Iniciativa

Gerir a mudança

Evidências?

X

Produzo e partilho materiais; Promovo valorizo e motivo para a sua utilização; Esclareço sobre a forma como está organizada; Produzo materiais informativos e lúdicos de apoio à formação dos utilizadores; Organizo um calendário de sessões de formação com as turmas; Partilho materiais para a formação de outras escolas.

X

Estabeleço uma planificação em articulação para o desenvolvimento de Competências.

X

Aferição dos pontos fortes e dos fracos para elaborar o plano de acção da BE; Articulo o plano de acção da BE com o plano anual de actividades do agrupamento; Colaboro no regulamento interno;

Inovação

Inteligência emocional

Estabelecer o foco estratégico

Tento que o meu trabalho seja activo e mobilizar a equipa e a escola para o cumprimento dos objectivos da BE; Crio boas relações interpessoais com a equipa e um bom ambiente de trabalho;

Dar suporte motivacional

X

Incentivar o trabalho em grupo

Partilho a informação e os materiais; Melhoro a comunicação entre a BE e os docentes no sentido de facilitar a actualização e adequação dos recursos às suas necessidades; Faço com que haja um aumento do nível de formação dos elementos da equipa da BE; Reforço a cooperação e o diálogo com todos os docentes; Apresento sugestões de actividades conjuntas;

X

Esboço projectos com prioridades onde se estabeleçam os objectivos e as metas a atingir;

Gerir o desempenho

X

Rentabilizo as iniciativas programadas partilhando com as outras bibliotecas; Solicito o envolvimento e colaboração dos pais e da comunidade na organização e finaciamento dos eventos

Construir relacionamentos de colaboração

X

Reflicto e integro os normativos definidos pelo Ministério da Educação/ Rede de Bibliotecas Escolares; Recorro à planificação estratégica e operacional de acordo com os objectivos definidos e as problemáticas identificadas.

X

Procuro enriquecer as minhas competências mediante formação específica e adequada;

X

Através de uma análise Swot redefino as estratégias onde identifiquei os pontos fortes e os fracos fazendo assim uma reflexão interna para chegar a uma melhoria.

Pensamento analítico

Pensamento conceptual

Pensamento estratégico

Verifico a informação apresentada e organizo a informação

Eficácia X

Determinação

Colaboro com os docentes na construção de estratégias que melhorem as competências;

Analiso as actividades e verifico onde a actividade correu bem e o que falhou; Reflexão sobre os matérias produzidos para o apoio da actividade;

X

Flexibilidade

Quando os instrumentos utilizados para a avaliação demonstram que a actividade deveria ser de outra forma; Se ao recolher as evidencias verificar que não foram como se esperavam claro que aceito acções para que haja uma melhoria;

2) Competências mais relevantes para a aplicação de um modelo de auto-avaliação num contexto de biblioteca escolar: Para mim as competências mais relevantes para a aplicação de um modelo de auto avaliação são:

Estabelecer o foco estratégico Pensamento estratégico Determinação Gerir desempenho Recolha de informação para diagnóstico Antecipação Comunicação inter pessoal Estas são as competências que quanto a mim permitem identificar as áreas de sucesso e aquelas que requerem um maior investimento, determinando nalguns casos uma alteração das práticas a fim de obter melhores resultados. É importante que haja uma preocupação em perceber se a biblioteca tem impacto por exemplo no projecto educativo da escola. Se os resultados alcançados com o plano anual de actividades permitem confrontar com os objectivos definidos com os resultados conseguidos. Esses resultados são atingidos pelo modo como o processo é conduzido e também pela eficácia do trabalho dos intervenientes. É importante que se reflicta sobre a eficácia dos serviços e acções da BE e que se adeqúe as acções no seu quotidiano aos objectivos pretendidos ou seja é importante que se estabeleçam prioridades que possam elevar qualitativamente a biblioteca.

3) Competências escolhidas / evidências e propostas de actividades de desenvolvimento pessoal:

Competência: Comunicação interpessoal Tentei identificar os indicadores de qualidade e o grau de satisfação dos alunos. Primeiro percebi que estes muitas vezes desconhecem o funcionamento de uma biblioteca, como encontrar um livro na estante. Foi a partir deste indicador que surgiu a actividade. Formação de utilizadores na BE, de uma forma lúdica. História da Classificação Decimal Universal Com o objectivo de: - Sensibilizar para a necessidade do uso correcto da CDU; - Contribuir para uma correcta utilização; - Conhecer o funcionamento de uma biblioteca; - Desenvolver hábitos de autonomia e pesquisa.

Evidencias: Estatísticas da utilização da BE Observação da utilização da BE

Competência: Pensamento estratégico

Através de uma analise Swot para redefinição das estratégias onde se identificam os pontos fortes e os pontos fracos. Estes são encontrados tendo e conta a definição de missão dada pelo RBE. Cabe depois à equipa definir os objectivos e os indicadores e traçar as metas que querem atingir. Para assim se procurar que sejam identificados as acções dos pontos fortes e a compreensão dos pontos fracos, para que haja uma optimização das oportunidades e das ameaças.

Evidencias:

Registo sobre a preparação desenrolar das actividades Questionários aos alunos Estatísticas da utilização da BE Registos sobre as actividades.

Competência: Incentivar o trabalho em grupo Através de reuniões do conselho de docentes definem-se os objectivos para a BE integrando-os no conjunto de objectivos definidos pela escola contidos no projecto educativo e no plano anula de actividades. Articulam-se e planificam-se projectos, identificam-se e partilham-se sucessos, insuficiências e problemáticas dando-as a conhecer ao Conselho Executivo.

Evidencias: Questionários aos professores Percepções dos membros da equipa Registos de reuniões e planificações

Formanda: Natália Pina

Related Documents

Rel Tarefa21
November 2019 9
Rel
May 2020 21
Rel Notes
July 2020 14
Rel Axons
October 2019 14
Rel Patogenos
June 2020 12
Rel Pipe
October 2019 13